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RG9827 aciona RAT
Enviado: Sex Set 02, 2005 17:42
por PR-WJI
O B772 PP-VRA informou à manutenção POA que havia baixado o RAT. O vôo seguirá como RG2113. De manhã, o RG2112 foi realizado pelo PP-VRF. Após, decolou para GRU no RG9825 com POB 06 e vento de 33 nós! Subiu como um foguete!
O Varig 8715 (MD-11) chegou a informar o aeroporto de REC hoje para um um pouso técnico, porém seguiu até GRU.
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Enviado: Sex Set 02, 2005 19:48
por RockboyDF
O que vem a ser "RAT"?
Enviado: Sex Set 02, 2005 21:44
por Leandro - POA
O RAT, corrigam-me se estiver errado, vem a ser um gerador auxiliar, que mantém funcionado os sistemas hidráulicos e elétricos em caso de falha desses sistemas. RAT = RAM AIR TURBINE? (turbina? de impacto de ar), ou seja, ela funciona apenas pela atuação do ar que bate nela. Ela fica alojada em um compartimento, normalmente atras da asa, e quando acionada é impulsionada para fora por efeito de mola.
Muito 10 a decolagem do VRF hoje de manhã, parecia um foguete mesmo, ia mais pra cima que pra frente, quase parado no ar.
Enviado: Sáb Set 03, 2005 09:54
por dowsley
Leandro - POA escreveu:O RAT, corrigam-me se estiver errado, vem a ser um gerador auxiliar, que mantém funcionado os sistemas hidráulicos e elétricos em caso de falha desses sistemas. RAT = RAM AIR TURBINE? (turbina? de impacto de ar), ou seja, ela funciona apenas pela atuação do ar que bate nela. Ela fica alojada em um compartimento, normalmente atras da asa, e quando acionada é impulsionada para fora por efeito de mola.
Eu pensei que so existia este aparelho na linha Airbus...
Enviado: Sáb Set 03, 2005 12:32
por PR-WJI
RockboyDF escreveu:O que vem a ser "RAT"?
O RAT (Ram Air Turbine) é uma hélice que desce automaticamente em caso de perda de energia elétrica em vôo.
No momento que a helice gira ao entrar em contato com o vento, converte a energia elétrica para acionar a bomba hidráulica, suprindo a pressão necessária para movimentar as superfícies de comando, fornece energia para os aviônicos principais e o sistema de comunicação, possibilitando assim o controle do avião.
O PP-VRA, teve parada do motor em vôo. Por isso, acionou o RAT.
...
Enviado: Seg Set 05, 2005 00:42
por RockboyDF
Aqui é legal por isso, nada fica sem resposta! Valeu!
Boeing também tem.
Enviado: Seg Set 05, 2005 15:58
por Rudder
O B767 também possui um dispositivo semelhante que se chama ADG (Air Driven Generator).
Enviado: Qui Set 08, 2005 02:56
por Raphael
Só para lembrar, os novos aviões da Embraer tbm tem a RAT
Enviado: Qui Set 08, 2005 09:20
por Anonymous
José Arthur - SBPA escreveu:RockboyDF escreveu:O que vem a ser "RAT"?
O PP-VRA, teve parada do motor em vôo. Por isso, acionou o RAT.
Porque o motor parou em voo? Estranho o motor de um 772 parar...
Enviado: Qui Set 08, 2005 09:28
por PR-WJI
Pois é.. "apagar" o motor é estranho. Bom, ouvi dizer que o PP-VRA havia saido de manutencao no GIG e estava fazendo um voo de testes. Pode ser isso???
Enviado: Qui Set 08, 2005 13:45
por arthuramaral_CGR
Para ilustrar as informações já postadas, algumas fotos com a RAT extendida no A.net:
B767 (antigo PP-VOL da VRG):
http://www.airliners.net/open.file/777498/M/
A320-312:
http://www.airliners.net/open.file/882858/M/
A319-114:
http://www.airliners.net/open.file/903670/M/