Infraero rebate avaliação de aeroportos feita pelo Ipea

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José Cursio
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Infraero rebate avaliação de aeroportos feita pelo Ipea

Mensagem por José Cursio »

Bom dia amigos Forenses.

Fonte.
André Borges | Valor
13/04/2011 21:11

Infraero rebate avaliação de aeroportos feita pelo Ipea

BRASÍLIA - Os dados informados pela Infraero sobre a situação dos aeroportos no país desmentem as informações divulgadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A pedido do Valor, a estatal levantou dados de movimentação de passageiros nos principais aeroportos do país em 2010.

As informações apontam que, dos 20 maiores aeroportos do país, seis tiveram movimentação acima de sua capacidade máxima no ano passado. O Ipea, no entanto, sustenta que 14 aeroportos tiveram um volume superior a 100% do projetado.
De acordo com a Infraero, os aeroportos que tiveram o limite de movimentação ultrapassado são Guarulhos (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Vitória (ES) e Cuiabá (MT).

O Ipea, porém, adiciona a essa lista outros oito aeroportos: Congonhas (SP), Fortaleza (CE), Viracopos (SP), Manaus (AM), Florianópolis (SC), Natal (RN), Goiânia (GO) e Maceió (AL).

Pela Infraero, no entanto, a situação é absolutamente ao contrário em aeroportos como o de Maceió. Segundo a estatal, o terminal teria registrado movimentação de 1,4 milhão de passageiros em 2010, quando sua capacidade é para até 4,6 milhões, ou seja, mais de três vezes o registrado.

Por meio de nota, a Infraero informou que desconhece as bases técnicas utilizadas pelo Ipea e que não foi procurada para conceder informações sobre os aeroportos.

(André Borges | Valor)

Abraços

Cursio
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Re: Infraero rebate avaliação de aeroportos feita pelo Ipea

Mensagem por denisar »

Maioria dos aeroportos do Brasil não estará pronta até a Copa de 2014

GABRIELA DI BELLA/ JC-RS

A demora nas obras também já motivou críticas do presidente da Federação Internacional de Futebol.
As obras de ampliação de nove dos 12 aeroportos em funcionamento nas 12 cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 não deverão ser concluídas até o início do evento esportivo. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fundação vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, a situação é preocupante. A demora nas obras também já motivou críticas do presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter.

De acordo com os responsáveis por uma nota técnica divulgada nesta quinta-feira (14), em Brasília (DF), considerando-se os prazos médios para elaboração de projetos, obtenção de licenças obrigatórias, realização de licitações públicas e início do serviço, “muito provavelmente não será possível concluir a maioria das obras de expansão dos terminais aeroportuários até a Copa de 2014”.

Segundo o Ipea, além dos nove terminais já em operação, o Aeroporto Internacional São Gonçalo do Amarante (RN), próximo à capital Natal, que ainda está em construção, não deve ficar pronto antes de junho de 2014. De acordo com os técnicos do Ipea, uma obra de infraestrutura em transportes leva em média 92 meses para ficar pronta, ou seja, mais de sete anos. Assim, com base em informações sobre a atual situação de cada aeroporto, fornecidas pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), os técnicos do Ipea estimam que as obras dos aeroportos de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Guarulhos (SP), Salvador (BA), Campinas (SP) e Cuiabá (MT), todos ainda em fase de elaboração de projeto, não estarão prontas antes de 2017.

Nos aeroportos de Confins (MG) e de Porto Alegre (RS), embora o projeto de reforma já esteja pronto, as obras devem demorar cerca de seis anos e meio para serem concluídas. :shocked: O aeroporto de Curitiba (PR), diz a nota técnica, teria condições de receber os jogos desde que “tudo dê certo e as obras começassem em janeiro deste ano”. De acordo com o site da Infraero, os projetos de ampliação do pátio e da pista de táxi, apresentados pelas construtoras que disputam o serviço, ainda estão sendo analisados, assim como as planilhas dos projetos de ampliação do terminal de passageiros. Já o Galeão (RJ), que está em obras, encontra-se em uma situação considerada adequada. Mesmo caso de Recife (PE), onde a previsão é de que seja construída apenas uma torre de controle.
denisar
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Re: Infraero rebate avaliação de aeroportos feita pelo Ipea

Mensagem por denisar »

Ampliação do aeroporto de Porto Alegre: Infraero trata com descaso e desrespeito os gaúchos :rant:
Nesta quinta-feira o editor foi procurar o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Newton Baggio, que disse o seguinte sobre o estudo do IPEA a respeito do aeroporto de Porto Alegre:
- Estou surpreso. A Prefeitura vem cumprindo sua parte no que diz respeito à ampliação do Aeroporto.

1) A remoção de famílias das vilas Dique e Nazaré está em andamento, seguindo o cronograma estabelecido. As remoções já feitas, garantem de imediato o início das obras de ampliação da pista, que é apenas uma das tarefas da Infraero, mas nada há a alegar.

2) As conclusões das obras:
a) ampliação do terminal de passageiros foi agenda para junho de 2013.
b) ampliação da pista do aeroporto, para o primeiro semestre de 2013.

. O edital para a ampliação da pista estará concluído até o final de junho e já foi liberada licença ambiental para esta obra.

- A Infraero não quis falar.

- A advertência feita pela Infraero deve ser levada a sério pelo prefeito José Fortunatti e pelo governador Tarso Genro. É hora de reunião de esforços das duas autoridades para que a Infraero abra o jogo publicamente. Porto Alegre e o RS estão sendo tratados com desrespeito pelos burocratas da Infraero. :rant:

Fonte: Site Polibio Braga
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Re: Infraero rebate avaliação de aeroportos feita pelo Ipea

Mensagem por Feldmann »

Ihhh toh comecando a achar que essa ampliação só sai em 2030!!!!
Marco SBCT
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Re: Infraero rebate avaliação de aeroportos feita pelo Ipea

Mensagem por Marco SBCT »

Denisar, Feldmann e demais, já está mais que na hora de todos os senadores, deputados federais e estaduais, governadores, prefeitos das capitais e toda classe política partir p/ cima do ministro dos transportes e da D. Dilma , via Congresso e outras meios e acabar com essa brincadeira da Infra. Por eles é só RJ que fica bem na figura, é só ver o que botarma de din-din no GIG e comparar com os demasi nos resultados de obras concluídas. Só quem já esteve cara a cara com esse pessoal da Infra de BSB sabe do que são capazes...não tem a menor consideração com o Brasil, aeros ´so existem para atrpalhar o serviço deles, e todos ficam arrumando problemas p/ eles, vejam agora o relatório desse tal de IPEA...só flam mal dos aeros...ironia à parte flata é ação política dos Estados, até penso que estadualizar e municipalizar oas aeros seria saída, vejam o que arrecad e o que é aplicado, creio que empresas de aconomia mista bem fiscalizadas progridem, em mutios lugares do mundo dá certo, por aqui deve dar.
Marco A Moraes
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Re: Infraero rebate avaliação de aeroportos feita pelo Ipea

Mensagem por denisar »

Estado e Prefeitura vão exigir solução para problemas no aeroporto

Os dados apontados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de que as melhorias no aeroporto Salgado Filho na Capital não estarão prontas para a Copa de 2014 provocaram indignação no prefeito José Fortunati, que buscou apoio do governo do Estado para resolver esta questão. "Não podemos aceitar pura e simplesmente que esta obra seja postergada", disse ele. :rev:

O prefeito reuniu-se no final da tarde desta quinta-feira com o governador Tarso Genro para tratar especificamente da questão das obras de ampliação da pista do Salgado Filho. Os dois irão firmar um documento conjunto solicitando ao governo federal que coloque o aeroporto de Porto Alegre como prioridade absoluta nas obras da Copa do Mundo, ressaltando a sua importância para a receptividade do evento na Capital. A carta à presidente Dilma Rousseff deve ser enviada nos próximos dias.

"A prefeitura fez todo esforço para cumprir suas obrigações, e agora vamos pressionar o governo federal, porque não abriremos mão desta obra tão importante para a economia da cidade e do Estado", destacou Fortunati. :rant:

Segundo Tarso, a pauta será incluída no encontro que ele terá com a presidente na próxima terça-feira. O assunto também deverá ser abordado durante reunião com prefeitos e governadores das cidades-sedes da Copa. "Iremos a Brasília buscar soluções e mostrar nossa inconformidade com a decisão da Infraero", ressaltou Fortunati. :yesyes:

"Nós não aceitamos a ideia de que o aeroporto não fique pronto para 2013, quando ocorrerá a Copa das Confederações." :box: Além da necessidade de estar em condições adequadas para este evento, a ampliação da pista do aeroporto significa a possibilidade de que aviões de grande porte, com carga completa, venham ao Estado, ressalta o prefeito. "Isso significa imantar, dinamizar a economia do Rio Grande do Sul."

Segundo o estudo do Ipea, as obras de nove aeroportos de cidades-sedes da Copa 2014 não ficarão prontas até o evento, entre elas as do Salgado Filho. Assinado pelos pesquisadores Carlos Alvares da Silva Campos Neto e Frederico Hartmann de Souza, o levantamento aponta que a média de prazo de obras de infraestrutura de transporte no País é de 80 meses após o fim da fase de projetos, o que equivale a mais de seis anos. De acordo com os pesquisadores, as obras do Aeroporto Internacional Salgado Filho estão apenas com os projetos básicos prontos.

Um dos gargalos para a execução das obras seria a concessão de licenças ambientais pelo Ibama, que tem prazo de 38 meses. Os 20 principais aeroportos foram analisados conforme suas taxas de ocupação para o biênio 2009-2010. Nenhum deles melhorou no período. A taxa média de ocupação dos aeroportos em situação crítica passou de 164,3% para 187,2%. Neste grupo está inserido o Salgado Filho. Procurado pelo Jornal do Comércio, o superintendente do aeroporto, Jorge Herdina, disse que não tem autorização para se pronunciar sobre o assunto :@ até que a Infraero divulgue nota à imprensa posicionando-se sobre o estudo.

Fonte: Adriana Lampert - Jornal do Comércio - RS
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Re: Infraero rebate avaliação de aeroportos feita pelo Ipea

Mensagem por BlueConcorde »

Faz-me rir dizer que a Infraero só manda dinheiro pro Rio de Janeiro.

Quem aí conhece a sala AIS e a torre de Jacarepaguá sabe que isso não é verdade. Espera-se há anos pela obra e do jeito que tá, quando começarem o projeto já vai estar velho... O GIG é um aeroporto abaixo da capacidade mas com gargalos sérios, como o estacionamento (porém não tanto quanto GRU), mas que se nada for feito, vai sim ficar limitado logo. Nem falo de Copa pq o problema não é a Copa, é o movimento de 2014 como um todo, com a taxa que a aviação anda crescendo.

Ao invés de criticar o local onde as obras andam, deviam sim fazer esta pressão para que as coisas saiam nos seus locais.

O problema todo é execução de obra... pq o planejamento é até bem feito, mas com obra que leva 2, 3 vezes o tempo que deveria ter originalmente... aí fica difícil. Vitória é um exemplo absurdo, 9 anos e nada de pista... Em NY reformaram do zero a 31L/13R em 4 meses.
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Re: Infraero rebate avaliação de aeroportos feita pelo Ipea

Mensagem por SBLO »

Globo Online
Plantão | Publicada em 14/04/2011 às 13h35m
Ipea: Modelo para aeroportos precisa de normas mais rígidas
Valor Online

BRASÍLIA - O pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Carlos Campos, considera que a adoção de novos modelos de concessão e parceria público-privada (PPP) nos aeroportos brasileiros exigirá uma "normatização rígida" para o setor. Tais regras, segundo ele, permitirão ao poder público exigir o investimento necessário para garantir a qualidade dos serviços prestados pelas empresas.

O especialista em transportes do Ipea considera que o setor aeroportuário deve ser submetido ao mesmo tratamento de outros segmentos de infraestrutura. Ele citou como exemplo as normas criadas para regular os setores de telecomunicações, a partir do processo de privatização, e de transportes, quando realizadas as concessões de rodovias federais.

De acordo com Campos, o aperfeiçoamento da regulação é necessário se for confirmado o cenário de mudanças no modelo do setor aeroportuário, já sinalizado pelo governo federal. Está prevista a maior participação de investimentos privados, por meio da abertura do capital da Infraero, das concessões por lotes - formados com aeroportos mais e menos rentáveis - e da formação novas PPPs.

Campos considera que as novas exigências deverão ser elaboradas pela recém criada Secretaria de Aviação Civil, a ser comandada por Wagner Bittencourt. O pesquisador do Ipea citou que, mesmo sem as novas regras, o Aeroporto São Gonçalo do Amarante (RN) está sendo licitado pelo governo.

(Rafael Bitencourt | Valor)
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Re: Infraero rebate avaliação de aeroportos feita pelo Ipea

Mensagem por Feldmann »

Quero ver agora essa obra aqui no RS sair... ja que agora toda a corja dos porcoliticos são do mesmo partido (PT), a companheira Dilma tem que liberar o $$ e rapido para a conclusão das obras.

Essas declarações do Fortunati e do Tarso são piadas... "nao aceitamos... nao abriremos mao da obra" e bla bla bla... e o pior de tudo eh que tem gente que acredita. Esses caras estão pouco se lixando se a obra sai ou nao sai, nao altera em nada a vida deles, so faz ganhar votos nas eleições.... modo revolts on ... kkkkk
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Re: Infraero rebate avaliação de aeroportos feita pelo Ipea

Mensagem por denisar »

ATRASO NO AEROPORTO SALGADO FILHO
Editorial ZERO HORA

Uma semana depois de uma tensa reunião realizada em Brasília, na qual representantes do governo gaúcho e da prefeitura da Capital chegaram a se exaltar, :rant: na tentativa de convencer a Infraero a apressar o cronograma das obras de ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, a questão voltou à pauta das preocupações.

Desta vez, a causa é um estudo no qual o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) adverte que a situação no Estado nessa área é crítica :twisted: , e que as obras previstas não estarão prontas até o período da realização dos jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre, em 2014.

O alerta ajuda a ratificar o fenômeno identificado em uma série de reportagens de Zero Hora como a cultura da lentidão :whistling: , mas não deve ser recebido como inevitável por parte de integrantes do setor público no Estado.

Nas condições atuais, a pista restringe a decolagem de cargueiros de grande porte e limita o número de ligações sem escala de passageiros em longa distância. A questão é que, além de implicar a necessidade de retirada de famílias instaladas na área, a extensão da pista esbarra também em problemas de alagamentos, nas alegações da Infraero. :hahaha:

E este não é o único senão de um terminal que, saudado pela sua modernidade na época da inauguração, até hoje não pode ser aproveitado em todo o seu potencial por falta de complementação.

Os gaúchos já deveriam estar voltados para a construção de uma (2)segunda pista, se a conclusão da primeira tivesse sido concluída. E não dá para esquecer a urgência na necessidade de ampliação do número de vagas para estacionamento de veículos no local, hoje um problema sério.

Faz sentido, portanto, a imediata reação do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, que está pedindo o apoio do governador Tarso Genro para exigir a manutenção do cronograma da obra junto ao governo federal. :rev:

Cabe aos responsáveis pela condução de políticas públicas se apressarem para desfazer a estimativa do estudo do Ipea, não apenas com intenções, mas com fatos.


Por Zero Hora - RS - Editorial
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Re: Infraero rebate avaliação de aeroportos feita pelo Ipea

Mensagem por Maurício »

Aqui em CNF, a licitação foi suspensa e as obras de ampliação não devem ficar prontas para 2014.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
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Re: Infraero rebate avaliação de aeroportos feita pelo Ipea

Mensagem por José Paulo »

Denisar, ao menos ai em Porto Alegre o prefeito briga. Aqui em SP, a única obra que o prefeito faz é instalar radar e diminuir a velocidade máxima nas avenidas, porque o $$$$$$$$$$ das multas precisa entrar <<<< IMPRÓPRIO PARA MENORES >>>>>
E as sobras atrasam, como forma de pressão contra licitações, facilitando superfaturamento e <<<<<<IMPRÓPRIO PARA MENORES >>>>>
Sinceramente, eu estou desanimado.
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Re: Infraero rebate avaliação de aeroportos feita pelo Ipea

Mensagem por SBLO »

Folha de São Paulo
São Paulo, quarta-feira, 20 de abril de 2011
Estudo sobre situação de aeroportos é recorte de jornal, diz ministro
Texto que detectou atrasos não representa posição do governo, diz Gilberto Carvalho
DE BRASÍLIA

O governo rebateu e desqualificou ontem uma análise divulgada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada), órgão ligado à Presidência da República, que apontou que as obras em 9 dos 13 aeroportos de cidades-sede da Copa 2014 não ficarão prontas até o evento.
Os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) e Miriam Belchior (Planejamento) dizem que o estudo não reflete a posição do Ipea ou do a governo. Segundo Carvalho, "não há desespero" em relação o término das obras da Copa.
"Não foi o Ipea. Foi um pesquisador do Ipea que juntou recorte de jornal e resolveu fazer aquele pronunciamento. Ele não está autorizado, ele não representa definitivamente a posição do governo", disse o ministro.
Procurado pela Folha, o Ipea não se manifestou. O estudo foi assinado pelos pesquisadores Carlos Alvares da Silva Campos Neto e Frederico Hartmann de Souza. A reportagem não os localizou.
O texto aponta problemas nos aeroportos de Manaus, Fortaleza, Brasília, Guarulhos (SP), Salvador, Campinas (SP), Cuiabá, Confins (MG) e Porto Alegre.
Carvalho disse que previsões pessimistas são de setores da sociedade que têm "complexo de vira-lata".
O Tribunal de Contas da União fez uma avaliação diferente da do Ipea. Segundo o TCU, a situação dos aeroportos é boa e a única preocupação é o aeroporto de Natal, que será feito por uma concessão, ainda sem edital.
A Folha mostrou na semana passada, no entanto, que seis projetos que deveriam estar prontos ainda estão sendo feitos e seis obras que deveriam começar ainda não tiveram início, segundo previsão da própria Infraero.

(MÁRCIO FALCÃO, BRENO COSTA e DIMMI AMORA)

Frase

"Não foi o Ipea [o autor do estudo sobre atrasos em obras de aeroportos]. Foi um pesquisador do Ipea que juntou recorte de jornal e resolveu fazer aquele pronunciamento. Ele não está autorizado, ele não representa definitivamente a posição do governo"
GILBERTO CARVALHO
secretário-geral da Presidência
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Re: Infraero rebate avaliação de aeroportos feita pelo Ipea

Mensagem por SBLO »

SBLO escreveu:"Não foi o Ipea [o autor do estudo sobre atrasos em obras de aeroportos]. Foi um pesquisador do Ipea que juntou recorte de jornal e resolveu fazer aquele pronunciamento. Ele não está autorizado, ele não representa definitivamente a posição do governo"
GILBERTO CARVALHO
secretário-geral da Presidência
Então, Senhor Secretário-Geral da Presidência, isso é para vossa senhoria veja que não precisa gastar milhões de reais em um estudo mais aprofundado, basta apenas ler as notícias diariamente veiculadas pela impressa SÉRIA, para se ver as mazelas e a situação gravíssima pela qual passa nossa infra-estrutura.

O Senhor e o seu partido estão há mais de 8 anos no poder e até agora não mexeram um dedo sequer para fazer alguma coisa de concreto, pois o que foi feito até agora nos aeroportos não passam de meras filigranas!!!

Se nesse tempo todo vocês ficaram inertes, não tiveram competência para fazer as obras que realmente importam, deviam seguir o conselho do Capitão Nascimanto e "pedir pra sair"!!! :rant:
Emerson Signoberto Daniel
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Re: Infraero rebate avaliação de aeroportos feita pelo Ipea

Mensagem por SBLO »

O Globo
Governo crítica estudo do Ipea sobre aeroportos
Chico de Gois

BRASÍLIA. O governo subiu o tom, ontem, nas críticas ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que, na semana passada, afirmou que nove dos 13 aeroportos de cidades- sedes da Copa não terão obras prontas até 2014 se for mantido o ritmo atual de execução dos projetos. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, desqualificou um levantamento feito pelo pesquisador Carlos Campos Neto dizendo que ele se baseou “em recortes de jornais”.

— Não foi um estudo do Ipea. Foi de um pesquisador, que juntou recortes de jornais — afirmou Carvalho após uma solenidade em comemoração ao Dia do Exército, em Brasília.

— Não estamos nem um pouco preocupados com essa pessoa do Ipea.

O ministro foi além, adotando um estilo que era característico do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem foi chefe de gabinete:

— Fico espantado com essa coisa de gente apostando na desgraça. Há gente que não venceu o complexo de vira-latas.

Carvalho garantiu que o governo vai trabalhar para intensificar as obras. Na última sexta-feira, em uma reunião entre as principais autoridades do setor aeroportuário e da Copa, começou a ser alinhavado um plano, encomendado pela presidente Dilma Rousseff, para acelerar as intervenções nos terminais.

— Não há desespero por parte do governo. Há, naturalmente, uma preocupação — disse o ministro.

O titular da Secretaria-Geral da Presidência destacou ainda que vêm sendo feitos acordos entre empresas e sindicatos para impedir o risco de paralisação das obras. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, que na semana passada, também criticou o estudo, reafirmou ontem sua visão:

—O estudo do Ipea tem pontos de vista diferentes do nosso. Todo mundo achava que haveria problemas na Alemanha e na África do Sul, e as Copas aconteceram.

Dilma deverá realizar uma reunião com governadores cujos estados têm cidades-sedes do Mundial. A ideia é mostrar que o governo quer contribuir para apressar os empreendimentos.

Enquanto o encontro não acontece, o ministro da Casa Civil, Antônio Palocci, tem conversado com governadores sobre o assunto.

Anteontem, o Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou uma análise na qual também destaca que grande parte das obras para a Copa do Mundo não passa de projetos ainda no papel.
Emerson Signoberto Daniel
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Infraero rebate avaliação de aeroportos feita pelo Ipea

Mensagem por Fernando Basto »

Lucio escreveu:

"por BlueConcorde » Qui Abr 14, 2011 11:37 pm

Faz-me rir dizer que a Infraero só manda dinheiro pro Rio de Janeiro.

Quem aí conhece a sala AIS e a torre de Jacarepaguá sabe que isso não é verdade. Espera-se há anos pela obra e do jeito que tá, quando começarem o projeto já vai estar velho... O GIG é um aeroporto abaixo da capacidade mas com gargalos sérios, como o estacionamento (porém não tanto quanto GRU), mas que se nada for feito, vai sim ficar limitado logo."

- Pois é, Lucio, estive no mês passado lá no aeroporto de Jacarepaguá e parecia que eu estava voltando ao passado (anos 80), pois mudanças só mesmo a do 'Aeroclube do Brasil' de lugar ! Torre, sala AIS, pista, etc. continuam tudo igual. Qto. ao GIG, pude constatar que estacionar lá (no TPS1) só mesmo com muita SORTE, pois vagas não existem ! E a obrinha mixuruca, não vai adiantar em nada, frente ao aumento do volume de tráfego de passageiros !!! Triste, porém, verdadeiro !!!
Fernando Basto -
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Re: Infraero rebate avaliação de aeroportos feita pelo Ipea

Mensagem por B767 »

Passaram tanto tempo investindo macicamente unicamente nos tais AEROSHOPPING, que deixaram de fixar reais prioridades(nao necessariamente nesta ordem) - como conforto e comodidade para o usuario, expansao e aprimoramento dos terminais, rodovias de acesso e estacionamento eficientes, planejamento e real esforco para adequar melhor os patios de estacionamento de aeronaves e pistas, etc, etc, etc.
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