Hoje recebi um e-mail e uma serie de fotos referentes às atuais condições de um antigo avião DC-3 de uma empresa cargueira equatoriana abandonado no Aeroporto brasileiro de Tabatinga (AM) a 15 anos.
Houve denuncia de drogas e a Policia Federal prendeu os tripulantes.
Com o tempo, foi constatado e provado que nada havia sido encontrado, mas o processo teve duração de 5 anos.
Os donos do avião, vieram ao Brasil para resgatá-lo, mas pelas altas taxas da Infraero, sua retirada ficou inviavel, não valeria a pena.
Hoje permanece no patio, em silencio.
Seguem as fotos
A ultima foto mostra o Terminal de Embarque/Desembarque do Aeroporto de Tabatinga
Sandro escreveu:bah, que coisa, nos USA. alguem ja tinha recuperado ele, e estaria este ano em OSH 2010 se comemora os 75 anos do DC-3..
foi limitado por espaço este ano em OSH somente 35 DC-3.
Só 35? vc disse SÓ???
e aqui nós mal temos um preservado (que nem sei se voa mais), o PP-VBN...
Não sei não, mas poderiamos criar ou tentar criar uma lista com os DC3 que estão no Brasil. Digo que estão em condições de se ver que é um DC3 (não que voem, mas que tenham asa, trem de pouso etc...) que estejam parecido com esse ai.
PP-ANU , em poa
PP-VBN , snme interior de SP
Cargo Equatoriano, em Tabatinga
Eis aih uma tentativa de se fazer uma lista dos DC-3/C-47 mais ou menos inteiros que existem no Brasil:
PP-AKA: estah ao no Museu da Brigada Paraquedista, no Rio de Janeiro, depois de ser doado pela sua ultima operadora, a Varig. Estah em esquema de pintura militar, com a matricula ficticia 2017;
FAB 2009: estah no Musal, no Rio, para onde foi transladado em voo em 1978, em otimas condicoes;
FAB 2032: Estah na Base Aerea de Belem, ao relento;
FAB 2015: estah no Musal, fora do hangar, e compoe o acervo de reserva tecnica do museu;
HC-HLD: eh esse DC-3 de Tabatinga, de matricula equatoriana;
PT-KZF: Essa aeronave estah em Pacatuba, CE, arredores de Fortaleza, no parque Pedagogico Apoena Eco Park;
DC-3 da Cidade da Crianca, Sao Bernardo do Campo. Foi PP-BHE e PP-ANN, operado pela ultima vez pela Varig;
PP-BFU: Estah na AESO - Ensino Superior, em Olinda, Pernambuco. Eh um Douglas DST, e tinha interior executivo e porta do lado direito, rarissimo. jah voou na Vasp e na Real, Ultimo operador: Ford do Brasil;
PT-KVA: Estah na Praca Cultural do Municipio de Alta Floresta/MT. Ficou abandonado por anos no aeroporto local ateh ser doado ao municipio em 2006;
PT-AOB: Estah abandonado no Aeroporto Pinto Martins em Fortaleza, CE;
PP-VDM: Exposto no Aeroporto de Paraupebas/PA. Voou pela Varig, mas teve outros operadores. Em 2008, foi restaurado "cosmeticamente" pela Vale do Rio Doce;
PP-YPU: Exposto na praca Siegfried Roewer, em Canarana, MT. Voou pela REAL e pela Varig, alem de outros operadores;
PP-AVJ: Estah no Musal, sendo um dos 4 avioes desse tipo do Museu. Ficou abandonado por anos no Aeroporto de Jacarepagua, com matricula estrangeira. Foi restaurado com a matricula ficticia PP-AVJ e nas cores da Aerovias. Todavia, o DC-3 que recebeu a matricula PP-AVJ original eh a aeronave de Paraupebas;
PP-VBK: Estah no Museu Eduardo Matarazzo em Bebedouro/SP. Voou pela Varig;
PT-KUB: Estah no Centro Contemporaneo de Tecnologia, em Sao paulo/SP. voou na Vasp como PP-SPO e depois no Projeto Rondon;
PP-VBT: Estah na beira da Rodovia RS-470, entre Garibaldi e Bento Goncalves, na Serra Gaucha. Voou pela Varig, e nao tem mais os motores;
PP-ANU: Esta (ou estava) no Museu da Varig em Porto Alegre. Foi doado para a PUC/RS. Voou pela Varig e teve outros operadores. Eh o MAIS ANTIGO DC-3 DO MUNDO, fabricado em 1936 e o primeiro a levar a designacao DC-3;
PP-VBF: Estah na Fundacao Ruben Berta, Aeroporto do Galeao, no Rio de Janeiro; voou pela Varig;
PP-VBN: Estah baseado no aerodromo privado da Fazenda Caiapo, em Mococa/SP, em um hangar especialmentre construido para ele. Estah aeronavegavel e regular no RAB, e eh um dos dois unicos voaveis no Brasil;
N101CK: Estah baseado em Sao Carlos/SP, e faz parte do Museu da Fundacao EducTAM. Estah em condicoes de voo, e veio dos Estados unidos em voo em agosto de 2007.
Devem existir outros "restolhos" de DC-3 por aih, vou tentar obter mais informacoes. No RAB aparece de vez enquanto algum DC-3 remotorizado com turbo-helice, como os PR-MGF e PR-MSY, mas geralmente sao temporarios. nao sei se tem algum hoje voando por aqui.
Navegando na web, encontrei a história e foto que estão em anexo. Talvez muitos conheçam essa história em detalhes, mas resolvi compartilhar com os amigos.
Trata-se do DC-3 (C-47) prefixo PP-YPU da VACA (Viação Aérea Canarana), exposto na praça central da cidade matogrossense, com inspiração no F-8 Meteor de Canoas/RS.
Eis aih uma tentativa de se fazer uma lista dos DC-3/C-47 mais ou menos inteiros que existem no Brasil:
PP-AKA: estah ao no Museu da Brigada Paraquedista, no Rio de Janeiro, depois de ser doado pela sua ultima operadora, a Varig. Estah em esquema de pintura militar, com a matricula ficticia 2017;
FAB 2009: estah no Musal, no Rio, para onde foi transladado em voo em 1978, em otimas condicoes;
FAB 2032: Estah na Base Aerea de Belem, ao relento;
FAB 2015: estah no Musal, fora do hangar, e compoe o acervo de reserva tecnica do museu;
HC-HLD: eh esse DC-3 de Tabatinga, de matricula equatoriana;
PT-KZF: Essa aeronave estah em Pacatuba, CE, arredores de Fortaleza, no parque Pedagogico Apoena Eco Park;
DC-3 da Cidade da Crianca, Sao Bernardo do Campo. Foi PP-BHE e PP-ANN, operado pela ultima vez pela Varig;
PP-BFU: Estah na AESO - Ensino Superior, em Olinda, Pernambuco. Eh um Douglas DST, e tinha interior executivo e porta do lado direito, rarissimo. jah voou na Vasp e na Real, Ultimo operador: Ford do Brasil;
PT-KVA: Estah na Praca Cultural do Municipio de Alta Floresta/MT. Ficou abandonado por anos no aeroporto local ateh ser doado ao municipio em 2006;
PT-AOB: Estah abandonado no Aeroporto Pinto Martins em Fortaleza, CE;
PP-VDM: Exposto no Aeroporto de Paraupebas/PA. Voou pela Varig, mas teve outros operadores. Em 2008, foi restaurado "cosmeticamente" pela Vale do Rio Doce;
PP-YPU: Exposto na praca Siegfried Roewer, em Canarana, MT. Voou pela REAL e pela Varig, alem de outros operadores;
PP-AVJ: Estah no Musal, sendo um dos 4 avioes desse tipo do Museu. Ficou abandonado por anos no Aeroporto de Jacarepagua, com matricula estrangeira. Foi restaurado com a matricula ficticia PP-AVJ e nas cores da Aerovias. Todavia, o DC-3 que recebeu a matricula PP-AVJ original eh a aeronave de Paraupebas;
PP-VBK: Estah no Museu Eduardo Matarazzo em Bebedouro/SP. Voou pela Varig;
PT-KUB: Estah no Centro Contemporaneo de Tecnologia, em Sao paulo/SP. voou na Vasp como PP-SPO e depois no Projeto Rondon;
PP-VBT: Estah na beira da Rodovia RS-470, entre Garibaldi e Bento Goncalves, na Serra Gaucha. Voou pela Varig, e nao tem mais os motores;
PP-ANU: Esta (ou estava) no Museu da Varig em Porto Alegre. Foi doado para a PUC/RS. Voou pela Varig e teve outros operadores. Eh o MAIS ANTIGO DC-3 DO MUNDO, fabricado em 1936 e o primeiro a levar a designacao DC-3;
PP-VBF: Estah na Fundacao Ruben Berta, Aeroporto do Galeao, no Rio de Janeiro; voou pela Varig;
PP-VBN: Estah baseado no aerodromo privado da Fazenda Caiapo, em Mococa/SP, em um hangar especialmentre construido para ele. Estah aeronavegavel e regular no RAB, e eh um dos dois unicos voaveis no Brasil;
N101CK: Estah baseado em Sao Carlos/SP, e faz parte do Museu da Fundacao EducTAM. Estah em condicoes de voo, e veio dos Estados unidos em voo em agosto de 2007.
Devem existir outros "restolhos" de DC-3 por aih, vou tentar obter mais informacoes. No RAB aparece de vez enquanto algum DC-3 remotorizado com turbo-helice, como os PR-MGF e PR-MSY, mas geralmente sao temporarios. nao sei se tem algum hoje voando por aqui.
Espero ter ajudado.
Grande abraco.
Caros, alem desses da lista acima, temos alguns duvidosos:
PT-LBK, PT-AOB, PT-KTV, PT-KTX, PT-KTY, PT-KUD, e alguns outros cujos CA venceram jah no Seculo XXI. Se alguem tiver alguma informacao, por favor...
Não imaginava que existiam tantos assim pelo Brasil que se possa dizer que estão preservados (leia-se não viraram panela).
O PP-ANU ainda está no museu da Varig. Tirei uma foto dele no começo do ano. (depois coloco aqui), mas ele está abandonado.
Fábio, não sabia desse de Garibaldi... quando for pra serra vou passar lá! E o outro de MT está bem preservado tb!
Pelo menos um pouco da historia desse avião está sendo preservada né. Não voando, mas se preservarem eles estáticos já é um grande feito para um país que não tem memória.
LoboDoMar escreveu:Qual é o 4o DC-3 do Musal? Além dos 2 nas cores da FAB (2009 e 2015), só me lembro do AVJ.
Lembro de ver, anos atrás, um camuflado, doado pela Argentina. Chegou aos Afonsos voando!
O que foi feito dele?
Caro LoboDoMar,
Esse DC -3 que foi doado pela Argentina estah sendo restaurado no Musal. Eu tive oportunidade de ve-lo sendo restaurado. Estavam trabalhando nos motores e na estrutura em novembro do ano passado. Vi de perto, e o mesmo estah em EXCELENTES CONDICOES. Perfeitamente voavel. Eh uma pena, entretanto, que existe uma lei proibindo voos em aeronaves do acervo do MUSAL.
Esse eh o quarto aviao, que por um lapso esqueci de por na lista acima. Obrigado por lembrar.
Alias, o C-47 2009 do MUSAL eh uma aeronave com a qual eu tenho um carinho especial, pois quando eu era garoto, e a aeronave veio acompanhar uma visita do entao Presidente Medici a Londrina, eu e alguns amigos literalmente invadimos o aviao, se escondendo pelo mato que cercava o aeroporto na epoca. Quando os soldados perceberam, nos tiraram pra fora agarrando nos cangotes da camisa e dando pontapes. Era o 2009. Tambem invadimos um C-119G, mas nao lembro a matricula desse.
O PT-KUD está abandonado numa ilha do Caribe , sem pintura , todo em alumínio que um dia deve ter sido brilhante . Diziam que foi preso com contrabando . Voou na VASP como PP-SQO e foi doado ao PROJETO RONDON , quando passou a PT-KUD . Voei nele , em setembro de 1981 , quando estava nos Afonsos , aguardando um novo proprietário . Se achar as fotos que tirei numa Xereta da KODAK e for possível digitalizar , coloco no AeroFórum
Olá amigos,
Vendo este avião vejo o quanto os nossos governos são burros, daqui há alguns
anos voces vão colocar as fotos dos B763 da Transbrasil e os da Vasp no mesmo
estado, apodrescendo e no mesmo lugar e as pessoas sem receber um vintem,
hoje proximo de Foz do Iguaçu tem mais de 1000 onibus no tempo apodrescendo
tambem, veiculos prezos por contrabandos.
A pouco tempo um colega postou a foto do DC3 da VARIG em Porto Alegre, num
estado de conservação que dava dó !
sds,
Moises Propp
Mais uma observação : O PT-KTY estava nos Afonsos para ser recuperado e colocado em voo , mas , pelo que me informaram na época , o trabalho nunca se realizou e ele teria sido desmontado . Em 1982 /83 , ainda ostentava as cores da VASP , com o leme e os ailerons em farrapos .
Sergio de Faria Bica escreveu:O PT-KUD está abandonado numa ilha do Caribe , sem pintura , todo em alumínio que um dia deve ter sido brilhante . Diziam que foi preso com contrabando . Voou na VASP como PP-SQO e foi doado ao PROJETO RONDON , quando passou a PT-KUD . Voei nele , em setembro de 1981 , quando estava nos Afonsos , aguardando um novo proprietário . Se achar as fotos que tirei numa Xereta da KODAK e for possível digitalizar , coloco no AeroFórum
Na ANAC o PT-KUD, que na verdade é um Douglas C-47A (DC-3A) "Skytrain", resulta registrado em nome da
Rico Transportes de Serviços Ltda. e está parado no Aeroporto de Oranjestad, Ilha de Aruba.
Eis uma foto dele tirada em Oranjestad no dia 29 de Maio de 2002
Segue a foto, alias, registro do PP-ANU no museu da Varig aqui em Poa. A foto foi tirada dia 02/01/2010. As arvores atrapalham, não há uma visão limpa da aeronave, mas se tem uma ideia de como ela está.
O PP-ANU nao me parece tao ruim nao, tah bem sujao, mas ateh melhor que alguns Boeings e Airbus da Air France que eu jah vi voando por aih. O importante eh que esse aviao estah completinho, passou por uma restauracao, tem interior de passageiros, cockpit inteiro, etc. Eh o mais antigo DC-3 do mundo, da safra de 1936.
Espero que essa aeronave seja logo transferida para a PUC/RS e que lah seja preservado de modo decente.
O avião das fotos que postei, e de prefixo equatoriano HC-ALD (c/n 19046), pertencia à Aviopacifico Ecuador.
Anteriormente, operou na USAF (42-100583), TACA-Honduras (XH-TAZ), TACA-Costa Rica (TI-62 e TI-1003), LACSA (TI-1003C), Lanica (AN-AOK), ATESA (HC-ALD), SAN Ecuador e na AL Condor.
Seguem em baixo as unicas duas fotos que encontrei no Airliners.net e tiradas em Tabatinga entre 2009 e 2005