[REQ] Localização do B707 ex-PP-BRB

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Maurício
MASTER
MASTER

[REQ] Localização do B707 ex-PP-BRB

Mensagem por Maurício »

Também consta, que o Boeing 707 ex-PP-BRB, ex-Brasair, ex-Beta, (cn 18925) teve spare parts na FAB, no GIG. Ainda resta alguma fuselagem ?
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Constellation
Moderador
Moderador

Re: [REQ] Localização do B707 ex-PP-BRB

Mensagem por Constellation »

Maurício escreveu:Também consta, que o Boeing 707 ex-PP-BRB, ex-Brasair, ex-Beta, (cn 18925) teve spare parts na FAB, no GIG. Ainda resta alguma fuselagem ?
Maurício, eu vi essa fuselagem ainda inteira quando visitei o CEMAN-GIG (hoje TAP-ME), em 2002, perto das oficinas de reparos das peças em fibra. Inteira é modo de dizer, né, pois estava oca, não tinha cockpit, divisões e nem sequer assoalho, todas as peças tinham sido removidas. As asas aparentavam ter sido cortadas a maçarico.

Tirei várias fotos (em filme convencional e papel) na ocasião, inclusive dentro da estrutura.

O rapaz que orientava a nossa visita (meus alunos da Universidade) disse que a fuselagem seria aproveitada para fazer um mock-up para treinamento de CMS da Varig. Mas estava bem ruinzinha para se fazer isso, era uma estrutura oca. Quando fui lá em 2005, já tinha desaparecido por completo. No centro de treinamento da Varig, na Ilha do Governador, também não havia sinal de tal fuselagem, então ela deve ter sido desmanchada mesmo.

O CEMAN-GIG da Varig desmontou esse avião para fazer o check D de um dos KC-137, que ainda estava lá no hangar, mas já totalmente montado. Não lembro qual era a aeronave, especificamente. Naquela época, o PAMA-GL não fazia esse nível de manutenção nos KC-137.

Essa aeronave era ex-British Airways (B707-336C), ex-Cunard, ex-BOAC, e passou pela África também. Nunca foi da BETA, foi da Brasair, e depois vendida para a FAB.

Caso vc queira ver onde a fuselagem da aeronave estava, as coordenadas são: 22º 48' 18" S - 043 13' 34" W.

Grande abraço.
Imagem
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

Constellation, obrigado, o importante é que você, Marcelo e Cedrini confirmaram a existência dos três spare parts de Boeing 707 na FAB. E deve vir o 4º por aí, o FAP 001.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
celso gomes filho
PP
PP

Mensagem por celso gomes filho »

Prezados

O BRB foi inteiramente aproveitado (peças e partes estruturais inclusive) pela sucessora da Brasair, a BETA Cargo. Após análise do pessoal do Parque do Galeão, onde o BRB fora levado para cumprir um cheque C, foi considerado como não economicamente viável a realização do cheque pois haviam muitas corrosões alem do enorme programa de "aging" que haveria de ser cumprido. Tudo foi trazido de caminhão para um depósito que a BETA possuia no bairro do Tatuapé, na capital paulista. Essas peças ajudaram, e muito, a manter os demais 707s da empresa (BRG, BRI, BRR e BSE) com suprimentos por um bom tempo. Sei disso porque fui F/E da Brasair e posteriormente da BETinha onde fiquei até meados do ano passado. Fiz o primeiro vôo comercial da Brasair no dia 01.03.1994. Saí por um período de alguns anos (1996 a 1999) para voar na VASPEX e retornei, já na BETA, em 2000, onde fiquei até o apagar das luzes.

Quaisquer informações sobre a Brasair/BETA, 707s e DC-8s, não se acanhem em perguntar, pois terei o maior prazer em prestá-las.
:)
Imagem Meu escritório
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Olá Celso:

Há quase dois anos venho pesquisando dados em arquivos de jornais, revistas, entrevistando pessoas, selecionando fotos; enfim tudo para um livro que será dedicado às operações do Boeing 707 por empresas brasileiras, desde a Varig até a FAB com seus KC-137.

Venho recebendo muita ajuda de outros entusiastas, alguns daqui do AF, como o Fábio Fonseca, Vito Cedrini, o Sérgio Bica e o Cursio, aos quais sou muito grato.

Eu gostaria muito de poder falar com vc, para "entrevistá-lo" seja por internet ou mesmo ao vivo (estou morando em SP atualmente), principalmente sobre as operações do B707 pela Brasair e BETA!.

VC poderia entrar em ctc comigo pelo mr727@terra.com.br?

Abraços,

Marcelo Magalhães
Responder