Naquele mês, a companhia receberia o ATR42-300 PT-MFE, mudando completamente o seu jogo e dando inicio a uma dinastia na aviação regional brasileira pelo francoitaliano ATR, em um país acostumado a EMB110/120 ou Fokkers, o ATR42 chegaria de mansinho na PANTANAL, depois expandindo para UNEX, PASSAREDO, ATLÂNTICO, TOTAL e TRIP e finalmente explodindo em unidades na empresa "mineira" e com a chegada do ATR72 mudaria completamente o cenário em definitivo.
Surpreendente ver Caravelas em um horario de voos relativamente recente.
Caravelas teve servico de hidro aviao comecando com Pan Am em 1931. O servico era semanal com os Consolidated Commodore que foram construindo seguindo especificacoes da NYRBA para a viagem entre Nova York, Rio e Buenos Aires. Nas quartas de manha o hidroaviao saia de Salvador, fazia escala em Ilheus e depois chegava a Caravelas. Nos Sabados na hora do almoco era o pouso de volta, vindo do Rio com escala em Vitoria. Eventualmente cias Brasileiras vieram para servir Caravelas. Com a chegada de avioes terrestres capazes de voar entre Belem e o Rio com somente uma escala, os hidroavioes desapareceram. Cruzeiro e Panair continuaram servindo Caravelas com DC-3 nos anos 50.
Então, Caravelas foi servida por ultimo pela TRANSBRASIL com os Dart Herald, inclusive com o absurdo Caravelas - Prado, depois teve lampejos da Nordeste, aí voltou com Pantanal e por fim Abaeté que saiu de lá no final dos anos 90.
Curiosamente em pesquisas que estou fazendo, o terminal de Ilhéus era uma cópia exata de Caravelas, até ser ampliado para ter a forma básica que tem hoje.
É uma pena que atualmente esteja as traças o terminal de Caravelas, pois é uma cidade com bom posicionamento para turismo devido Abrolhos, Alcobaça e Prado. Porém os 80km de Teixeira de Freitas, muito maior e mais pujante economicamente eliminaram CRQ do meio.