Duvida: Energy Compensation
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Duvida: Energy Compensation
Ola...
Alguém poderia me explanar um pouco sobre o que é exatamente e como funciona o Energy Compensation que o piloto automático faz em conjunto com o FMC quando em modo VNAV?
Abraço
Alguém poderia me explanar um pouco sobre o que é exatamente e como funciona o Energy Compensation que o piloto automático faz em conjunto com o FMC quando em modo VNAV?
Abraço
Ocorre normalmente após a aeronave passar o ponto ideal de descida, sem iniciá-la (Sem liberar altitude inferior no MCP). A aeronave mantém altitude, e reduz a velocidade. Desta maneira, uma vez iniciada a descida (após inserção de altitude inferior no MCP pelo piloto e reacoplando o modo Vnav) a aeronave volta a ganhar velocidade, e consequentemente perde altitude mais rapidamente compensando o inicio tardio da descida.
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Acrescentando também, o termo é atribuído em função das energias cinética (velocidade) e potencial gravitacional (altura).
Deve ser considerada numa situação de pane em um dos motores, voando em condição monomotor, durante uma descida e aproximação. Aproximando-se a 200/300 pés acima das altitudes mínimas num procedimento, caso você perca energia (velocidade) por algum motivo, você pode compensá-la picando o manche (Epg) pra recuperar a velocidade, sem furar os mínimos do procedimento.
Em situações normais serve como economia, uma vez que atrasando o ponto inicial de descida, a nova rampa será mais acentuada e necessitará menos potência para segurar a velocidade ideal.
Deve ser considerada numa situação de pane em um dos motores, voando em condição monomotor, durante uma descida e aproximação. Aproximando-se a 200/300 pés acima das altitudes mínimas num procedimento, caso você perca energia (velocidade) por algum motivo, você pode compensá-la picando o manche (Epg) pra recuperar a velocidade, sem furar os mínimos do procedimento.
Em situações normais serve como economia, uma vez que atrasando o ponto inicial de descida, a nova rampa será mais acentuada e necessitará menos potência para segurar a velocidade ideal.
Muito bem colocado rapha. É o principio que todos nós aviadores utilizamos constantemente. A troca de velocidade por altitude,e vice versa para compensar e/ou ajustar o nosso perfil de descida. No sistema de automação de um Boeing 737 por exemplo (o qual sou familiar) os modos de descida (pitch) mantém uma certa velocidade ou vertical speed. Caso vc tenha que interromper sua descida (normalmente devido ao ATC), esses modos manterão a velocidade selecionada. Lembrando que o ideal de descida calculado prevê uma descida constante. Portanto, você ficaria alto caso a interrompesse. Já no modo do A/P VNAV Path, ele mantém esta rampa de descida, e caso a mesma seja interrompida ocorre o tal do energy compensation; ocorre a redução da velocidade.
A aeronave começa a descida com uma energia total [cinética(velocidade) e potencial(altura)], e vai terminar a descida com uma energia total menor (ainda igual a cinética e potencial somadas). Como a energia cinética( mesma velocidade) provavelmente vai ser mantida até o inicio da redução para pouso, você vai ter que trocar a sua energia potencial por algo para descer... O arrasto de sua aeronave. Caso você tenha que nivelar sua aeronave durante esta descida, vc vai ter que passar a manter sua energia potencial constante, portanto deverá reduzir sua energia cinética para compensar. Não só por economia, mas por questóes operacionais. Lembre-se, o seu POD foi calculado sem folgas, uma descida constante. Mas o energy compensation respeita os limites minimos de velocidade. Se vc conseguir reiniciar esta descida antes de ter que dar motor, ótimo, provavelmente trocara a energia cinética perdida pela potêncial mantida e voltará à sua rampa ideal. Caso contrário, o motor entrará para manter a velocidade mínima. Continua...
Essa potência adicional não prevista no cálculo de descida significa energia adicionada à sua aeronave, que só poderá ser dissipada com arrasto adicional (speedbrake). E, em alguns casos mais extremos, uma arremetida. Apesar da crença de alguns de nossos mais recentes reinvidicadores trabalhistas, nós não operamos elevadores.