Amigos, tenho uma duvida simples mas me confunde...
Imagina-se uma aeronave voando no FL370. Se ocorre uma despressurização, logo cairão as máscaras.
Como é enviado o O² até o passageiro?
Desde já agradeço!
Duvida: Oxigenio
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Ao puxar a máscara para si o passageiro ativa um gerador químico de oxigênio, que fica embutido no PSU (passenger service unit), de onde caem as máscaras. O gerador pode produzir cerca de 15 minutos de oxigênio, e uma vez ativado, seu funcionamento não pode ser interrompido, devendo o gerador ser substituído após o pouso da aeronave.
Eduardo Santos
Eduardo Santos
No 737-300/NG sao utilizados os gerados citados acima. Nos 737-200 e nos 747 (400 inclusive) sao usadas garrafas de oxigenio. Os gerados, uma vez ativados nao podem ser parados (ou resetados), ja as garrafas podem ser resetadas, ou seja, uma vez a 10 mil pes podemos interromper o suprimento de oxigenio, caso nao seja mais necessario, claro!
Abraco,
Tupolev
Abraco,
Tupolev
Nao sei sobre o teto maximo, mas as mascaras dos pilotos tem um seletor de "norm" e "emerg", elas estao sempre em norm, que seria a posicao usada numa despressurizacao (oxigenio sob demanda, ou seja, o piloto puxa o ar), a posicao emerg. e usada em caso de fumaca na cabine, oferecendo oxigenio sob pressao, assim os pilotos tem oxigenio e ainda pressao para manter as mascaras e gogles limpos de fumaca.
Temos ainda a opcao de oxigenio a 100% ou mistura de oxigenio e ar da cabine, as mascaras estao sempre reguladas na posicao 100%.
As mascaras dos pax nao tem a opcao de 100%, oferecendo sempre mistura de oxigenio e ar ambiente, e tambem nao tem a posicao emerg. para ar sob pressao. Ou seja, em caso de fumaca na cabine de pax, as mascaras nao ajudam. So para despressurizacao mesmo.
Abraco,
Tupolev.
Temos ainda a opcao de oxigenio a 100% ou mistura de oxigenio e ar da cabine, as mascaras estao sempre reguladas na posicao 100%.
As mascaras dos pax nao tem a opcao de 100%, oferecendo sempre mistura de oxigenio e ar ambiente, e tambem nao tem a posicao emerg. para ar sob pressao. Ou seja, em caso de fumaca na cabine de pax, as mascaras nao ajudam. So para despressurizacao mesmo.
Abraco,
Tupolev.
Por definição seria o F080, talvez possa ter variações, não sei. O dispositivo de queda das máscaras dos passageiros é ativado através de uma cápsula aneróide, que quando identifica uma queda da pressão para acima de 14.000ft, dispara o sistema. Chegando a 8000' a válvula reseta e interrompe o fluxo de O².everton_cwb escreveu: Por isso o teto máximo homologado das aeronaves varia de acordo com o tempo que ela demora dessa altitude até a altitude de segurança (snme abaixo do FL120, alguem confirme please..).
Quanto a questão do teto máximo operacional, é uma questão bem contestável. O princípio que citei acima é utilizado nos Learjets 35/45/55, que podem subir acima de 50.000ft. Evidentemente eles afirmam que numa despressurização o avião é capaz de descer a tempo, até mesmo se os pilotos não fizerem nada, o próprio piloto automático inicia a descida abrindo speedbrakes e tudo mais. Eu não pago pra ver.