[HISTORIA]: Boeing da Varig Cargo realiza manobra acrobática
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
[HISTORIA]: Boeing da Varig Cargo realiza manobra acrobática
Pessoas,
Não sei se é de conhecimento de todos sobre um comandante de B727, snme, que executou um looping. Quando a Varig soube, demitiu o piloto e a Boeing o contratou. Em 2003, o vi no ARGS.
Alguém tem mais dados desse ocorrido?
Desde já, agradeço!
Abraços!!
Não sei se é de conhecimento de todos sobre um comandante de B727, snme, que executou um looping. Quando a Varig soube, demitiu o piloto e a Boeing o contratou. Em 2003, o vi no ARGS.
Alguém tem mais dados desse ocorrido?
Desde já, agradeço!
Abraços!!
Se é AFA, é AFA bem difundida mesmo...
Eu já ouvi a história, mas uma fonte um pouco mais confiável me clarificou mais. Na verdade o tal "looping" seria um tonneaux, que acabou virando looping pelo mesmo esquema aquele da brincadeira de telefone sem fio, ainda mais ao passar por pessoas menos esclarecidas no assunto.
Me disseram que os aviões pousavam com o horizonte artificial trancado (o horizonte, pelo menos acho que na maioria deles, não suporta movimentos de 360 graus de giro, devendo ser travado antes de manobras acrobáticas - em aeronaves propícias, lógico).
Eu já ouvi a história, mas uma fonte um pouco mais confiável me clarificou mais. Na verdade o tal "looping" seria um tonneaux, que acabou virando looping pelo mesmo esquema aquele da brincadeira de telefone sem fio, ainda mais ao passar por pessoas menos esclarecidas no assunto.
Me disseram que os aviões pousavam com o horizonte artificial trancado (o horizonte, pelo menos acho que na maioria deles, não suporta movimentos de 360 graus de giro, devendo ser travado antes de manobras acrobáticas - em aeronaves propícias, lógico).
Foi toneau, mas a acft era 737/200 fazendo rede postal noturna. Foi descoberto porque os copilotos não queriam voar mais com determinado Cmte, resolveram ver o flight recorder e descobriram o fato. Após fizeram inspeção nos 732 e tiveram que efetuar reparos nas asas de várias acfts em função da brincadeira. Disseram que o avião executava muito bem a monobra!!!
Saudações
Saudações
-
- MASTER
Poxa, então os tunneaus foram vários... alguém sabe ano, alguma matricula, etc?e.weber escreveu:Foi toneau, mas a acft era 737/200 fazendo rede postal noturna. Foi descoberto porque os copilotos não queriam voar mais com determinado Cmte, resolveram ver o flight recorder e descobriram o fato. Após fizeram inspeção nos 732 e tiveram que efetuar reparos nas asas de várias acfts em função da brincadeira. Disseram que o avião executava muito bem a monobra!!!
Saudações
-
- PP
Ta aquí o vídeo de um "barrel roll" num 707 feito por um piloto de teste da Boeing durante um vôo de demonstração.
http://www.aviationexplorer.com/707_roll_video.htm
- arthuramaral_CGR
- Moderador
- Contato:
-
- PP
BrazPilot, obrigado pelo vídeo! Realmente é impressionante...BrazPilot escreveu:Ta aquí o vídeo de um "barrel roll" num 707 feito por um piloto de teste da Boeing durante um vôo de demonstração.
[]´s Luciano
-
- PP
- Constellation
- Moderador
Pode dar dano estrutural...
Caros amigos,
Não duvido que possa ser feito. Mas um looping é feito mantendo-se pelo menos 3 G positivos, e uma aeronave comercial é limitada a 2,5 G positivos e 1 negativo. Mesmo contando-se com uma margem de segurança na certificação, fica complicado. Já o tonneaux barril (feito ao redor de um eixo imaginário) se a recuperação do mergulho for feita com cuidado, não esforça tanto o avião.
Há muito tempo atrás, eu vi um DC-3 fazendo um tonneaux barril. Era uma aeronave da FAB, do 5º ETA.
Quanto ao simulador, bem, pode ser próximo do real, mas nem tanto, pois eu já pousei em SDU no Flight Simulator com um Boeing 747. Se fosse no aeroporto real, provavelmente eu teria tomado um belo banho (e saído em todos os jornais...).
Um abraço.
Não duvido que possa ser feito. Mas um looping é feito mantendo-se pelo menos 3 G positivos, e uma aeronave comercial é limitada a 2,5 G positivos e 1 negativo. Mesmo contando-se com uma margem de segurança na certificação, fica complicado. Já o tonneaux barril (feito ao redor de um eixo imaginário) se a recuperação do mergulho for feita com cuidado, não esforça tanto o avião.
Há muito tempo atrás, eu vi um DC-3 fazendo um tonneaux barril. Era uma aeronave da FAB, do 5º ETA.
Quanto ao simulador, bem, pode ser próximo do real, mas nem tanto, pois eu já pousei em SDU no Flight Simulator com um Boeing 747. Se fosse no aeroporto real, provavelmente eu teria tomado um belo banho (e saído em todos os jornais...).
Um abraço.

Cmte Murilo - PP-SNT
Pessoal,
o CMTE Fernando Murilo de Lima performou um tonneau seguido de um parafuso... o nível de vôo era 100. Quando ele iniciou o tonneau o #1 foi pro saco... o mais incrível é que depois do tonneau e do parafuso, assim que ele estabilizou estava a 1500 pés... nivelou o avião e sem querer estava na final... com a pista a 11 horas... ele apenas deu uma pedalada e pousou...
Segundo testemunhas a aeronave teve perda total, pois toda a estrutura foi danificada... os profundores e o leme ficaram totalmente destruídos...
A Vasp demitiu o Murilo quando ele era piloto do DC-10, como eles compraram um MD-11 não quiseram pagar o treinamento dele...
A minha dica, comprem o livro "Caixa Preta" de Ivan Santanna, descreve em detalhes os três principais acidentes aéreos brasileiros:
1) a câmara de gás de Orly (VJZ - Varig) 1972 (707)
2) a obra de arte de navegação aérea de Cezar Garcez e Zile (VMK - 1989) (732)
3) a façanha de Murilo (SNT - VASP) - 1988 (733) esse era novinho em folha...
o CMTE Fernando Murilo de Lima performou um tonneau seguido de um parafuso... o nível de vôo era 100. Quando ele iniciou o tonneau o #1 foi pro saco... o mais incrível é que depois do tonneau e do parafuso, assim que ele estabilizou estava a 1500 pés... nivelou o avião e sem querer estava na final... com a pista a 11 horas... ele apenas deu uma pedalada e pousou...
Segundo testemunhas a aeronave teve perda total, pois toda a estrutura foi danificada... os profundores e o leme ficaram totalmente destruídos...
A Vasp demitiu o Murilo quando ele era piloto do DC-10, como eles compraram um MD-11 não quiseram pagar o treinamento dele...
A minha dica, comprem o livro "Caixa Preta" de Ivan Santanna, descreve em detalhes os três principais acidentes aéreos brasileiros:
1) a câmara de gás de Orly (VJZ - Varig) 1972 (707)
2) a obra de arte de navegação aérea de Cezar Garcez e Zile (VMK - 1989) (732)
3) a façanha de Murilo (SNT - VASP) - 1988 (733) esse era novinho em folha...
- Constellation
- Moderador
Não foi...
Caro Fabidias,
O PP-SNT, B737-300 da Vasp no qual o cmte. Murilo fez suas peripécias (aliás, dignas de um herói mesmo, tiro o chapéu para ele), não teve perda total. Voa até hoje na Southwest como N698SW, desde 1995.
Saiu bastante "machucado", mas sobreviveu.
Um abraço.
O PP-SNT, B737-300 da Vasp no qual o cmte. Murilo fez suas peripécias (aliás, dignas de um herói mesmo, tiro o chapéu para ele), não teve perda total. Voa até hoje na Southwest como N698SW, desde 1995.
Saiu bastante "machucado", mas sobreviveu.
Um abraço.

SNT
Constellation,
este homem é uma bíblia da aviação!
No livro do Santanna ele fala que o avião deu perda total... bem, vai saber né!
Abraço a todos
este homem é uma bíblia da aviação!

Abraço a todos