Douglas C-47 (DC-3) PP-FOR/PP-DSC Projeto Rondon

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Icaro

Douglas C-47 (DC-3) PP-FOR/PP-DSC Projeto Rondon

Mensagem por Icaro »

Bom dia,

Sou novo aqui no fórum, não sei muita coisa sobre avião. Entrei pois estou realizando um levantamento de dados, buscando informações, acerca de um acidente ocorrido em Bias Fortes - MG, em 22/10/19974, com um Douglas C-47 (DC-3) do Projeto Rondon. Dessa forma, gostaria de pedir ajuda de vocês, para que me desse o maior número de informações sobre essa aeronave. Qualquer informação é relevante. Desde já, obrigado.

Algumas coisas que já sei (maioria delas colhidas aqui no Fórum em mensagens do Starliner e Sergio de Faria Bica):
Modelo Douglas C-47A-70-DL (DC-3);
PP-FOR;
Número de série 19230;
Ano de fabricação 1943;
Capacidade para 3 tripulantes e 28 passageiros;

"42-100767 USDAAF entregue em 08.12.1943
NC64104 Mor-Fresh Air Express
NC64104 E.F.Drew (firma comercial brasileira)
Chegou ao Rio em 04.10.1948
PP-DSC 1ª vistoria em 14.12.1948 proprietário Ademar de Barros
PP-DSC Hélio Leitão de Almeida em 23.11.1961
PP-DSC Francisco João Bocayuva Catão 05.12.1961
PP-FOR doado em 21.12.1969 ao Projeto Rondon "Uirapurú"
última vistoria em 01.12.1972 com 5.876 horas de vôo
PP-FOR acidentado em Bias Fortes, Minas Gerais 18.10.1974 com o falecimento de 9 pessoas.
Tinha 6.500:24 hrs.de vôo ( bem pouco voado, para um DC-3)"

"Conheci o PP-DSC quando eu ainda era criança e Getúlio Vargas o usou mais de uma vez . Não sabia que era o mesmo do Chico Catão . Veja como são as revistas : ná época , numa reportagem sôbre o Catão , seus negócios e seus aviões dizia-se que o seu DC-3 tinha sido comprado direto da fábrica e que era o DC-3 menos voado do mundo ! Pelo que eu sei , o PP-DSC era C-47 puro ,onde só foram colocadas poltronas , mas continuava com piso reforçado e porta dupla.
Quanto a doação ao projeto RONDON eu sabia , bem como o acidente , ao penetrar em formações pesadas , ocasionando a ruptura da asa e o consequente final trágico .
Assim sendo , pelas minhas contas seriam 11 os DC-3 Executivos e mais o PP-VBN , que é um "fora de série""

"O PP-DSC era do Adhemar de Barros , que além dele tinha uma frota variada de aeronaves.
Quando Jânio Quadros assumiu a Presidência , o Adhemar usou o PP-DSC para fugir e se exilar no Paraguai."

Além disso, tenho essas imagens como sendo do PP-FOR, estaria certo ?

https://aviation-safety.net/database/re ... -0&lang=fr
https://aviation-safety.net/photo/2222/ ... 47A-PP-FOR
https://folhapress.folha.com.br/foto/4818829
Maurício
MASTER
MASTER

Re: Douglas C-47 (DC-3) PP-FOR/PP-DSC Projeto Rondon

Mensagem por Maurício »

O DC-3 PT-CEV (sn 20182), que operou em 1969/70 na Líder Táxi Aéreo fazendo alguns voos PLU/GOV está na sua lista ?
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Icaro

Mensagem por Icaro »

Maurício escreveu:O DC-3 PT-CEV (sn 20182), que operou em 1969/70 na Líder Táxi Aéreo fazendo alguns voos PLU/GOV está na sua lista ?
Não, Maurício. Seria apenas ele mesmo, o PP-FOR/PP-DSC (sn 19230).
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

O que posso complementar é que o voo sinistrado partiu de Barreiras/BA, deixou 16 pax em BH. Seguiu às 12h45, com previsão de chegada no Rio às 13h33. Algum lugar diz que era doação da Vasp ao Projeto Rondon. Porém nunca operou na Vasp.
E com a perda do PP-FOR, o Projeto passou a ter somente 4 DC-3:
FNE (doado p/ DNOCS); FOI (doado p/ Funai); FOZ ex-SPS e FOP ex-SQJ (doados p/ Vasp).
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Icaro

Mensagem por Icaro »

Maurício escreveu:O que posso complementar é que o voo sinistrado partiu de Barreiras/BA, deixou 16 pax em BH. Seguiu às 12h45, com previsão de chegada no Rio às 13h33. Algum lugar diz que era doação da Vasp ao Projeto Rondon. Porém nunca operou na Vasp.
E com a perda do PP-FOR, o Projeto passou a ter somente 4 DC-3:
FNE (doado p/ DNOCS); FOI (doado p/ Funai); FOZ ex-SPS e FOP ex-SQJ (doados p/ Vasp).
Obrigado, Maurício.

O que eu achei em alguns jornais da época (não sei está certo):
A viagem:
O avião retornava de Barreiras, na Bahia, do campus do Projeto Rondon, saindo pela manhã da base avançada com 21 passageiros (16 universitários, 3 professores e 2 que pediram carona), com destino ao Rio de Janeiro, Base Aérea dos Afonsos. Fez escala em Belo Horizonte, aeroporto da Pampulha - Carlos Drummond de Andrade -, onde desembarcaram 13 estudantes e 3 professores. Os outros 3 estudantes, também mineiros, que não desembarcaram resolveram seguir viagem até o Rio de Janeiro a passeio, assim como os 2 que pediram carona. Portanto, o avião seguiu viagem com 9 pessoas a bordo, além dos 5 passageiros, estava 4 tripulantes, sendo eles 1 piloto, 1 copiloto, 1 mecânico e 1 radiotelegrafista. Segundo fontes da época, o avião decolou de Belo Horizonte as 12:45 com destino ao Rio de Janeiro.
As vítimas:
O comandante do avião, Major-aviador Marcílio Cavalcanti da Silva, o copiloto, Capitão-aviador Levi Gonçalves Soares, o mecânico, 1º Sargento-mecânico José Chagas Montenegro, o radiotelegrafista, Marivaldo José de Moraes, este civil e os demais pertencentes à Força Aérea Brasileira (FAB). Os 3 universitários, Paolo Henrique Lemos, Ligia Gama de Oliveira e Maria Lúcia Procópio de Oliveira, todos da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG). Dois que pediram carona, José Silvério do Amorim e Jorge Moraes Guedes.
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

Uma foto do PP-DSC no SDU em 15FEV70, foto por Mário Roberto Vaz Carneiro:

ImagemProjetoRondon_Dc-3_PP-DSC_SDU_15FEV70_MarioRobertoVazCarneiro_1200 by Marcelo Magalhães, no Flickr

Segundo o "Cronologia da Aviação Comercial Brasileira 1897 - 2017" embora não tenha voado para a VSP em serviços regulares ele foi utilizado pela divisão de aerofotogrametria da empresa paulista entre
MAI/63 a DEZ/69 qdo então foi para o Projeto Rondon.

Abs,

Marcelo Magalhães
Icaro

Mensagem por Icaro »

Marcelo Magalhães escreveu:Amigos:

Uma foto do PP-DSC no SDU em 15FEV70, foto por Mário Roberto Vaz Carneiro:

ImagemProjetoRondon_Dc-3_PP-DSC_SDU_15FEV70_MarioRobertoVazCarneiro_1200 by Marcelo Magalhães, no Flickr

Segundo o "Cronologia da Aviação Comercial Brasileira 1897 - 2017" embora não tenha voado para a VSP em serviços regulares ele foi utilizado pela divisão de aerofotogrametria da empresa paulista entre
MAI/63 a DEZ/69 qdo então foi para o Projeto Rondon.

Abs,

Marcelo Magalhães

Boa noite, Marcelo

Muito obrigado !! Que bela imagem !!

Isso seria tudo que vc sabe dele? Não saberia me informar onde conseguir mais informações e imagens dele?

Outra coisa, vc acredita que essa duas imagens seria dele?

https://aviation-safety.net/photo/2222/ ... 47A-PP-FOR

https://folhapress.folha.com.br/foto/4818829

De qualquer forma, obrigado pela ajuda. Já contribuiu muito. Abraço
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Ícaro.

A foto no Aviation Safety c certeza é ele, mas já matriculado PP-FOR.

A do outro site não dá p dizer, pois não aparece a matrícula ou algum outro ponto de ID.

Abs!
Responder