Acidente GOL 1907

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jambock
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Mensagem por jambock »

Spetsnaz escreveu: Agora só me diz uma coisa...Pq o Gol não foi avisado?
Prezado Spetsnaz:
Torre de Manaus diz que alertou Boeing
Contoladores de vôo afirmaram que o piloto do Boeing foi alertado sobre a presença do jato e fez a única coisa certa nesses casos: não saiu de sua rota
Liège Albuquerque
MANAUS - ´Absurda bobagem.´ Essa foi a reação de uma fonte do controle de vôos do Destacamento de Tráfego e Controle Aéreo do Aeroporto Eduardo Gomes (Detecea-EG), em Manaus, ao saber da versão de que o Boeing da Gol não teria sido avisado da presença de outro avião trafegando na mesma rota.
A fonte disse que a degravação das caixas-pretas dos aviões mostrará que Manaus se comunicou com o Boeing e o piloto do vôo 1907 fez a única coisa certa nesses casos: não sair da rota.
O Detecea-EG é subordinado ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta-4). Segundo os técnicos do destacamento, além de ter sido avisado pelo Cindacta 4, o piloto do Boeing tinha essa informação em seu Traffic Collision Avoidance System (TCAS). O sistema indica ao piloto que há aeronave ao seu redor, o que normalmente impede a colisão.
´No TCAS da Gol havia um plot intermitente, identificando uma aeronave próxima, mas não tinha como saber sua altimetria, onde exatamente ela estava´, explicou um técnico do Detecea-EG.
Segundo os técnicos do centro de controle de Manaus, diante desse cenário, a alternativa mais segura, sem saber a qual altitude vinha o outro avião, seria seguir seu próprio curso. ´Um piloto com a experiência de 10 mil horas de vôo, como o do Boeing, sabia que a atitude mais segura era a de seguir seu próprio curso, não mudar 1 milha sequer em sua aerovia autorizada´, disse.
´Aterrissar na Selva?´
´O que é uma bobagem absurda é dizer que o Cindacta-4 não avisou ao Cindacta-1 que o jato tinha sumido do radar: o que acham que o Boeing poderia fazer? Saber que a aeronave vizinha estava sumida do radar e aterrissar na selva? E se na aterrissagem batesse no jato?´, questionou um controlador de vôo.
Para os técnicos, ´a cada dia fica mais evidente que o transponder do Legacy estava desligado´ e, por isso, se tornou invisível aos radares dos Cindactas e ao TCAS do Boeing. Os técnicos acreditam que o Boeing não teve a menor chance de desviar do Legacy.
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Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambock@brturbo.com.br
Em aviação só o perfeito é aceitável.
"O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." Martin Luther King
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

DanielVS escreveu:
a atitude mais segura era a de seguir seu próprio curso, não mudar 1 milha sequer em sua aerovia autorizada
Por quê??? :O.o: Se eu soubesse que uma aeronave está voando na minha direção com altitude indefinida, eu tentaria fazer pelo menos uma separação horizontal! Mesmo porque nas proximidades não há outras aerovias com as quais eu poderia entrar em conflito. A mudança em 5, 10 milhas lateralmente não influenciaria em nada o tráfego aéreo naquela região.
Não se podendo garantir separação vertical, que seja garantida a horizontal!!!
Que eu saiba, o radar primario do controle de voo não tem como fornecer a posicão exata das aeronaves.

Então desviar uma aeronave da sua rota correta geralmente só aumenta os riscos, pois não tem como saber a posição correta da outra aeronave.

E se por acaso a aeronave que está em sua rota for "desviada" para a rota da outra aeronave??

Nesses casos, é melhor quem estiver certo, permanecer na sua posição para não piorar a situação.

A separaçao lateral só teria sentido se fosse realizada com bastante tempo de antecedência, para que desse tempo para o Boeing se afastar a uma distância segura.

A falha do controle, no meu ponto de vista, foi não terem percebido o Legacy fora de rota antes

Entre o momento em que perceberam o Legacy fora da rota e o momento do impacto, se passaram poucos minutos e os procedimentos padrões não tiveram tempo de serem executados.
Editado pela última vez por Anonymous em Sáb Out 07, 2006 21:09, em um total de 1 vez.
fcordeiro
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Registrado em: Qua Dez 22, 2004 14:49

NO MINIMO CADEIA PARA OS GRINGOS!!!!!

Mensagem por fcordeiro »

:twisted: Pilotos da American acham um absurdo , estes ************ permanecerem no brasil .
Como a maioria de nos AVIADORES temos certeza da CAGADA DESTES ***** .
Se existe justiça que estes ******* pelo menos mofem na jaula :twisted:

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DanielVS
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Localização: São Paulo - SP

Mensagem por DanielVS »

Gostaria que algum piloto que costuma voar naquela região confirmasse os boatos de que a comunicação é inexistente por lá. Se verdadeiro, por que não se utliliza o SELCAL que, apesar da qualidade da transmissão ser bem inferior ao VHS, pelo menos tem o alcance necessário?

Abraços!
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