Lendo sobre a Cúpula do Mercosul que acontece em Bento Gonçalves na próxima semana (o Aeroporto de Caxias do Sul será utilizado para desembarque e embarque de participantes estrangeiros, então foi designado como internacional em caráter temporário) lembrei de um voo que realizou escala lá em CXJ e compartilho com vocês:
No dia 16/03/2002 vim de São Paulo para Porto Alegre em um voo com escala em Caxias do Sul. Naquela época voos diretos de SP para cá somente partindo de Guarulhos, aqueles que decolavam de Congonhas necessariamente faziam escala (no ano seguinte finalmente o antigo DAC liberou voos diretos CGH-POA e outros).
Lembro que escolhi o voo 5090 da Rio Sul pois realizava a então necessária escala na cidade de Caxias do Sul e eu nunca havia pousado ou decolado em um voo comercial em alguma cidade do Interior do Rio Grande do Sul, então chegou a oportunidade!
As ótimas condições meteorológicas no Sul do Brasil naquela manhã de sábado proporcionaram voo tranquilo a bordo do Boeing 737-300 PT-SSJ além de uma bela visão da região já que escolhi assento na janela. Aliás, regularmente o voo SL 5090 CGH-CXJ-POA era realizado com 737-500 mas naquele dia foi um 300!
A descida na Serra Gaúcha foi ótima, visual lindo na aproximação e pouso na Pista 33 do Aeroporto Hugo Cantergiani (o Campo dos Bugres!). A escala foi rápida, desembarque dos passageiros locais realizado e não lembro se houve algum embarque, acho que não.
Então começou a parte mais interessante, a perna CXJ-POA. Cavok, fui acompanhando pela janela a BR-116 e o Vale dos Sinos lá embaixo. Nível de voo? Bah, acredito que foi FL080 ou no máximo FL100! Contei no relógio o tempo entre a decolagem da 33 em Caxias do Sul e o pouso na Pista 11 de Porto Alegre, foram apenas 13 minutos de voo ... sim, treze! Inesquecível!
Naquele mesmo ano, em 02/06/2002, embarquei no voo SL 5093 POA-CXJ-CGH (737-500 PT-SSI) mas a escala em Caxias do Sul não foi realizada devido as condições meteorológicas desfavoráveis (noite com chuva, neblina).
16/03/2002: SL 5090 CGH-CXJ-POA
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Re: 16/03/2002: SL 5090 CGH-CXJ-POA
Ótimo relato! Acho que o voo mais curto que fiz foi IOS-SSA a bordo do PP-SMQ, 732 da VSP, em 28/07/97. Durou 15 mins. Interessante que voltei a fazer este trecho em 18/10/10 no PR-GIM, 73G da GLO, e, pra minha surpresa, o voo demorou mais de 20 mins. Deu pra ver que a trajetória foi maior.
Fernando, vc se lembra como estava a conservação interna do PT-SSJ? Lembro de ouvir relatos de que estava meio degradado...
Fernando, vc se lembra como estava a conservação interna do PT-SSJ? Lembro de ouvir relatos de que estava meio degradado...
Grato desde já!
Abraços!!!
Abraços!!!
-
- PP
A rota mais curta hoje voada diariamente no Brasil e' de Joao Pessoa para Recife pela Azul com ATRs. Sao 67 milhas, enquanto que Caxias do Sul para Porto Alegre sao somente 52.
Recentemente a TwoFlex fez uma parceria com a Gol para servir novas localidades. Eles estao adicionando destinos e rotas curtas com Cessnas de 9 lugares, como por exemplo Curitiba ate' Paranagua', que sao somente 40 milhas.
Nao ha' mais jatos voando rotas mais curtas que Goiania-Brasilia no Brasil, 101 milhas.
Recentemente a TwoFlex fez uma parceria com a Gol para servir novas localidades. Eles estao adicionando destinos e rotas curtas com Cessnas de 9 lugares, como por exemplo Curitiba ate' Paranagua', que sao somente 40 milhas.
Nao ha' mais jatos voando rotas mais curtas que Goiania-Brasilia no Brasil, 101 milhas.
Bah, não lembro muito ... mas acredito que estava em boas condições naquela ocasião.Electra escreveu:Fernando, vc se lembra como estava a conservação interna do PT-SSJ? Lembro de ouvir relatos de que estava meio degradado...
Hoje no início desta tarde cavok de sábado o Dassault Falcon 2000LXS matrícula PR-PGT realizou o voo POA-CXJ em 18 minutos (iniciou decolagem na cabeceira 11 em POA e pousou na 15 de CXJ).FCM escreveu: ↑Sex Nov 29, 2019 17:13 Então começou a parte mais interessante, a perna CXJ-POA. Cavok, fui acompanhando pela janela a BR-116 e o Vale dos Sinos lá embaixo. Nível de voo? Bah, acredito que foi FL080 ou no máximo FL100! Contei no relógio o tempo entre a decolagem da 33 em Caxias do Sul e o pouso na Pista 11 de Porto Alegre, foram apenas 13 minutos de voo ... sim, treze! Inesquecível!