Vergonha!!! Por que o Salgado Filho é Refém da Neblina

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denisar
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Vergonha!!! Por que o Salgado Filho é Refém da Neblina

Mensagem por denisar »

:oops: Os apagões que fecharam o Aeroporto Internacional Salgado Filho na quarta, na sexta-feira e neste sábado pela manhã, paralisando voos e exasperando passageiros devido à neblina, se repetem sem que haja perspectivas de solução. Enquanto os paranaenses dispõem há sete anos de moderno equipamento antineblina no Aeroporto Afonso Pena, na Grande Curitiba, os gaúchos padecem com atrasos e cancelamentos de viagens.

Neste sábado pela manhã, por exemplo, o aeroporto ficou fechado para pousos e decolagens entre 1h30min e 7h30min.

Desde janeiro de 1997, quando se iniciaram as obras de modernização do Salgado Filho, que as autoridades anunciam a intenção de ampliar a pista do aeroporto para instalar o equipamento ILS 2 (Instrumental Landing System). Sem poder contar com o ILS 2, que permite operações com até 30 metros de teto (expressão que se refere à altura da camada de nuvens), continua dependendo do defasado ILS 1, que exige um teto de 60 metros.

Doze anos se passaram, sobraram promessas, nada foi feito. O novo terminal de passageiros do Salgado Filho foi inaugurado, em 2001, mas a pista continua pequena demais: 2.280 metros de comprimento por 42 metros de largura. A superintendente regional da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Lia Segaglio de Figueiredo, explica que, para comportar o ILS 2, a pista deve ter no mínimo 3,2 mil metros de extensão.

– O ILS 2 é um equipamento caro e complexo, que precisa de infraestrutura plena para funcionar – esclarece.

A ampliação da pista é considerada cara e trabalhosa, por implicar a remoção de 2.978 famílias das vilas Dique, Nazareth e Floresta. Ao longo dos anos, elas foram se expandindo junto à cabeceira e à lateral da pista do aeroporto, sem que houvesse providências ao menos para estancar o loteamento irregular.

A transferência dos moradores, para permitir a ampliação da pista, atravessou as administrações de quatro governos estaduais (Antônio Britto, Olívio Dutra, Germano Rigotto e Yeda Crusius) e de prefeituras (Raul Pont, Tarso Genro/João Verle e o reeleito José Fogaça). Também acionou os presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Ninguém resolveu.

Limitação da pista impede voos diretos para outros continentes

Pilotos querem o ILS 2, mas sem riscos para as manobras de pouso e decolagem. O diretor de Segurança de Voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Carlos Camacho, alerta que a pista atual do Salgado Filho é pequena demais para funcionar com o ILS 2. Do jeito que está, ele prefere continuar operando com o ILS 1, mesmo enfrentando atrasos ou cancelamentos de voos em dias nublados e de cerração.

– O que Porto Alegre precisa é de outra pista – observa o representante dos pilotos.

A pista acanhada, sem o ILS 2, não acumula prejuízos apenas com os atrasos e cancelamentos de viagens. Ela também não permite a partida de voos diretos para outros continentes, como América do Norte ou Europa. Aeronaves de grande porte, como MD-11 ou 747-400, só podem decolar do Salgado Filho com 60% da sua capacidade de carga, inclusive de combustível. Voos de longa duração que partem da Capital precisam fazer escala em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

A limitação desestimula o uso de aviões para a exportação de mercadorias, pois a necessidade de paradas para reabastecimento encarece o frete. Estimativas da Infraero apontam que cerca de 70% dos produtos gaúchos destinados ao transporte aéreo sejam levados de caminhão até São Paulo, onde são embarcados em aeronaves.

As sucessivas promessas de se ampliar a pista e instalar o ILS 2, para acabar com o pesadelo de passageiros e exportadores, não foram cumpridas. A nova previsão, sem garantias, ficou para 2010.

Fonte: Jornal Zero Hora
denisar
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Re: Vergonha!!! Por que o Salgado Filho é Refém da Neblina

Mensagem por denisar »

Equipamento existe, só falta funcionar

:cry: O Aeroporto Internacional Salgado Filho dispõe do moderno sistema antineblina ILS 2, adquirido pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) por R$ 5 milhões. Mas isso não significa que as autoridades poderão cumprir a meta de pôr em funcionamento o aparelho até o final de 2010.

Antes de instalar o ILS 2, a Infraero precisa ampliar a pista do aeroporto. E é aí que surge o maior dos obstáculos: Como retirar as famílias de três vilas situadas na cabeceira e numa das laterais da pista no prazo fixado?

A expectativa do Ministério das Cidades é de que as casas para as 1.476 famílias da Vila Dique estejam prontas até junho do ano que vem. Já as 1.322 famílias da Vila Nazareth não têm previsão para deixar a área próxima ao aeroporto. Sem prazo para a reacomodação dos moradores, a ampliação da pista também fica comprometida.

O Ministério das Cidades está investindo R$ 56,5 milhões no reassentamento das famílias. Cerca de 35% das obras de infraestrutura do novo loteamento dos moradores da Vila Dique, segundo o ministério, foram concluídos. Parceiro do governo federal na remoção da Vila Dique, o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) de Porto Alegre informou, na sexta-feira, que espera transferir as primeiras 52 famílias até o final de julho.

Ministério não acredita em cronograma da Infraero

A parte mais complexa é a Vila Nazareth. O Demhab está em negociações com os moradores, enquanto o ministério obteve apenas no início do mês a autorização para desapropriar a área onde será construído o novo loteamento. A estimativa é de que as obras tenham início somente em janeiro de 2010. Com gastos incluídos no Pró-Moradia e no Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), estão orçadas em R$ 33,5 milhões. Enquanto não forem iniciadas, o ministério descarta previsões para a remoção das famílias.

A transferência das 180 famílias da Vila Floresta, que impedem o alargamento da parte final da pista, também está atrasada. A operação está a cargo da Secretaria Estadual de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano (Sehadur), que pretende concluir no mês de julho a avaliação de áreas para reassentamento.

A Infraero aguarda as mudanças. Para implantar o ILS 2, é necessária a instalação de luzes de eixo ao longo da pista. Embora tenha uma licença prévia da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), o órgão só pode começar as obras com a pista ampliada.

Desde fevereiro no comando do Salgado Filho, a superintendente da Infraero, Lia Segaglio de Figueiredo, anuncia que, se a remoção das famílias estiver em andamento a partir de julho, o edital para ampliação da pista seria lançado em 30 de setembro. As obras começariam em janeiro de 2010, ao custo de R$ 150 milhões. Mas o Ministério das Cidades não acredita que o cronograma possa ser cumprido.
denisar
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Re: Vergonha!!! Por que o Salgado Filho é Refém da Neblina

Mensagem por denisar »

:cheers: Paraná resolveu o problema há sete anos

A neblina também infernizava os passageiros que utilizavam o Aeroporto Internacional Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba. No entanto, ao contrário do Rio Grande do Sul, o Paraná conseguiu a instalação do moderno equipamento ILS 2, em 2002, estancando a rotina de atrasos em pousos e decolagens.

Pela posição geográfica de Porto Alegre, o Aeroporto Internacional Salgado Filho seria mais estratégico que o Afonso Pena por estar no epicentro dos países sócios do Mercosul. Mas o fato é que os paranaenses foram mais competentes no enfrentamento à neblina. A implantação do ILS 2 no Afonso Pena levou apenas seis meses, a partir do lançamento do projeto.

As autoridades do Paraná também foram mais previdentes no planejamento de longo prazo. O Afonso Pena está localizado em São José dos Pinhais, a 18 quilômetros do centro de Curitiba, numa área distante do assédio de loteamentos irregulares. Para instalar o ILS 2, não foi necessário remover famílias da cabeceira da pista. Um dos poucos inconvenientes foi a poda de árvores, que poderiam pôr em risco as decolagens.

O ILS 2 não eliminou os fechamentos de pista no Afonso Pena em dias de nevoeiro. Mas reduziu a aflição de pilotos, tripulação e passageiros. Em 1999, sem o equipamento, o aeroporto fechou por 453 horas, o que afetou 408 voos. No ano passado, numa prova da eficiência do ILS 2, o Afonso Pena somou 158 horas e 18 minutos de pista impedida, com prejuízos a 305 voos.

A direção do Afonso Pena informa o tempo de fechamento de pista em decorrência da neblina. A do Salgado Filho prefere não divulgar. Zero Hora fez insistentes pedidos, sem resultado.

Fonte: Jornal Zero Hora
denisar
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Re: Vergonha!!! Por que o Salgado Filho é Refém da Neblina

Mensagem por denisar »

Exercicio de Ousadia

ILS categoria 3 !!! Seria a solução adequada, mas sofisticado e caro demais para corpo tecnico da Infraero administrar ... Eles não possuem nem uma torre de controle decente. Os recursos de navegação são os mesmos da decada de 60.
Construção de uma segunda pista !!! Seria bom, porém é ousado demais para a metalidade dos Porto Alegrenses. É suicidio politico desapropriar qualquer vila em Porto Alegre. Os carroceiros são uma força politica muito considerada na cidade.
Some-se a tudo isso a falta constante dinheiro por parte do poder público. Prefeitura e Estado estão tecnicamente falidos. Não consegue nem contruir um corredor de ônibus(ex. Av. Baltazar de Oliveira Garcia) adequadamente.
Então o que fazer ???
Solução, sentar e chorar. :cry:
PR-WJI
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Re: Vergonha!!! Por que o Salgado Filho é Refém da Neblina

Mensagem por PR-WJI »

Quando o ILS2 tiver operando, o nevoeiro vier e deixar o aeroporto impraticavel, a imprensa fará uma matéria questionando por que o aeroporto fechou se já está instalado o ILS2... :whiteflag:
vinicius
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Re: Vergonha!!! Por que o Salgado Filho é Refém da Neblina

Mensagem por vinicius »

Em Porto Alegre além da necessidade do ILS cat 2 na cabeceira 11, também deveria ser instalado ILS na cabeceira 29. Com frequência o aeroporto se encontra fechado por condiçoes metereologicas, com operação na pista 29, sendo que o teto esta acima dos mínimos ILS. É que neste caso o vento predominante esta para aquela cabeceira e as empresas aéreas por segurança limitam o pouso com vento de cauda, ainda mais com pista molhada onde existe NOTAM sobre a pista esta escorregadia. O teto para para o ILS seria de 60m e para procedimento de nao precisao GPS ou VOR, como na cabeceira 29, é de cerca de 120m.
Em aeroportos como de Salvador tem ILS em ambas cabeceiras, sendo são raras os pousos na cabeceira 28.

bons vôos..
PR-WJI
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Re: Vergonha!!! Por que o Salgado Filho é Refém da Neblina

Mensagem por PR-WJI »

Justamente.
Por vezes quando usam a cabeceira 29, torna-se impraticavel pousar em POA, com teto abaixo de 550 pés.
Porto Alegre já ficou, snme, 27h seguidas impraticavel pelo fato da cabeceira 29 estar em uso e o teto abaixo dos 500 pés. Um ILS1 já resolveria..
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SBLO
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Re: Vergonha!!! Por que o Salgado Filho é Refém da Neblina

Mensagem por SBLO »

Desde quando ILS é um sistema "anti-neblina"??? :cutuca:

Londrina também está pleiteando a instalação do ILS. Certa vez, nosso "querido" governador Roberto (Hugo Cavez) Requião disse que para solucionar o problema de fechamento de LDB em dias de nevoeiro, deveríamos instalar ventiladores para dissipá-lo!!! :twisted: :chicote: :Muro: :@ :pain:

Se os entes governamentais não conseguem nem consertar um mísero NDB, o que dirá de instalar ILS em nossos aeroportos...

Abraço
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
moises Propp
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Contato:

Re: Vergonha!!! Por que o Salgado Filho é Refém da Neblina

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
A Copa de 2014 tá chegando, e os Portoalegrense não querem ser um motivo de
chacota, existe a tecnologia mas por que não usar, talves seja falta de capacidade
dos nossos governantes, ou a infraero não saiba para que foi criado os aeroportos,
talves a ideia e que se o pessoal ficar esperando dentro do aeroshop gastem na suas
lojas, isto da lucro, ou alguem tem duvida, mas quase grande parte das lojas dentro
do Salgado Filho é do mesmo dono(lanche), por isso os preços são muito caros.
sds,
Moises Propp
Editado pela última vez por moises Propp em Dom Jun 21, 2009 20:43, em um total de 1 vez.
Sirex
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Re: Vergonha!!! Por que o Salgado Filho é Refém da Neblina

Mensagem por Sirex »

Pois é meus caros.
ILS CAT II temos aqui o Afonso Pena.
Fui hoje cedo lá a espera do LH MD11F e em seguida do FAB 2401, dito que viria pela manhã.
Nevoeiro denso que se dissipou lá pelas 10h.
Informo-os que com CAT II e tudo o primeiro avião que pousou foi um GOL e pasmem, quando o aero já estava em CAT I.
De nada adiantou ter o equipamento se ele não estiver sendo aproveitado.
Pois bem, o vento mudou, o alemão pousou e nem vi.
Já o 2401, nem sinal.
Marco SBCT
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Re: Vergonha!!! Por que o Salgado Filho é Refém da Neblina

Mensagem por Marco SBCT »

Essa Sra. Superintendente da Infra em POA é mal informada e/ou mal intencionada dizendo que para ILS CatII a pista necessita o mínimo de 3200m, se o operador coloca ILS CatII em 1600m o investimento é dele, ora pois! Esse pessoal fica por todos os meios empurrando obras necessárias e usa argumentos inaceitáveis.
Consumirarm toda a arrecadaçõa dos aeros nos cabides-de-emprego desles mesmos e, claro, agora que as obras se fazem inadiáveis não há din-din.
Ficam gastando energia e tempo e encontrar meios de se amnterem nos cargos e as ações necessárias ao aeroporto vão para as calendas.
A Infra precisa ir para a Bolsa urgentemente e então virá a administração profissiolnal que o capital aberto forçará a eficiencia administrativa e operacional.
Marco A Moraes
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Re: Vergonha!!! Por que o Salgado Filho é Refém da Neblina

Mensagem por PR-WJI »

A questao dos 3200m pro ILS2 deve-se a instalação do Localizer já no ponto em definitivo atrás da cabeceira 29.
Se colocarem o ILS2 em POA com 2280m e depois ampliarem, exigirá uma série de mudanças, gastos e tempo.
Que façam tudo de uma vez e logo... O primeiro projeto é ampliar a pista pra 2400m, ainda esse ano!
Sergio de Faria Bica
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Re: Vergonha!!! Por que o Salgado Filho é Refém da Neblina

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Quem usa o Salgado Filho , já se acostumou com os atrazos e cancelamento dos vôos devido a neblina . Mas , covenhamos , nem lugar para estacionar os carros ele tem . As reclamações ocorrem diariamente e sua solução não é tão complexa como o aumento da pista e ILS CAT II , que esbarram na remoção dos invasores dos terrenos junto a pista do Salgado Filho .

Sérgio Bica
Feldmann

Re: Vergonha!!! Por que o Salgado Filho é Refém da Neblina

Mensagem por Feldmann »

Todo inverno é a mesma coisa. "Ah se tivessemos o CAT 2 não fecharia..." balela pura. Tripulação e acft homologada pra cat2 não é todo mundo. Outra, quando o FOG pega pra valer, só o cat3C resolve. O aero foi construido em uma varzea, proxima do rio e toda aquela região é prospera a ter nevoeiro (de radiação, conveccção, joelho, etc.) e quando se acha que comeca a dissipar o vento empurrado do Guaiba piora a situação.... coisa tipica daqui e todo mundo sabe que isso ocorre.

Quanto ao aumento da pista, talvez meus netos verão ela com 3200m e cat 2 na 11 e cat 1 na 29... e o cara lá do sindicato denovo com o papo de outra pista... kkk piada do cidadão.
Quando o ILS2 tiver operando, o nevoeiro vier e deixar o aeroporto impraticavel, a imprensa fará uma matéria questionando por que o aeroporto fechou se já está instalado o ILS2...
Zé, não é ILS, é sistema anti-neblina!!! :lol: :lol: :twisted: como se o ILS so fosse usado quando tem neblina... ahh essa imprensa.... kkkk
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Re: Vergonha!!! Por que o Salgado Filho é Refém da Neblina

Mensagem por PR-WJI »

Outra coisa que começou a surgir reclamação foi em relação aos carros estacionados em local proibido no Salgado Filho.
Bom, o N Park cobra um absurdo por hora... o estacionamento garagem com 1440 vagas facilmente lota. E não acho justo ter que estacionar o carro no outro estacionamento ao lado, descoberto, pagando a mesma coisa que um carro no coberto paga.

Quanto a desapropriação da Vila Dique, os moradores reclamaram das casas que foram dadas a eles, acharam pequenas..
Agora parece que é um favor dar casas a eles.. "Cavalo dado não se olha os dentes"... o governo tambem falhou ao permitir ou melhor, ao não inibir a invasão da Dique e Nazaré ainda no começo da invasão. Agora o que era um pequeno graveto no caminho, virou um tronco enorme.. tem muita chuva pra cair até isso se resolver.

Não, mas o melhor é o presidente da Associacao dos Moradores de um bairro vizinho que sugeriu fazer a pista em curva, pra não ter que sobrevoar os bairros da zona norte... claro! Porque nao pensaram nisso antes! Uma pista sinuosa! Só não esqueçam de por a plaquinha indicativa de conversão a esquerda!!!
Marco SBCT
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Re: Vergonha!!! Por que o Salgado Filho é Refém da Neblina

Mensagem por Marco SBCT »

Agora à noite no "Internacional de Curitiba", Afonso Pena, baixou para Cat I e pra Cat II e fechou para pouso em exatos 10 minutos, estava na escuta e parei para ouvir o Controle e o desepero dos Comandos, tinha cara na aproximação e o nevoeiro mandou de volta. Os Comandos falando que viam toda cidaede , etc, mas o bloco de fog cobrindo todo aero que mnem dava p/ ver as luzes.
Mas pela manhã abriu Cat II e Cat I bem rápido, nuns 20 minutos, às 10 já operava CatI e a cidade toda ensolarada! Via o pessoal orbitando no Externo num belo sol. O SBCT também está numa várzea, do Iguaçu.
Os americanos, na WW II, construiram o Afonso Pena naquela colina para esconder da LuftWaffe e acertaram pois é tiro e queda, nesta época esconde mesmo...
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
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