FAB: Blackhawk na frota.

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9637
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

FAB: Blackhawk na frota.

Mensagem por AeroEntusiasta »

AeroEntusiasta

A FAB estará recebendo no início deste mês o primeiro helicóptero BlackHawk. A aeronave ficará em Boa Vista/RR na primeira semana e posteriormente será deslocado até Manaus/AM para a recepção oficial. A previsão é de que a segunda aeronave chegará ao Brasil no início de setembro.

Em princípio todos os UH-60 ficarão em Manaus, que estará recolhendo os UH-1H (redesignados H-1H) para o PAMA-Afonsos.
Leandro Casella
PP
PP
Mensagens: 27
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 17:05

Mensagem por Leandro Casella »

Makos

O helicóptero em questão, o H-60L FAB 8901 realizou seu DEP de Huntsville - AL sexta-feira passada (28/07) rumo ao Brasil. Deve pousar em BV dia 05/08 depois de algumas escalas. Translado com tripulação do 7°/8° GAV.

Abs
Leandro Casella
POA/RS
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9637
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Valeu Makos One!

Vamos aguardar fotos!

Abraço.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9637
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Fonte: CECOMSAER

Quinta-feira, 03 de agosto de 2006 - 17:10

Helicóptero Blackhawk já se aproxima do Brasil

O quarto dia de vôo do FAB 8901 desde a sua saída de Huntsville no Alabama, EUA, foi completado no dia 2. O helicóptero Blackhawk, adquirido pela Força Aérea Brasileira, está em um vôo de traslado e já pousou na Base Aérea de Moody e West Palm Beach (EUA), em Great Exuma (Bahamas), Providenciales e Huguey (República Dominicana) e St. Maarten (Antilhas Holandesas), Santa Lúcia e Port Of Spain (Trinidad e Tobado). Mais de 4500 quilômetros foram percorridos, sendo a maior parte da viagem sobre áreas oceânicas.

Devido às características aerodinâmicas do vôo de helicóptero, como a reduzida velocidade de cruzeiro, este tipo de vôo torna-se demorado, sendo necessários vários dias para cruzar grandes distâncias.

O FAB 8901 faz parte de um lote de helicópteros Blackhawk que irá equipar o Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7° / 8° GAV), localizado na Base Aérea de Manaus (BAMN).

O Brasil é um dos 36 países no mundo que empregam este tipo de helicóptero nas Forças Armadas.
Marco SBCT
MASTER
MASTER
Mensagens: 2950
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
Localização: Curitiba-PR-BR

Mensagem por Marco SBCT »

Hoje à tarde vi na GloboNews uma matéria, muito curta, sobre a chegada do 8901 a Manaus.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Avatar do usuário
tatsch
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 823
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:23
Localização: Florianópolis/SC

Mensagem por tatsch »

É o sonho de todo piloto de sapão da FAB. Não é facil voar os bons mas cansados sapões e ver a força irma EB voar de pantera, cougar e esse que está chegando em Manaus. Ufa até que enfim. Aquela manobra de asas rotativas da FAb com a USAF em Campo Grande há umt empoa trás provavelemente começou essa história que hoje já é realidade na FAb.
Parece que há planos para futuramente os esquadrões de campo grande , Belém e santa maria receberem tbém. Acho que os sapões de Manaus provavelemnete sejam alocados para os outros esquadrões ou até para a escola de Santos.
TATSCH
Marco SBCT
MASTER
MASTER
Mensagens: 2950
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
Localização: Curitiba-PR-BR

Mensagem por Marco SBCT »

A escola de Santos, o 1º/11º, já era Tatsch, está de muda para Natal, onde ficará na Universidade da Fôrça Aérea. Para lá irão os Bandecos do Esq. Rumba , ficando a formação das especialidades toda concentrada.
Se eles irem p/ lá teremos de volta os dois esquadrôes, que tinham BH-47 no
Gavião e os H-1H no Dragão.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Marco SBCT
MASTER
MASTER
Mensagens: 2950
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
Localização: Curitiba-PR-BR

Mensagem por Marco SBCT »

A escola de Santos, o 1º/11º, já era Tatsch, está de muda para Natal, onde ficará na Universidade da Fôrça Aérea. Para lá irão os Bandecos do Esq. Rumba , ficando a formação das especialidades toda concentrada.
Se eles irem p/ lá teremos de volta os dois esquadrôes, que tinham BH-47 no
Gavião e os H-1H no Dragão.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9637
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Terça-feira, 08 de agosto de 2006 - 17:55

H-60L BLACKHAWK chega a Manaus


Foi realizada na Base Aérea de Manaus no último dia 07, a cerimônia de recebimento do primeiro helicóptero H-60L BLACKHAWK, matrícula FAB 8901. Antes de realizar o pouso na Base, a aeronave realizou algumas passagens sobre a pista sendo escoltada por dois helicópteros H -1H.

O Traslado do FAB 8901 teve como ponto de partida a cidade de Huntsville, no estado do Alabama, nos Estado Unidos da América, passando pelos estados da Geórgia e da Flórida, seguindo rota pelo mar do Caribe. Foram sobrevoados dezoito países, percorridos mais de 5.800 quilômetros , em um total de 32h e 25 min de vôo


O BlackHawk é capaz de corresponder aos mais modernos e rigorosos requisitos exigidos para uma aeronave de combate. Cada um de seus dois motores com potência de 1800 SHP possibilita a aeronave o transporte de cargas externas de até 04 toneladas, em um peso máximo de decolagem de 10 toneladas. Além das metralhadoras laterais de seis canos, com cadência de até 4.000 tiros por minuto, o helicóptero possui blindagem nos tanques de combustível, na cabeça do rotor e nos assentos dos pilotos.

O FAB 8901 faz parte de um lote de helicópteros que irá equipar o Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7° / 8° GAV), localizado na Base Aérea de Manaus (BAMN).

Além das diversas autoridades militares e civis, estiveram presentes nesta solenidade o Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, o Tenente Brigadeiro do Ar William de Oliveira Barros, Comandante-Geral de Operações Aéreas, o General de Exército Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, Comandante Militar da Amazônia.

Fonte: CECOMSAER

Imagem
jambock
MASTER
MASTER
Mensagens: 2461
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Alguns dados sobre o Black Hawk H-60L, em incorporação à FAB

Mensagem por jambock »

Meus prezados:

Alguns dados sobre o Black Hawk H-60L, em incorporação à FAB:

Os seis Sikorsky UH-60L Black Hawk foram oferecidos ao Brasil pelo governo americano, face a desistência da Arábia Saudita;

Até o final deste ano de 2007 está prevista a chegada de mais quatro aeronaves.
O serial irá de FAB 8900 a FAB 8905.
O próprio traslado está sendo executado pelos pilotos do 7º/8º GAV – Esquadrão "Harpia";

O núcleo de implantação realizou um ground school no 4º BAVEX – sediado em Manaus e com grande experiência nos Black Hawk

Características

Operação bimotor. Dois motores GE T-700-701C de 1.840 shp;

Peso máximo de decolagem: 22.000 lb (8.211,30 kg);

Carga externa transportável: 9.000 lb (3.359,17 kg);

Operação com NVG (night vision goggles) acoplado a HUD (head-up display);

Velocidade de cruzeiro: 130 kt (240,75 km/h);

Operação full IFR ( Instrument Flight Rules):

Radar meteorológico WX3D Bendix King KMD 850;

Comunicação/navegação: 2 VHF/UHF-AM/FM (NA/ARC-210), 1 HF (Bendix King KHF 950 HF). 1 VOR 9AN/ARN-147), 1 ADF (NA/ARN-149), 1 DME (DME-42), 1 FMS homologado para RNAV , além de estar compatibilizado para uso de NVG, com previsão para operar NA/ANVIS(7)NVG/HUD.

Alcance: com trip + 20 pax + tanques principais e auxiliar cheios = 475 nm (764,44 km);

Aviônicos: Sistema Honeywell/Trimble HT 9100GPS FMS;

Armamento: metralhadoras laterais 7,62mm, tipo minigun modelo M-134;

Manutenção: inspeções periódicas a cada 40 e 120 horas de vôo; uma grande inspeção dividida em duas fases (uma realizada com 360 horas e outra com 720 horas).

Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
Responder