http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2 ... 735043.html
BRASÍLIA - A Infraero confirmou na noite desta sexta-feira que o Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, está parado para pouso e decolagem. Entretanto, as causas e a duração da paralisação ainda serão informadas pela Aeronáutica. Os controladores de vôo já comunicaram às chefias do Cindacta-1 que vão paralisar em instantes suas operações. Vão autorizar o pouso apenas dos aviões que já estão no ar.
* Aeronáutica nega fechamento de aeroporto de Brasília
* Veja se o seu vôo está atrasado
* Aeronáutica nega greve de fome de controladores
* Crise aérea quem serão os culpados? Participe do Debate!
* Blog do ET:Discurso evasivo de Waldir Pires só piora crise aérea
A interrupção das operações ocorreu por volta das 18h, quando começaram a se formar filas de passageiros. Desde o final da manhã de hoje, controladores de vôos de Brasília estão aquartelados, ou seja, permanecem no local de trabalho mesmo depois do expediente.
Funcionários das empresas Gol e TAM já começaram a avisar os passageiros com vôos marcados para esta noite. O passageiro Claudenir Silva, gerente de vendas, que viajaria de Brasília para São Paulo no vôo das 18h45, contou que os funcionários da Gol lhe informaram "que não há qualquer perspectiva de horário para a partida" e também não souberam lhe informar sobre as causas do fechamento.
O ministro da Defesa, Waldir Pires disse, em coletiva à imprensa após a reunião com Infraero, Aviação Civil e Aeronáutica, que as autoridades estão buscando soluções que possam atender às aspirações e necessidades da sociedade e dos trabalhadores do setor. O ministro disse que o Brasil é um Estado democrático e que as reivindicações dos controladores serão avaliadas. Pires alegou que não há como impedir o clima de impaciência (dos controladores), mas que a situação será investigada para verificar quais as medidas cabíveis a ser tomadas.
A solução para o sistema aéreo, no entanto, não será feito de forma instantânea, afirmou Pires: “Nossa metodologia é ouvir cada um dos setores que compõe o setor, em profundidade. Quanto melhor ouvirmos, mais amdureceremos nossa decisão”.
Pires não quis discutir a posição dos controladores e não admitiu que parte do problema pode estar na transferência de lideranças entre os controladores militares, conforme divulgado em manifesto, hoje, pela internet. O ministro salientou que o regime disciplina da Aeronáutica permite remoções e deslocamentos, diferentemente do que acontece no regime civil.
Manifestação de controladores
Na manhã desta sexta-feira havia novo temor de atrasos de vôos nos principais aeroportos nacionais, por causa de um possível movimento dos controladores para uma nova "operação-padrão". Até as 12h, a Infraero registrou atrasos em mais de uma hora em 14% dos vôos. Dos 794 vôos previstos, 112 sofreram atrasos.
Entretanto, no boletim das 17h, o número de atrasos diminuiu para 14,5%.
O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, negou que tenha havido a retenção de aeronaves nos aeroportos de Manaus e Curitiba. Segundo o brigadeiro, o problema está sendo avaliado. O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, está operando normalmente nesta tarde. De acordo com a Infraero, a situação dos vôos já está “praticamente normalizada".
(Com informações da Agência Estado)
Aeroporto de BSB está fechado!
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.