A homologação do Embraer 121 Xingu

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

A homologação do Embraer 121 Xingu

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

Há muito tempo atrás, eu li em uma revista que a Embraer tentou homologar os EMB-121 Xingu na FAA, e que o avião não teria sido aprovado, o que comprometeu os planos de exportar essa aeronave para os Estados Unidos.

De fato, dos 106 EMB Xingu produzidos, 51 foram exportados, mas acho que todos esses foram parar na Força Aérea Francesa, que é o maior operador do tipo.

Também li nessa revista que o Xingu teria sido reprovado no processo de homologação da FAA por motivos comerciais, e não técnicos. Os requisitos do manual de aeronavegabilidade foram alterados naquela época especificamente para reprovar o avião, que era concorrente dos americanos Beech King Air e Piper Cheyenne. De toda essa "briga", só o King Air sobreviveu.

Como faz muito tempo que vi isso, eu pergunto para vocês. Essa história é real?? A FAA realmente sabotou o Xingu? Alguém sabe mais detalhes do assunto?

Um grande abraço.
Imagem
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
Mensagens: 1644
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

Re: A homologação do Embraer 121 Xingu

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

O XINGÚ foi vendido também para a Bélgica , onde serviu como treinador para a SABENA durante muitos anos.
Essa história da FAA eu também já ouvi , mas nunca soube se é real ou obra de ficção . O XINGÚ I foi o caminho para a EMBRAER entrar na pressurização de aeronaves. Era forte o suficiente para aguentar os campos despreparados do nosso interior . O XINGÚ II já era bem melhor , mas se a EMBRAER tivesse dado continuidade ao XINGÚ III , que ficou no único protótipo , pode ter certeza que seria concorrente forte do Beech C-90.

Sérgio Bica
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7501
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: A homologação do Embraer 121 Xingu

Mensagem por FCM »

EMB-120 Brasilia
EMB-121 Xingu
CBA-123 Vector

EMB-122: Existiu este projeto? Fizeram algum protótipo?
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: A homologação do Embraer 121 Xingu

Mensagem por Constellation »

Fernando C. Milke escreveu:EMB-120 Brasilia
EMB-121 Xingu
CBA-123 Vector

EMB-122: Existiu este projeto? Fizeram algum protótipo?
Me parece que não. As aeronaves produzidas ou projetadas pela Embraer, desde o Bandeirante, foram:

EMB-100 Bandeirante
EMB-110 Bandeirante
EMB-110P Bandeirante
EMB-110B Bandeirante
EMB-110B1 Bandeirante
EMB-110C Bandeirante
EMB-110E Bandeirante
EMB 110/EC-95 Bandeirante
EMB 110J Bandeirante
EMB 110K1 Bandeirante
EMB 110P1 Bandeirante
EMB 110P1K SAR Bandeirante
EMB 110P1A Bandeirante
EMB 110P1K Bandeirante
EMB 110P2 Bandeirante
EMB 110P3 Bandeirante: projeto
EMB 110S1 Bandeirante
Bandeirante Jato: projeto
EMB 111 Bandeirulha
EMB 112: projeto
EMB 120 Araguaia: projeto, maquetes de túnel de vento
EMB 120 RT Brasília
EMB 120 Brasília modificado (motor Garret)
EMB 120ER Brasília
EMB 121A Xingu
EMB 121A1 Xingu II
EMB 121B Xingu III
EMB 123 Tapajós: projeto
CBA 123 Vector
EMB 125: projeto
EMB 125 Carga: projeto
EMB 125 Patrulha: projeto
EMB 145 1: projeto
EMB 145 2: projeto
ERJ 145
ERJ 140
ERJ 135:
EMB 200 Ipanema
EMB 200A Ipanema
EMB 201 Ipanema
EMB 201A Ipanema
EMB 201R Ipanema
EMB 202 Ipanemão
EMB 210 Formigão: projeto
EMB 301: projeto detalhado
EMB 311: projeto detalhado
EMB 312 1: projeto
EMB 312 Tucano
EMB 312F Tucano
Embraer/Short Tucano
EMB 312H ou 314 Super Tucano
EMB 326 GB Xavante
EMB 330: projeto detalhado
EMB 400 Urupema (planador)
EMB 500 Amazonas: projeto detalhado
EMB 600 (helicóptero): projeto
EMB 710 Carioca
EMB 710D Carioca
EMB 711C Corisco
EMB 711A Corisco
EMB 711B Corisco
EMB 711T Corisco II
EMB 711ST Corisco Turbo
EMB 712 Tupi
EMB 715 Guri
EMB 720C Minuano
EMB 720D Minuano
EMB 721C Sertanejo
EMB 721D Sertanejo
EMB 810C Seneca II
EMB 810D Seneca III
EMB 820 Navajo
emb 821 Carajá
EMB CX: projeto
EMB AX: projeto
EMB TX: projeto
Embraer/Aeritalia/Aeromacchi AMX
Embraer/Aeritalia/Aeromacchi AMX-T
ERJ 170
ERJ 175
ERJ 190
ERJ 195
Embraer Phenon 100

Bem, esta é a lista que eu tenho. Os que são apenas projetos eu citei, os demais tiveram pelo menos um exemplar construído.

Alguns aviões desses são raros e muito pouco conhecidos, como o EMB 715 Guri, que foi homologado e é operado pelo Aeroclube de São José dos Campos, o PT-LFE, na verdade uma versão do Piper PA-38 Tomahawk fabricado sob licença.

Fiquem à vontade para completar minhas lacunas, ok?

Um abraço.
Imagem
ruypilot
PC
PC
Mensagens: 200
Registrado em: Seg Ago 06, 2007 11:02
Localização: São Paulo-SP

Re: A homologação do Embraer 121 Xingu

Mensagem por ruypilot »

Alguem sabe dizer quantos EMB121 existem em operação no Brasil???
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
Mensagens: 1644
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

Re: A homologação do Embraer 121 Xingu

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Segundo a ANAC , seriam 58 unidades , mas ...
Já ouví falar em 53 unidades matriculadas , algumas fora de vôo . Acho que o número certo , só Deus sabe !

Sérgio Bica
Irineu

Re: A homologação do Embraer 121 Xingu

Mensagem por Irineu »

Coincidentemente a revista Aeromagazine deste mês trás uma matéria assinada pelo respeitável Paulo F.Laux sobre o Xingu.
Nela, ele informa:

"...afora o prototótipo, teve um total de 104 unidades comercializadas, 53 no mercado doméstico e 51 exportados para a França, Inglaterra, Bélgica, Nigéria e Colômbia. Trinta e dois foram convertidos para a versão Xingu II"

Informa ainda, que o Estado de Santa Catarina opera o PT-MCG em deslocamentos oficiais e sua confiabilidade é impressionante.

http://www.airliners.net/photo/Governme ... d5d5879c71

Finalizando meu post, o autor relata que em fevereiro de 1981 a Embraer foi visitada por 16 pilotos de elite da USAF mais 9 engenheiros, todos lotados no Test Pilot School da Base Aérea de Edwards, Lancaster, Califórnia, para avaliação da aeronave, e que o Xingu ainda voa na Marinha Francesa, passando por um upgrade de sistemas que lhe permitirá voar até 2025 :shocked:
ruypilot
PC
PC
Mensagens: 200
Registrado em: Seg Ago 06, 2007 11:02
Localização: São Paulo-SP

Re: A homologação do Embraer 121 Xingu

Mensagem por ruypilot »

Valeu pelas informações Sergio ... abraço :cheers:
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7501
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: A homologação do Embraer 121 Xingu

Mensagem por FCM »

ruypilot escreveu:Alguem sabe dizer quantos EMB121 existem em operação no Brasil???
Também tenho esta curiosidade. Vi agora no flightradar24 que o EMB-121 Xingu matrícula PT-MAX realizou voo entre Belo Horizonte/PLU e Porto Seguro/BPS no dia 02/06/2021.
Responder