lalo escreveu:Depois da chegada do primeiro atr 72-500,fly conta receber ate ao fim do mes de maio o primeiro boeing 737-500,que ira fazer as routas de medio curso.
segundo um piloto da fly 540 que ja a uma grande polemica,pq o dov q e sul africano prefere pilotos estrangeiros deixando os angolanos para o atr,nao esquecendo q e uma empresa de direito angolano.como sempre as conviniencias no nosso pais.
boa noite.
Já estou triste....Já vi este filme antes.
Não há mercado interno em Angola para Boeings....
Eu não sou piloto (apenas tive 20 horas de voo num Cessna 172

), nem sou engenheiro (não sei como é que se constroem ou reparam aviões

), apenas e humildemente sou um gestor e faço contas, mais contas, e mais contas. O mercado Angolano antes da crise de 2008 tinha um load-factor de .6 e com fortes indícios para .7 nas maquinas 737 e MD80 (este número não é empírico, tenho comigo o estudo). Isto quer dizer praticamente 65 passageiros usando como referencia uma taxa de utilização de 50% (130/2=65).
A air26, Diexim, AirJet, e Sonair puxavam esta media para cima, mas a TAAG e Gemini destruíam este numéro. A Sonair só puchava para cima porque voava no modelo não regular e se na altura do go no-go não tivessem atingido as vendas que permitiriam atingir o load-factor desejado então cancelavam o voo

(inteligente não é).
A segunda verdade estrondosa é que o territorio Angolano não é suficientemente grande para conseguir-se economias de escala na operação de um 737. Não se consegue ser eficiente com estas maquinas em rotas medias de 1h30 (abaixo das 250mn), porque saindo de Luanda é exactamente na altura em que se esta a entrar na província de Benguela que em termos financeiros\operacionais o voo esta optimizado, e logo logo esta na altura de aterrar
A terceira e ultima verdade é que não existem infra-estruturas em Angola para operar regularmente 737 com eficiência.(ex. falta de GSE fora de Luanda).
Eu até entendo que seja mais atractivo em termos de marketing e imagem voar com um 737 do que com um ATR, contudo deixo aqui a pergunta: O objectivo é ficarmos bonitos na fotografia e estarmos aflitos financeiramente, ou termos uma imagem simples mas rentavel?
Para reflexão