Brasileiro é destaque na aviação americana

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
BrazPilot
PC
PC

Mensagem por BrazPilot »

Mais um colega na terra do Tio Sam...

http://www.asasbrasil.com.br/noticia.php?id=00007876

No dia 8 de junho o vôo da empresa United Express que saiu de White Plains com destino a Dullas em Washington DC e tendo como co-piloto o brasileiro César da Silva, teve problemas no pouso. Um dos três trens de pouso do avião modelo Saab 340, com capacidade para 30 pessoas não funcionou e as tentativas de solucionar o problema no ar não deram certo. Graças à habilidade dos comandantes, o pouso foi forçado mas ninguém saiu ferido. Técnicos que examinaram a caixa preta do avião disseram que todo o procedimento utilizado pelo piloto e co-piloto foram corretos e que a experiência seria usada no treinamento de pilotos.As semelhanças da trajetória de vida de César com o mineiro Phillipe Patrício, que foi capa de jornais por ser preso por pilotar um avião sem licença são muitas. Ambos moram em Bethel, dividiam a paixão pela aviação e trabalharam com mecânica. Mas, enquanto Patrício se afastou de seu sonho na aviação ao infringir a lei supostamente roubando um avião do aeroporto de Danbury e pilotando sem autorização no dia 22 de junho, César receberá homenagem da empresa por ter auxiliado no pouso do avião que passava por problemas técnicos.César da Silva natural de Recife, 33 anos, começou seu sonho americano em 1997, passando pelas dificuldades iniciais de ser imigrante, tendo que recomeçar a vida em um país diferente. Sem falar inglês e precisando sustentar-se, ele chegou a ter três trabalhos e muitas vezes a saudade e a solidão o fizeram pensar em desistir e voltar ao Brasil. Filho de pai mecânico, aprendeu o trabalho cedo, mas confessa que desde pequeno o seu maior sonho era ser piloto de avião, desejo que se realizaria anos depois nos Estados Unidos.Aos vinte e seis anos recebeu um convite de um amigo para morar nos Estados Unidos. O amigo insistiu dizendo que o país oferecia mais oportunidades de emprego e renda e ele decidiu partir. Inicialmente morou em New Milford e trabalhou em tudo que aparecia. “Trabalhava no Car Wash , Macdonalds e limpava um banco à noite”. Ele conta que esse período foi muito difícil e que não imaginava que num domingo ao ir com um amigo numa festa na boate Tuxedo iria conhecer a mulher com quem se casaria e que seria a grande incentivadora da sua carreira.A americana Dawn Hickey estava na boate e ficou muito chateada quando César acidentalmente lhe deu uma cotovelada. Mas, ali começaria a história da união entre a famílias Hickey e da Silva. Nesta época ele já estava morando em Bethel e começou a trabalhar como mecânico da Jipe em Danbury, onde permaneceu por 1 ano, quando então foi trabalhar como designer de jóias. Mas, a cada dia ficava mais forte o desejo de ser piloto. E quando sua mulher já com o primeiro filho do casal nos braços, Lian Joseph da Silva, hoje com sete anos, lhe disse: “Vai, corre atrás do seu sonho”, ele não pensou duas vezes.

Primeiro passo

O pernambucano conta que o primeiro passo que deu foi pegar as páginas amarelas e procurar telefones do aeroporto de Danbury. “Liguei e me ofereci para trabalhar lá de qualquer coisa, pois sabia que assim ficaria mais próximo de realizar meu sonho”. Ele disse que quando perguntaram o que ele sabia fazer, falou que tinha habilidades com mecânica e começou a consertar aviões para a escola North American Aviation em Danbury, sob a direção de Dan Farrell. César explica que o próximo passo era começar a fazer as aulas de vôo.

César disse que as aulas de vôo eram caras e que 1 hora chegava a custar cerca de 0.00. Por isso, fez um trato com o professor: “Trabalho de graça em troca das aulas, fazendo até a jardinagem de sua casa”, Em 2000 começou a fazer aulas de introdução na aviação e a somar horas de vôo. “Para pilotar um avião privado tinha que ter no mínimo 60 horas de vôo”, destaca. Ele conta que trabalhava fazendo de tudo na escola, consertava aviões, limpava e que custeou só as horas para obter a licença para pilotar aviões privados, pois as 250 horas exigidas para obter a licença para pilotar aviões comerciais lhe saiu praticamente de graça. Em 2002 se tornou professor e começou a fazer vôos particulares.

Em agosto do ano passado um amigo lhe informou que a United Express estava contratando pilotos, e ele enviou seu curriculum, sendo chamado para concorrer a uma vaga com 10 candidatos. Ele conta que passou por teste no simulador, instrumentos e foi aprovado em 9 de setembro do ano passado, quando começou a fazer o treinamento para pegar a licença da empresa. As primeiras 25 horas de vôo foram avaliadas até que recebeu a licença de co-piloto da United Express, empresa aérea americana com mais de 70 anos que oferece cerca de dois mil vôos regulares por dia para mais de 150 destinos nos EUA e Canadá.

César começou a fazer vôos regulares na Costa Leste, como co-piloto de avião modelo Saab 340, com capacidade para 30 pessoas e 3 tripulantes. Ele revela que seus planos é conseguir licença no final do ano de capitão e começar a pilotar aviões modelo EMB 170 ou 145, o primeiro com capacidade para 70 passageiros e o segundo 50.“Passei os últimos cinco anos estudando e financeiramente minha vida ainda não está estruturada, mas no final do ano farei o treinamento para capitão e o meu sonho estará completamente realizado”, revela.

O piloto disse que seus sogros o admiram porque em menos de oito anos conseguiu recomeçar a vida em outro país e aprender uma nova profissão, o que muitos americanos que nasceram aqui não conseguem. “ Para mim o imigrante vem programado para vencer, muitos americanos têm todas as ferramentas e não conseguem chegar onde estou. Este é o país da oportunidade e todo mundo pode realizar seus sonhos com dedicação e estudo”, afirma.

Ele aconselha as pessoas que desejam viver nos Estados Unidos a investir em educação. “Trabalhei duro, não tinha tempo para mim, mas valeu a pena. O segredo é investir na educação aprendendo uma profissão nova, porque este é um investimento a longo prazo, que no futuro colheremos os frutos”, aconselha. E revela o que, segundo ele, seria a frase da sua vida: “Para tudo tem o primeiro passo. Depois do primeiro passo já estamos mais perto de realizar os nossos sonhos”, conclui.

Por: Liliane Pólvora

Provavelmente ele deve estar voando os E-145 ou E-170 da Shuttle America/Republic (United Express) já que não operam mais os Saab 340.
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

Bela história!

E deixa eu te perguntar:

Vc tem idéia de quantos brasileiros aproximadamente trabalham nas cias americanas?

Grande abraço!!
Leonardo Vasconcelos- SBBR
BrazPilot
PC
PC

Mensagem por BrazPilot »

RockboyDF escreveu:Bela história!

E deixa eu te perguntar:

Vc tem idéia de quantos brasileiros aproximadamente trabalham nas cias americanas?

Grande abraço!!
Nem idéia Rockboy, mas tem vários exercendo a profissão por aqui.
Eu conheco: 1 CMTE 767/757 da UPS, 1 COP 747 da Atlas, mais 3 COP e 1 CMTE de ERJ-145 da American Eagle, 1 COP ERJ-145 da Continental Express (e ele conhece mais uns 4 de lá), 1 COP de B-1900 da US Airways Express (Colgan Air). Sei que tem 1 COP de 737 na US Airways, 1 CMTE de 717 na Air Tran, 1 CMTE de 767 da American Airlines e com certeza tem muito mais espalhado por ai a exemplo do rapaz da reportagem acima. Na executiva tem muitos tambem. Conheço 1 CMTE e um COP de Citation X (grande amigão meu), 1 CMTE de Falcon, 1 CMTE de Hawker e mais alguns. INVA então, têm uma galera.
Estamos de pouco em pouco tomando conta dos céus :D
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Comovente como pessoas conseguem seus objetivos na base do trabalho, esforço, luta e abnegação!
Exemplo! :wink:
Irineu
BrazPilot
PC
PC

Mensagem por BrazPilot »

727-200 escreveu:Comovente como pessoas conseguem seus objetivos na base do trabalho, esforço, luta e abnegação!
Exemplo! :wink:
Irineu
Justamente! E o melhor: não precisou de padrinho ou QI para virar piloto de linha aérea.
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

BrazPilot;

Legal saber que tem tanta gente...achei que fossem bem menos...

Uma grande prova da competência de todos vocês; parabéns! :lol:

Abraços!
Leonardo Vasconcelos- SBBR
RONALDO PEREIRA

BRASILEIROS NOS EUA.

Mensagem por RONALDO PEREIRA »

Ha tambem um brasileiro chamado Tiburcio que estava dando instrucao no aeroclube de Fitchburg, Massachusetts. Agora trabalha como piloto na CapeAir (Florida no inverno e Massachusetts no verao).
Em Massachusetts ha cerca de 3 trabalhando como instrutores em aeroclubes.
jambock
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por jambock »

Meus prezados:
Belo exemplo de um indivíduo absolutamente centrado, com meta definida de vida e capaz de concentrar seus esforços, sem desvio ou esmorecimento, em busca de um ideal. Que sirva de inspiração para muitos!
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambock@brturbo.com.br
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Eu sou um exemplo disso, Sai do Brasil , larguei namorada e familia, passei fome, dormi no chão, agora trabalho 84 horas por semana em 3 lojas prá ter o mesmo final que esse nosso amigo teve! Afinal de contas, sou Brasileiro e não desisto jamais...
Responder