Foto de família - procuro informações sobre esse avião

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Kleber
CMTE.
CMTE.
Contato:

Foto de família - procuro informações sobre esse avião

Mensagem por Kleber »

Essa foto é muito pequena (aprox. 8X8 cm) - eu nem lembrava dela quando minha mãe me mostrou ontem. Esse é meu pai e um amigo da família. Fotografei a mesma em macro, dei um trato no Photoshop e estou postando aqui para ver se alguém consegue informações sobre esse avião. Segundo minha mãe, ela foi tirada por volta de 1959 no aeroporto de Londrina.

Imagem

Alguém pode dar uma mão?

Valeu :)
Imagem
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Re: Foto de família - procuro informações sobre esse avião

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Oi . Kleber

O que eu posso dizer que é um Convair 340 da REAL-AERROVIAS , mas não pude identificar o prefixo . Os 340 operaram a partir de 1954 com os seguintes prefixos : PP-YRA , PP-YRB , PP-YRC, PP-YRD , PP-YRE e PP-YRF. O PP-YRB foi o único 340 acidentado , sendo os demais exportados quano a VARIG adquiriu o Consórcio REAL .

Sérgio Bica
Kleber
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Kleber »

Sergio de Faria Bica escreveu:Oi . Kleber

O que eu posso dizer que é um Convair 340 da REAL-AERROVIAS , mas não pude identificar o prefixo . Os 340 operaram a partir de 1954 com os seguintes prefixos : PP-YRA , PP-YRB , PP-YRC, PP-YRD , PP-YRE e PP-YRF. O PP-YRB foi o único 340 acidentado , sendo os demais exportados quano a VARIG adquiriu o Consórcio REAL .

Sérgio Bica
Opa!

Sendo essas as matrículas, esse deve ser o PP-YRD s/n 196 - agora é "só" ir atrás da história da máquina - valeu pela ajuda, Sérgio :)
Imagem
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

O prefixo não estaria no nariz desse Convair??? :unh?:
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Kleber
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Kleber »

SBLO escreveu:O prefixo não estaria no nariz desse Convair??? :unh?:
Está sim, prezado (conterrâneo) SBLO - o problema é que para quem não sabia dos prefixos da Real (eu), não dá prá definir se a letra do meio é um "R" ou um "F" encoberto, além da última letra que não daria prá saber se é um "O", "D" ou "Q" :Muro:
Imagem
Constellation
Moderador
Moderador

Mensagem por Constellation »

Caro Kleber,

Esse aí o PP-YRD. Legal a foto, foi tirada no Aeroporto de Londrina quando minha mãe e meu pai trabalhavam lá, em 1959. Minha mãe era da REAL também, meu pai era da VARIG.

Muito legal a foto.

Grande abraço.
Imagem
Kleber
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Kleber »

Constellation escreveu:Caro Kleber,

Esse aí o PP-YRD. Legal a foto, foi tirada no Aeroporto de Londrina quando minha mãe e meu pai trabalhavam lá, em 1959. Minha mãe era da REAL também, meu pai era da VARIG.

Muito legal a foto.

Grande abraço.
Bacana saber que seus pais trabalhavam lá naquela época. É uma pena que essa é a única foto que tenho, uma vez que na minha família ninguém é ligado à aviação. :(
Imagem
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Oi , Kleber

O PP-YRD foi o 340 que eu voei na demonstração aqui em POA , quando eles iniciaram os vôos no Brasil . Depois voei mais 4 vezes para Buenos Aires , sempre no YRD . Seu interior era lindo , com poltronas verde-claro , tapete bem mais macio que os empregados nos demais aviões . Mesmo tendo na época só 14 anos , nunca me esqueci do YRD.

Sérgio Bica
Feldmann

Mensagem por Feldmann »

Show essa foto antiga!!! :yesyes: :yesyes:

Aquele avião parado lá atrás? É um DC3?

[]´s
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Feldmann escreveu:Show essa foto antiga!!! :yesyes: :yesyes:

[]´s
Feldmann escreveu:Show essa foto antiga!!! :yesyes: :yesyes:

[]´s
Sim , da própria REAL .

Sérgio Bica
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

Kleber escreveu:
Sergio de Faria Bica escreveu:Oi . Kleber

Sérgio Bica
Opa!

Sendo essas as matrículas, esse deve ser o PP-YRD s/n 196 - agora é "só" ir atrás da história da máquina - valeu pela ajuda, Sérgio :)
Um pouco da história do Convair 340 PP-YRD da foto: chegou para a REAL em 11/1954 e para a VARIG em 08/1961. Convertido em 01/1962 para Convair 440, quando a Linjeflyg o adquiriu como SE-CCL. Sua última matrícula foi XA-RSA (do México). Mas há fotos no airliners, s/ motores, de 1993, como N96CF. Estocado (WFU) em Tucson -05/1990.
Maurício.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
paulo roberto

Mensagem por paulo roberto »

Já que o assunto sao os Convair da REAL, gostaria de tirar um duvida, quando a Real juntou com aerovias, vieram algumas 340 com prefixo da AEROVIAS?
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

paulo roberto escreveu:Já que o assunto sao os Convair da REAL, gostaria de tirar um duvida, quando a Real juntou com aerovias, vieram algumas 340 com prefixo da AEROVIAS?
Lembro do PP-AQC (ex-Aerovias), depois VARIG - WO no Uruguay.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Maurício escreveu:
paulo roberto escreveu:Já que o assunto sao os Convair da REAL, gostaria de tirar um duvida, quando a Real juntou com aerovias, vieram algumas 340 com prefixo da AEROVIAS?
Lembro do PP-AQC (ex-Aerovias), depois VARIG - WO no Uruguay.
O PP-AQC pertencia a NACIONAL , juntamente com o PP-AQA , PP-AQB. PP-AQD e PP-AQF , acidentado na final do Aeroporto de Carrasco , durante um pouso noturno.

Quanto a frota de CV-340/440 do Consórcio , foram vendidos pela VARIG , para fazer "caixa" . Uns poucos , entre eles o PP-YRL , operaram pela VARIG , com a pintura da RG , mas durante muito pouco tempo.

Sérgio Bica
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Acho que o meu potuguês não foi claro , mas o PP-AQE é que foi acidentado na noite de de 18 de setembro de 1957, com uma única morte , a do Rádio-Telegrafista.

Sérgio Bica
Constellation
Moderador
Moderador

Mensagem por Constellation »

Sergio de Faria Bica escreveu:
Quanto a frota de CV-340/440 do Consórcio , foram vendidos pela VARIG , para fazer "caixa" . Uns poucos , entre eles o PP-YRL , operaram pela VARIG , com a pintura da RG , mas durante muito pouco tempo.

Sérgio Bica
Sérgio, ouvi falar que a Varig vendeu os CV-340 e 440 do Consórcio porque não conseguiu vender seus próprios CV-240, que eram antiquados demais para o mercado. É verdade isso? Os CV-240 da Varig foram os últimos Convair a pistão voados no Brasil? Voaram até quando?

Grande abraço.
Imagem
Kleber
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Kleber »

Sergio de Faria Bica escreveu:Oi , Kleber
O PP-YRD foi o 340 que eu voei na demonstração aqui em POA , quando eles iniciaram os vôos no Brasil . Depois voei mais 4 vezes para Buenos Aires , sempre no YRD . Seu interior era lindo , com poltronas verde-claro , tapete bem mais macio que os empregados nos demais aviões . Mesmo tendo na época só 14 anos , nunca me esqueci do YRD.
Parabéns por ter voado essa máquina - valeu pelos detalhes do interior :)
Maurício escreveu:
Um pouco da história do Convair 340 PP-YRD da foto: chegou para a REAL em 11/1954 e para a VARIG em 08/1961. Convertido em 01/1962 para Convair 440, quando a Linjeflyg o adquiriu como SE-CCL. Sua última matrícula foi XA-RSA (do México). Mas há fotos no airliners, s/ motores, de 1993, como N96CF. Estocado (WFU) em Tucson -05/1990.
Maurício.
Grande, Maurício

Valeu por postar as andanças desse avião - era isso que estava procurando.

:clap: :clap:
Imagem
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Constellation escreveu:
Sergio de Faria Bica escreveu:

Sérgio Bica
Sérgio, ouvi falar que a Varig vendeu os CV-340 e 440 do Consórcio porque não conseguiu vender seus próprios CV-240, que eram antiquados demais para o mercado. É verdade isso? Os CV-240 da Varig foram os últimos Convair a pistão voados no Brasil? Voaram até quando?

Grande abraço.
Em primeiro lugar , voaram de 1954 até 1969 e realmente foram os últimos a voar no Brasil . Bom , quanto a venda devemos salientar que o 440 tinha um mercado excelente na época em que foram vendidos , bem como os 340 que podiam ser transformados em 440 .
Os 240 , modelo inicial dos Convair era muito inferior aos seus sucessores , 340/440 desde o sistema de pressurização até o sistema elétrico e hidráulico , o que tornava impossível sua transformação para uso de turbinas ( Série 500/600)
Mercado para os 240 , até teria , mas o valor era ínfimo comparado com a série 340/440 e a VARIG tinha que arranjar dinheiro para os pagamentos iniciais das dívidas assumidas pela compra do Consórcio REAL

Sérgio Bica
paulo roberto

Mensagem por paulo roberto »

REAL E CONVAIR, minhas paixoes , alguem teria alguma foto de CV com a pintura da NACIONAL ? :yesyes: Os convair com prefixo PP-A... etc é raro fotos dessas aerona :clap: ves.
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

paulo roberto escreveu:REAL E CONVAIR, minhas paixoes , alguem teria alguma foto de CV com a pintura da NACIONAL ? :yesyes: Os convair com prefixo PP-A... etc é raro fotos dessas aerona :clap: ves.

Os de Prefixo PP-A.. sairam com a pintura do Consórcio REAL , só que usaram o nome REAL-NACIONAL e os outros todos eram REAL-AEROVIAS ( PP-Y.. )

Sérgio Bica
Responder