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[HISTORIA]: Boeing da Varig Cargo realiza manobra acrobática
Enviado: Ter Jun 13, 2006 12:58
por PR-WJI
Pessoas,
Não sei se é de conhecimento de todos sobre um comandante de B727, snme, que executou um looping. Quando a Varig soube, demitiu o piloto e a Boeing o contratou. Em 2003, o vi no ARGS.
Alguém tem mais dados desse ocorrido?
Desde já, agradeço!
Abraços!!
Enviado: Ter Jun 13, 2006 13:40
por Spetsnaz
Isso é AFA ou tem algo real?? Tem filme disso?
Enviado: Ter Jun 13, 2006 14:32
por rafaelds
Se é AFA, é AFA bem difundida mesmo...
Eu já ouvi a história, mas uma fonte um pouco mais confiável me clarificou mais. Na verdade o tal "looping" seria um tonneaux, que acabou virando looping pelo mesmo esquema aquele da brincadeira de telefone sem fio, ainda mais ao passar por pessoas menos esclarecidas no assunto.
Me disseram que os aviões pousavam com o horizonte artificial trancado (o horizonte, pelo menos acho que na maioria deles, não suporta movimentos de 360 graus de giro, devendo ser travado antes de manobras acrobáticas - em aeronaves propícias, lógico).
Enviado: Ter Jun 13, 2006 16:51
por rafaelds
Exatamente, por não ter o "cage" ele ficou invertido e assim a manobra foi descoberta!
Enviado: Ter Jun 13, 2006 17:01
por PR-WJI
Eu creio muito mais na hipotese do tonneau, mas a "lenda" diz que foi um looping...
Enviado: Ter Jun 13, 2006 18:43
por e.weber
Foi toneau, mas a acft era 737/200 fazendo rede postal noturna. Foi descoberto porque os copilotos não queriam voar mais com determinado Cmte, resolveram ver o flight recorder e descobriram o fato. Após fizeram inspeção nos 732 e tiveram que efetuar reparos nas asas de várias acfts em função da brincadeira. Disseram que o avião executava muito bem a monobra!!!
Saudações
Enviado: Ter Jun 13, 2006 19:09
por Marco SBCT
Ôrra que nêgo bão !
Enviado: Ter Jun 13, 2006 22:16
por Afonso
E o piloto do 300 da Vasp ?
Esse tb fez para tentar derrubar o sequestrador.
Hj ele reside em ctba e vejo sempre na EPA.
Fico imaginando um boeing fazendo tais manobras.
Enviado: Ter Jun 13, 2006 23:34
por PR-WJI
e.weber escreveu:Foi toneau, mas a acft era 737/200 fazendo rede postal noturna. Foi descoberto porque os copilotos não queriam voar mais com determinado Cmte, resolveram ver o flight recorder e descobriram o fato. Após fizeram inspeção nos 732 e tiveram que efetuar reparos nas asas de várias acfts em função da brincadeira. Disseram que o avião executava muito bem a monobra!!!
Saudações
Poxa, então os tunneaus foram vários... alguém sabe ano, alguma matricula, etc?
Enviado: Ter Jun 13, 2006 23:46
por PP-VQU
Essa história eu também ouvi, só que era com um 707 e da TBA...
E tem vídeo (da Boeing) dando tunneaux com o bixo
Enviado: Qua Jun 14, 2006 07:36
por Luciano ABC
PP_VQU, você tem o vídeo da Boeing?
Luciano
Enviado: Qua Jun 14, 2006 12:17
por BrazPilot
Ta aquí o vídeo de um "barrel roll" num 707 feito por um piloto de teste da Boeing durante um vôo de demonstração.
http://www.aviationexplorer.com/707_roll_video.htm
Enviado: Qua Jun 14, 2006 13:06
por arthuramaral_CGR
Legal o video.
Valeu Braz...
Enviado: Qui Jun 15, 2006 16:53
por Luciano ABC
BrazPilot, obrigado pelo vídeo! Realmente é impressionante...
[]´s Luciano
Enviado: Sex Jun 16, 2006 18:14
por BrazPilot
De nada galera!
Abraços

Enviado: Sex Jun 16, 2006 20:50
por alvarosp17
Bom, a manobra realmente é impressionante; mas eu tenhu um simulador de avião aqui em casa, e na capa diz que é tão real quanto pilotar um avião ao vivo (comprovado por uma Agência Americana de Aviação) e eu consegui dar um Looping com: 737-200/707-3CQ
^^
Pode dar dano estrutural...
Enviado: Sáb Jun 17, 2006 23:17
por Constellation
Caros amigos,
Não duvido que possa ser feito. Mas um looping é feito mantendo-se pelo menos 3 G positivos, e uma aeronave comercial é limitada a 2,5 G positivos e 1 negativo. Mesmo contando-se com uma margem de segurança na certificação, fica complicado. Já o tonneaux barril (feito ao redor de um eixo imaginário) se a recuperação do mergulho for feita com cuidado, não esforça tanto o avião.
Há muito tempo atrás, eu vi um DC-3 fazendo um tonneaux barril. Era uma aeronave da FAB, do 5º ETA.
Quanto ao simulador, bem, pode ser próximo do real, mas nem tanto, pois eu já pousei em SDU no Flight Simulator com um Boeing 747. Se fosse no aeroporto real, provavelmente eu teria tomado um belo banho (e saído em todos os jornais...).
Um abraço.
Cmte Murilo - PP-SNT
Enviado: Seg Jun 19, 2006 15:23
por fabidias
Pessoal,
o CMTE Fernando Murilo de Lima performou um tonneau seguido de um parafuso... o nível de vôo era 100. Quando ele iniciou o tonneau o #1 foi pro saco... o mais incrível é que depois do tonneau e do parafuso, assim que ele estabilizou estava a 1500 pés... nivelou o avião e sem querer estava na final... com a pista a 11 horas... ele apenas deu uma pedalada e pousou...
Segundo testemunhas a aeronave teve perda total, pois toda a estrutura foi danificada... os profundores e o leme ficaram totalmente destruídos...
A Vasp demitiu o Murilo quando ele era piloto do DC-10, como eles compraram um MD-11 não quiseram pagar o treinamento dele...
A minha dica, comprem o livro "Caixa Preta" de Ivan Santanna, descreve em detalhes os três principais acidentes aéreos brasileiros:
1) a câmara de gás de Orly (VJZ - Varig) 1972 (707)
2) a obra de arte de navegação aérea de Cezar Garcez e Zile (VMK - 1989) (732)
3) a façanha de Murilo (SNT - VASP) - 1988 (733) esse era novinho em folha...
Não foi...
Enviado: Seg Jun 19, 2006 15:58
por Constellation
Caro Fabidias,
O PP-SNT, B737-300 da Vasp no qual o cmte. Murilo fez suas peripécias (aliás, dignas de um herói mesmo, tiro o chapéu para ele), não teve perda total. Voa até hoje na Southwest como N698SW, desde 1995.
Saiu bastante "machucado", mas sobreviveu.
Um abraço.
SNT
Enviado: Ter Jun 20, 2006 00:12
por fabidias
Constellation,
este homem é uma bíblia da aviação!

No livro do Santanna ele fala que o avião deu perda total... bem, vai saber né!
Abraço a todos