Novo Aeroporto da Região Metropolitana de P. A.
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Novo Aeroporto da Região Metropolitana de P. A.
Projeto do Aeroporto 20 de Setembro deve ser acelerado
Presidente da Infraero quer o aeroporto pronto em cinco anos e conta, para isso, com a privatização
As últimas notícias deixaram o secretário de infraestrutura do estado, Beto Albuquerque, empolgado.
Pelo que ele ouviu do presidente da Infraero, Gustavo do Vale, está decidido a fazer um novo aeroporto na região metropolitana de Porto Alegre e a opção preferencial é pelo Aeroporto 20 de Setembro, situado nos municípios de Portão e Nova Santa Rita. O aeroporto será tão grande que se estenderá de um município ao outro. Será maior que o de Guarulhos, perdendo apenas para o de Brasília.
Mesmo assim, a Infraero pretende investir em melhorias no Aeroporto Salgado Filho. Mas, mesmo com as melhorias possíveis, o aeroporto de Porto Alegre não dará conta da demanda por muitos anos. Por isso, a construção do 20 de Setembro precisa ser iniciada o quanto antes. A idéia o do presidente da Embraer é ter o 20 de Setembro pronto em seis anos. Ou seja, em 2018.
Com a experiência que temos de obras do governo, a projeção parece inacreditável. Mas o existe uma solução para isso: a privatização. Veja-se como está andando rápido a obra da Arena do Grêmio. E é para essa solução rápida e simples, que o presidente da Infraero pretende apelar. Será feito, brevemente, um leilão para decidir quem vai construir a obra e, depois, administrá-la, recebendo lucros na operação. Desta forma, a obra precisa ficar pronta depressa, pois há o interesse (e a necessidade) do lucro.
Os vales do Caí e do Sinos serão um polo internacional de logística
O secretário Beto Albuquerque foi a Brasília, na última quinta-feira, levando a documentação e informações sobre a área proposta para a implantação do novo aeroporto. Ela se estende do município de Portão até o de Nova Santa Rita e ficará próximo à Rodovia do Parque. A nova rodovia já em construção que vai ligar o Vale do Sinos a Porto Alegre, terminando nas imediações da Arena do Grêmio.
A área já foi decretada de utilidade pública, pelas prefeituras de Portão e Nova Santa Rita em setembro do ano passado. Está, portanto, reservada para esta finalidade. Trata-se de um área de 2.000 hectares, que permitirá a implantação de uma pista de longa extensão, capaz de receber os maiores aviões do mundo, inclusive grandes cargueiros com sua carga máxima. A área é tão grande que permitirá, inclusive, uma futura ampliação do aeroporto, que já será um dos maiores do país.
O próximo passo para a concretização do projeto será a desapropriação das áreas. O que, segundo o prefeito de Portão, Elói Besson, deverá ser feito sem maiores problemas.
Além de ser um dos maiores aeroportos do país, o 20 de Setembro será o mais moderno, conforme declarou o presidente da Infraero. O 20 de Setembro será o único do país com condições de operar até mesmo com zero de visibilidade, devido ao aparato tecnológico que será instalado. Por esse motivo, ele poderá servir, inclusive, como ponto de conexão, transferindo passageiros de voos internacionais para ligações com a Argentina, Uruguai, Santa Catarina e Paraná. Poderão ocorrer, também, voos diretos para a Austrália por sobre a região antártica, com tempo de vôo mais curto.
O 20 de Setembro será uma revolução na logísticaO aeroporto ficará a 25 quilômetros de Porto Alegre e bem mais perto de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caí e Montenegro. Ficará muito acessível, também, para as regiões da Serra Gaúcha e do Vale do Taquari.
O secretário Beto Albuquerque entregou ao presidente da Infraero documentação com informações relativas a área proposta para a instalação do 20 de Setembro, que fica entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão, ao lado da BR-386 e da futura BR-448 (Rodovia do Parque).
O terreno de 2.500 hectares foi decretado de utilidade pública em setembro de 2011 pelos prefeitos dos dois municípios para a construção do futuro empreendimento.
Com esta ampla área será possível implantar duas pistas paralelas, com 3.200 metros de extensão, que permitirão a operação dos maiores aviões do mundo, com suas cargas máximas. Com isso, o mundo inteiro ficará próximo da grande Porto Alegre e dos vales do Caí e dos Sinos.
Será possível vender, por exemplo, peixe fresco produzidos em açudes da região e vendê-los frescos para restaurantes de Nova York, Paris ou Tóquio.
Pode se imaginar o quanto este aeroporto irá favorecer o desenvolvimento da indústria e da produção rural do estado.
Principalmente nas regiões mais próximas ao aeroporto. Também aumentará muito a capacidade do estado, e da região, para atrair empresas.
O projeto do Aeroporto 20 de Setembro vem sendo defendido há décadas. O Grupo Editorial Sinos, principalmente através do seu diretor Mário Gusmão, teve relevante participação na defesa persistente desse objetivo. Agora, finalmente, aquilo que muitos consideravam um delírio pode se tornar realidade.
Renato Klein
renato.klein@fatonovo.com
Presidente da Infraero quer o aeroporto pronto em cinco anos e conta, para isso, com a privatização
As últimas notícias deixaram o secretário de infraestrutura do estado, Beto Albuquerque, empolgado.
Pelo que ele ouviu do presidente da Infraero, Gustavo do Vale, está decidido a fazer um novo aeroporto na região metropolitana de Porto Alegre e a opção preferencial é pelo Aeroporto 20 de Setembro, situado nos municípios de Portão e Nova Santa Rita. O aeroporto será tão grande que se estenderá de um município ao outro. Será maior que o de Guarulhos, perdendo apenas para o de Brasília.
Mesmo assim, a Infraero pretende investir em melhorias no Aeroporto Salgado Filho. Mas, mesmo com as melhorias possíveis, o aeroporto de Porto Alegre não dará conta da demanda por muitos anos. Por isso, a construção do 20 de Setembro precisa ser iniciada o quanto antes. A idéia o do presidente da Embraer é ter o 20 de Setembro pronto em seis anos. Ou seja, em 2018.
Com a experiência que temos de obras do governo, a projeção parece inacreditável. Mas o existe uma solução para isso: a privatização. Veja-se como está andando rápido a obra da Arena do Grêmio. E é para essa solução rápida e simples, que o presidente da Infraero pretende apelar. Será feito, brevemente, um leilão para decidir quem vai construir a obra e, depois, administrá-la, recebendo lucros na operação. Desta forma, a obra precisa ficar pronta depressa, pois há o interesse (e a necessidade) do lucro.
Os vales do Caí e do Sinos serão um polo internacional de logística
O secretário Beto Albuquerque foi a Brasília, na última quinta-feira, levando a documentação e informações sobre a área proposta para a implantação do novo aeroporto. Ela se estende do município de Portão até o de Nova Santa Rita e ficará próximo à Rodovia do Parque. A nova rodovia já em construção que vai ligar o Vale do Sinos a Porto Alegre, terminando nas imediações da Arena do Grêmio.
A área já foi decretada de utilidade pública, pelas prefeituras de Portão e Nova Santa Rita em setembro do ano passado. Está, portanto, reservada para esta finalidade. Trata-se de um área de 2.000 hectares, que permitirá a implantação de uma pista de longa extensão, capaz de receber os maiores aviões do mundo, inclusive grandes cargueiros com sua carga máxima. A área é tão grande que permitirá, inclusive, uma futura ampliação do aeroporto, que já será um dos maiores do país.
O próximo passo para a concretização do projeto será a desapropriação das áreas. O que, segundo o prefeito de Portão, Elói Besson, deverá ser feito sem maiores problemas.
Além de ser um dos maiores aeroportos do país, o 20 de Setembro será o mais moderno, conforme declarou o presidente da Infraero. O 20 de Setembro será o único do país com condições de operar até mesmo com zero de visibilidade, devido ao aparato tecnológico que será instalado. Por esse motivo, ele poderá servir, inclusive, como ponto de conexão, transferindo passageiros de voos internacionais para ligações com a Argentina, Uruguai, Santa Catarina e Paraná. Poderão ocorrer, também, voos diretos para a Austrália por sobre a região antártica, com tempo de vôo mais curto.
O 20 de Setembro será uma revolução na logísticaO aeroporto ficará a 25 quilômetros de Porto Alegre e bem mais perto de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caí e Montenegro. Ficará muito acessível, também, para as regiões da Serra Gaúcha e do Vale do Taquari.
O secretário Beto Albuquerque entregou ao presidente da Infraero documentação com informações relativas a área proposta para a instalação do 20 de Setembro, que fica entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão, ao lado da BR-386 e da futura BR-448 (Rodovia do Parque).
O terreno de 2.500 hectares foi decretado de utilidade pública em setembro de 2011 pelos prefeitos dos dois municípios para a construção do futuro empreendimento.
Com esta ampla área será possível implantar duas pistas paralelas, com 3.200 metros de extensão, que permitirão a operação dos maiores aviões do mundo, com suas cargas máximas. Com isso, o mundo inteiro ficará próximo da grande Porto Alegre e dos vales do Caí e dos Sinos.
Será possível vender, por exemplo, peixe fresco produzidos em açudes da região e vendê-los frescos para restaurantes de Nova York, Paris ou Tóquio.
Pode se imaginar o quanto este aeroporto irá favorecer o desenvolvimento da indústria e da produção rural do estado.
Principalmente nas regiões mais próximas ao aeroporto. Também aumentará muito a capacidade do estado, e da região, para atrair empresas.
O projeto do Aeroporto 20 de Setembro vem sendo defendido há décadas. O Grupo Editorial Sinos, principalmente através do seu diretor Mário Gusmão, teve relevante participação na defesa persistente desse objetivo. Agora, finalmente, aquilo que muitos consideravam um delírio pode se tornar realidade.
Renato Klein
renato.klein@fatonovo.com
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Re: Novo Aeroporto da Região Metropolitana de P. A.
Com obra atrasada no Salgado Filho, governo avalia novo aeroporto no RS
Área entre Nova Santa Rita e Portão deve receber novo empreendimento.
Ampliação da pista do Salgado Filho foi adiada novamente.
Do G1 RS
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O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, disse em reunião realizada na quinta-feira (15), em Brasília (DF), com o secretário de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque, que o plano para construção de um novo aeroporto em Porto Alegre já é uma realidade para o órgão. O projeto de engenharia feito pelo Exército apontou que será preciso uma compactação muito maior do que estava previsto no solo onde seria feito o alargamento da pista do Salgado Filho, em Porto Alegre. O entorno do aeroporto, cercado por casas e edificações, também evidencia a necessidade de um novo ponto para decolagens e pousos de aeronaves para atender a Região Metropolitana de Porto Alegre.
De acordo com Beto Albuquerque, a secretaria já recebeu o aval da aeronáutica para a construção de um novo aeroporto em uma área entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão, na Região Metropolitana, ao lado da BR-386 e da futura BR-448 (Rodovia do Parque). Segundo informações do governo do Rio Grande do Sul, o terreno de 1,6 mil hectares foi decretado de utilidade pública em setembro de 2011 pelos prefeitos dos dois municípios para a construção do futuro empreendimento.O local seria batizado de 20 de Setembro, diz o secretário.
"Com esta definição, o que a Infraero precisa fazer é a desapropriação da área e, a partir daí, fazer um projeto. Não é uma coisa para menos de cinco anos. Acredito que a obra dura uns seis anos. Mas precisamos fazer isto agora. Vamos fazer esta desapropriação e construir um grande aeroporto, com duas pistas que possam operar simultaneamente", disse Beto Albuquerque em entrevista à Rádio Gaúcha na manhã desta sexta-feira (16).
saiba mais
Ampliação do aeroporto de Porto Alegre deve ser adiada mais uma vez Novo sistema de pousos do Salgado Filho deve operar em abril de 2013 Infraero quer aeroportos em áreas com maior demanda De acordo com o secretário, as restrições impostas pelas regras da aviação internacional praticamente sepultam as chances do projeto de alargamento da pista do Aeroporto Salgado Filho sair do papel. O solo não apresenta solidez para suportar o pouso e a decolagem de aeronaves por muito tempo.
"Mesmo que façamos o alargamento de mil metros da pista, só poderemos usar 600 metros. E até 2018 as restrições serão ainda maiores. Se aplicado todo este investimento, poderemos ter um novo aeroporto bem mais moderno", disse Beto Albuquerque.
A estimativa de custos para a ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho é de R$ 223 milhões. A obra está atrasada. A licitação deveria ser lançada neste mês, mas até agora a Infraero ainda não recebeu o projeto que está sendo elaborado pelo Exército desde março do ano passado. Já foram oito adiamentos em quase um ano. Na quinta-feira (15), o presidente da Infraero também havia levantado a questão do solo.
"Foi descoberta a necessidade de compactação muito maior do que a gente imaginava no solo. Isso está sendo revisto pela equipe que está desenvolvendo o projeto. E, dentro dele, fazendo um novo orçamento", explica Gustavo do Vale.
Área entre Nova Santa Rita e Portão deve receber novo empreendimento.
Ampliação da pista do Salgado Filho foi adiada novamente.
Do G1 RS
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O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, disse em reunião realizada na quinta-feira (15), em Brasília (DF), com o secretário de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque, que o plano para construção de um novo aeroporto em Porto Alegre já é uma realidade para o órgão. O projeto de engenharia feito pelo Exército apontou que será preciso uma compactação muito maior do que estava previsto no solo onde seria feito o alargamento da pista do Salgado Filho, em Porto Alegre. O entorno do aeroporto, cercado por casas e edificações, também evidencia a necessidade de um novo ponto para decolagens e pousos de aeronaves para atender a Região Metropolitana de Porto Alegre.
De acordo com Beto Albuquerque, a secretaria já recebeu o aval da aeronáutica para a construção de um novo aeroporto em uma área entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão, na Região Metropolitana, ao lado da BR-386 e da futura BR-448 (Rodovia do Parque). Segundo informações do governo do Rio Grande do Sul, o terreno de 1,6 mil hectares foi decretado de utilidade pública em setembro de 2011 pelos prefeitos dos dois municípios para a construção do futuro empreendimento.O local seria batizado de 20 de Setembro, diz o secretário.
"Com esta definição, o que a Infraero precisa fazer é a desapropriação da área e, a partir daí, fazer um projeto. Não é uma coisa para menos de cinco anos. Acredito que a obra dura uns seis anos. Mas precisamos fazer isto agora. Vamos fazer esta desapropriação e construir um grande aeroporto, com duas pistas que possam operar simultaneamente", disse Beto Albuquerque em entrevista à Rádio Gaúcha na manhã desta sexta-feira (16).
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Ampliação do aeroporto de Porto Alegre deve ser adiada mais uma vez Novo sistema de pousos do Salgado Filho deve operar em abril de 2013 Infraero quer aeroportos em áreas com maior demanda De acordo com o secretário, as restrições impostas pelas regras da aviação internacional praticamente sepultam as chances do projeto de alargamento da pista do Aeroporto Salgado Filho sair do papel. O solo não apresenta solidez para suportar o pouso e a decolagem de aeronaves por muito tempo.
"Mesmo que façamos o alargamento de mil metros da pista, só poderemos usar 600 metros. E até 2018 as restrições serão ainda maiores. Se aplicado todo este investimento, poderemos ter um novo aeroporto bem mais moderno", disse Beto Albuquerque.
A estimativa de custos para a ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho é de R$ 223 milhões. A obra está atrasada. A licitação deveria ser lançada neste mês, mas até agora a Infraero ainda não recebeu o projeto que está sendo elaborado pelo Exército desde março do ano passado. Já foram oito adiamentos em quase um ano. Na quinta-feira (15), o presidente da Infraero também havia levantado a questão do solo.
"Foi descoberta a necessidade de compactação muito maior do que a gente imaginava no solo. Isso está sendo revisto pela equipe que está desenvolvendo o projeto. E, dentro dele, fazendo um novo orçamento", explica Gustavo do Vale.
Re: Novo Aeroporto da Região Metropolitana de P. A.
Que besteira...
"Elles"não conseguem iniciar um alongamento de uma pista e ainda querem fazer um aeroporto completo no meio do nada.
É como falam por aí!!!Quanto mais obras começadas e não concluídas,mais dinheiro vai ser desviado por esses picaretas que nos governam.
Na minha opinião,acho totalmente desnecessário tal aeroporto,pelo baixo movimento que temos atualmente e nos próximos anos.
"Elles"não conseguem iniciar um alongamento de uma pista e ainda querem fazer um aeroporto completo no meio do nada.
É como falam por aí!!!Quanto mais obras começadas e não concluídas,mais dinheiro vai ser desviado por esses picaretas que nos governam.
Na minha opinião,acho totalmente desnecessário tal aeroporto,pelo baixo movimento que temos atualmente e nos próximos anos.
GILBERTO KAVALOS - POA
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- MASTER
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- Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
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Re: Novo Aeroporto da Região Metropolitana de P. A.
OLá amigos,
De quem será está area para o novo aeroporto !!!!???.....G....
sds,
Moises
De quem será está area para o novo aeroporto !!!!???.....G....
sds,
Moises
- felipe1997
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Re: Novo Aeroporto da Região Metropolitana de P. A.
Em Eldorado do Sul acredito q dá pra faze um aeroporto com quantas pistas quisér, dá pra fazer um aero bem grande. Entre Portão e Nova Santa Rita é muito longe de POA, fica inviavel, pq a maioria das pessoas q vem para POA, fica instalado em POA, quem quer ir pro interior do RS vai por Caxias do Sul. Na minha opinião deveriam ver se não dá pra construi um aeroporto em Eldorado do Sul. Ae sim ficaria ótimo, mas pra isso precisaria uma ponte boa, q dure por bastante tempo.
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- CMTE.
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Re: Novo Aeroporto da Região Metropolitana de P. A.
Bem, entre Eldorado e região de Nova Santa Rita fico com o segundo, pois o local fica mais próximo de Novo Hamburgo, São Leopoldo e até cidades serranas; terá acesso pela Rodovia do Parque, acesso pelo Trensurb até São Léo/NH; não necessita atravessar a ponte atual e futura. Enfim, atende maior numero de pessoas naquela região.
Re: Novo Aeroporto da Região Metropolitana de P. A.
Realmente enfrentar a ponte de POA nao é mole, no final da decada de 60 eu ouvia falar em um aeroporto Internacional em GUAIBA, nao sei se ja nao era Eldorado eu nao conheço bem a regiao...se passaram 40 anos e nada mudou...Onde deveria ter um grande aeroporto é Santa Maria fora do base aérea. 

Re: Novo Aeroporto da Região Metropolitana de P. A.
Santa Maria???E passageiros pra botar dentro dos aviões??Pra transportar soja e trigo??
GILBERTO KAVALOS - POA
Re: Novo Aeroporto da Região Metropolitana de P. A.
Sugeri SANTA MARIA primeiro que é centro do estado... e seria bom um HUB de alguma empresa interessada, pois viriam paxs de algumas regioes para embarcar para RIO-SAO-FLN-CWB etc...o pax
da fronteira nao precisaria ir a POA etc etc. Mas o assunto aqui é PORTO ALEGRE, qualquer local onde tenha Transurb e uma BR ta bão demais...porque POA é a unica cidade do Brasil que tem estação ferroviaria bem perto do aeroporto, na europa isso é mais comum.
