Por: VITO CEDRINI
Acidente com o Boeing 707 da Varig PP-VJZ que efetuava o RG820 GIG/ORY/LHR.
Morreram 123 pessoas entre pax e crew.
Causa provável um cigarro acesso jogado no lixo com papeis em um dos toaletes traseiro da aeronave. Os Pax e alguns tripulates foram asfixiados pela fumaça negra altamente tóxica. Os revestimentos dos toaletes e dos bins quando queimados produziam essa fumaça. Um unico pax chamado snme Ricarfo Trajano sobreviveu após desobedecer as ordens de permanecer sentado com os cintos atados e foi para a frente da aeronave.
Um dado interessante é que esse 707 originalmente tinha sido operado pela Seaboard World dos USA, tanto que o modelo era 707-345C, O "customer code" da Varig era "41", todas as aeronaves Boeing originalmente compradas pela Varig tinham esse número, por exemplo os PP-VJA e VJJ eram 707-441, os 707 eram 707-341C. . Quando do acidente essa aeronave possuía um "total time" de 21,470 horas de voo.
Esse " Commemorative" não é no sentido de Comemoração...é no sentido de uma recordação, uma homenagem.
O irônico é que o Cmdte. era Gilberto de Araújo Lima, o mesmo que após sobreviver a esse acidente, era o Cmdte. do 707 PP-VLU que desapareceu misteriosamente após fecolar de HND em vôo cargueiro com destino Lax e do qual jamais foi achado nenhum traço.