Não sabia que essas fotos aqui eram pra circular na imprensa, mas já que divulgaram, não custa olhar né? hehehe... o MZV decolou de CWB e se não me engano, já após a decolagem pegou grazino, e não em rota como diz no site, massss não tenho certeza.
http://www.metsul.com/secoes/visualiza. ... _texto=379
Abraços!
Problemas Meteorológicos na Aviação
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Problemas Meteorológicos na Aviação
Walter Pidluznyj
"Unknown airport with Cessna 150 circling overhead, identify yourself..."
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Sim, é possivel.Luciano ABC escreveu:
Repetedindo a questão do colega Rafael_BSB, como é possível pousar com o para-brisa nesta condição?
Luciano
O Airbus é homologado full auto-land e normalmente é feito isso nessas situações. Não sei se dessa vez foi feito, mas já ouvi de comandantes e copilas que tiveram seus parabrisas estilhaçados e fizeram isso.
Abraços
Matheus
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Como é possível pousar com o para-brisa nesta condição?
O Airbus deve seguir um procedimento semelhante ao da Boeing. No caso do 737 o pouso pode ser feito utilizando-se a janela lateral 2L e/ou 2R, claro que com visao parcial, mas que auxilia, por exemplo, durante uma situacao de pouso automatico, como foi colocado, ja que o piloto acaba dando "cobertura" ao automatismo no caso de uma falha eventual do sistema a baixa altura, como no arredondamento e/ou manutencao do alinhamento da pista... ainda mais se a area de protecao do ILS nao for ativada.
O Airbus deve seguir um procedimento semelhante ao da Boeing. No caso do 737 o pouso pode ser feito utilizando-se a janela lateral 2L e/ou 2R, claro que com visao parcial, mas que auxilia, por exemplo, durante uma situacao de pouso automatico, como foi colocado, ja que o piloto acaba dando "cobertura" ao automatismo no caso de uma falha eventual do sistema a baixa altura, como no arredondamento e/ou manutencao do alinhamento da pista... ainda mais se a area de protecao do ILS nao for ativada.
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Basicamente, tratando-se de apoio de solo, em qualquer aeroporto que possuir um ILS completo e possivel efetuar um pouso automatico, porem, diversas restricoes e cautelas sao aplicaveis. Por exemplo, para maior confiabilidade de sinal da rampa de planeio e do localizador e importante observar se a area de protecao em diversos pontos ao redor da pista em uso esta ativada, condicao que normalmente so ocorre em operacoes ILS cat II em diante, pois caso contrario podera haver uma interferencia na qualidade do sinal para a manutencao de uma aproximacao automatica adequada. Alem disso, certas localidades apresentam outros tipos de problemas que nao sao recomendaveis (mas nao necessariamente proibidas) de continuar a aproximacao "full auto-land", como voce mencionou, por possiveis interferencias na sensibilidade do sinal, em funcao da localizacao daquele determinado aeroporto e da trajetoria que a aeronave vai cumprir durante a fase final da aproximacao. Outro detalhe que deve ser observado e o angulo da rampa de planeio, que nao podera exceder os limites maximos recomendados pelo fabricante da aeronave (mas que nao impedem de que o aviao aproxime ate a altitude de decisao, no caso de uma aproximacao ILS cat I, desligue o piloto automatico e pouse manualmente), bem como se o localizador e alinhado com a pista, condicao necessaria para a manutencao da aeronave no eixo correto durante a corrida na pista.lumontjr escreveu:Full Auto-Land significa que esses aviões podem pousar sozinhos (sem interferência humana)? Nesse caso, os aeroportos também têm que ser homolagados para isso? Obrigado.
No entanto, alem de observar as restricoes especificas do aeroporto, como voce questionou, mas apenas como mais um detalhe, entre outros, mesmo com a aproximacao e o pouso totalmente realizados de forma automatica, algumas aeronaves exigem que o piloto desligue o piloto automatico logo apos o toque na pista e continue o resto do pouso de forma manual, como e o caso do Boeing 737, por exemplo.
Sds