GRU apenas com a 09L

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

GRU apenas com a 09L

Mensagem por PR-WJI »

Desde quando a pista 09R está "CLOSE DUE TO WORKS"?
Recebi essa mensagem no ACARS às 0715LT de hoje, mas não achei nada no NOTAM.


ACARS mode: 2 Aircraft reg: .PR-MAB
Message label: A9 Block id: Q Msg. no: /RIO
Flight id: JJ3150
Message content:-
I2/SBGR ARR ATIS J
0944Z
D-ATIS TRIAL IN
OPERATION
VALIDATE WITH VOICE
AT 127.75MHZ
ILS C5 APP / LDG 09L
/ TKOF 09L IN USE
RWY 09R CLSD DUE TO
WORKS
WIND 080 AT 08
VIS VIS MORE THAN 10
KM
OV
-------------------------------------[03/06/2006 07:15]
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Olá Zé,
A pista 09R esta fechada desde 6 de março e vai até 1 de julho.
Obras de revitalização, by-pass e saídas rápidas.
Em breve sera a 09L...
Abraços,Myron.
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Mensagem por PR-WJI »

Myron, muitissimo obrgado!
Poxa, desde o dia 06 de março e eu nem sabia?? :oops:

Me diz, GRU consegue operar "normalmente" apenas com uma pista pra DEP/ARR?
Eduardo C. Milke
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 843
Registrado em: Sex Fev 11, 2005 18:59

Mensagem por Eduardo C. Milke »

Estive lá dias 29 e 30/abril e 01/maio e não vi congestionamento.
FALCÃO BIÔNICO
PC
PC
Mensagens: 128
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 07:44
Localização: São Paulo SP

Mensagem por FALCÃO BIÔNICO »

José Arthur - SBPA escreveu:Myron, muitissimo obrgado!
Poxa, desde o dia 06 de março e eu nem sabia?? :oops:

Me diz, GRU consegue operar "normalmente" apenas com uma pista pra DEP/ARR?
Depende muito do horário.Pela manhã e a noite as coisas se complicam.No horário das 19 as 22 é mais crítico.dia 21 estive lá e fiquei impressionado com o curto espaço de tempo entre uma decolagem e outra parecia até Congonhas. :wink: :wink:
Ortiz.
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7440
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Mensagem por FCM »

Eduardo C. Milke escreveu:Estive lá dias 29 e 30/abril e 01/maio e não vi congestionamento.
Ops! Fui eu e não o Eduardo, desculpe.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Pois é, pessoal,
Em alguns períodos o ponto de espera fica congestionado...Se temos alguma restrição por parte dos Centros ou do Controle São Paulo a coisa fica realmente complicada...Mas acho que quando a pista 09L fechar vai ser pior... Abraços, Myron
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Mensagem por PR-WJI »

Myron escreveu:Mas acho que quando a pista 09L fechar vai ser pior... Abraços, Myron
Myron, boa noite!
Vai ser pior por quê? Pelo comprimento?
goncalves
PP
PP
Mensagens: 88
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 02:06

Mensagem por goncalves »

Pois é pessoal, no horário das 20 as 21 é terrível!! As aeronaves as vezes pousam 40 minutos após o horário, orbitando e orbitando...

É terrivel por que isso acarreta alguns atrazos nas decolagens também quando o tempo de solo já era previsto curto...

Abraços
Daniel Gonçalves
pstair - Diretor de operações
visite a pst: www.pstair.com.br
Imagem
Imagem
DanielVS
PC
PC
Mensagens: 344
Registrado em: Ter Jan 11, 2005 23:42
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por DanielVS »

Quais obras estão sendo feitas? Espero que entre elas, o grooving...
DanielVS
PC
PC
Mensagens: 344
Registrado em: Ter Jan 11, 2005 23:42
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por DanielVS »

José Arthur e demais,

Vocês podem consultar NOTAMs de qualquer aeroporto do mundo em:
https://www.notams.jcs.mil
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Boa noite Zé, boa noite pessoal...
As obras são para acrescer de algumas saídas rápidas e by-pass tanto a 09 a 27...Mas o motivo principal são as obras de revitalização do sistema de pistas que já tem 20 anos de uso pesado e neste período não foram feitas obras de grande vulto para evitar o desgaste que elas tem hoje...Logicamente que o grooving é uma das preocupações da engenharia pois as condições de escoamento, drenagem e principalmente o coeficiente de atrito estão degradados pelos anos de utilização.
A preocupação é maior para a pista 09L pois ela tem 3.700m e permite operações non-stop para U.S. e Europa, quando ela fechar imagine o impacto para as empresas que voam para estes destinos... mudanças nas malhas e na operação...pista menor é igual menos carga, menos passageiros e menos combustível ou mudança de origem do vôo.
Abraços. Myron.
Responder