B727-100/200

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: B727-100/200

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forense.

Os Boeings 727/100 e 200 na VASP.

Na história da VASP (Viação Aérea São Paulo), dez aviões Boeings 727 fizeram parte da frota da empresa paulista. Sendo dois do modelo 100 (cargueiro) e oito do modelo 200. O primeiro a chegar foi o PP-SNE. Depois teve mais quatro, sendo que três voaram na Vaspex e, mais um que nunca chegou a voar, aquele da porta de cargas cortada errada, dizem que foi proposital.
===========================================================================================
Boeing 727/100 n/s 19310/395 1º vôo 06/04/1966 entregue em 18/04/1967 para a LH como D-ABII.
Na Evergreen Int 04.01.79 como N701EV
Na VASP em 01/1979 como PP-SRY
http://www.airliners.net/photo/VASP/Boe ... 0094840/M/" onclick="window.open(this.href);return false;

Boeing 727/100 n/s 19311/399 1º vôo 13/04/1967 entregue em 28/04/1967 para a LH como
B-ABIO
Evergreen Int > N703EV > **.01.79
Na VASP em 08.02.79 como PP-SRZ
=====================================================================================================

Boeing 727/2A1 PP-SNE n/s 21341/1253 1º vôo 17/03/1977 entregue em 19/04/1977
Boeing 727/2A1 PP-SNF n/s 21342/1256 1º vôo 29/03/1977 entregue em 29/04/1977
Boeing 727/2A1 PP-SNG n/s 21345/1673 1º vôo 07/10/1980 entregue em 16/10/1980
Boeing 727/2A1 PP-SNH n/s 21346/1675 1º vôo 07/10/1980 entregue em 21/10/1980
Boeing 727/2A1 PP-SNI n/s 21600/1679 1º vôo 23/10/1980 entregue em 03/11/1980
Boeing 727/2A1 PP-SNJ n/s 21601/1694 1º vôo 25/11/1980 entregue em 12/12/1980
Boeing 727/212 PP-SRK n/s 21347/1282 1º vôo 23/07/1977 entregue em 06/06/1980 (ex- 9V-SGA - entregue em 30/08/1977) w/o 08/06/1982 em Pacatuba no Ceará 137 mortos.
Boeing 727/212 PP-SMK n/s 21348/1287 1º vôo 14/09/1977 entregue em 17/06/1980 (ex- S9-SGB – entregue em 26/09/1977)
=====================================================================================================

Para onde foram após voarem na VASP.

PP-SNE
GPAlsd/Northeastern > **/06.84 > GPA ret 3.04.85 bt GPA 6.85
UPS-United Parcel Svcs > N213UP > *2A1F > 28.06.85 > frd Louiosville-Goodyear 28.03.02, s 4.07.02 fc, canc 23.10.02
VARIG Log > PR-LGB > 20.09.02 > own FPAA 20.9.02, arr GIG 27.9.02 full UPS col, frd to Porto Alegre 28.9.02, repo str GIG by 09.07?
PP-SNF
GPAlsd/Northeastern > **/ 06.84 > ret GPA 4.03.85,own GPA 6.85
UPS-United Parcel Svcs > N214UP > *2A1F > 28.06.85 > s str Goodyear AZ 24.04.07, s4.07.02 fc, frd to San Antonio 21.11.02, arr Opa-Locka 21.02.03 basic UPS col, sold to SPAA 21.02.03, r17.03.03, s PBI 22.03.03 pkd, N-reg canc 05.05.03, frd PBI--GIG 09.05.03
VARIG Log > PR-LGC > s 10.05.03 > s Rio basic UPS col, awaits repainting
PP-SNG
Capitol Air lsd > **/10.84 > ret 21.11.84
Arrow Air LSD > 08.06.85 > ret 3.86
Alaska AL > N327AS > 22.03.89 > own Pol
Sun Country AL > N287SC > rr 01.94 > own FSBU,TrAS 28.05.97, FSB to IAP 21.01.98,opb SC
American Trans Air > 22.11.99 > bt ex IAP
Capital Cargo Int AL > 29.12.99 > *2A1F > ACG Acq XXV 29.12.99, being F-cvtd Costa Rica ar 2.00, ACGC 28.06.01 op by Capital Cargo, WFBN 18.12.01, still lsd to CC, sis PHX 16.10.05 "Florence"
PP-SNH
Mexicana lsd > XA-MXF > 10.10.85
Mexicana bt?-rr > XA-MXI > **.10.89 > sis 3.95, sis 10.00, s pkd white no tit complete Mexico City 28.05.01
Chanchangi AL > 5N-BDE > by09.01 > STD > s full colours, Mexico City by 08.01, dam 27.03.02 Abuja, Nigeria on ground at adverse weather, sis Lagos 17.04.05, not in svc by 2008
PP-SNI
Mexicana LSD > XA-MXG > 26.08.85
Mexicana rr > XA-MXJ > **.10.89 > ret Airplanes III Ltd (by 3.01) ooc/90sgreen
Aero USA > N216AP > 14.03.01 > STD >s Goodyear AZ 5.04.01 white no tit, s 18.03.02 painted with reg N621AP (which is a Cessna), N216AP is the correct reg, sGoodyear 10.02.03 white. Airplanes III Ltd to ACC 25.02.03, frd Goodyear-PHX 22.03, Miami 23.03.03, depa to south, canc 17.11.03 to Nigeria
PP-SNJ
Pol/Alaska AL > N328AS >17.04.89 > ret Pol 8.93,sSeattle 26.08.93 white,depa 8.9.93 none
Sun Country AL lsd > N286SC > **.09.93 > rr12.93 own FSBU/TrAS 28.05.97, FSB to IAP 21.01.98, opb SC, ret IAP 17.10.99
American Trans Air > 18.10.99 > sLake City FL 31.10.99 white
Capital Cargo Int AL > 30.12.99 > *2A1F > own ACG Acq, being F-conv ar 2.00, sATL 3.07.00 fc, AcG to ACGC 17.01.03, still opb Capital, sis 22.05.08
PP-SMK
Alaska AL > N26729 > 07.03.82 > ILFC 07.03.82, Alaska bt 01.83
Alaska AL rr > N293AS > **.03.86 > own FSBU 3.89/ElAv 5.90
Express One slsd > **.03.93 > CIT/CT r8.94,opb Express One,s pkd Grayson TX 29.06.95
AvAtlantic LSD > 20.11.95
Sterling One slsd > 01.12.95 > sfc 02.12.95, opb AvAtlantic/ret AvA 3.96,opf Air Jamaica sORD 17.03.96 no tit /s10.96 opf Bob Dole
Champion Air LSD > 23.09.97 > STD > own CIT,lsd Grand/Champion, Grand Holdings r24.08.05 still lsd to Champion, AL ceased 31.05.08, str MSP by 07.08, to Airlease 01.12.08, sArdmore 07.02.09 stored in basic Champion Air cs, Broken Wing LLC 25.02.10, r29.03.10, frd Ardmore-San Bernardino 25.02.10, s23.07.10

Boeing 727/100 > PP-SRZ
Evergreen Int ret > N703EV > 19.02.81
Air Tungaru > T3-ATB > 02.06.81
Evergreen Int > N4936S > 27.03.84
Evergreen Int rr >N726EV > **.01.85 >
Spirit of Am lsd > 01.12.86
Evergreen Int ret > **.06.88 > SCR > Marana s22.06.92,partly brup s4.03.94,brup JAPL97, s28.03.98 Mar broken up
Boeing 727/100 > PP-SRY
Evergreen Int ret >N701EV > 18.10.80
UPS-United Parcel Svcs > N917UP > 15.03.82 > SCR > sRoswell 02.02.03 fc, Stewart Industries LLC 05.05.05 pwfu, sROW 26.10.05 on pallets
=====================================================================================================
Voando na VASPEX

Boeing 727/243 > 22166/1725 > 1º vôo 27.02.81 (1º operador) Alitalia entregue em 17.03.81 como I-DIRQ
People Express > N584PE > 19.11.84
Continental AL mgd > 01.02.87
Continental AL mgd > N58414 > **.12.90
VASPEX LSD > 01.12.96 > PP-SFE > *243F
Varig LSD > 01.09.00 > N54814 >
PegALS rr 6.10.00, rgd 10.10.00 ?! frd via MIA 17.10.00 basic VASPEX col no tit
VarigLOG rr > 16.02.01 > PP-VQV
frd Manaus-Porto Alegre 18.2.01 fc VARIG LOG, r19.04.01 Varig, sis 06.10 GRU
Boeing 727/2J7 > n/s 20880/1037 > 1º vôo 02.05.74 (1º operador) NAL/Air Jamaica
entregue em 07.11.74 > como N129NA > ret NAL 7.11.75
Mexicana LSD > **. 12.75 >
AeroPeru lsd > s 30.12.94 >
VASPEX LSD > 12.06.97 > PP-SFF > *2J7F
fc,own PAHC, del ex Tucson, impounded Sao Paulo CGH mid 5.00 (non payments), canc 22.08.00
PegA/VARIG > 01.09.00 > N129NA
VarigLOG rr > r29.11.00 > como PP-VQU
rPegA, frd 08.09.08 CGH-SJK all silver, n/t, s16.11.08 at SJK in fcs, sis REC 28.05.09, FLN 30.12.110
Boeing 727/2Q4 > n/s 22425/1698 vôo > 08/12/1980 > Mexicana > XA-MER > entregue em 22.12.80
SARO LSD > **.04.93 >
Mexicana LSD > 20.12.95 > ret GPAF 21.05.96
Qatar AW LSD > 05.08.96 > P4-ABF
Ages AS&L > 06.03.97 > N63063 > arr Sao Paulo 4.07.97 Qatar AW fc,to be F-cvtd, WTC to AGES 3.07.97, reg canc 3.07.97
VASPEX LSD > 08.07.97 > PP-SFG > *2Q4F STD
fc/sSao Paulo 12.12.97 is, sis 05.04, presum wfu by 01.05 when VASP ceased, str GIG repo 09.07, sSao Luiz 13.10.08 in faded VASPEX col without engines.
Boeing 727/2J4 > n/s 22079/1588 >1º vôo 21/02/1980 > OY-SBE > Sterling AW entregue
em 11/03/1980
Air Vias lsd > 09.02.94 > PP-AIW lsd via TrFlyg,r21.01.94
TABA LSD > 20.08.95 > ret TfL 11.95, to Citibank 1.2.96
VASP/LAB > 01.02.96 > CP-2294 > s São P 29.03.96 LAB tit,still PP
VASPEX > r1.12.98 > PP-SFQ STD > s2.98 Sao P being F-cvtd, s12.99 hangared, stripped, CP-reg visible, not (yet) F-cvtd, s09.04 CGH no engines, dirty, ex LAB col, pwfu, s13.04.05 white, s11.08.07 metal, s12.08.10

Bem amigos, obvio que vários destes 727 já não voam mais, alguns viraram almoxarifado para outras aeronaves, outros já viraram panelas e, alguns ainda voam.

Abraços

Cursio
PB26
PC
PC
Mensagens: 281
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 01:00
Localização: SAO/PAR

Re: B727-100/200

Mensagem por PB26 »

Vale lembrar que a VaspEx teve um B727-2Q4 encomendado pela TransBrasil, que preferiu cancelar a favor dos 757/767.
B767
MASTER
MASTER
Mensagens: 1212
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:39
Localização: Fortaleza

Re: B727-100/200

Mensagem por B767 »

Dos B727 que operavam com a saudosa ITAPEMIRIM, creio que a maioria foram vendidos para empresas na Africa, tal como Gemini(Angola) e uma outra empresa na Africa do Sul.
O B727-44CF da antiga DIGEX ainda ta no Brasil parado em algum lugar?
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2005
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: B727-100/200

Mensagem por Maurício »

B767 escreveu:O B727-44CF da antiga DIGEX ainda ta no Brasil parado em algum lugar?
Era o PT-MDG (cn 19319). Antes PT-TDG. Segundo o Aeromuseu foi desmontado (bu). A DI GREGORIO EXPRESS operou até 1997. Aeronave vista em Opa Locka (EUA), em 10/03/1998, sem motores.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Responder