aumento das passagens no Brasil
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
aumento das passagens no Brasil
Aconteceu muito antes do que esperava, achei iria ver isso em uns dois anos, mas estava errado.Muita gente comemorou o takeover da TAM pela LAN dizendo que agora sim haveria mais competição, melhoria de serviço, mais contratações e queda dos preços. Eu falei em diversos post que iria ocorrer justamente o contrário. E bingo, já temos um aumento de quase 12% nas passagens, um número crescente de passageiros com reclamações sobre cias aéreas, demissões em massa e uma diminuição da oferta. O que deu errado?
-
- CMTE.
- Mensagens: 605
- Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 23:26
- Localização: Alegrete, RS
Re: aumento das passagens no Brasil
Dentre muitos fatores, alta concentração de mercado, dominado pelo duopólio TAM e gol. Como parte da estratégia de aumentar a lucratividade com a filosofia de aumento de preços a gol comprou a Webjet para retirá-la de operação, pois esta era a verdadeira Low do Brasil, acabando assim com uma pedra em seu sapato. Quem paga a conta sempre é o consumidor!
Re: aumento das passagens no Brasil
Infelizmente acabaram as passagens baratas, vi na TV que o povo esta voltando para o onibus, tem gente fazendo viagens de 40horas com a familia porque o aviao por causa das altas tarifas , voltando ser transporte de luxo...Outro dia vi uma reportagem que ir para o Caribe com a familia 4 pessoas sairia por 12mil (com seguro viagem)e para o nordeste 16mil... 

Re: aumento das passagens no Brasil
O que deu errado?
bem primeiramente as empresas de aviação, sem exceção, quando resolvem comprar share através da passagem barata quebram. A seguir e por mais que seja bonito o discurso, a mim sempre pareceu meio inacreditável que um avião que custa U$ 50 milhões, com salários de tripulação, hotéis, jet fuel e etc, possa ser competitiva com o ônibus...pode ser até que seja e o nosso desejo tenda a buscar isto, mas esta conta prá mim não fecha.
E por último, a LAN é uma empresa cara...no Chile suas passagens são as mais caras e bem mais caras. As empresas concorrentes embora muito mais baratas (olhem o site http://www.lan.cl" onclick="window.open(this.href);return false; x http://www.skyairlines.cl" onclick="window.open(this.href);return false;) andam com os aviões com ocupação muito menor. Logo a LAN é um fenômeno de marketing e parece que veio cheia de vontade de ensinar a TAM a ganhar dinehiro e sobreviver.
Nada deu errado ( no ponto de vista deles é claro)e vc está correto GLM, as passagens vão subir e muito.
Abs
bem primeiramente as empresas de aviação, sem exceção, quando resolvem comprar share através da passagem barata quebram. A seguir e por mais que seja bonito o discurso, a mim sempre pareceu meio inacreditável que um avião que custa U$ 50 milhões, com salários de tripulação, hotéis, jet fuel e etc, possa ser competitiva com o ônibus...pode ser até que seja e o nosso desejo tenda a buscar isto, mas esta conta prá mim não fecha.
E por último, a LAN é uma empresa cara...no Chile suas passagens são as mais caras e bem mais caras. As empresas concorrentes embora muito mais baratas (olhem o site http://www.lan.cl" onclick="window.open(this.href);return false; x http://www.skyairlines.cl" onclick="window.open(this.href);return false;) andam com os aviões com ocupação muito menor. Logo a LAN é um fenômeno de marketing e parece que veio cheia de vontade de ensinar a TAM a ganhar dinehiro e sobreviver.
Nada deu errado ( no ponto de vista deles é claro)e vc está correto GLM, as passagens vão subir e muito.
Abs
Re: aumento das passagens no Brasil
Existem sim casos de sucesso com empresas low cost-low fare. A Easyjet, Ryanair, Southwest e Westjet estão aí para confirmar, o problema é que no Brasil as empresas não são low fare ( embora saiba que devido a uma falta de visão política e uma ideologia equivoca, as empresas no Brasil jamais poderiam chegar a um nível de preços tão baixos como no exterior).
A única solução possível para termos alguma chance de ter uma aviação melhor, já que besteria foi feita, é acabar com o limite à participação do capital estrangeiro ou ampliação de sua participação até níveis superiores à 60%, assim poderiam novos entrantes e um aumento da competição das empresas. Este limite a participação do capital estrangeiro não tem mais sentido e só serve para dar uma reserva de mercado a um grupo estrangeiro ( Lan) que claramente achou um maneira de burlar esta regra. Enquanto não fizermos isso vamos ver preços subindo, qualidade de serviço e respeito ao cliente caindo e situações de cartel ou monopólio.
Para finalizar lamento profundamente a decisão judicial que obriga a GOL a reintegrar os 850 funcionários da webjet, nenhuma empresa pode ser obrigada a ter um numero de funcionários que não comporta, isso levará a empresa , que já está em uma situação ruim, a uma situação de falência. Neste caso será o pior dos mundos, pois será o monopólio da LATAM.
A única solução possível para termos alguma chance de ter uma aviação melhor, já que besteria foi feita, é acabar com o limite à participação do capital estrangeiro ou ampliação de sua participação até níveis superiores à 60%, assim poderiam novos entrantes e um aumento da competição das empresas. Este limite a participação do capital estrangeiro não tem mais sentido e só serve para dar uma reserva de mercado a um grupo estrangeiro ( Lan) que claramente achou um maneira de burlar esta regra. Enquanto não fizermos isso vamos ver preços subindo, qualidade de serviço e respeito ao cliente caindo e situações de cartel ou monopólio.
Para finalizar lamento profundamente a decisão judicial que obriga a GOL a reintegrar os 850 funcionários da webjet, nenhuma empresa pode ser obrigada a ter um numero de funcionários que não comporta, isso levará a empresa , que já está em uma situação ruim, a uma situação de falência. Neste caso será o pior dos mundos, pois será o monopólio da LATAM.
-
- CMTE.
- Mensagens: 645
- Registrado em: Sáb Set 26, 2009 16:50
Re: aumento das passagens no Brasil
Falando como consumidor, espero que realmente haja uma certa competição, embora não acredite muito que esse oligopólio deixe de pressionar - e muito - os preços (vide exemplo das montadoras de automóveis no Brasil).glm escreveu:Este limite a participação do capital estrangeiro não tem mais sentido e só serve para dar uma reserva de mercado a um grupo estrangeiro ( Lan) que claramente achou um maneira de burlar esta regra. Enquanto não fizermos isso vamos ver preços subindo, qualidade de serviço e respeito ao cliente caindo e situações de cartel ou monopólio.
Mas, Glm, esse foi o trato legal para que a gol comprasse a Webjet.glm escreveu:Para finalizar lamento profundamente a decisão judicial que obriga a GOL a reintegrar os 850 funcionários da webjet, ...
Antes, então, que fosse impedido o negócio. Como aviação civil é de interesse público, talvez pudesse o governo segurar as pontas da Web até uma melhor solução, como a venda para um grupo estrangeiro.
Claro que é assunto fora de minha esfera, mas acho que deveriam haver outras soluções.
Re: aumento das passagens no Brasil
Não fico feliz com a demissão de ninguém, mas a WEBJET nunca foi um empresa eficiente do ponto de vista da gestão e muito pior no atendimento, estava fadada ao desaparecimento. O desaparecimento da GOL ( agora), que está lutando para se recuperar só vai piorar uma situação que é ruim para os passageiros e para o país, e criar um monopólio para a LATAM e esta situação será muito pior.
Re: aumento das passagens no Brasil
Para nos pobre mortais, temos que nos sujeitar as Tarifas e faltas de opções, mas para empresarios , politicos etc, nao faz diferença preço de passagens...acho que nao faz diferença duas ou 200 empresas. 
