Boeing 747 da Varig e da Transbrasil
Enviado: Qui Mar 09, 2006 00:38
Caros amigos,
Eu estive observando a lista de aeronaves Boeing 747 no RAB e constatei que todos os matriculados no Brasil foram da Varig.
Eram:
PP-VNA - B747-2L5B (full pax) - Veio novo para a Varig em 30 jan 81, hoje está matriculado B-HMD, da Cathay Pacific, cargueiro (convertido para B747-2XBF em 1996.
PP-VNB - B747-2L5B (full pax) - Veio novo para a Varig em 09 fev 81, hoje está matriculado B-HME, da Cathay Pacific, cargueiro (convertido para B747-2XBF em 1996.
PP-VNC - B747-2L5B (full pax) - Veio novo para a Varig em 05 mar 81, hoje está matriculado B-HMF, da Cathay Pacific, cargueiro (convertido para B747-2XBF em 1996.
Todos os três aviões acima ficaram na Varig por quase 16 anos, até meados de 1996, quando foram para Hong Kong.
PP-VHI - B747-341C (Combi) Veio novo para a Varig em 19 dez 85, voou depois na Atlas Air e na Polar Air Cargo, como N355MC. Foi desativado na Varig em 1999 e convertido em cargueiro (B747-341F) em 2000.
PP-VNH - B747-341C (Combi) Veio novo para a Varig em 10 dez 85, onde ficou até 2000. Foi convertido em B747-341F em 2000 e matriculado N354MC. Voou na Atlas Air, Polar Air Cargo, Omega Air e Focus Air Cargo, seu atual operador.
PP-VOA - B747-341B (full pax) Veio novo para a Varig, em 30 abr 88. Em 2000, foi para a ILFC como N830DS, depois para Air Atlanta Icelandic, como TF-ATH, depois Iberia e de novo Air Atlanta Icelandic, com a mesma matrícula. Ficou 5 meses parado em Marana, de dez 2002 até mai 2003 e opera hoje como EC-IOO, na Air Pullmantur (pax)
PP-VOB - B747-341B (full pax) Veio novo para a Varig em 13 mai 88, onde operou até 1999. Em 2000, foi para a ILFC como N824DS. Foi operado pela Air Atlanta Icelandic e pela Iberia como TF-ATI. Voltou depois para a Air Atlanta Icelandic, e ficou estocado em Marana de nov 2005 até fev 2006, quando voltou a voar (pax).
PP-VOC - B747-341B (full pax) Veio novo para a Varig em 27 mai 88, onde operou até 1999. Em 2000, foi para a ILFC como N420DS. Foi operado pela Air Atlanta Icelandic e pela Iberia como TF-ATJ. Voltou depois para a Air Atlanta Icelandic, onde voa até hoje (pax).
PP-VPI - B747-475 (full pax) Veio novo para a Varig em 31 mai 91. Retornou para ILFC em 12 ago 94 como N891LF. Opera hoje na Air New Zealand como ZK-SUH (pax)
PP-VPG - B747-441 (full pax) Veio novo para a Varig em 01 jun 91. Retornou para a ILFC como N791LF em 20 set 94. Voa na Garuda Indonesia como PK-GSI (pax)
PP-VPH - B747-441 - full pax) Veio novo para a Varig em 20 abr 93. Retornou para ILFC em 28 dez 94 como N821LF. Opera hoje na Air New Zealand como ZK-SUI (pax). Foi o mais novo 744 da Varig, e o que voou por menos tempo por aqui.
Houve um avião que chegou a ser pintado com as cores da Transbrasil, e conheci um piloto que voou na TBA e que fez o Curso do B747 nos USA. Ele disse que ficou hospedado em Tucson por semanas esperando a Evergreen "ajeitar" a máquina. Era um 747-SR (ex JAL), em Marana, no Pinal Air Park. Opera ainda hoje na Evergreen como N478EV.
O avião nunca voou nas cores da TBA, e o pessoal veio embora e continuou voando o 707.
Todos os Boeing 747 operados pela Varig ainda estão na ativa, voando, o que não aconteceu com todos os DC-10, por exemplo.
Pergunto:
1) Fora esses, teve algum outro Boeing 747 operado por empresa brasileira, ou registrado no RAB?
2) A Varig teve algum outro 747 não listado aqui?
3) Quais as rotas operadas por cada tipo (742, 743B, 743C e 744)?
4) Qual a configuração interna (F/C/Y) desses aviões? E a numeração das fileiras?
5) Operaram alguma rota doméstica, tipo GRU/BSB/MAO?
6) O VNI e o VNH chegaram a fazer vôos puramente de carga?
7) L5 e 75 são o Customer Number de quais operadores?
Um abraço.
Eu estive observando a lista de aeronaves Boeing 747 no RAB e constatei que todos os matriculados no Brasil foram da Varig.
Eram:
PP-VNA - B747-2L5B (full pax) - Veio novo para a Varig em 30 jan 81, hoje está matriculado B-HMD, da Cathay Pacific, cargueiro (convertido para B747-2XBF em 1996.
PP-VNB - B747-2L5B (full pax) - Veio novo para a Varig em 09 fev 81, hoje está matriculado B-HME, da Cathay Pacific, cargueiro (convertido para B747-2XBF em 1996.
PP-VNC - B747-2L5B (full pax) - Veio novo para a Varig em 05 mar 81, hoje está matriculado B-HMF, da Cathay Pacific, cargueiro (convertido para B747-2XBF em 1996.
Todos os três aviões acima ficaram na Varig por quase 16 anos, até meados de 1996, quando foram para Hong Kong.
PP-VHI - B747-341C (Combi) Veio novo para a Varig em 19 dez 85, voou depois na Atlas Air e na Polar Air Cargo, como N355MC. Foi desativado na Varig em 1999 e convertido em cargueiro (B747-341F) em 2000.
PP-VNH - B747-341C (Combi) Veio novo para a Varig em 10 dez 85, onde ficou até 2000. Foi convertido em B747-341F em 2000 e matriculado N354MC. Voou na Atlas Air, Polar Air Cargo, Omega Air e Focus Air Cargo, seu atual operador.
PP-VOA - B747-341B (full pax) Veio novo para a Varig, em 30 abr 88. Em 2000, foi para a ILFC como N830DS, depois para Air Atlanta Icelandic, como TF-ATH, depois Iberia e de novo Air Atlanta Icelandic, com a mesma matrícula. Ficou 5 meses parado em Marana, de dez 2002 até mai 2003 e opera hoje como EC-IOO, na Air Pullmantur (pax)
PP-VOB - B747-341B (full pax) Veio novo para a Varig em 13 mai 88, onde operou até 1999. Em 2000, foi para a ILFC como N824DS. Foi operado pela Air Atlanta Icelandic e pela Iberia como TF-ATI. Voltou depois para a Air Atlanta Icelandic, e ficou estocado em Marana de nov 2005 até fev 2006, quando voltou a voar (pax).
PP-VOC - B747-341B (full pax) Veio novo para a Varig em 27 mai 88, onde operou até 1999. Em 2000, foi para a ILFC como N420DS. Foi operado pela Air Atlanta Icelandic e pela Iberia como TF-ATJ. Voltou depois para a Air Atlanta Icelandic, onde voa até hoje (pax).
PP-VPI - B747-475 (full pax) Veio novo para a Varig em 31 mai 91. Retornou para ILFC em 12 ago 94 como N891LF. Opera hoje na Air New Zealand como ZK-SUH (pax)
PP-VPG - B747-441 (full pax) Veio novo para a Varig em 01 jun 91. Retornou para a ILFC como N791LF em 20 set 94. Voa na Garuda Indonesia como PK-GSI (pax)
PP-VPH - B747-441 - full pax) Veio novo para a Varig em 20 abr 93. Retornou para ILFC em 28 dez 94 como N821LF. Opera hoje na Air New Zealand como ZK-SUI (pax). Foi o mais novo 744 da Varig, e o que voou por menos tempo por aqui.
Houve um avião que chegou a ser pintado com as cores da Transbrasil, e conheci um piloto que voou na TBA e que fez o Curso do B747 nos USA. Ele disse que ficou hospedado em Tucson por semanas esperando a Evergreen "ajeitar" a máquina. Era um 747-SR (ex JAL), em Marana, no Pinal Air Park. Opera ainda hoje na Evergreen como N478EV.
O avião nunca voou nas cores da TBA, e o pessoal veio embora e continuou voando o 707.
Todos os Boeing 747 operados pela Varig ainda estão na ativa, voando, o que não aconteceu com todos os DC-10, por exemplo.
Pergunto:
1) Fora esses, teve algum outro Boeing 747 operado por empresa brasileira, ou registrado no RAB?
2) A Varig teve algum outro 747 não listado aqui?
3) Quais as rotas operadas por cada tipo (742, 743B, 743C e 744)?
4) Qual a configuração interna (F/C/Y) desses aviões? E a numeração das fileiras?
5) Operaram alguma rota doméstica, tipo GRU/BSB/MAO?
6) O VNI e o VNH chegaram a fazer vôos puramente de carga?
7) L5 e 75 são o Customer Number de quais operadores?
Um abraço.