Primeiro Voo Regular de Aviao de Passageiros Brasil - Europa

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
tassio.oak
PP
PP
Mensagens: 43
Registrado em: Ter Set 12, 2017 11:52

Primeiro Voo Regular de Aviao de Passageiros Brasil - Europa

Mensagem por tassio.oak »

Ja' fiz varias procuras sobre o assunto. Enquanto que o servico da PanAm/NYRBA entre os EUA e o Brasil comecou em 1930, parece que nao havia nenhum voo regular de passageiros entre Brasil e Europa antes da Segunda Guerra. Os servicos Franceses e Alemaes eram somente de carga postal.

Ate' agora consegui achar o voo PanAm entre Natal e Lisboa com varias escalas na Africa, feito a cada 2 semanas, de Boeing Clipper 314, em 1945. E' esse o primeiro?

Agradeco quem tiver mais informacao ou fonte.
Rafael PM
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Mai 28, 2020 14:56

Re: Primeiro Voo Regular de Aviao de Passageiros Brasil - Eu

Mensagem por Rafael PM »

Procure por ALA LITTORIA no site spmodelismo.com.
tassio.oak
PP
PP
Mensagens: 43
Registrado em: Ter Set 12, 2017 11:52

Re: Primeiro Voo Regular de Aviao de Passageiros Brasil - Eu

Mensagem por tassio.oak »

Grato pela sugestao Rafael. Muito embora eu ja' havia pesquisado a Ala Littoria antes, nao achei evidencia que o servico deles se tornou regular. Mas uma nova pesquisa me levou a achados importantes.

Ala Littoria foi formada em 1934 pela consolidacao de quatro empresas aereas Italianas. Em Marco de 1938 (mesmo mes que Alemanha invadiu Austria), Ala Littoria realizou um voo experimental Roma-Cagliari-Banjul-Salvador-Rio-Buenos Aires. Esse voo foi realizado com um CANT Z.506. Nao encontrei nenhuma evidencia que tal voo tenha se tornado regular antes da criacao da subsidiaria LATI.

LATI foi criada em Setembro de 1939 com a missao especifica de operar voos transatlanticos. A intencao Italiana era fazer um acordo com Air France e Lufthansa, na epoca com voos de mala postal, para compartilhar a infra-estrutura ao longo da costa da Africa. Mas nao houve acordo, o que levou os Italianos a construir o Aeroporto na Ilha do Sal para suportar a rota. LATI era primariamente destinada a transportar mala postal, e a gerencia deles acreditava que os avioes da frota simplesmente nao era adequados ao transporte regular de passageiros. Para voar de LATI era preciso fazer uma requisicao ao Ministro da Aeronautica Italiano. Ainda assim, ao longo da operacao da rota, LATI transportou 1784 passageiros em 211 travessias.

O primeiro voo para o Brasil foi operado em 21 de Dezembro de 1939. A empresa comecou a rota com 12 avioes Savoia-Marchetti SM.83.
https://en.wikipedia.org/wiki/Savoia-Marchetti_SM.83
O retorno da rota inaugural nao foi completado. O aviao de prefix I-ARPA encontrou uma tempestade sobre o Marrocos e caiu tentando fazer um pouso de emergencia, matando todas a 7 pessoas a bordo. Depois desse desastre, LATI fez mais de 100 travessias antes de ter outro acidente.

A linha para o Rio era dividida em tres partes, com os SM.83 alocados separadamente para cada parte: a primeira Roma-Sevilha-Lisboa-Villa Cisneros (Dakhla no Saara Ocidental)-Ilha do Sal. A segunda parte era a travessia Ilha do Sal-Fernando de Noronha-Natal-Recife. A terceira Recife-Salvador-Rio, mais tarde indo ate' Buenos Aires. Com a entrada da Italia na guerra em 1940 alguns SM.83 foram requisitados, e LATI passou a operar com um mix de SM.83, SM.82 e SM.75.

O ultimo voo ocorreu em Dezembro de 1941.
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: Primeiro Voo Regular de Aviao de Passageiros Brasil - Eu

Mensagem por José Cursio »

Bom dia amigos Forenses.

Jornal Folha da Manhã 22 de dezembro de 1939.

Inaugurou-se ontem a linha aérea entre a Itália e o Brasil.

Ao mesmo tempo em que o I-ARMA (I-AZUR) deixava o Rio, partia de Roma outro avião da “Ala Littoria” I-AREM – Mensagem de Mussolini ao presidente Vargas.

Folha da Manhã 20/12/1941 - http://i.imgur.com/7XAi08m.png


Abs. Cursio
tassio.oak
PP
PP
Mensagens: 43
Registrado em: Ter Set 12, 2017 11:52

Re: Primeiro Voo Regular de Aviao de Passageiros Brasil - Eu

Mensagem por tassio.oak »

Grato Cursio.

Por esse servico ser tao importante para o correio, ha' bastante informacao disponivel de filatelistas. Por exemplo:

https://stamps.org/Portals/0/Symposium/ ... oPaper.pdf

Uma passagem interessante foi o evento que acabou com o servico: uma carta forjada descrevendo um plano para um golpe de estado no Brasil contra Getulio Vargas incriminando empregados da LATI. Como planejado, a carta foi aberta por autoridades Brasileiras e a autorizacao da LATI para voar para o Brasil foi suspensa. Fake News ja' existia em 1941, e era bastante efetivo!
Responder