Qual é o paradeiro do PP-SMA?
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
- Constellation
- Moderador
Qual é o paradeiro do PP-SMA?
Caros,
Estou montando um artigo no blog Cultura Aeronáutica sobre os Boeing 737 da Vasp, incluindo relação dos aviões operados e o seu destino.
Não estou conseguindo uma informação confiável sobre o paradeiro do PP-SMA. Não está mais em Confins, dizem que ia virar brinquedo pra crianças em Vespasiano, mas?
Quem comprou o avião?
Onde está (coordenadas geográficas de preferência)?
Em que estado está?
Obrigado
Estou montando um artigo no blog Cultura Aeronáutica sobre os Boeing 737 da Vasp, incluindo relação dos aviões operados e o seu destino.
Não estou conseguindo uma informação confiável sobre o paradeiro do PP-SMA. Não está mais em Confins, dizem que ia virar brinquedo pra crianças em Vespasiano, mas?
Quem comprou o avião?
Onde está (coordenadas geográficas de preferência)?
Em que estado está?
Obrigado

- Maurício
- MASTER
Re: Qual é o paradeiro do PP-SMA?
Veja no Google Maps, foto de JAN 2016, na Av. das Nações, 2751 (em frente à empresa Sandvik) - Bairro Santo Antônio - Vespasiano-MG. Tá lá exposto todo branco, sem motores.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
- Constellation
- Moderador
Obrigado. Graças a você, consegui localizar a aeronave. O Artigo do 737 da Vasp está quase pronto, faltando apenas detalhar o histórico dos modelos -300 e -400, pois já consegui levantar o histórico de todos os bregas -200.Maurício escreveu:Veja no Google Maps, foto de JAN 2016, na Av. das Nações, 2751 (em frente à empresa Sandvik) - Bairro Santo Antônio - Vespasiano-MG. Tá lá exposto todo branco, sem motores.
Creio que logo vou publicar o artigo, que deu muito trabalho. É interessante saber que o SMA não foi o mais antigo 737 a voar na empresa (o PP-SRX foi o mais antigo de todos), e que os aviões da Vasp nunca sofreram grandes tragédias, mesmo voando 70 aeronaves por 36 anos a fio em todos os cantos do Brasil. Apenas 9 pessoas morreram nesses aviões, sendo uma delas assassinada por um sequestrador.
Dois 737-200 ex-Vasp continuam em voo atualmente: PP-SPA e PP-SFS. Muitos aviões foram preservados, pelo o que eu vi. Alguns ainda tem condições de salvação.

-
- MASTER
Constellation:
Estou louco p ler essa matéria...os 737 da VSP merecem uma história digna de sua importância e número de aeronaves operadas!
Tb tenho muita curiosidade de saber o paradeiro/localização dos vários B732 preservados da empresa.
Abs,
Marcelo Magalhães
Estou louco p ler essa matéria...os 737 da VSP merecem uma história digna de sua importância e número de aeronaves operadas!
Tb tenho muita curiosidade de saber o paradeiro/localização dos vários B732 preservados da empresa.
Abs,
Marcelo Magalhães
- Maurício
- MASTER
Completando a informação:
732 VP PP-SMA, Leilão 30 OUT 2013, arrematado por R$ 92.000,00 - Montijo - BH/MG. Primeiro do tipo a voar na América Latina;
Assim, dos cinco primeiros de 1969 três ficaram preservados em MG: PP-SMA - Vespasiano; PP-SMB - Nanuque e PP-SMC - Contagem.
PP-SMD foi embora em 1974 e PP-SME acidentado GRU 1986.
732 VP PP-SMA, Leilão 30 OUT 2013, arrematado por R$ 92.000,00 - Montijo - BH/MG. Primeiro do tipo a voar na América Latina;
Assim, dos cinco primeiros de 1969 três ficaram preservados em MG: PP-SMA - Vespasiano; PP-SMB - Nanuque e PP-SMC - Contagem.
PP-SMD foi embora em 1974 e PP-SME acidentado GRU 1986.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
- Constellation
- Moderador
Creio que você não vai ficar decepcionado... levantei o histórico preciso de cada aeronave, todos os 70: 41 737-200, 26 737-300 e 3 737-400. Histórico com c/n, l/n, modelo, data do primeiro voo, data de entrega para o operador inicial e para a VAsp, curiosidades e destino de cada uma das 70 células usadas. Legal que um bom número de aeronaves inteiras foram preservadas, inclusive os cargueiros PP-SMB e PP-SMW. É um trabalho completo sobre os 737 da Vasp. Deu MUITO TRABALHO, mas vai valer a pena. Não existe nada na Internet tão abrangente.Marcelo Magalhães escreveu:Constellation:
Abs,
Marcelo Magalhães

- Maurício
- MASTER
À propósito, dois B737-200 voaram na Vasp com pinturas de seus donos, porém com logo e marca VASP:paulo roberto escreveu:Pena que nenhum destes esta com a pintura original da fabrica de 1969.
PP-SRW da Britannia Airways, de 05 DEZ 1990 a 29 FEV 1992;
PP-SNY da Aer Lingus, de 24 DEZ 1985 a 31 MAR 1986.
- Maurício
- MASTER
Constellation,
Consta no Aeromuseu como NTU o B737-200 PP-SFS da Vasp citado acima; também o PP-SFR.
Consta no Aeromuseu como NTU o B737-200 PP-SFS da Vasp citado acima; também o PP-SFR.
- Constellation
- Moderador
Vejam o artigo publicado no meu blog, completo.
Deu muito trabalho, mas acredito que esclareça muita coisa sobre a frota.
http://culturaaeronautica.blogspot.com. ... no-ar.html
Deu muito trabalho, mas acredito que esclareça muita coisa sobre a frota.
http://culturaaeronautica.blogspot.com. ... no-ar.html

-
- MASTER
Jonas:
Parabéns, muito completa a matéria!
Impressionante o número de 737, chegaram a 70!
Tb vários preservados e dois '200 ainda operando!
Abs,
Marcelo Magalhães
Abs,
Marcelo Magalhães
http://igufotosfronteira.blogspot.com.b ... r.html?m=1
Se ajudar Segue as fotos do SMH.
Se ajudar Segue as fotos do SMH.
- Constellation
- Moderador
Muito trabalhoso fazer isso, mas creio que valeu a pena, para quem tem curiosidade sobre a história e o paradeiro de cada máquina dessas. Pretendo atualizar de vez em quando, para o pessoal ter sempre informação fresca sobre o assunto.Marcelo Magalhães escreveu:Jonas:
Abs,
Marcelo Magalhães

-
- AeroConselho
Boa tarde amigos Forenses.
Parabéns pelo excelente trabalho, gostei..
Cursio
Parabéns pelo excelente trabalho, gostei..

Cursio
Ficou muito bom, ótima fonte de pesquisa!
Pena que os 737-400 ficaram pouco tempo na Vasp.
Pena que os 737-400 ficaram pouco tempo na Vasp.
- Maurício
- MASTER
Ótima pesquisa para preservar boa parte da história da aviação comercial brasileira! Contribuo para atualização, que o PP-SMB era somente pax de JUL 1969 a JUN 1991, quando foi convertido exclusivo para carga.
- Constellation
- Moderador
Eu desconhecia esse fato e fui dar uma conferida, pq eu tinha visto Boeing 737 exclusivo cargueiro aqui em Londrina, na década de 70, operando para os correios, e tinha certeza que era o SMB. Eu tenho fotos, e aí verifiquei que se tratava do PP-SMW, em todas as fotos.Maurício escreveu:Ótima pesquisa para preservar boa parte da história da aviação comercial brasileira! Contribuo para atualização, que o PP-SMB era somente pax de JUL 1969 a JUN 1991, quando foi convertido exclusivo para carga.
Verifiquei melhor a história do PP-SMB, vi que ele voou pax até junho de 1991, foi convertido em cargo em KMIA e retornou em setembro de 1991, na configuração full cargo e no mesmo esquema do SMW.
Obrigado mesmo pela informação, já estou retificando o artigo do blog.

Que bacana a matéria, gostei bastante! 
Tenho algumas informações que podem ajudar:
O PP-SOU não foi desmontado no GIG.. Ele ficou parado por um tempo entre 2004 e 2005 junto com o PP-SMT no TECA, depois ficou mais uns anos encostado no CEMAN da VEM. Já em 2007 ele foi trasladado para BEL onde ficou apreendido por cerca de 1 ano devido a terem peças não declaradas nos seus porões de carga. Em 2008 ele foi liberado e trasladado de BEL para MIA que foi onde recebeu a matrícula N103VR. Após isso ele foi trasladado para Gary/Indiana onde foi desmontado. (Na época, nos fóruns de aviação existiu um rumor que ele participaria de um filme, mas na realidade quem leu a notícia confundiu as palavras "ON MOVE" com "ON MOVIE".)
O PP-SOT não parou em 2005, ele parou para Check-C em Agosto ou Setembro de 2004 e nunca mais saiu.
O PP-SFN parou em NOV ou DEZ/2004 e ficou parado em MAO até final de 2006, onde foi trasladado para SJK onde passou por um Check-C. Em 2007 foi trasladado de SJK para MIA que foi onde recebeu a matrícula N104VR até ser arrendado pela Sriwijaya Air como PK-CJS, onde foi voar junto com o PP-SOD, que voa como PK-CJT até hoje na mesma empresa.
O PP-SFJ hoje está no Museu Militar Brasileiro em Panambi, junto com um outro 737 que era da KD Avia.
O PP-SMF parou em 2003 para um Check-D, os trabalhos continuaram até o DAC inspecionar a aeronave e proibi-la de voar em 2004.
O PP-SMB parou em 2005 e não tem 2004, se não me engano por ele ser cargueiro, os ciclos estruturais não estavam tão altos como os outros.
Se eu lembrar de mais alguma coisa, eu posto aqui.

O PP-SOU não foi desmontado no GIG.. Ele ficou parado por um tempo entre 2004 e 2005 junto com o PP-SMT no TECA, depois ficou mais uns anos encostado no CEMAN da VEM. Já em 2007 ele foi trasladado para BEL onde ficou apreendido por cerca de 1 ano devido a terem peças não declaradas nos seus porões de carga. Em 2008 ele foi liberado e trasladado de BEL para MIA que foi onde recebeu a matrícula N103VR. Após isso ele foi trasladado para Gary/Indiana onde foi desmontado. (Na época, nos fóruns de aviação existiu um rumor que ele participaria de um filme, mas na realidade quem leu a notícia confundiu as palavras "ON MOVE" com "ON MOVIE".)
O PP-SOT não parou em 2005, ele parou para Check-C em Agosto ou Setembro de 2004 e nunca mais saiu.
O PP-SFN parou em NOV ou DEZ/2004 e ficou parado em MAO até final de 2006, onde foi trasladado para SJK onde passou por um Check-C. Em 2007 foi trasladado de SJK para MIA que foi onde recebeu a matrícula N104VR até ser arrendado pela Sriwijaya Air como PK-CJS, onde foi voar junto com o PP-SOD, que voa como PK-CJT até hoje na mesma empresa.
O PP-SFJ hoje está no Museu Militar Brasileiro em Panambi, junto com um outro 737 que era da KD Avia.
O PP-SMF parou em 2003 para um Check-D, os trabalhos continuaram até o DAC inspecionar a aeronave e proibi-la de voar em 2004.
O PP-SMB parou em 2005 e não tem 2004, se não me engano por ele ser cargueiro, os ciclos estruturais não estavam tão altos como os outros.

Abraços,
Gustavo
Gustavo
- Constellation
- Moderador
gustavo87 escreveu:Que bacana a matéria, gostei bastante!
Excelentes informações, vou acrescentar ou corrigir no artigo. Uma dúvida, quanto ao SMB: Eu lembro que na imprensa, em 2004, saiu que o PP-SMB tinha sido interditado por não cumprimento de AD - Airworthness Directives mandatórias. Um amigo meu que era mecânico da base LDB, e que trabalhava comigo como professor de mecânico no Aeroclube, me mostrou os 8 comunicados, e o SMB tava lá com certeza. Então, foi interditado, mas liberado, é isso? Não lembro de nenhum comunicado sobre o PP-SMF, no entanto, mas pode ter sido em outra ocasião também...

Connie,Constellation escreveu:gustavo87 escreveu:Que bacana a matéria, gostei bastante!
Excelentes informações, vou acrescentar ou corrigir no artigo. Uma dúvida, quanto ao SMB: Eu lembro que na imprensa, em 2004, saiu que o PP-SMB tinha sido interditado por não cumprimento de AD - Airworthness Directives mandatórias. Um amigo meu que era mecânico da base LDB, e que trabalhava comigo como professor de mecânico no Aeroclube, me mostrou os 8 comunicados, e o SMB tava lá com certeza. Então, foi interditado, mas liberado, é isso? Não lembro de nenhum comunicado sobre o PP-SMF, no entanto, mas pode ter sido em outra ocasião também...
Na realidade o caso do -SMB é estranho mesmo, pq todos os 737-200 que não eram Advanced pararam em 2004 e foram perdendo peças importantes, os demais se mantiveram na ativa. Já o SMB permaneceu intacto, lembro uma vez que vi não lembro onde, uma foto dele em 2005 em Salvador junto com o SNA, SNB, SMP, SPF. Tanto que depois o SNA parou em BSB.
Mas vamos ver se posso te ajudar com que eu lembro da época:
-SMA: Perdeu motores, aviônicos, uma roda do trem principal, e a pintura. Lembro que em Dez/2004 a aeronave estava em basic colours e sem os motores. Já em fevereiro de 2005 ele ficou todo branco e perdeu mais peças.
-SMC: Perdeu motores, aviônicos, interior, superfícies móveis, e a pintura. No finalzinho de 2004 ele estava em full colours da Vasp, flapeado e sem motores, perto de onde hoje é o novo parking das aeronaves em pernoite. Logo depois ele estava full white também e sem os Flaps.
-SMF: Não sei te dizer COM certeza absoluta se ele parou mesmo por causa do AD justamente por ele ser Advanced, mas ele não terminou o check-D.
-SMR: Perdeu motores, superficies móveis, poltronas (overhead bins permaneceram até o Eloy compra-lo), aviônicos, windscreen e outros. Mas curiosamente manteve-se com a pintura da Vasp até o Eloy comprar ele e doa-lo para o corpo de bombeiros de VCP.
-SMS: Como este parou em congonhas perdeu tudo mesmo, até as portas e ficou lá jogado.
-SMQ: Parou em Congonhas também, mas curiosamente só perdeu os motores, aviônicos, poltronas (overhead bins permaneceram) e a pintura. Se alguém quisesse restaura-lo e deixar estático em algum lugar, conseguiria fácil fácil.
-SMT: Ficou um tempo no TECA do GIG ainda com as cores da Vasp e depois foi pintado de branco. Perdeu os motores e os aviônicos, mas o restante está tudo lá ainda! Inclusive as poltronas em couro cinza azulado. Entrei nele esses tempos atrás antes de levarem ele pro final da 28, e te digo, está intacto.. A única coisa estranha que reparei é uma baita mancha, como se fosse algum produto corrosivo perto da porta principal, e está faltando a tampa da escada escamoteável.
Ah, outro detalhe que não tem muito a ver com os retirados em 2004 que esqueci de mencionar! O PP-SPG era o único que não tinha as poltronas em couro cinza, era um tipo de tecido cinza.
Que eu lembro é isso.

Abraços,
Gustavo
Gustavo
- Maurício
- MASTER
Completando:
Em meados de 1983, os B737-200 VP PP-SMF e PP-SMQ tiveram pintura personalizada, para utilização durante a temporada do show "Emoções" de Roberto Carlos. E presente na cauda, os três tons de azul usados a partir dos A300 (1982) até 1986 em toda a frota. Houve patrocinador, mas também contestação de alguns políticos de oposição da época, os quais entendiam que empresa pública não deveria proceder dessa forma.
Em meados de 1983, os B737-200 VP PP-SMF e PP-SMQ tiveram pintura personalizada, para utilização durante a temporada do show "Emoções" de Roberto Carlos. E presente na cauda, os três tons de azul usados a partir dos A300 (1982) até 1986 em toda a frota. Houve patrocinador, mas também contestação de alguns políticos de oposição da época, os quais entendiam que empresa pública não deveria proceder dessa forma.