A triste verdade sobre a BRA
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
A triste verdade sobre a BRA
Se tiverem paciência para ler tudo... este é um e-mail que está rolando nos bastidores da BRA , mas que acabou vazando e agora está por aí...
Estão matando a Galinha dos Ovos de Ouro...
Estamos impressionados em testemunhar o suicídio deste organismo empresarial que durante muito tempo teve tudo para crescer, se tornar adulto, profissional e se impor no mercado. Talvez ele esteja contaminado com algum tipo de vírus que, de alguma maneira, está consumindo aos poucos suas forças e sua razão. É uma seção de autoflagelo. Aos poucos presenciamos o estripar de alguns órgãos internos e a falta de irrigação dos remanescentes, causando o mau funcionamento de todo sistema. Estamos morrendo lentamente. Falo da BRA! Somos nós os funcionários os órgãos doentes ou estripados. A parte insana deste organismo, a presidência. O vírus que se alojou aqui, conhecido por Maldomiro e essa cambada que chegou falando muito e fazendo pouco.
Contrariando todos os conceitos de administração moderna e eficaz, o Srs. Walter e Humberto, não só impressionam por esta incompetência administrativa mas também por sua grosseria, estupidez, desonestidade, pilantragem, falcatruas, ganância, falta de reconhecimento e gratidão, covardia e acima de tudo, ignorância e burrice. Não são palavras jogadas ao léu, não, justifico todas elas. Vejam e reflitam.
Comecemos por grosseria e estupidez. Quem convive ou já conviveu com estas escórias humanas sabem que os dois vivem a proferir palavras de baixo calão, chulas. Não sabem conversar de uma maneira descente e simpática. Talvez esse linguajar venha do tipo de ambiente que os dois estão acostumados a freqüentar. Com sabemos eles adoram contar a todos as programações que fazem em meio às prostitutas e as amantes que possuem.
Desonestidade, pilantragem e falcatruas também são marcas fortes destes desequilibrados mentais. Basta ver como são conhecidos no mercado: “Irmãos Metralha”... do Walt Disney, aqueles que três irmãos que roubavam bancos... Incluíram aqui o Sr. Hugo, injustamente ao nosso ver... Dentre os sócios das lojas de venda, grande parte diz ter sofrido golpes e levado tombos dos dois. São falta de repasse de lucro, falta de repasse de montante destinado a investimento nas lojas, deixam tudo por conta da outra parte, mudanças nas cláusulas contratuais unilateralmente de maneira imposta, usando para isso seu poder econômico e concorrência predatória na própria rede de venda para eliminar alguns deles, normalmente aqueles que mais trabalham e por isso mesmo os que criaram um mercado fiel, tendo também, mais lucro. Só eles querem ganhar, sempre. Já estamos entrando na área da ganância... Vamos continuar na desonestidade por enquanto. Há muito a dizer ainda...
Outro exemplo são os hotéis em fase de construção onde os gabaritos de altura das construções foram negligenciados. Foram construídos além daquilo que foi projetado e aprovado pelas prefeituras. Mas nisso eles dão um jeito, o pior deles: subornam, compram políticos e fiscais com propinas, coisas que infelizmente já estamos acostumados no Brasil. Quem leu o jornal onde havia uma reportagem sobre os Doleiros ilegais, onde foi pego cheques de nossa companhia? Pois é, mais um negócio ilícito de nossos patrões... Isso sem mencionar as gafes com a Receita Federal, os contrabandos, etc. Parece que eles só se interessam em agir dentro da lei quando há alguma maneira de reduzir nossos vencimentos ou pró-labore. Mas até mesmo aí são mal assessorados e deixam para trás um enorme passivo trabalhista e processos judiciários. É uma bola de neve que deve alcançá-los e atropelá-los. Lembram-se do salário por fora? Só mudou por inúmeras investidas do Ministério do Trabalho e multas aplicadas. E mesmo assim é fácil entrar n Justiça com os extratos bancários, provando que a BRA depositava em conta um valor e emitia outro valor no contra-cheque. Nesta época o Sr. Humberto dizia a todos, em alto e bom som, que “o certo seria no mês que a empresa desse lucro ele dividiria o bolo e no mês que desse prejuízo, dividiria os prejuízos”. Seria realmente ótimo, aliás de certa maneira é isso que a empresa GOL Linhas Aéreas Inteligentes faz, com o pagamento da Participação nos Resultados! (Está crescendo, é hora de mandar os Curriculums para lá). Pensem bem... Nestes poucos anos de vida a empresa saiu de um rombo no mercado de dez milhões de reais e nenhum avião para uma frota de dez aviões e um faturamento na primeira quinzena de janeiro de quinze milhões de reais e o grupo com vários hotéis, frota de ônibus e agora até uma agência de carros! Esta última deve ter sido montada com nosso dinheiro de horas extras e noturnas não pagas. Algum funcionário recebeu uma participação nestes resultados? Ao contrário, cortaram nossas horas extras, bixaram e diferenciaram nossos salários na mesma função (facílimo ganhar na justiça), demitiram pessoas que levantaram esta empresa. Soube de casos de funcionários que emitiram cheques próprios para pagar contas da BRA pois dois MB´s (“Malucos Beleza”, vê se pode estes apelidos...) não possuíam na época crédito na praça. Vi o Cmte. Magno, agora em uma empresa de verdade, montando tapumes, puxando fios de instalação elétrica e de telefone, pintando salas de escritório, em busca de um sonho que era de todos, ver a BRA crescer, e antes disso, ver a BRA voar! Nesta época estávamos no chão. Agora demitem o Cmte. Alonso... Um dos símbolos máximos da BRA... Aquele que pedia para a turma fazer das tripas coração... E a turma fazia em consideração e respeito a ELE e, claro, ao Sonho... Posso dizer e todos que o conheceram hão de concordar: ele era extremamente patronal, defendia a empresa com unhas e dentes, fazia com que todos trabalhassem em dobro, fizessem atividades que não nos cabia e recebessem um pouco a mais or isso. E nós fazíamos com sorriso na cara. O sonho também era nosso... Agora dizem que ele foi o responsável por esse estupro de nosso salário... COVARDES! Ele foi contra e acabou na rua. Ele foi contra muita coisa pra nos preservar e nos proteger... Já ouvi da boca dele que se “ele disse metade do que ele ouvia dos dois Metralha ele estaria afetando a segurança de vôo”. Acho que agora sabemos o que ele quis dizer... De certa forma também nós fizemos muitas irregularidades e ilegalidades em prol deste sonho de ver a BRA crescer e com isso crescermos juntos. Os tripulantes voaram regulamentados, sem direito a folgas, sem direito a passes (está na convenção coletiva, é Lei, temos direito a passe, portanto quem anda pagando passagem por aí, guardem os cartões para requerer o reembolso depois na justiça), sempre compactuamos com essa política de não reportar no livro da manutenção para não parar os aviões, tiramos férias mas continuamos trabalhando, etc, etc, etc. Nestas últimas linhas fica fácil identificar odos os adjetivos que mencionei sobre os MB´s mas principalmente dois: Ingratidão e Ganância... Quanta Ingratidão... Mas assim como “nós” colocamos a empresa onde ela está hoje “nós” podemos tirá-la. O processo já começou... E não é ação alguma nossa... É somente uma reação natural e esperada. Ação e Reação. Newton. Eles não devem conhecer...
Grandes administradores e empresários já foram até extremamente redundantes em afirmar que os maiores bens de qualquer organização empresarial são os funcionários. A “SouthWest” é famosa pois em suas prioridades operacionais, depois da segurança vem a satisfação do funcionário e em seguida a satisfação do cliente. Mas eles devem estar errados e a BRA certa. O Sr. Humberto é craque em destratar os dois seguimentos, funcionários e clientes. Soube que quiseram presentear os dois MB´s com o livro “NUTS” que fala justamente da “SouthWest”, mas eles disseram que não lêem coisa alguma... Não me surpreendeu... Ignorância crônica. Continuando nesta linha do destrato dos funcionários e passageiros, fiquei sabendo que quando o Sr. Humberto está a bordo das aeronaves, ele come a comida dos tripulantes, discute com os passageiros, desaloja o cliente de seu assento dizendo que ele é o dono da empresa e que ele escolhe primeiro onde vai sentar, suspende o serviço dizendo que os passageiros já comeram e beberam demais... Éum Sovina! (Vou traduzir para que eles entendam: Pão Duro).
No cômputo geral dos custos de uma empresa aérea, a folha de pagamento responde por cerca de 6% e o combustível por cerca de 52%. Pergunta difícil agora: Quem vocês acham que pode economizar combustível durante uma etapa de vôo? Veja bem, eu não perguntei quem pode gastar mais combustível e sim economizar! Não são Burros? Desprovidos de Inteligência? Ignorantes? Ou talvez ainda, Insanos! Essa economia vem de pequenas decisões durante o vôo que fazem a diferença no final. Nem sempre se pode tomá-las mas agora nunca as serão! Vamos gastar! Para que economizar? Mexeram no nosso bolso. Olho por olho! Se Gasta então o que está previsto, sem economia. Eles acham que economizaram 20% ou 25% da folha de pagamento (1,0% a 1,5% do custo operacional da empresa) e passaram a queimar 5% a 10% a mais de combustível (2,5% a 5% do custo operacional da empresa). Grande negócio! Santa Ignorância. E vejam que isso é só no combustível... Imaginem todos setores da empresa. As pessoas perderam qualquer iniciativa de ajudar estacorja.
Na BRA sempre faltou muita coisa mas sempre houve solidariedade, compromissos e, claro, compensações financeiras e assim ela cresceu com espírito de grupo e de equipe. Com esses desmandos e atitudes esdrúxulas, eles conseguiram criar também uma equipe, mas contra eles. Conseguiram unanimidade dentre os que se relacionam com eles, ou seja, todos contra. Vejo que cada um de nós vibra com as inspeções do DAC, do Ministério Público do Trabalho, dos Sindicatos, e posso até prever que estas inspeções devem aumentar. E isso não era assim até estes desmandos e demissões. “Vocês estão atirando no próprio pé. Se o sonho não for de todos não será de poucos”. Trabalho de equipe! Contra!
Já ouvi muitos dizerem: “Estes dois estão precisando de um AVC (traduzindo: Derrame), um infarto ou um seqüestro. Não para morrer ou se aleijar, mas para refletir sobre a vida. Precisam se tornar mais Gente”. Gente, vida! Será que eles não refletiram sobre isso ainda. São vidas que estão dentro de seus aviões... Gente... Vocês acham que aviões não caem? Vocês estão no caminho de matar gente, ceifar vidas. E serão vocês também os responsáveis. Bem estar, tranqüilidade, equilíbrio emocional e financeiro, tudo isso torna a vida dos que trabalham em terra e no ar melhor e a qualidade das atividades desenvolvidas na mesma proporção. Qual é a qualidade esperada na atividade aérea? Fácil, a máxima! A máxima! É esse o alvo. Atira-se mirando a mosca para se satisfazer com o alvo. Se mirarmos no alvo, podemos acertar a parede... Pensem nisso. Vocês lidam com gente.
Façam um trabalho direito, façam uma pesquisa de mercado com relação a salários e benefícios, segurem os melhores profissionais aqui na empresa, não dêem de graça armas para a concorrência. Isso já vem acontecendo com mecânicos, comissários, pilotos, gerentes, funcionários da administração, etc. Vocês estão cada vez mais sozinhos e afundando. Estão com a Galinha dos Ovos de Ouro nas mãos e estão deixando ela sem comida. A estão matando. Abram os olhos enquanto é tempo. Antes até que um acidente encerre de vez esta companhia.
Não assino por motivos óbvios. Não é covardia não, uma vez que guerra é guerra. Covarde são os senhores que estão na posição máxima da empresa e não têm culhões de assumir seus atos e ficam culpando quem saiu. Não me é conveniente deixar a empresa agora, tenho muito a fazer ainda. Quando chegar a hora, sairei plenamente documentado. Sugiro que todos façam mesmo. Quando da saída da empresa, busquem um advogado pois existe um mecanismo que se chama “Demissão Indireta”. Como a BRA descumpriu e descumpre vários itens do contrato de trabalho assinado por todos nós quando de nossa admissão e convenção coletiva, podemos demitir a empresa por estes motivos, sem perder nosso direito com relação à retirada de fundo de garantia (inclusive os 40%) e tudo mais. Recebemos exatamente as mesmas coisas que receberíamos no caso de uma demissão por parte da empresa. Senhores Walter e Humberto, vocês podem estar bem certos que em cada pessoa que cruzarem em vosso caminho dentro desta empresa, pode acreditar, ela estará dizeno na mente: “São minhas aquelas palavras”.
--------------------------------------------------------------------------------
Estão matando a Galinha dos Ovos de Ouro...
Estamos impressionados em testemunhar o suicídio deste organismo empresarial que durante muito tempo teve tudo para crescer, se tornar adulto, profissional e se impor no mercado. Talvez ele esteja contaminado com algum tipo de vírus que, de alguma maneira, está consumindo aos poucos suas forças e sua razão. É uma seção de autoflagelo. Aos poucos presenciamos o estripar de alguns órgãos internos e a falta de irrigação dos remanescentes, causando o mau funcionamento de todo sistema. Estamos morrendo lentamente. Falo da BRA! Somos nós os funcionários os órgãos doentes ou estripados. A parte insana deste organismo, a presidência. O vírus que se alojou aqui, conhecido por Maldomiro e essa cambada que chegou falando muito e fazendo pouco.
Contrariando todos os conceitos de administração moderna e eficaz, o Srs. Walter e Humberto, não só impressionam por esta incompetência administrativa mas também por sua grosseria, estupidez, desonestidade, pilantragem, falcatruas, ganância, falta de reconhecimento e gratidão, covardia e acima de tudo, ignorância e burrice. Não são palavras jogadas ao léu, não, justifico todas elas. Vejam e reflitam.
Comecemos por grosseria e estupidez. Quem convive ou já conviveu com estas escórias humanas sabem que os dois vivem a proferir palavras de baixo calão, chulas. Não sabem conversar de uma maneira descente e simpática. Talvez esse linguajar venha do tipo de ambiente que os dois estão acostumados a freqüentar. Com sabemos eles adoram contar a todos as programações que fazem em meio às prostitutas e as amantes que possuem.
Desonestidade, pilantragem e falcatruas também são marcas fortes destes desequilibrados mentais. Basta ver como são conhecidos no mercado: “Irmãos Metralha”... do Walt Disney, aqueles que três irmãos que roubavam bancos... Incluíram aqui o Sr. Hugo, injustamente ao nosso ver... Dentre os sócios das lojas de venda, grande parte diz ter sofrido golpes e levado tombos dos dois. São falta de repasse de lucro, falta de repasse de montante destinado a investimento nas lojas, deixam tudo por conta da outra parte, mudanças nas cláusulas contratuais unilateralmente de maneira imposta, usando para isso seu poder econômico e concorrência predatória na própria rede de venda para eliminar alguns deles, normalmente aqueles que mais trabalham e por isso mesmo os que criaram um mercado fiel, tendo também, mais lucro. Só eles querem ganhar, sempre. Já estamos entrando na área da ganância... Vamos continuar na desonestidade por enquanto. Há muito a dizer ainda...
Outro exemplo são os hotéis em fase de construção onde os gabaritos de altura das construções foram negligenciados. Foram construídos além daquilo que foi projetado e aprovado pelas prefeituras. Mas nisso eles dão um jeito, o pior deles: subornam, compram políticos e fiscais com propinas, coisas que infelizmente já estamos acostumados no Brasil. Quem leu o jornal onde havia uma reportagem sobre os Doleiros ilegais, onde foi pego cheques de nossa companhia? Pois é, mais um negócio ilícito de nossos patrões... Isso sem mencionar as gafes com a Receita Federal, os contrabandos, etc. Parece que eles só se interessam em agir dentro da lei quando há alguma maneira de reduzir nossos vencimentos ou pró-labore. Mas até mesmo aí são mal assessorados e deixam para trás um enorme passivo trabalhista e processos judiciários. É uma bola de neve que deve alcançá-los e atropelá-los. Lembram-se do salário por fora? Só mudou por inúmeras investidas do Ministério do Trabalho e multas aplicadas. E mesmo assim é fácil entrar n Justiça com os extratos bancários, provando que a BRA depositava em conta um valor e emitia outro valor no contra-cheque. Nesta época o Sr. Humberto dizia a todos, em alto e bom som, que “o certo seria no mês que a empresa desse lucro ele dividiria o bolo e no mês que desse prejuízo, dividiria os prejuízos”. Seria realmente ótimo, aliás de certa maneira é isso que a empresa GOL Linhas Aéreas Inteligentes faz, com o pagamento da Participação nos Resultados! (Está crescendo, é hora de mandar os Curriculums para lá). Pensem bem... Nestes poucos anos de vida a empresa saiu de um rombo no mercado de dez milhões de reais e nenhum avião para uma frota de dez aviões e um faturamento na primeira quinzena de janeiro de quinze milhões de reais e o grupo com vários hotéis, frota de ônibus e agora até uma agência de carros! Esta última deve ter sido montada com nosso dinheiro de horas extras e noturnas não pagas. Algum funcionário recebeu uma participação nestes resultados? Ao contrário, cortaram nossas horas extras, bixaram e diferenciaram nossos salários na mesma função (facílimo ganhar na justiça), demitiram pessoas que levantaram esta empresa. Soube de casos de funcionários que emitiram cheques próprios para pagar contas da BRA pois dois MB´s (“Malucos Beleza”, vê se pode estes apelidos...) não possuíam na época crédito na praça. Vi o Cmte. Magno, agora em uma empresa de verdade, montando tapumes, puxando fios de instalação elétrica e de telefone, pintando salas de escritório, em busca de um sonho que era de todos, ver a BRA crescer, e antes disso, ver a BRA voar! Nesta época estávamos no chão. Agora demitem o Cmte. Alonso... Um dos símbolos máximos da BRA... Aquele que pedia para a turma fazer das tripas coração... E a turma fazia em consideração e respeito a ELE e, claro, ao Sonho... Posso dizer e todos que o conheceram hão de concordar: ele era extremamente patronal, defendia a empresa com unhas e dentes, fazia com que todos trabalhassem em dobro, fizessem atividades que não nos cabia e recebessem um pouco a mais or isso. E nós fazíamos com sorriso na cara. O sonho também era nosso... Agora dizem que ele foi o responsável por esse estupro de nosso salário... COVARDES! Ele foi contra e acabou na rua. Ele foi contra muita coisa pra nos preservar e nos proteger... Já ouvi da boca dele que se “ele disse metade do que ele ouvia dos dois Metralha ele estaria afetando a segurança de vôo”. Acho que agora sabemos o que ele quis dizer... De certa forma também nós fizemos muitas irregularidades e ilegalidades em prol deste sonho de ver a BRA crescer e com isso crescermos juntos. Os tripulantes voaram regulamentados, sem direito a folgas, sem direito a passes (está na convenção coletiva, é Lei, temos direito a passe, portanto quem anda pagando passagem por aí, guardem os cartões para requerer o reembolso depois na justiça), sempre compactuamos com essa política de não reportar no livro da manutenção para não parar os aviões, tiramos férias mas continuamos trabalhando, etc, etc, etc. Nestas últimas linhas fica fácil identificar odos os adjetivos que mencionei sobre os MB´s mas principalmente dois: Ingratidão e Ganância... Quanta Ingratidão... Mas assim como “nós” colocamos a empresa onde ela está hoje “nós” podemos tirá-la. O processo já começou... E não é ação alguma nossa... É somente uma reação natural e esperada. Ação e Reação. Newton. Eles não devem conhecer...
Grandes administradores e empresários já foram até extremamente redundantes em afirmar que os maiores bens de qualquer organização empresarial são os funcionários. A “SouthWest” é famosa pois em suas prioridades operacionais, depois da segurança vem a satisfação do funcionário e em seguida a satisfação do cliente. Mas eles devem estar errados e a BRA certa. O Sr. Humberto é craque em destratar os dois seguimentos, funcionários e clientes. Soube que quiseram presentear os dois MB´s com o livro “NUTS” que fala justamente da “SouthWest”, mas eles disseram que não lêem coisa alguma... Não me surpreendeu... Ignorância crônica. Continuando nesta linha do destrato dos funcionários e passageiros, fiquei sabendo que quando o Sr. Humberto está a bordo das aeronaves, ele come a comida dos tripulantes, discute com os passageiros, desaloja o cliente de seu assento dizendo que ele é o dono da empresa e que ele escolhe primeiro onde vai sentar, suspende o serviço dizendo que os passageiros já comeram e beberam demais... Éum Sovina! (Vou traduzir para que eles entendam: Pão Duro).
No cômputo geral dos custos de uma empresa aérea, a folha de pagamento responde por cerca de 6% e o combustível por cerca de 52%. Pergunta difícil agora: Quem vocês acham que pode economizar combustível durante uma etapa de vôo? Veja bem, eu não perguntei quem pode gastar mais combustível e sim economizar! Não são Burros? Desprovidos de Inteligência? Ignorantes? Ou talvez ainda, Insanos! Essa economia vem de pequenas decisões durante o vôo que fazem a diferença no final. Nem sempre se pode tomá-las mas agora nunca as serão! Vamos gastar! Para que economizar? Mexeram no nosso bolso. Olho por olho! Se Gasta então o que está previsto, sem economia. Eles acham que economizaram 20% ou 25% da folha de pagamento (1,0% a 1,5% do custo operacional da empresa) e passaram a queimar 5% a 10% a mais de combustível (2,5% a 5% do custo operacional da empresa). Grande negócio! Santa Ignorância. E vejam que isso é só no combustível... Imaginem todos setores da empresa. As pessoas perderam qualquer iniciativa de ajudar estacorja.
Na BRA sempre faltou muita coisa mas sempre houve solidariedade, compromissos e, claro, compensações financeiras e assim ela cresceu com espírito de grupo e de equipe. Com esses desmandos e atitudes esdrúxulas, eles conseguiram criar também uma equipe, mas contra eles. Conseguiram unanimidade dentre os que se relacionam com eles, ou seja, todos contra. Vejo que cada um de nós vibra com as inspeções do DAC, do Ministério Público do Trabalho, dos Sindicatos, e posso até prever que estas inspeções devem aumentar. E isso não era assim até estes desmandos e demissões. “Vocês estão atirando no próprio pé. Se o sonho não for de todos não será de poucos”. Trabalho de equipe! Contra!
Já ouvi muitos dizerem: “Estes dois estão precisando de um AVC (traduzindo: Derrame), um infarto ou um seqüestro. Não para morrer ou se aleijar, mas para refletir sobre a vida. Precisam se tornar mais Gente”. Gente, vida! Será que eles não refletiram sobre isso ainda. São vidas que estão dentro de seus aviões... Gente... Vocês acham que aviões não caem? Vocês estão no caminho de matar gente, ceifar vidas. E serão vocês também os responsáveis. Bem estar, tranqüilidade, equilíbrio emocional e financeiro, tudo isso torna a vida dos que trabalham em terra e no ar melhor e a qualidade das atividades desenvolvidas na mesma proporção. Qual é a qualidade esperada na atividade aérea? Fácil, a máxima! A máxima! É esse o alvo. Atira-se mirando a mosca para se satisfazer com o alvo. Se mirarmos no alvo, podemos acertar a parede... Pensem nisso. Vocês lidam com gente.
Façam um trabalho direito, façam uma pesquisa de mercado com relação a salários e benefícios, segurem os melhores profissionais aqui na empresa, não dêem de graça armas para a concorrência. Isso já vem acontecendo com mecânicos, comissários, pilotos, gerentes, funcionários da administração, etc. Vocês estão cada vez mais sozinhos e afundando. Estão com a Galinha dos Ovos de Ouro nas mãos e estão deixando ela sem comida. A estão matando. Abram os olhos enquanto é tempo. Antes até que um acidente encerre de vez esta companhia.
Não assino por motivos óbvios. Não é covardia não, uma vez que guerra é guerra. Covarde são os senhores que estão na posição máxima da empresa e não têm culhões de assumir seus atos e ficam culpando quem saiu. Não me é conveniente deixar a empresa agora, tenho muito a fazer ainda. Quando chegar a hora, sairei plenamente documentado. Sugiro que todos façam mesmo. Quando da saída da empresa, busquem um advogado pois existe um mecanismo que se chama “Demissão Indireta”. Como a BRA descumpriu e descumpre vários itens do contrato de trabalho assinado por todos nós quando de nossa admissão e convenção coletiva, podemos demitir a empresa por estes motivos, sem perder nosso direito com relação à retirada de fundo de garantia (inclusive os 40%) e tudo mais. Recebemos exatamente as mesmas coisas que receberíamos no caso de uma demissão por parte da empresa. Senhores Walter e Humberto, vocês podem estar bem certos que em cada pessoa que cruzarem em vosso caminho dentro desta empresa, pode acreditar, ela estará dizeno na mente: “São minhas aquelas palavras”.
--------------------------------------------------------------------------------
Canhedo versão 2 em dose dupla?
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Em um país sério pessoas como o tal Canhedo e sua prole, aqueles que afundaram a Varig e essa corja da BRA já estariam atrás das grades e teriam seus bens confiscados para pagamento de dívidas. Mas...
Um abraço do gordo!!!!
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
Parece algo que vi relacionado com a ATA.
Certas empresas comecaram com muito potencial e depois foram desvirtuadas.
Sobre a BRA, a unica ressalva que posso dizer seria de que ela, enquanto voava nao regular foi mais "user friendly" falando em relacao aos funcionarios.
Quando se tranformou em empresa regular(por obrigacao/pressao DAC) parece que a coisa interna tomou um rumo nao desejado.
Certas empresas comecaram com muito potencial e depois foram desvirtuadas.
Sobre a BRA, a unica ressalva que posso dizer seria de que ela, enquanto voava nao regular foi mais "user friendly" falando em relacao aos funcionarios.
Quando se tranformou em empresa regular(por obrigacao/pressao DAC) parece que a coisa interna tomou um rumo nao desejado.
Mesmo nos EUA, existem "artistas" e outros dirigentes sem escrupulos no meio da aviacao comercial.
Nos anos 80 havia um homem pelo sobrenome de Lorenzo que literalmente matou a Eastern airlines, no meio de muitas acoes questionaveis legalmente.
Certo Sr pelo nome de Icahn, levou a TWA na mesma epoca para sua condicao pre sepultura(abusando dos direitos dos funcionarios e outras iniciativas questionaveis) que facilitou a sua absorcao pela AA, efetivamente matando ela de vez.
Nenhum deles acabou preso ou atras das grades. Nao acontece la fora. Nao vamos nos iludir. No maximo, enfrentem processos no meio civil e nao criminoso.
Nos anos 80 havia um homem pelo sobrenome de Lorenzo que literalmente matou a Eastern airlines, no meio de muitas acoes questionaveis legalmente.
Certo Sr pelo nome de Icahn, levou a TWA na mesma epoca para sua condicao pre sepultura(abusando dos direitos dos funcionarios e outras iniciativas questionaveis) que facilitou a sua absorcao pela AA, efetivamente matando ela de vez.
Nenhum deles acabou preso ou atras das grades. Nao acontece la fora. Nao vamos nos iludir. No maximo, enfrentem processos no meio civil e nao criminoso.
Editado pela última vez por B767 em Dom Mar 05, 2006 18:09, em um total de 1 vez.
E a greve não sai?????
Escutei na afa que as próximas vitimas (pilotos) , terao que pagar o curso!!!!! Simulador na Varig , e toda aquela palhaçada que já conhecemos bem.
Obrigar os Pilotos a bancar o valor ou assumir um compromisso em relacao ao treinamento inicial do simulador ja faz parte da pratica de varias empresas aereas no exterior.
Por exemplo - a Singapore Airlines exige que o novo Piloto adianta na faixa de U$20mil, e depois de certo tempo a devolucao desse valor acaba sendo efetuada.
A excecao que eu saiba seria quando a Singapore Airlines manda um convite especifico para um piloto. Nesse caso eles(a empresa) banca tudo.
Por exemplo - a Singapore Airlines exige que o novo Piloto adianta na faixa de U$20mil, e depois de certo tempo a devolucao desse valor acaba sendo efetuada.
A excecao que eu saiba seria quando a Singapore Airlines manda um convite especifico para um piloto. Nesse caso eles(a empresa) banca tudo.
Em aditamento, vejam esse link(em ingles) para averiguar a iniciativa que empresas como a COMAIR estabeleceram com certas escolas e recrutamento e pagamento de custos.
Parece injusto, mas creio que o tempo das vacas gordas ja se foi.
http://www.jet-jobs.com/articles/payartl.html
Parece injusto, mas creio que o tempo das vacas gordas ja se foi.
http://www.jet-jobs.com/articles/payartl.html
Recebi isso por e-mail e acho pertinente ao momento. O texto é longo mas vale bem uma lida.
http://www.ucho.info/Tribuna/tribuna_soletur.html
http://www.ucho.info/Tribuna/tribuna_soletur.html
-
- PC
- Mensagens: 186
- Registrado em: Qua Dez 22, 2004 17:33
No caso da SIA não seria exatamente isso. Na verdade existe o que eles chamam de Bank Guarantee. Se o piloto selecionado não possuir a carteira do avião que ele for designado, além de 1000h de vôo nesse equipamento, o candidato deverá fazer um depósito num dos bancos designados pela companhia, para cobrir parte do investimento na sua formação, que é, segundo a empresa, superior a esse montante, pelo período que durar o contrato, algo em torno de 5 anos e 8 meses. Se o contrato for descumprido, por exemplo, o piloto abandonar a empresa para voar numa outra companhia antes do fim do período estabelecido entre as partes, a SIA terá o direito de sacar o valor depositado. Porém, no final, o piloto recebe o valor de volta, além de 10k Singdollar por cada ano de contrato cumprido. A isenção da garantia bancária só ocorre no caso do piloto possuir a habilitação da aeronave e a experiência requerida pela companhia, geralmente, para DEC (comandantes) 1000h como PIC. Os valores giram em torno de US$35k para o 747 e US$30K para o 777.B767 escreveu:Obrigar os Pilotos a bancar o valor ou assumir um compromisso em relacao ao treinamento inicial do simulador ja faz parte da pratica de varias empresas aereas no exterior.
Por exemplo - a Singapore Airlines exige que o novo Piloto adianta na faixa de U$20mil, e depois de certo tempo a devolucao desse valor acaba sendo efetuada.
A excecao que eu saiba seria quando a Singapore Airlines manda um convite especifico para um piloto. Nesse caso eles(a empresa) banca tudo.
É uma forma da companhia se proteger para evitar a evasão de pilotos, condição que ocorreu com freqüência no passado.
Na China Airlines o procedimento era um pouco diferente. Como ja tinha a carteira do 738, eu nao tinha nenhum tipo de multa se saisse antes, nao gastaram com curso. Agora que mudei para o B744 tive que assinar um contrato de 3 anos, se sair antes pago multa de 20 mil US$(diminui com o passar do tempo). Mas dizem (nao vi nada oficial) que os pilotos que entram agora na CAL devem fazer um deposito de 15 mil US$, que seriam devolvidos no fim dos 3 anos.(digo de novo! Boato!!Nada oficial)
A movimentacao de pilotos nessas empresas como a CAL, a SIA, EVA, etc (com muitos expatriados) e muito grande, por isso elas tentam se proteger. Nao sei se e o caso da BRA!!
Abraco,
Tupolev
A movimentacao de pilotos nessas empresas como a CAL, a SIA, EVA, etc (com muitos expatriados) e muito grande, por isso elas tentam se proteger. Nao sei se e o caso da BRA!!
Abraco,
Tupolev
Denuncia contra o piloto-chefe de operações:
Respeitável público!
Gostaria de apresentar a vocês, que já conhecem o palhaço Krusty, mais um membro deste circo: o palhaço-anão Ilário.
O palhaço Ilário vem merecendo destaque no ridículo e bagunçado mundo da BRA.
Olha, conheço-o há muito e muito tempo, de outros carnavais e gostaria de contar alguns fatos. Se não forem novidades são, ao menos, interessantes....
O palhaço Ilário, segundo me consta, tem estado muito feliz com seu cargo atual na empresa. Alías, deve estar extremamente orgulhoso de si mesmo. Após ter sido "enxotado" do cargo de piloto-chefe, volta agora com poder máximo para demonstrar ao grupo toda sua genialidade, sapiência e "indignação" aos atos cometidos pela gerência anterior!! Isto mesmo, encontra-se extremamente indignado. Vamos aos fatos.
Nas reuniões realizadas, Ilário se mostrou solidário ao Sr. Humberto Folegati no que diz respeito a salário. Falou em alto e bom som que ele já há muito tempo achava que o salário estava errado(porque não devolveu o dinheiro então?), uma vez que ele foi chamado pelo Cmte. Alonso e Cmte. Cancherini na época para fazer o programa de pagamento do salário variável (aliás, oh programinha fajuto!)! Falou que os comandantes Alonso e Cancherini engaram o pobre do Humberto! Acreditam nisso? Como um palhaço pode falar assim de dois comandantes? Aliás, como é que um palhaço desses pode falar alguma coisa assim relativa a essas duas pessoas? Que palhaçada.... Todos nós conhecemos os três.... Hilário, nao?
Você sabia que, em 2001 quando quebrou o 707 da Skymaster em Guarulhos, o palhaço Ilário foi apontado pelo DAC como o responsável direto pelo acidente? Você sabia que, na época, ele já era conhecido por não respeitar o manual do avião, não tomar conhecimento de M.E.L. e decolar a qualquer custo, indiferente à condição de vôo da aeronave?? Um verdadeiro peladeiro! Você sabia que, na época, o Cel. Alonso (isso mesmo!) foi o responsável por livrar a barra do nosso palhaço, que iria perder as carteiras todas, convencendo o DAC de que Ilário era inocente? Não satisfeito ainda o trouxe para a BRA? O mesmo Alonso que está agora sendo apunhalado pelo palhaço Ilário! Pergunta 1: Será que o DAC não estava com a razao? Pergunta 2: Alguém acha que o palhaço Ilário mudou, aprendeu a lição? Pergunta 3: você não acha que o Alonso se arrependeu? Pergunta 4: Como ele ainda tem coragem de obrigar hoje em dia seus pilotos a decolarem com avião sem condições???Hilário, nao?
Em relação à fidelidade entre os dois palhaços, você sabia que o palhaço Ilário foi um dos responsáveis por vocês não terem mais passe? Isso mesmo! Que ele, enquanto piloto-chefe, brigou arduamente para tirar o passe de todos? Você sabia que ele fez isso apesar de ter sido usuário ferrenho de passes por muitos anos, na época em que morava no nordeste e voava em Campinas? Agora ele já não precisa mais de passe, logo ninguém mais deve precisar. Hilário não?
Falando em Campinas, você sabia que o palhaço Ilário não aceitava voar de manhã cedo por não ter ônibus de Campinas nesse horário? Acredita nisso? Você alguma vez já se negou a fazer algum vôo porque o seu ônibus urbano ou metrô não funcionam naquele horário e você é pão-duro demais para tirar o carro da garagem? O mesmo palhaço que fala para todo mundo que a escala estava toda cheia de armações antes de ele ser chefe, tinha um acordo verbal de não voar muito cedo! Aliás, lembre-se de todas as vezes que seu despertador tocou as 3 horas da manhã para você fazer um Caldas Novas bate-e-volta ou um traslado de Guarulhos para Congonhas . Nessa hora, o palhaço estava em casa dormindo, porque sua escala dependia da Capriolli. E com isso, acabava voando só a tarde, fazendo os vôos bons para o Nordeste à noite, ganhando bem mais que você, que sempre acorda de madrugada....Quem é o palhaço agora? Hilário, não?
Falando em escala, você sabia que ele praticamente não atende telefone de noite e de madrugada? Usa sempre a mesma desculpa: que o filho estava "pendurado na Internet" a noite toda. E, se algo acontece e o escalador consegue falar com ele, nunca aceita ser acionado para voar cedo, alegando que está tomando cerveja. Aliás, vocês que estão na rota, será que adianta ligar para ele se você estiver em apuros? Primeiro que ele não entende nada do avião, segundo que ele não entende nada de RBHA, terceiro que o M.E.L ele acha que é para passar no pão com manteiga e quarto que, provavelmente, a linha estará "ocupada".
Você lembra, de quando ele era piloto-chefe, do que aconteceu com um comandante amigo de vocês lá em Natal? Ele ligou para São Paulo porque não tinham vaga no hotel para a tripulação e o Ilário autorizou-o a pagar do bolso outro hotel para a tripulação... Quando o comandante chegou com a nota na BRA para receber o dinheiro, o covarde do palhaço Ilário mentiu, negou até a morte que tinha autorizado o pagamento do hotel! Ainda deu risada, dizendo que ele não autorizava nada... Debochou, saiu pela tangente, deixou o prejuízo na mão do pobre comandante... Hilário, não?
Você sabia que, quando estava voando em Portugal em 2003, a mulher do palhaço Ilário ficou doente e ele pediu para o Alonso trazê-lo de volta ao Brasil? E que isso foi feito, com muito custo pelo Alonso? E que agora, recentemente, o pai de um co-piloto da empresa foi parar na UTI e esse, ao pedir folga para ir ver o pai no hospital, teve seu pedido negado pelo palhaço que, com seu tradicional ar sarcástico, perguntou quem iria voar se toda vez que algum membro da família adoecer, a escala tiver que ser alterada? Hilário, não?
Falando em Portugal, você acredita que o palhaço Ilário, no ano passado, mandou seu currículo para várias empresas, tanto dentro como fora do Brasil e só não foi porque não foi chamado? Você sabia? Será que o Humberto e o Walter sabiam? Será que o Alonso, o Garó e o Medina sabiam? Aliás, como ele fala até hoje, todos devem avisar a chefia quando estiverem mandando seu currículos para outras empresas, para que a BRA possa se programar! Façam o que eu falo, mas não façam o que eu faço! Hilário, não? O Comandante Sacchi que o diga....
Essa você sabia: o palhaço Ilário não consegue construir uma frase sequer sem a palavra #####.
Ele é, na verdade, mais uma marionete do Maldomiro, que é quem realmente manda e administra a BRA. O Evaristo (que logo será substituído pelo Ilário), pensa que manda, que tem moral, mas não manda nada. O Maldomiro é quem define salários, benefícios, tudo, tanto do setor dele, quanto dos outros setores (que também são dele só que ninguém fala). Aliás, o Maldomiro manda mais do que o Walter e mais do que o Humberto até. Manda muito. E, enquanto ele "genialmente" adminstra a bagunça toda, traça as estratégias do circo, a BRA sufoca enquanto a Gol e a TAM disparam. Coincidência? Ou será que a Gol e Maldomiro tem esquema..... Deixa pra lá, esse papo está rolando forte na Gol mas é o assunto pra outro email....
A vocês que ainda estão na BRA, pensem, reflitam. Seu novo representante, o palhaço Ilário, é contra tudo o que vocês podem querer como tripulantes: segurança, reconhecimento,respeito, salário, benefícios, relação inter-pessoal. Vocês estão sozinhos.Aqui fora, muitas empresas estão contratando. Experimentem trabalhar em uma empresa aérea de verdade um dia. Garanto a vocês que é uma experiência gratificante. Ainda mais para vocês que estão acostumados ao aeroclube/circo chamado BRA. Mas muito cuidado, pois poucas coisas são mais perigosas do que um palhaço que pensa que é Deus.
Gostaria de apresentar a vocês, que já conhecem o palhaço Krusty, mais um membro deste circo: o palhaço-anão Ilário.
O palhaço Ilário vem merecendo destaque no ridículo e bagunçado mundo da BRA.
Olha, conheço-o há muito e muito tempo, de outros carnavais e gostaria de contar alguns fatos. Se não forem novidades são, ao menos, interessantes....
O palhaço Ilário, segundo me consta, tem estado muito feliz com seu cargo atual na empresa. Alías, deve estar extremamente orgulhoso de si mesmo. Após ter sido "enxotado" do cargo de piloto-chefe, volta agora com poder máximo para demonstrar ao grupo toda sua genialidade, sapiência e "indignação" aos atos cometidos pela gerência anterior!! Isto mesmo, encontra-se extremamente indignado. Vamos aos fatos.
Nas reuniões realizadas, Ilário se mostrou solidário ao Sr. Humberto Folegati no que diz respeito a salário. Falou em alto e bom som que ele já há muito tempo achava que o salário estava errado(porque não devolveu o dinheiro então?), uma vez que ele foi chamado pelo Cmte. Alonso e Cmte. Cancherini na época para fazer o programa de pagamento do salário variável (aliás, oh programinha fajuto!)! Falou que os comandantes Alonso e Cancherini engaram o pobre do Humberto! Acreditam nisso? Como um palhaço pode falar assim de dois comandantes? Aliás, como é que um palhaço desses pode falar alguma coisa assim relativa a essas duas pessoas? Que palhaçada.... Todos nós conhecemos os três.... Hilário, nao?
Você sabia que, em 2001 quando quebrou o 707 da Skymaster em Guarulhos, o palhaço Ilário foi apontado pelo DAC como o responsável direto pelo acidente? Você sabia que, na época, ele já era conhecido por não respeitar o manual do avião, não tomar conhecimento de M.E.L. e decolar a qualquer custo, indiferente à condição de vôo da aeronave?? Um verdadeiro peladeiro! Você sabia que, na época, o Cel. Alonso (isso mesmo!) foi o responsável por livrar a barra do nosso palhaço, que iria perder as carteiras todas, convencendo o DAC de que Ilário era inocente? Não satisfeito ainda o trouxe para a BRA? O mesmo Alonso que está agora sendo apunhalado pelo palhaço Ilário! Pergunta 1: Será que o DAC não estava com a razao? Pergunta 2: Alguém acha que o palhaço Ilário mudou, aprendeu a lição? Pergunta 3: você não acha que o Alonso se arrependeu? Pergunta 4: Como ele ainda tem coragem de obrigar hoje em dia seus pilotos a decolarem com avião sem condições???Hilário, nao?
Em relação à fidelidade entre os dois palhaços, você sabia que o palhaço Ilário foi um dos responsáveis por vocês não terem mais passe? Isso mesmo! Que ele, enquanto piloto-chefe, brigou arduamente para tirar o passe de todos? Você sabia que ele fez isso apesar de ter sido usuário ferrenho de passes por muitos anos, na época em que morava no nordeste e voava em Campinas? Agora ele já não precisa mais de passe, logo ninguém mais deve precisar. Hilário não?
Falando em Campinas, você sabia que o palhaço Ilário não aceitava voar de manhã cedo por não ter ônibus de Campinas nesse horário? Acredita nisso? Você alguma vez já se negou a fazer algum vôo porque o seu ônibus urbano ou metrô não funcionam naquele horário e você é pão-duro demais para tirar o carro da garagem? O mesmo palhaço que fala para todo mundo que a escala estava toda cheia de armações antes de ele ser chefe, tinha um acordo verbal de não voar muito cedo! Aliás, lembre-se de todas as vezes que seu despertador tocou as 3 horas da manhã para você fazer um Caldas Novas bate-e-volta ou um traslado de Guarulhos para Congonhas . Nessa hora, o palhaço estava em casa dormindo, porque sua escala dependia da Capriolli. E com isso, acabava voando só a tarde, fazendo os vôos bons para o Nordeste à noite, ganhando bem mais que você, que sempre acorda de madrugada....Quem é o palhaço agora? Hilário, não?
Falando em escala, você sabia que ele praticamente não atende telefone de noite e de madrugada? Usa sempre a mesma desculpa: que o filho estava "pendurado na Internet" a noite toda. E, se algo acontece e o escalador consegue falar com ele, nunca aceita ser acionado para voar cedo, alegando que está tomando cerveja. Aliás, vocês que estão na rota, será que adianta ligar para ele se você estiver em apuros? Primeiro que ele não entende nada do avião, segundo que ele não entende nada de RBHA, terceiro que o M.E.L ele acha que é para passar no pão com manteiga e quarto que, provavelmente, a linha estará "ocupada".
Você lembra, de quando ele era piloto-chefe, do que aconteceu com um comandante amigo de vocês lá em Natal? Ele ligou para São Paulo porque não tinham vaga no hotel para a tripulação e o Ilário autorizou-o a pagar do bolso outro hotel para a tripulação... Quando o comandante chegou com a nota na BRA para receber o dinheiro, o covarde do palhaço Ilário mentiu, negou até a morte que tinha autorizado o pagamento do hotel! Ainda deu risada, dizendo que ele não autorizava nada... Debochou, saiu pela tangente, deixou o prejuízo na mão do pobre comandante... Hilário, não?
Você sabia que, quando estava voando em Portugal em 2003, a mulher do palhaço Ilário ficou doente e ele pediu para o Alonso trazê-lo de volta ao Brasil? E que isso foi feito, com muito custo pelo Alonso? E que agora, recentemente, o pai de um co-piloto da empresa foi parar na UTI e esse, ao pedir folga para ir ver o pai no hospital, teve seu pedido negado pelo palhaço que, com seu tradicional ar sarcástico, perguntou quem iria voar se toda vez que algum membro da família adoecer, a escala tiver que ser alterada? Hilário, não?
Falando em Portugal, você acredita que o palhaço Ilário, no ano passado, mandou seu currículo para várias empresas, tanto dentro como fora do Brasil e só não foi porque não foi chamado? Você sabia? Será que o Humberto e o Walter sabiam? Será que o Alonso, o Garó e o Medina sabiam? Aliás, como ele fala até hoje, todos devem avisar a chefia quando estiverem mandando seu currículos para outras empresas, para que a BRA possa se programar! Façam o que eu falo, mas não façam o que eu faço! Hilário, não? O Comandante Sacchi que o diga....
Essa você sabia: o palhaço Ilário não consegue construir uma frase sequer sem a palavra #####.
Ele é, na verdade, mais uma marionete do Maldomiro, que é quem realmente manda e administra a BRA. O Evaristo (que logo será substituído pelo Ilário), pensa que manda, que tem moral, mas não manda nada. O Maldomiro é quem define salários, benefícios, tudo, tanto do setor dele, quanto dos outros setores (que também são dele só que ninguém fala). Aliás, o Maldomiro manda mais do que o Walter e mais do que o Humberto até. Manda muito. E, enquanto ele "genialmente" adminstra a bagunça toda, traça as estratégias do circo, a BRA sufoca enquanto a Gol e a TAM disparam. Coincidência? Ou será que a Gol e Maldomiro tem esquema..... Deixa pra lá, esse papo está rolando forte na Gol mas é o assunto pra outro email....
A vocês que ainda estão na BRA, pensem, reflitam. Seu novo representante, o palhaço Ilário, é contra tudo o que vocês podem querer como tripulantes: segurança, reconhecimento,respeito, salário, benefícios, relação inter-pessoal. Vocês estão sozinhos.Aqui fora, muitas empresas estão contratando. Experimentem trabalhar em uma empresa aérea de verdade um dia. Garanto a vocês que é uma experiência gratificante. Ainda mais para vocês que estão acostumados ao aeroclube/circo chamado BRA. Mas muito cuidado, pois poucas coisas são mais perigosas do que um palhaço que pensa que é Deus.
De fato, o artigo sobre a BRA é longo mais vale mesmo a pena ser lido!
A gente nem imagina estas coisas quando vemos propagandas e artigos como por exemplo o da Revista Flap, dizendo que o faturamento em 2005 foi de R$ 450 milhões de reais, e de que agora estão interessados em adquirir quatro unidades do Boeing 757-200 para vôos de longa distância e dobrar a sua frota até 2007 e atingir faturamento de até R$ 1 bilhão de reais e bla bla bla bla bla bla....
Abraços
Cherokee 180
A gente nem imagina estas coisas quando vemos propagandas e artigos como por exemplo o da Revista Flap, dizendo que o faturamento em 2005 foi de R$ 450 milhões de reais, e de que agora estão interessados em adquirir quatro unidades do Boeing 757-200 para vôos de longa distância e dobrar a sua frota até 2007 e atingir faturamento de até R$ 1 bilhão de reais e bla bla bla bla bla bla....

Abraços
Cherokee 180