PP-SMY: O BOEING POLIDO DA VASP

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9633
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

PP-SMY: O BOEING POLIDO DA VASP

Mensagem por AeroEntusiasta »

Blog AeroEntusiasta: https://aeroentusiasta.blogspot.com.br/

PP-SMY: O BOEING POLIDO DA VASP

Imagem

O Boeing 737-200, PP-SMY (cn 20970), foi recebido pela VASP diretamente da fábrica em OUT/1974. Voou apenas 8 anos, antes de ser perdido em grave acidente durante o pouso em Brasília em MAI/1982.

Nesse período a empresa utilizou a clássica pintura com a fuselagem branca na parte superior e alumínio na inferior, faixas preta e azul marinho horizontais, extremidade do radome preto fosco, estabilizador horizontal branco e azul marinho e o nome da empresa em preto (imagem abaixo - PP-SME).

Imagem

No início da década de 1980 a VASP iniciou um projeto de mudança da imagem corporativa. Algumas idéias foram apresentadas e uma foi aplicada em um Boeing 737.

Em MAR/1980 o PP-SMY foi apresentado com a fuselagem completamente polida, faixas horizontais em degradê azul, cortadas pelo nome VASP também em degradê. O estabilizador era branco com faixas nos tres tons de azul, o nome da empresa em azul e o radome preto fosco.

Imagem

Pouco tempo após entrar em operação foi observado que o novo esquema não se apresentava adequado, principalmente nas altas temperaturas do norte/nordeste do país. Durante as escalas o avião ficava desconfortável para os passageiros, e para amenizar o APU (unidade de força auxiliar) era mantido funcionando além do padrão para que o ar-condicionado mantivesse a temperatura interna agradável.

Para uma empresa com grande número de aeronaves, o aumento no consumo de combustível do APU (alimentado por querosene de aviação - QAV) e o precoce desgaste dos componentes da unidade auxiliar, foram pontos negativos. Além disto, o alumínio polido necessitava da aplicação de um produto químico (resina) para proteção anti-corrosão, considerado excessivamente caro para aplicação.

O fraco apelo da combinação "apagada" da cor azul sobre alumínio polido, que não causou o impacto desejado no mercado, somado aos fatores técnicos desfavoráveis, foram decisivos a remoção do esquema do PP-SMY em OUT/1980 e o final dos testes.

Somente com a chegada dos Airbus A300B2 em NOV/1982, a VASP apresentou uma nova identidade visual, desta vez acertando na estética do belo esquema degadrê azul (imagem abaixo - PP-SNN). Infelizmente este padrão foi usado por pouco mais de três anos, quando em 1985 foi adotada a pintura utilizada (com pequenas variações) até o final da empresa em 2005.

Imagem

Por sua vez o Boeing 737-200 PP-SMY teve um final trágico em 24/MAI/1982, quando concluía o voo VP 234 de Congonhas/SP para Brasília/DF. Com 112 passageiros e seis tripulantes a bordo, sofreu colapso no trem de pouso e a quebra da fuselagem em duas partes ao tocar na pista do Aeroporto da Capital Federal. Infelizmente dois passageiros pereceram neste acidente.

Imagem
Jornal do Brasil (26/05/1982)
Sucatão

Re: PP-SMY: O BOEING POLIDO DA VASP

Mensagem por Sucatão »

Mais era bonito demais ele polido.
Pena que não podem ser assim!
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7431
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: PP-SMY: O BOEING POLIDO DA VASP

Mensagem por FCM »

Algo um pouco 'parecido' foi o Boeing 737-200 matrícula J2-SRH da Silver Air.

Imagina um 737 MAX 8 com a fuselagem completamente polida, apenas com o grande logo da GOL!
AB3_SNL
PC
PC
Mensagens: 339
Registrado em: Ter Fev 12, 2019 17:15

Re: PP-SMY: O BOEING POLIDO DA VASP

Mensagem por AB3_SNL »

Milke,

Imagine versões "negativas" da GOL, todo prata e com o laranja (e branco no lugar do prata) ou todo laranja, com o branco no lugar do laranja e o prata. O problema do polido nesses aviões jovens é que tem monte de lugar já sem poder polir como naceles, radome, etc, diferente dos aviões antigos.
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1360
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: PP-SMY: O BOEING POLIDO DA VASP

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

Da minha coleção de slides, o PP-SMY durante sua passagem por MIA, em OUT74 vindo de BFI, no voo de entrega ao Brasil:

ImagemVSP_B732_PP-SMY_MIA_OUT74_1200 by Marcelo Magalhães, no Flickr

Abs,

Marcelo Magalhães
AB3_SNL
PC
PC
Mensagens: 339
Registrado em: Ter Fev 12, 2019 17:15

Re: PP-SMY: O BOEING POLIDO DA VASP

Mensagem por AB3_SNL »

Espetacular!
Responder