Leasing ERJ135 Brasil
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Leasing ERJ135 Brasil
Prezados Amigos,
Estava colaborando em um trabalho de doutorado de Administração de empresas aeronáuticas e conhecemos um empresário que nos falou que queria ter um primeiro insight sobre criação de uma cia aérea baseada em aeronaves ERJ pequenas para operar em cidades sem serviço aéreo tipo Cachoeiro Itapemirim, Cascavel, Pelotas, etc...
Eu fiquei de levantar alguns dados pois quem sabe a ideia não decola (dinheiro é o que nao falta ali).
Alguem tem dados reais de custo de leasing de E135 ou outro da família além de custos operacionais, break even, etc.
Agradeço a ajuda e prometo mantê-los informados.
Estava colaborando em um trabalho de doutorado de Administração de empresas aeronáuticas e conhecemos um empresário que nos falou que queria ter um primeiro insight sobre criação de uma cia aérea baseada em aeronaves ERJ pequenas para operar em cidades sem serviço aéreo tipo Cachoeiro Itapemirim, Cascavel, Pelotas, etc...
Eu fiquei de levantar alguns dados pois quem sabe a ideia não decola (dinheiro é o que nao falta ali).
Alguem tem dados reais de custo de leasing de E135 ou outro da família além de custos operacionais, break even, etc.
Agradeço a ajuda e prometo mantê-los informados.
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DADOS SOBRE A OPERAÇÃO DO ERJ 145
Prezado André,
Pilotei o ERJ-145 (JetClass) na Rio Sul por 8 anos consecutivos (3.600 horas voadas na máquina) e tenho muita saudade destes momentos que para mim foram os melhores da minha vida pessoal e profissional.
Quanto aos dados de leasing não tenho concretas informações, apenas que no início estava em torno de USD 130K /mes , daí foi sendo renegociado e por fim soube que tinham alguns subarrendados pra Nordeste até por USD 98K /mes. Muito caro ainda, né ?
Mas acho que atualmente isto já deve ter baixado visto que o custo de implantação da aeronave pela Embraer no mercado já deve ter se diluido. E esses valores eram direto com o BNDES. Atualmente existem lessores internacionais (com 17 % de tributos estaduais a menos pois aeronave exportada não paga o IPI pra São Paulo). Quanto ao brake-even point (BEP) na época voamos uns 4 anos "sem saber" qual era pois a empresa não tinha feito a análise ainda, apesar de os quase 500 ERJ-145 espalhados pelo resto do mundo (na época) já terem informado o seu BEP de 16 pax. Hoje são mais de 1000. Três vezes a quantidade de Brasílias (sucesso mundial - chamado de Money Maker)
Quando a VARIG oficialmente "encampou" a RSL, e quis acabar com o ERJ-145, ela disse que sua operação era inviável pois o BEP era de 37 pax, apesar de estarmos voando sempre com 50 pax. Caiu um pouco com o 11 /setembro. Mas caiu pra todos.
Agora, como o 145 tem o BEP de 37 levando 50 pax ? e o ERJ-135 que leva 37 ? Ele é semelhante em termos de operação (apenas alguns metros menor e 13 pax a menos. Então o ERJ-135 teria que voar sempre LOTADO para ser viável ?! RIDÍCULO !!!
Eles detonaram um avião excelente , um CURINGA NA MANGA e pau pra toda obra por olho grande em contratos de Leasing maiores tipo o 777 etc. Isso é que dava grandes comissões ... e não um aviãozinho regional que tem que passar a burocracia pelo governo, Cappicce ???
O consumo dele (145) é 1300 kg de QAV na primeira hora depois cai pruns 900 kg/h até em vôos longos.
Pro meu desprazer hoje estou sem voar e "na folha de pagamento" da RSL ainda voando o B-737 classic. Infelizmente.
Já tentei mundo afora voar o ERJ-145/135/170/190 mas por enquanto ainda não consegui uma oportunidade. A concorrência com quem tem a carteira do avião em dia é muito grande. As empresas querem pilotos que ESTEJAM voando os ERJ.
Estarei a sua disposição no magrogo@hotmail.com
Um abraço e sucesso.
Flávio[/b]
Pilotei o ERJ-145 (JetClass) na Rio Sul por 8 anos consecutivos (3.600 horas voadas na máquina) e tenho muita saudade destes momentos que para mim foram os melhores da minha vida pessoal e profissional.
Quanto aos dados de leasing não tenho concretas informações, apenas que no início estava em torno de USD 130K /mes , daí foi sendo renegociado e por fim soube que tinham alguns subarrendados pra Nordeste até por USD 98K /mes. Muito caro ainda, né ?
Mas acho que atualmente isto já deve ter baixado visto que o custo de implantação da aeronave pela Embraer no mercado já deve ter se diluido. E esses valores eram direto com o BNDES. Atualmente existem lessores internacionais (com 17 % de tributos estaduais a menos pois aeronave exportada não paga o IPI pra São Paulo). Quanto ao brake-even point (BEP) na época voamos uns 4 anos "sem saber" qual era pois a empresa não tinha feito a análise ainda, apesar de os quase 500 ERJ-145 espalhados pelo resto do mundo (na época) já terem informado o seu BEP de 16 pax. Hoje são mais de 1000. Três vezes a quantidade de Brasílias (sucesso mundial - chamado de Money Maker)
Quando a VARIG oficialmente "encampou" a RSL, e quis acabar com o ERJ-145, ela disse que sua operação era inviável pois o BEP era de 37 pax, apesar de estarmos voando sempre com 50 pax. Caiu um pouco com o 11 /setembro. Mas caiu pra todos.
Agora, como o 145 tem o BEP de 37 levando 50 pax ? e o ERJ-135 que leva 37 ? Ele é semelhante em termos de operação (apenas alguns metros menor e 13 pax a menos. Então o ERJ-135 teria que voar sempre LOTADO para ser viável ?! RIDÍCULO !!!
Eles detonaram um avião excelente , um CURINGA NA MANGA e pau pra toda obra por olho grande em contratos de Leasing maiores tipo o 777 etc. Isso é que dava grandes comissões ... e não um aviãozinho regional que tem que passar a burocracia pelo governo, Cappicce ???
O consumo dele (145) é 1300 kg de QAV na primeira hora depois cai pruns 900 kg/h até em vôos longos.
Pro meu desprazer hoje estou sem voar e "na folha de pagamento" da RSL ainda voando o B-737 classic. Infelizmente.
Já tentei mundo afora voar o ERJ-145/135/170/190 mas por enquanto ainda não consegui uma oportunidade. A concorrência com quem tem a carteira do avião em dia é muito grande. As empresas querem pilotos que ESTEJAM voando os ERJ.
Estarei a sua disposição no magrogo@hotmail.com
Um abraço e sucesso.
Flávio[/b]
Não sei se os jatos são uma boa opção para voos regionais aqui no Brasil.
Vi a um tempo atras uma entrevista do presidente da Trip, e ele foi questionado do por que não usava aviões a jato nas suas rotas.
Segundo ele, o custo de manutenção de um jato é muito alto para o retorno que se vai conseguir, isso sem falar nas limitações operacionais existentes para jatos na maioria dos aeroportos onde a Trip opera.
Por isso, segundo ele, prefere operar com turbo-helices, que podem pousar em pistas mais curtas, e tem custo de operação menor. Um jato, para ser rentavel deveria operar com ocupação mínima de 50%. O que infelismente não acontece na maioria das rotas.
E como a maioria dos voos regionais são curtos, aproximadamente uma hora de duração, a economia de tempo para o passageiro não seria motivo suficiente para justificar um valor mais alto de passagem.
Vi a um tempo atras uma entrevista do presidente da Trip, e ele foi questionado do por que não usava aviões a jato nas suas rotas.
Segundo ele, o custo de manutenção de um jato é muito alto para o retorno que se vai conseguir, isso sem falar nas limitações operacionais existentes para jatos na maioria dos aeroportos onde a Trip opera.
Por isso, segundo ele, prefere operar com turbo-helices, que podem pousar em pistas mais curtas, e tem custo de operação menor. Um jato, para ser rentavel deveria operar com ocupação mínima de 50%. O que infelismente não acontece na maioria das rotas.
E como a maioria dos voos regionais são curtos, aproximadamente uma hora de duração, a economia de tempo para o passageiro não seria motivo suficiente para justificar um valor mais alto de passagem.
Pelotas vai ser atendida pela NHT. Aqui no sul está um tanto saturado, teria que ser mais para o norte.
O RS é um bom mercado para uma empresa regional, estava com somente um voo no interior, Passo Fundo, Mas a NHT parece que vai preencher essa lacuna, com voos em várias cidades.
Em SC, tirando Florianopolis, Joenville e região do Vale do Itajai (Navegantes), que tem uma boa cobertura das grandes, sobra Chapecó, Lages, Caçador.
Chapeco tem voos da OceanAir para SP e Porto Alegre, não estou lembrando agora se ainda tem voo para Florianopolis, rota que talves seria rentável. Já Lages e Caçador, não posso dar nenhuma informação, a não ser que várias ja tentaram e não se deram bem.
Já no Paraná, Foz do Iguaçu, Maringa, Londrina e Cascavel já tem uma boa cobertura, não teria demanda de Pax para mais voos. Sobra Guarapuava, e Ponta Grosa. Guarapuava está nos planos da NHT, Ponta Grossa, é muito perto de Curitiba, é mais rápido ir de carro até CWB.
Já Cachoeiro Itapemirim não fica "esprimida" entre Vitória e Campos/Macaé, não conheço muito bem essa região, mas acredito que fique muito perto dessas cidades (menos de 100 KM), que já tem voos regulares.
O RS é um bom mercado para uma empresa regional, estava com somente um voo no interior, Passo Fundo, Mas a NHT parece que vai preencher essa lacuna, com voos em várias cidades.
Em SC, tirando Florianopolis, Joenville e região do Vale do Itajai (Navegantes), que tem uma boa cobertura das grandes, sobra Chapecó, Lages, Caçador.
Chapeco tem voos da OceanAir para SP e Porto Alegre, não estou lembrando agora se ainda tem voo para Florianopolis, rota que talves seria rentável. Já Lages e Caçador, não posso dar nenhuma informação, a não ser que várias ja tentaram e não se deram bem.
Já no Paraná, Foz do Iguaçu, Maringa, Londrina e Cascavel já tem uma boa cobertura, não teria demanda de Pax para mais voos. Sobra Guarapuava, e Ponta Grosa. Guarapuava está nos planos da NHT, Ponta Grossa, é muito perto de Curitiba, é mais rápido ir de carro até CWB.
Já Cachoeiro Itapemirim não fica "esprimida" entre Vitória e Campos/Macaé, não conheço muito bem essa região, mas acredito que fique muito perto dessas cidades (menos de 100 KM), que já tem voos regulares.
Re: DADOS SOBRE A OPERAÇÃO DO ERJ 145
Olá magrogo,magrogo escreveu:Pro meu desprazer hoje estou sem voar e "na folha de pagamento" da RSL ainda voando o B-737 classic. Infelizmente.
Já tentei mundo afora voar o ERJ-145/135/170/190 mas por enquanto ainda não consegui uma oportunidade. A concorrência com quem tem a carteira do avião em dia é muito grande. As empresas querem pilotos que ESTEJAM voando os ERJ.
Estarei a sua disposição no magrogo@hotmail.com
Um abraço e sucesso.
Flávio[/b]
Sei do que fala. O ERJ é realmente um ótimo avião e gosto muito dele. Sei também como é ficar sem voar. De uma olhada nesses empregos, especialmente a Cathay Pacific:
Embraer 170/190 Captains and First officers
needed immediately!
Duration: Two year contract, renewable
Base: Chennai, India
Start: ASAP
Experience:
Captains with Embraer 170 and/or 190 time will
be accepted.
F/O's - Embraer 170/190 type rating without
time on type will be considered!
Qualifications: Embraer 170/190 type rating
Accommodation provided in Western
standard apartment.
1x return trip home each year, with 30days
paid annual leave. Company per diem. Overtime
over 80 block hours a month.
Medical & Evacuation, Reptriation Insurance.
Flights at start and at end of contract.
Please register your details online/update
your existing registration details and forward
copies of your license, medical, last 2 logbook
pages and proof of last sim check to Toni Morelli
at toni.morelli@rishworthaviation.com
Company Name Rishworth Aviation
Contact Name Toni Morelli
Email Address toni.morelli@rishworthaviation.com
Phone Number 64 9 302 0090
Fax Number 64 9 302 0078
Address PO Box 37 434
City Auckland, Parnell
Country New Zealand
Website www.rishworthaviation.com
Salary range TBA
-----------------------------------------------------------------------------------
Company Name Gates & Windows
Contact Name Ravi Chander
Email Address gnw@airtelbroadband.in
Phone Number 91 44 42187836
Address #35, 1St, PSSS Salai, Mylapore
City Chennai
State Tamil Nadu
Country India
Description
Dear Captain,
We are one of the premier placement firms in
Chennai, India catering to the emerging economy
sectors including Airlines and Aviation.
India, as you may be aware is an emerging market
booming economy, consistently on-the-up in the
economic parameters. It’s a great place for an
expat to live for a few years, in the best of both
worlds - The culture of the East with the
capitalism of the West !
With the Aviation scenario booming in India,
thanks to the open skies policy there are lot of
requirements for Pilots for the feeder routes
Currently we are looking for captains on
Embraer-170/190 with min PIC 500 hrs ATPL and Ist
Class Medical for a leading Airline in India for
short/long term basis.
Look forward to hearing from you. Please e-mail
your resume to the undersigned at
gnw@airtelbroadband.in and do feel free to give us
a buzz anytime and we’ll assist you in the best
possible way. You never know, you may start loving
to live in India, more than us, where, most
importantly you will be respected!
Warm Regards
for Gates & Windows
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Cathay Pacific
http://www.cathaypacific.com/cpa/en_INT ... /flying/fo
http://www.cathaypacific.com/cpa/en_INT ... /flying/so
--------------------------------------------------------------------------------------
Air Hong Kong
http://www.airhongkong.com.hk/ahk/en/F3 ... p?cmspre=1
--------------------------------------------------------------------------------------
Dragonair
http://www.dragonair.com/icms/servlet/t ... 7&lang=eng
--------------------------------------------------------------------------------------
Abraço e boa sorte!
BrazPilot
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- MASTER
- Mensagens: 2163
- Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
- Localização: Porto Alegre-RS
- Contato:
você deve procurar uma empresa especializada no setor aereo,
e eles com certeza vão te informar qual e á melhor aeronave para
voce operar, pois voce realmente tem que ver o mercado que voce
realmente quer atingir, segundo informações a Oceanair está tirando
da frota alguns Embraer, existe uma empresa que eu conheco que
voce poderá tirar todas as suas duvidas, www.planaer.com.br.
Este mercado e o que mais vaí crescer, mas as vezes precisa
influencia politica junto á ANAC .
Mas para voce conseguir alguma coisa, esqueça voos para
Congonhas,Galeão,Santos Dumont,Guarulhos, mas pode conseguir
alguma coisa nos voos noturnos para estes destinos.
sds,
Moises/poa
e eles com certeza vão te informar qual e á melhor aeronave para
voce operar, pois voce realmente tem que ver o mercado que voce
realmente quer atingir, segundo informações a Oceanair está tirando
da frota alguns Embraer, existe uma empresa que eu conheco que
voce poderá tirar todas as suas duvidas, www.planaer.com.br.
Este mercado e o que mais vaí crescer, mas as vezes precisa
influencia politica junto á ANAC .
Mas para voce conseguir alguma coisa, esqueça voos para
Congonhas,Galeão,Santos Dumont,Guarulhos, mas pode conseguir
alguma coisa nos voos noturnos para estes destinos.
sds,
Moises/poa
O cara quer pesquisar o ERJ em concreto pois a tese é sobre a viabilidade da Embraer no Brasilmoises Propp escreveu:você deve procurar uma empresa especializada no setor aereo,
e eles com certeza vão te informar qual e á melhor aeronave para
voce operar, pois voce realmente tem que ver o mercado que voce
realmente quer atingir, segundo informações a Oceanair está tirando
da frota alguns Embraer, existe uma empresa que eu conheco que
voce poderá tirar todas as suas duvidas, www.planaer.com.br.
Este mercado e o que mais vaí crescer, mas as vezes precisa
influencia politica junto á ANAC .
Mas para voce conseguir alguma coisa, esqueça voos para
Congonhas,Galeão,Santos Dumont,Guarulhos, mas pode conseguir
alguma coisa nos voos noturnos para estes destinos.
sds,
Moises/poa
Portanto nao adianta pesquisar turboelice nem outros jatos.
Tks
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- PP
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- Registrado em: Qui Jun 22, 2006 12:04
magrogo,
Sou ex Nordeste, trabalhava no setor de planejamento, e tinha acesso a boa parte dos dados em questão.
Vamos ver se me lembro...em 2002, o leasing médio dos SPA/B/C estava em torno de U$ 60 mil. Caro, se comparado a um 735 (MNE, snme) que estava na casa do U$ 92 mil, sendo que o boeing transportava o dobro de pax e ainda tinha porão, coisa que o não tinhamos nos 145.
Na verdade este Break Even elevado dava-se por conta do alto custo de leasing do avião. E olha que na JH tinhamos uma estrutura de custos muitissimo mais enxuta que a VRG, e acredito também que na SL.
Portanto, para as condições de leasing e custos VARIG, o avião é deficitário, o que não faz dele um avião ruim. Longe disto, apenas não se encaixou (dentro das condições de custo) na empresa.
No caso de uma estrutura mais enxuta, e atendendo condições de leasing melhores, o avião talvez possa dar bons resultados.
Qualquer coisa, estamos aí.
Sds,
Bruno
Sou ex Nordeste, trabalhava no setor de planejamento, e tinha acesso a boa parte dos dados em questão.
Vamos ver se me lembro...em 2002, o leasing médio dos SPA/B/C estava em torno de U$ 60 mil. Caro, se comparado a um 735 (MNE, snme) que estava na casa do U$ 92 mil, sendo que o boeing transportava o dobro de pax e ainda tinha porão, coisa que o não tinhamos nos 145.
Na verdade este Break Even elevado dava-se por conta do alto custo de leasing do avião. E olha que na JH tinhamos uma estrutura de custos muitissimo mais enxuta que a VRG, e acredito também que na SL.
Portanto, para as condições de leasing e custos VARIG, o avião é deficitário, o que não faz dele um avião ruim. Longe disto, apenas não se encaixou (dentro das condições de custo) na empresa.
No caso de uma estrutura mais enxuta, e atendendo condições de leasing melhores, o avião talvez possa dar bons resultados.
Qualquer coisa, estamos aí.
Sds,
Bruno
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- MASTER
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- Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
- Localização: Porto Alegre-RS
- Contato:
Santossilva.andre,
Eu quiz te informar uma empresa de consultoria que poderia
te dar valores de leansing e te informar a viabilidade do Embraer.
Mas já fiz este levantamento, uma coisa eu te digo, se as grandes empresas do Brasil não compraram o Embraer novo, é por causa dos altos impostos que existe sobre eses aviões, nos avioes da Embraer
vendido para fora do Brasil somem estes impostos, por isso os
avioes da Embraer que existem voando no Brasil são de 2ª mão.
A maior parte das novas empresas regionais tem optado por aviões
novos de outros paises por serem mais baratos, incrivelmente mas
é verdade, aqui no Sul a empresa NHT optou pelos LET402 russos.
A Tam optou pelos Airbus em vez dos Embraer.
sds,
Moises/poa
Eu quiz te informar uma empresa de consultoria que poderia
te dar valores de leansing e te informar a viabilidade do Embraer.
Mas já fiz este levantamento, uma coisa eu te digo, se as grandes empresas do Brasil não compraram o Embraer novo, é por causa dos altos impostos que existe sobre eses aviões, nos avioes da Embraer
vendido para fora do Brasil somem estes impostos, por isso os
avioes da Embraer que existem voando no Brasil são de 2ª mão.
A maior parte das novas empresas regionais tem optado por aviões
novos de outros paises por serem mais baratos, incrivelmente mas
é verdade, aqui no Sul a empresa NHT optou pelos LET402 russos.
A Tam optou pelos Airbus em vez dos Embraer.
sds,
Moises/poa
Olá pessoal.
Vale dar uma olhada na matéria "Operação complicada" da revista Aero Magazine de maio deste ano. É justamente sobre essa "incompatibilidade" entre os jatos da Embraer e as empresas aéreas brasileiras. Segundo a matéria, o custo mensal de leasing de um ERJ-145 é de US$ 130 mil, sendo que especialistas dizem que seria atrativo para as empresas brasileiras um leasing de aproximadamente US$ 70 mil.
O BNDES até está tentando criar financiametos especiais para que as companhias nacionais comprem aviões da Embraer, mas mesmo assim ainda fica acima de investimos fora do Brasil. Aí complica.
Abraço.
Gustavo Ribeiro de Francisco
Vale dar uma olhada na matéria "Operação complicada" da revista Aero Magazine de maio deste ano. É justamente sobre essa "incompatibilidade" entre os jatos da Embraer e as empresas aéreas brasileiras. Segundo a matéria, o custo mensal de leasing de um ERJ-145 é de US$ 130 mil, sendo que especialistas dizem que seria atrativo para as empresas brasileiras um leasing de aproximadamente US$ 70 mil.
O BNDES até está tentando criar financiametos especiais para que as companhias nacionais comprem aviões da Embraer, mas mesmo assim ainda fica acima de investimos fora do Brasil. Aí complica.
Abraço.
Gustavo Ribeiro de Francisco
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- PP
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- Registrado em: Qui Jun 22, 2006 12:04
Pessoal,
Revendo os arquivos que fiz back up, o leasing médio dos ERJ SPA/B/C estavam na casa dos U$ 85 mil/mês, em 2001/2002. Só para comparar, o Leasing do 737-500 MNI, que era o mais light, era mesmo em torno de U$92 mil, enquanto o resto da frota girava entre U$ 105 e 120 mil.
Isto dá uma ideia entrea pouca diferença entre os valores de leasing e capacidades das acfts. Ou seja, era em 2002 mais vantagem fazer o leasing de um boeing que o de um ERJ.
De lá para cá, não sei como estão as coisas, mas creio que a proporção não deve ter variado muito...
Sds,
Bruno
Revendo os arquivos que fiz back up, o leasing médio dos ERJ SPA/B/C estavam na casa dos U$ 85 mil/mês, em 2001/2002. Só para comparar, o Leasing do 737-500 MNI, que era o mais light, era mesmo em torno de U$92 mil, enquanto o resto da frota girava entre U$ 105 e 120 mil.
Isto dá uma ideia entrea pouca diferença entre os valores de leasing e capacidades das acfts. Ou seja, era em 2002 mais vantagem fazer o leasing de um boeing que o de um ERJ.
De lá para cá, não sei como estão as coisas, mas creio que a proporção não deve ter variado muito...
Sds,
Bruno
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- MASTER
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- Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
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- MASTER
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- Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
- Localização: Porto Alegre-RS
- Contato:
Magrogo,
Segundo informações o B777-PPVRE-VARIG tomado no
EUA em NY, o valor do leansig e $900mil dolares um pouco
alto, vc tem razao, altas comissoes, eu tbm concordo com
vc, para o mercado regional tem que ter em torno de 37 a
50pax , este Embr. 135 ou 145 são os melhores.
Bruno grato por suas informações.
Sds,
Moises/poa
Segundo informações o B777-PPVRE-VARIG tomado no
EUA em NY, o valor do leansig e $900mil dolares um pouco
alto, vc tem razao, altas comissoes, eu tbm concordo com
vc, para o mercado regional tem que ter em torno de 37 a
50pax , este Embr. 135 ou 145 são os melhores.
Bruno grato por suas informações.
Sds,
Moises/poa