E se ele arremeter?!?
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
Anonymous
E se ele arremeter?!?
Pessoal,
por favor, vejam essa foto: www.airliners.net/open.file/804098/L/ , temos um 777 decolando e outro na final para a 1R de SFO.
Daí pergunto (salvando as devidas proporções de distância que não aparece na foto): se primeiro avião decolar normalmente mas o segundo abortar a aproximação e arremeter, não teremos uma aproximação muito grande das aeronaves? Essa situação é considerada normal ou arriscada? O controlador poderia instuí-los para tomar rotas diferentes?
por favor, vejam essa foto: www.airliners.net/open.file/804098/L/ , temos um 777 decolando e outro na final para a 1R de SFO.
Daí pergunto (salvando as devidas proporções de distância que não aparece na foto): se primeiro avião decolar normalmente mas o segundo abortar a aproximação e arremeter, não teremos uma aproximação muito grande das aeronaves? Essa situação é considerada normal ou arriscada? O controlador poderia instuí-los para tomar rotas diferentes?
O avião não está tão próximo da pista do jeito que parece, o efeito do zoom faz que a foto pareça "plana", sem o efeito de profundidade...Ele deve estar passando o externo ainda...
Abraços
Matheus
Abraços
Matheus
My photos at A.net
-
stratocaster
- PC

Sim, poderia haver um conflito. Mas nos aeroportos com tráfego intenso, os controladores trabalham com algumas variáveis para administrar certas situações mais extremas de coordenação de tráfego aéreo. Nessa foto, por exemplo, a aeronave que está decolando poderia ter uma instrução de curva à direita ou esquerda logo após a decolagem e, adicionalmente, com uma restrição inicial de altitude. A que está na aproximação final poderia seguir eventualmente o que está previsto na IAL, com uma arremetida mantendo o eixo da pista. É difícil definir qual é o padrão adotado em todas as circunstâncias, mas posso lhe garantir que não é surpreendente - tanto nos EUA, quanto na Europa - observar uma aeronave saindo do solo, enquanto outra está tocando na pista ou iniciando a decolagem, entre outras situações que não são tão normais no nosso cotidiano.
-
Anonymous
Exatamente stratocaster,falou e disse.
Como vc falou,há um procedimento de Arremetida para as acft em pouso e uma restrição para as que decolam e assim fica tudo organizado e evita-se o conflito.
Atairlines,um professor meu me ensinou que na aviação não tem ''SE ele arremeter'', ''SE ele... '' ''SE... '' ,não existe o ''se'' porque tudo já foi pensado antes.
Um abraço.[/b]
Como vc falou,há um procedimento de Arremetida para as acft em pouso e uma restrição para as que decolam e assim fica tudo organizado e evita-se o conflito.
Atairlines,um professor meu me ensinou que na aviação não tem ''SE ele arremeter'', ''SE ele... '' ''SE... '' ,não existe o ''se'' porque tudo já foi pensado antes.
Um abraço.[/b]
-
Anonymous
SFO é um aeroporto interessantissimo! A primeira vez que voei para lá fiquei impressionado, primeiramente por ter uma outra aeronave (767) em aproximação ao meu lado (mais proximo que em outros aeroportos) alem de ver avioes decolando nas pistas perpendiculares cruzando ao do nosso pouso. Os controladores lá são bons e com certeza seguem procedimentos pre-determinados para situações como a em questão.
Editado pela última vez por BrazPilot em Sex Abr 01, 2005 12:28, em um total de 2 vezes.
-
José Eduardo - SBPA
- PC

-
stratocaster
- PC

Causar polêmica? Bem, não acredito. Seguem alguns exemplos:Le escreveu:Uma aeronave pode ser autorizada a pousar mesmo tendo outra decolando.
Sei que vai causar polêmica, mas vai esclarecer algumas coisas....para quem tem dúvida, blz?
Em LHR existe um procedimento chamado Land after. Quando o tráfego está intenso, e duas aeronaves estão na seqüência para pouso, o segundo avião poderá ser autorizado a pousar antes mesmo da saída da pista da primeira aeronave. Vários requisitos devem ser seguidos, por exemplo: A pista deve ser longa o suficiente, operação diurna, a segunda aeronave é capaz de ver a que está na frente, etc.
Adicionalmente, existe outro procedimento peculiar em Londres, chamado de Special Landing Procedures, que consiste na combinação de operação entre “pouso seguido de pouso” ou “pouso seguido de decolagem”. Nesse segundo caso, quando a aeronave que estiver pousando cruzar a cabeceira em uso, a que estiver decolando deverá estar “rodando” a pelo menos 2000m/1.1 NM da cabeceira ou, se ainda estiver no solo, a distância deverá ser de no mínimo 2500m/1.35 NM, com relação à cabeceira da pista em uso. No caso de duas aeronaves movidas à hélice e que tenham um peso máximo de 5700kg, a distância diminuirá para 1500m/0.8 NM. Obviamente, várias restrições são aplicáveis, mas, no final, caberá ao piloto em comando a responsabilidade pela separação. Todavia, é um trabalho de extrema sincronia e muito interessante de ser executado... Porém, acho muito melhor observar tal tipo de operação com uma câmera na mão, aguardando a vez para decolar, fora da pista em uso.
Nos EUA existe um procedimento chamado Land and Hold Short Operations – LAHSO, que consiste no pouso de uma aeronave numa pista que cruzará com outra pista em uso ou taxiways, e que podem estar sendo utilizadas por outras aeronaves decolando, pousando ou em movimentação no solo. Cabe ao piloto que estiver pousando nessa condição previamente estabelecida aceitar tal tipo de operação, no entanto, deverá estar ciente da distância que terá para parar (ALD – Available Landing Distance), respeitando a capacidade de desaceleração da sua aeronave, entre outras coisas.
LGA (New York/La Guardia)fazem muito isso também, já que só tem 2 pistas e elas são perpendiculares...Já houve casos de quase colisão lá que são de dar calafrios...
Mas como eu disse, a lente das cameras enganam muito, eles não estão tão próximos como parecem...
Abraços
Matheus
Mas como eu disse, a lente das cameras enganam muito, eles não estão tão próximos como parecem...
Abraços
Matheus
My photos at A.net