Já aposentou.
Saiu na mídia que seriam transferidos ao Esquqdrão Condor, mas devem ter visto que lá também seriam beberrões e barulhentos, para triteza nosso de não mais ver e ouvir os últimos 732 brasileiros em operação.
Fala-se em leilão com valor em torno de 17 milhas de doletas, só que é muito alto o pedido.
Abs.
"... os VC-96 foram retirados de serviço em dezembro de 2009 (2115) e março de 2010 (2116). A saída oficial dos dois boeing 737 ocorreu dia 16 de abril, quando o GTE realizou na BABR sua despedida oficial da frota, após 36 anos servindo à Presidência da República. Atualmente ambos estão estocados em Anápolis aguardando alienação e não devem permanecer na FAB."
"...substituiram os dois Boeing 737-2N3Adv (VC-96 FAB 2115 e 2116), empregados pela Força desde abril de 1974, quando foram recebidos novos de fábica. Apesar de ainda serem aeronaves plenamente operacionais e confiáveis, com baixo índice de cilos/horas de vôo, se comparados aos seus pares comerciais, os FAB 2115 e 2116 já apresentavam problemas de custo operacional, suprimento e defasagem tecnológica, que, inclusive, já os impediam de operar dentro das normas intenacionais de emissão de ruídos/poluentes, designadas pela OACI como Stage III e IV (FAR part 36 da FAA)."
Ambos estão estocados na BAAN, completamente lacrados, aguardando decisão.
Eis a nota da FAB na retirada de serviço dos VC-96:
22/04/2010 - 13h45
Grupo de Transporte Especial despede-se da aeronave VC-96
O Grupo de Transporte Especial, no dia 16 de abril, despediu-se de uma de suas aeronaves, que há mais de três décadas fez parte de sua história e da própria história da Base Aérea de Brasília.
No dia 19 de agosto de 1976, chegava dos Estados Unidos da América para o Grupo de Transporte Especial, a aeronave VC-96 (Boeing 737-200). Vinte dias depois, chegaria a outra de mesmo modelo. A missão dessas aeronaves era de vital importância, pois realizava o transporte do Presidente da República.
Por 33 anos, estas aeronaves fizeram parte do Grupo de Transporte Especial. Foram mais de 50 mil horas de voo seguro e experiências incríveis, guardadas na memória de seus pilotos e de sua tripulação. Em 1980, o VC-96 FAB 2116 cumpriu uma missão que certamente marcou a vida de seus tripulantes: percorreu onze Estados brasileiros com o Papa João Paulo II, durante a visita de Sua Santidade ao Brasil.
O avião sai de cena para dar lugar a uma aeronave mais moderna, o VC-2 Embraer 190, que terá a mesma missão de suas antecessoras. As duas aeronaves VC-96 seguem para a Base Aérea de Anápolis, onde aguardarão o destino definitivo.
A cerimônia de desativação da aeronave VC-96 foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Juniti Saito. Na tripulação do último voo, estavam presentes o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Cleonilson Nicácio Silva, além do Tenente-Coronel Enio Beal Junior e o Tenente-Coronel Mauro Bellintani.
Segundo um usuário de outro fórum de aviação, um dos VC-96 esteve em Caruaru na semana passada, dois dias antes da visita do presidente Lula (com o Airbus). Será que o breguinha voltou mesmo à ativa na FAB?
Djalma Junior escreveu:Segundo um usuário de outro fórum de aviação, um dos VC-96 esteve em Caruaru na semana passada, dois dias antes da visita do presidente Lula (com o Airbus). Será que o breguinha voltou mesmo à ativa na FAB?
Djalma:
Tem amis detalhes disto? Achoq q há engano nessa informação, pq ambos estão em ANA stored.