Meus prezados:
Estava eu navegando pela internet eis, senão quando, deparo-me com uma aeronave russa, muito interessante, que substituiria a contento o nosso Bandeirante e que, por certo, é desconhecida do oficial citado. Dêm uma olhada:

É uma aeronave modernissíma, construída com tecnologia criada para o Su-27, possuí
rampa de carga, bom alcance, pontos duros sob as asas que apesar de inicialmente serem destinados ao uso de armamento anti-navio na versão de patrulha, podem ser também usados para a adição de tanques subalares que dariam maior alcance. Usa o mesmo motor do Ka-60. Excelente aeronave para logística.
A rampa de carga permite o transporte de cargas de maiores volumes como um veículo do porte de um jipe, um motor de uma aeronave, uma RD-33 ou uma AL-31F. Isto é algo que o Emb-120K não oferece. Atualmente se a FAB precisa transportar um motor de grande proporção como o motor do Hércules, ela se vê forçada a recorrer ou ao próprio Hércules ou então a um Búfalo, algo realmente oneroso, mas com um S-80 esta locomoção pode ser feita por uma fração do custo.
É capaz de decolar e pousar em pistas curtas e mal preparadas.
O S-80 está orçado em US$ 6,5 milhões contra US$ 8 milhões do Emb-120K.
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambock@brturbo.com.br