Reinauguração do Museu Asas de um Sonho

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Lucash
PC
PC
Mensagens: 228
Registrado em: Ter Abr 17, 2007 18:44

Re: Reinauguração do Museu Asas de um Sonho

Mensagem por Lucash »

osmair escreveu:
Luciano ABC escreveu:Nas duas vezes que fui ao museu era pago sim, mas um valor baixo, se não me engano era R$ 10,00.
Visitei este museu em novembro de 2007 e já estava em R$15,00. É bem provável que haja um reajuste no valor.
Senhores, segundo o coordenador do meu curso até o momento não esta pagando nada. Só quando chegarmos lá para ver.
Estarei com pelomenos uns 30 reais no bolso
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Re: Reinauguração do Museu Asas de um Sonho

Mensagem por Black Typhoon »

Barba conhece novas instalações do Museu TAM

O prefeito Oswaldo Barba visitou, na manhã desta sexta-feira (21), o Museu TAM e foi recepcionado pelo presidente do museu, João Amaro, que mostrou os últimos preparativos para a reabertura ao público, no dia 13 de junho. O assessor especial de Projetos Especiais da Prefeitura, Emiliano Saran Azevedo, acompanhou a visita.

Imagem O Museu TAM, que já era considerado um dos mais significativos do mundo e o maior mantido por uma empresa aérea na América Latina, está em reforma desde julho de 2008. Ele ganhou novos espaços, como auditório para 300 pessoas, área de acolhimento, lanchonete, toaletes mais modernos, área de turbinas (onde se explica o funcionamento dos equipamentos que impulsionam os grandes jatos), espaço moda (que mostra a evolução dos uniformes de companhias aéreas do mundo todo) e o espaço Rolim (que conta a história e trajetória da companhia e de seu fundador, Rolim Amaro).

Os mais atuais recursos tecnológicos foram empregados para tornar a viagem pelo universo da aviação mais informativa e interativa. Áudioguides em quatro línguas (português, francês, inglês e espanhol) bem como o vídeoguides, para deficientes auditivos, estarão sempre disponíveis.
“É um orgulho para São Carlos ter o Museu TAM, um empreendimento de primeiro mundo e que muito irá contribuir para elevar o nome de nossa cidade”, comentou o prefeito Oswaldo Barba durante a visita.

Acervo

O Museu TAM contará com 70 aeronaves históricas em seu acervo, entre as quais o hidroavião Jahu; o Lockheed Constellation, da Pan Air do Brasil, primeiro a fazer viagens intercontinentais; e o caça alemão Messerschmitt Bf 109, usado na 2ª Guerra Mundial; além de réplicas do 14 Bis e do Demoiselle, construídos por Santos Dumont. Pelo menos 30 delas estão em condições de voo.

Outros destaques serão três aeronaves muito importantes na trajetória da TAM: um Bandeirante (Embraer 110), que voou na frota da companhia na década de 70 até o início da década de 90; um Fokker 100, modelo incorporado à frota da empresa em 1990 e responsável por uma nova era na aviação regional; e o primeiro Fokker 27 da TAM.

Blog do Museu

Enquanto não reabre para visitação, o Museu TAM está acessível via internet. Por meio do blog (http://www.museutam.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;), amantes da aviação podem se inteirar das últimas novidades sobre ele, comentar o que leem e encontrar imagens e vídeos relacionados à história do museu e às aeronaves do acervo.

O canal estará no ar até o dia 13 de junho, quando está prevista a reabertura do museu. O site oficial da instituição voltará ao ar na mesma data.“O objetivo do blog é ser um canal de comunicação com os amigos do Museu, além de informar constantemente o público sobre a reforma e sobre outras novidades”, explica João Amaro. (com assessoria de imprensa da TAM)

Fonte e foto: Prefeitura Municipal de São Carlos
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Re: Reinauguração do Museu Asas de um Sonho

Mensagem por Black Typhoon »

UMA COLEÇÃO DE AVIÕES E SONHOS

O Museu TAM da aviação, que possui um dos maiores acervos de aeronaves da América Latina, será reaberto em São Carlos no próximo dia 13 de junho para visitação pública depois de quase dois anos fechado para reforma e ampliação.

O museu TAM conta um pouco da história da aviação e homenageia pessoas ligadas à criação de um dos mais importantes meios de transporte de todos os tempos. É possível encontrar nele parte da trajetória do criador do avião, o brasileiro Alberto Santos Dumont, e réplicas do 14 Bis e da Demoiselle, suas principais criações.

A visita pelo novo museu promete ser uma verdadeira viagem pelos ares através do tempo. Em um imenso barracão estarão expostos modelos de aviões civis, comerciais, militares e experimentais, todos construídos entre as décadas de 20 e 60 do século passado. As obras estão em fase de conclusão.

O espaço foi aberto ao público em novembro de 2006 com o nome de Museu Asas de Um Sonho. Localizado na área rural de São Carlos, na estrada que liga a cidade a Ribeirão Preto (SP-318, Km 249,5), o Museu TAM é o maior mantido por uma empresa aérea em toda a América Latina.

O local foi fechado para o público em 1 de julho de 2008 para o início de reforma que está em fase final e que vai ampliar sua área útil de 9,5 mil m² para 20 mil m². O acervo salta de 32 aviões para 80 em exposição.

Gerido pela ONG Educação, Assistência e Cultura, associação sem fins lucrativos fundada pela TAM em 1993, o museu conta com o benefício da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida também por Lei Rouanet, criada pelo Ministério da Cultura para incentivar projetos culturais e artísticos.

O projeto de ampliação teve como objetivo oferecer maior conforto e mais aviões aos visitantes. A concepção das instalações originais, que pertenciam a uma antiga fábrica de tratores, foi preservada, mas o Museu TAM ganhou novos espaços: um auditório para palestras, conferências e eventos culturais, uma área de convivência, lanchonete, banheiros mais modernos, área de turbinas (onde os visitantes vão poder saber um pouco mais sobre o funcionamento dos equipamentos que impulsionam os grandes jatos), espaço de moda aérea (que mostra a evolução dos uniformes de companhias do mundo todo) e o espaço Rolim (que conta a história e trajetória da companhia e de seu fundador, Rolim Amaro).

Modernos recursos tecnológicos foram empregados para tornar a viagem pelo universo da aviação mais informativa e interativa ao visitante. Guias de áudio e vídeo em quatro línguas (português, francês, inglês e espanhol) e para deficientes auditivos estarão sempre disponíveis no museu da TAM.

No acervo, algumas peças serão exibidas em cenografias que retratam o ambiente em que operavam. Os visitantes poderão experimentar também dois simuladores de voo F-18.

MÁQUINAS DO PODER. O Museu TAM contará com 70 aeronaves históricas em seu acervo, entre as quais o hidroavião Jahu; o Lockheed Constellation da Pan Air do Brasil, que foi o primeiro a fazer viagens intercontinentais; e o caça alemão Messerschmitt BF 109, usado na 2ª Guerra Mundial. Pelo menos 30 destes modelos ainda estão em condições de voo. O Constelation foi operado pela extinta companhia aérea Pan Air entre 1946 e 1965 e acabou abandonado no Paraguai até 1999. Nele chegou a ser instalado até um restaurante no período, quando ele começou a ser restaurado. Hoje, ele não tem condições de vôo e serve apenas como peça para exibição no museu.

Outros destaques serão três aeronaves muito importantes na trajetória da TAM: um Bandeirante (Embraer 110), que voou na frota da companhia na década de 70 até o início da década de 90; um Fokker 100, modelo incorporado à frota da empresa em 1990 e responsável por uma nova era na aviação regional; e o primeiro Fokker 27 da TAM.

SAIBA MAIS

O Cessna 195B, um dos aviões do acervo, equipado com motor Jacobs R-755-A2, foi produzido em 1950 e tornou-se o ponto de partida para a criação do museu. Após ficar abandonado por 17 anos, foi arrematado num leilão público em 1989 pelo comandante Rolim Amaro (foto) e seu irmão. Recolocado em condições de voo, foi utilizado como transporte pessoal pelos dois. Em 1994, passou por uma reforma completa. Esse trabalho de restauração levou os irmãos Amaro a recuperar outras aeronaves que possuíam, formando uma coleção que em 1997 deu a ideia de se criar um museu.

Fonte: Guilherme Busch (Agencia Anhanguera)
PZDC8
MASTER
MASTER
Mensagens: 1218
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 22:46
Localização: Asuncion, Paraguay

Re: Reinauguração do Museu Asas de um Sonho

Mensagem por PZDC8 »

Sin palabras!... tengo que visitarlo algún día
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Re: Reinauguração do Museu Asas de um Sonho

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Legal o F100 da TAM (PT-MRL)...um acerto da empresa preservar essa memória...
Pena só os que estão fora, como o PP-SMA (VASP)...poderia ter um ex-VARIG aí tbm...
Nossa história sempre é contada pela metade...
juniorldb
MULTI
MULTI
Mensagens: 383
Registrado em: Ter Fev 08, 2005 00:02
Localização: Londrina - PR (LDB)

Re: Reinauguração do Museu Asas de um Sonho

Mensagem por juniorldb »

Pessoal

No Flickr do Aviation.com.br tem fotos da inauguração do Museu. São 70 fotos no total. Abaixo segue o link:

http://www.flickr.com/photos/aviationcombr/" onclick="window.open(this.href);return false;

Informação importante no Panrotas

"O empreendimento funciona de quarta a domingo, das 10h às 16h (entrada autorizada até as 15h), com ingressos a R$ 25 (estudantes pagam meia R$12,50 e idosos a partir de 60 anos e crianças até 6 anos não pagam). O simulador também é pago a parte. São R$ 20 por 15 minutos de aula e 15 minutos de uso do aparelho (dias úteis). Nos fins de semana e feriados, o preço sobre para R$ 30."


Att
Feldmann

Re: Reinauguração do Museu Asas de um Sonho

Mensagem por Feldmann »

Show as fotos!!

Tomara que o Museu fique aberto!!! :)))

Agora já sei onde é o proximo destino para spotting... :D

Abs
Responder