(Moderação, por favor se acharem coerente por favor movam o tópico para outro lugar, achei que teria mais haver postar aqui).
Em especial esta pergunta vai ao Jonas Liasch!
PS:Já é sabido a matrícula, PT-MZG.
Moderador: Moderadores
Pois é, essa aeronave pegou mesmo granizo muito pesado. O radome ficou bastante danificado, mas resistiu, ao contrário daquele do PT-MZV que foi destruído em Curitiba uns tempos atrás. O parabrisas do lado esquerdo quebrou, mas o lado direito aguentou a saraivada e o avião conseguiu pousar em LDB mesmo. Os outros danos foram pequenos.Adriano1243 escreveu:Estive ontem no Aeroporto Governador José Richa - Londrina, e me deparei com este A320 da TAM, a matrícula incompleta (falha minha não ter anotado) PT-*ZG, e me chamou a atenção no fato da aeronave estar com um saco preto em um dos "para brisas". Depois de passar a foto para o computador observei a fuselagem do bico foi trocada(na parte inferior direita da imagem). Não sei se foi Bird-Strike ou uma CB no caminho. Por favor se alguém tiver informações me avise! Abaixo a foto da aeronave.
(Moderação, por favor se acharem coerente por favor movam o tópico para outro lugar, achei que teria mais haver postar aqui).
Em especial esta pergunta vai ao Jonas Liasch!
PS:Já é sabido a matrícula, PT-MZG.
Nos da TAM o que parece não., como gosta de pegar um gelinho...Afonso escreveu:Jonas,
O radar não consegue detectar esse tipo de coisa?
Afonso, gelo é um coisa complicada para se pegar no radar. A umidade líquida e mesmo o gelo em forma de cristais hexagonais (neve... mas complicar um pouco é legal, né?) reflete bem as microondas do radar meteorológico, mas o gelo em forma amorfa, comno o granizo e a saraiva fornece um eco BEM mais fraco. Na verdade, o piloto, ao observar o radar, pode pensar que uma determinada área está mais tranquila, quando na verdade está cheia de gelo, em pedras.Afonso escreveu:Jonas,
O radar não consegue detectar esse tipo de coisa?
Prof. Jonas,Constellation escreveu: Já ocorreram até acidentes devido a esse tipo de erro, teve um MD-80 nos Estados Unidos, que pegou tanto gelo que o mesmo congestionou os motores, provocando a sua parada e derrubando o avião. Vou pesquisar melhor tal episódio e depois conto aqui.
É isso aí, Sato. É esse acidente mesmo, eu não lembrava dos detalhes (estou ficando velho...) só lembrava que o avião era um DC-9 ou derivado, e que os motores apagaram devido ao gelo.MSATO escreveu:Prof. Jonas,Constellation escreveu: Já ocorreram até acidentes devido a esse tipo de erro, teve um MD-80 nos Estados Unidos, que pegou tanto gelo que o mesmo congestionou os motores, provocando a sua parada e derrubando o avião. Vou pesquisar melhor tal episódio e depois conto aqui.
Esse acidente não seria o de um DC-9 da Southern, em 1977 realizando o vôo 262?
Encontrei o relato deste na seção Blackbox do Jetsite (clique aqui) sob o título "Southern 242: "Vou pousar aqui mesmo!"
Abraços!