Avião da TAM perde a porta e faz pouso em SP
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A idéia é a seguinte.. pelo que eu vi e ouvi..
A aeronave decolou, a uns 6000ft de altura (+ ou - dado a distancia), talvez tenha dado um sinal de porta aberta na cabine, o cmte passou para a trip comercial, dai a comissaria foi checar e deve ter mexido na alavanca que abre a porta, a porta dianteira do F-100 (na TAM), é uma escada também, e ela tem duas travas em cima e dois pinos trava de cada lado, essas são as travas mecanicas da porta, e ela também possue um sistema hidraulico para abaixar e levantar a porta... no painel de controle da porta, do lado esquerdo os botoes de levantar e abaixar a porta (sistema hidraulico) e do lado direito tem uma alavanca, semelhante a um cambio de carro que é a trava mecanica da porta, em vôo a menor mexida nessa trava mecanica já dá um estrago bom... provavelmente a comissaria(o) deu uma mexida lá para tentar travar direito a porta e fez #####... o diferencial de pressão fez o resto do trabalho e a porta foi aberta... o vento relativo levou a porta embora.. como a aeronave estava subindo e o trem de pouso estava recolhido, graças a deus a porta bateu no bordo de ataque da asa e foi pra baixo... e nada mais aconteceu na aeronave... pq se não teria levado ou o trem de pouso.. ou teria entrado direto na turbina.. e o estrago seria grande..
A aeronave decolou, a uns 6000ft de altura (+ ou - dado a distancia), talvez tenha dado um sinal de porta aberta na cabine, o cmte passou para a trip comercial, dai a comissaria foi checar e deve ter mexido na alavanca que abre a porta, a porta dianteira do F-100 (na TAM), é uma escada também, e ela tem duas travas em cima e dois pinos trava de cada lado, essas são as travas mecanicas da porta, e ela também possue um sistema hidraulico para abaixar e levantar a porta... no painel de controle da porta, do lado esquerdo os botoes de levantar e abaixar a porta (sistema hidraulico) e do lado direito tem uma alavanca, semelhante a um cambio de carro que é a trava mecanica da porta, em vôo a menor mexida nessa trava mecanica já dá um estrago bom... provavelmente a comissaria(o) deu uma mexida lá para tentar travar direito a porta e fez #####... o diferencial de pressão fez o resto do trabalho e a porta foi aberta... o vento relativo levou a porta embora.. como a aeronave estava subindo e o trem de pouso estava recolhido, graças a deus a porta bateu no bordo de ataque da asa e foi pra baixo... e nada mais aconteceu na aeronave... pq se não teria levado ou o trem de pouso.. ou teria entrado direto na turbina.. e o estrago seria grande..
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hehehe, sem flames, um reverso querendo abrir tambem anuncionou no anunciator do f100! Pode ter passado desapercebido da mesma forma... [:D]Marco SBCT escreveu:Mas uma porta, ou a porta, mal fechada não anuncia no quadro de alarmas no MFD no cock-pit ?
Hummmmm .....
Mas eu apoio o spetsnaz nessa! ;)
Abs!
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Alguém sabe qual cabeceira CGH estava operando na hora do incidente?
Pelos meus calculos... decolando da 35R em CGH.. iniciando curva direita em cima do shopping ibirapuera... e curvando até o museu do ipiranga.. deu mais ou menos 7NM ... imaginando que a aeronave tenha uma razão de subida de 3000ft/min ... e uma velocidade restrita em 180kt.. temos uns 2min de vôo... subindo até uns 7600ft ... lembrando que CGH fica se eu não me engano a 2600ft ... dai a ##### ocorreu.. se alguém tiver outros numeros .. hehe isso é puro CHUTE!
Pelos meus calculos... decolando da 35R em CGH.. iniciando curva direita em cima do shopping ibirapuera... e curvando até o museu do ipiranga.. deu mais ou menos 7NM ... imaginando que a aeronave tenha uma razão de subida de 3000ft/min ... e uma velocidade restrita em 180kt.. temos uns 2min de vôo... subindo até uns 7600ft ... lembrando que CGH fica se eu não me engano a 2600ft ... dai a ##### ocorreu.. se alguém tiver outros numeros .. hehe isso é puro CHUTE!
Editado pela última vez por Spetsnaz em Qua Ago 09, 2006 01:40, em um total de 1 vez.
Lembrando que, pelos danos acredito que não será considerado acidente.. apenas incidente.. eu fui ver a aeronave e a porta arrebentou apenas a parte estrutural que a segurava.. deu uma amassada em baixo da tomada de pressão estática e amassou o bordo de ataque da asa direita.. o Fokker é um *** avião.. e guentou o tranco numa boa..
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Se essa porta cai no quintal da minha casa eu não devolvo não hein e ainda falo que não vi porta nenhuma em lugar nenhum! uhahuahuahuahua!Spetsnaz escreveu:Fotos da porta

uhauhauhahuahua
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huahuahuauha Há suspeitas de que essa porta tenha sido construida com o mesmo material da caixa preta hein!! uhahuauha OOO portinha resistente, e o bordo de ataque da asa então? po! Aguentou a pancada da porta, pooo! ô asinha forte hein!Spetsnaz escreveu:Pior que a porra da porta.. bateu na asa.. caiu de um avião em vôo.. e bateu no chão de concreto.. e tá inteira ainda uhahua

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Só deu uma amassadinha.. aparentemente nada de mais.. não sei se danificou algo dentro.. mas acho que não.. pois ele deve ser feito para aguentar porrada... (Bird Strike com certeza.. mas Door Strike não sei haha)Francisco - CGR escreveu:huahuahuauha Há suspeitas de que essa porta tenha sido construida com o mesmo material da caixa preta hein!! uhahuauha OOO portinha resistente, e o bordo de ataque da asa então? po! Aguentou a pancada da porta, pooo! ô asinha forte hein!Spetsnaz escreveu:Pior que a porra da porta.. bateu na asa.. caiu de um avião em vôo.. e bateu no chão de concreto.. e tá inteira ainda uhahua
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huahauhuaa, a band jah fez o sensacionalismo barato dela agora pouco no jornal, falou até que o F100 era um avião velho, que não era moderno e blabla...Spetsnaz escreveu:Só deu uma amassadinha.. aparentemente nada de mais.. não sei se danificou algo dentro.. mas acho que não.. pois ele deve ser feito para aguentar porrada... (Bird Strike com certeza.. mas Door Strike não sei haha)Francisco - CGR escreveu:huahuahuauha Há suspeitas de que essa porta tenha sido construida com o mesmo material da caixa preta hein!! uhahuauha OOO portinha resistente, e o bordo de ataque da asa então? po! Aguentou a pancada da porta, pooo! ô asinha forte hein!Spetsnaz escreveu:Pior que a porra da porta.. bateu na asa.. caiu de um avião em vôo.. e bateu no chão de concreto.. e tá inteira ainda uhahua
De qualquer jeito, se a porta caisse no meu quintal depois de um door strike eu nao devolveria! uhahuauhauhauha Não é todo dia que voce pode ter uma porta de F100 no quintal de casa né! uhahuauhauha
Imagina o barulho que fez hora que esse troço caiu no chão!

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Em 1º lugar peço desculpas ao moderador 'Ewerton' pela duplicidade do tópico, ora em questão !
Qto. ao que vc. postou, Afonso, concordo contigo ! Entendi mesmo o que vc. quiz dizer !
Tomara mesmo que o (habitual) 'achismo' e os sensacionalistas da mídia, de plantão, abstenham-se das suas habituais gafes aeronáuticas !
Vamos aguardar o desenrolar das investigações !
Qto. ao que vc. postou, Afonso, concordo contigo ! Entendi mesmo o que vc. quiz dizer !
Tomara mesmo que o (habitual) 'achismo' e os sensacionalistas da mídia, de plantão, abstenham-se das suas habituais gafes aeronáuticas !
Vamos aguardar o desenrolar das investigações !
Fernando Basto -
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Não é verdade. De acordo com o NTSB, aqui estão os incidentes/acidentes de 1990-2005 apenas com os F100 da AAL:A AA operou 50 F100 e não tem registro de nenhum acidente ou incidente com este tipo de avião.
31/1/1994 Amarillo, TX
21/2/2000 Chicago, IL
6/2/2001 Boston, MA
6/3/2001 Montreal, QC, Canada
6/3/2002 Dallas, TX
5/9/2002 Minneapolis, MN
4/9/2003 Flushing, NY
Nenhum deles, entretanto, com fatalidades.
