Douglas C-47 (DC-3) PP-FOR/PP-DSC Projeto Rondon
Enviado: Ter Jul 21, 2020 10:35
Bom dia,
Sou novo aqui no fórum, não sei muita coisa sobre avião. Entrei pois estou realizando um levantamento de dados, buscando informações, acerca de um acidente ocorrido em Bias Fortes - MG, em 22/10/19974, com um Douglas C-47 (DC-3) do Projeto Rondon. Dessa forma, gostaria de pedir ajuda de vocês, para que me desse o maior número de informações sobre essa aeronave. Qualquer informação é relevante. Desde já, obrigado.
Algumas coisas que já sei (maioria delas colhidas aqui no Fórum em mensagens do Starliner e Sergio de Faria Bica):
Modelo Douglas C-47A-70-DL (DC-3);
PP-FOR;
Número de série 19230;
Ano de fabricação 1943;
Capacidade para 3 tripulantes e 28 passageiros;
"42-100767 USDAAF entregue em 08.12.1943
NC64104 Mor-Fresh Air Express
NC64104 E.F.Drew (firma comercial brasileira)
Chegou ao Rio em 04.10.1948
PP-DSC 1ª vistoria em 14.12.1948 proprietário Ademar de Barros
PP-DSC Hélio Leitão de Almeida em 23.11.1961
PP-DSC Francisco João Bocayuva Catão 05.12.1961
PP-FOR doado em 21.12.1969 ao Projeto Rondon "Uirapurú"
última vistoria em 01.12.1972 com 5.876 horas de vôo
PP-FOR acidentado em Bias Fortes, Minas Gerais 18.10.1974 com o falecimento de 9 pessoas.
Tinha 6.500:24 hrs.de vôo ( bem pouco voado, para um DC-3)"
"Conheci o PP-DSC quando eu ainda era criança e Getúlio Vargas o usou mais de uma vez . Não sabia que era o mesmo do Chico Catão . Veja como são as revistas : ná época , numa reportagem sôbre o Catão , seus negócios e seus aviões dizia-se que o seu DC-3 tinha sido comprado direto da fábrica e que era o DC-3 menos voado do mundo ! Pelo que eu sei , o PP-DSC era C-47 puro ,onde só foram colocadas poltronas , mas continuava com piso reforçado e porta dupla.
Quanto a doação ao projeto RONDON eu sabia , bem como o acidente , ao penetrar em formações pesadas , ocasionando a ruptura da asa e o consequente final trágico .
Assim sendo , pelas minhas contas seriam 11 os DC-3 Executivos e mais o PP-VBN , que é um "fora de série""
"O PP-DSC era do Adhemar de Barros , que além dele tinha uma frota variada de aeronaves.
Quando Jânio Quadros assumiu a Presidência , o Adhemar usou o PP-DSC para fugir e se exilar no Paraguai."
Além disso, tenho essas imagens como sendo do PP-FOR, estaria certo ?
https://aviation-safety.net/database/re ... -0&lang=fr
https://aviation-safety.net/photo/2222/ ... 47A-PP-FOR
https://folhapress.folha.com.br/foto/4818829
Sou novo aqui no fórum, não sei muita coisa sobre avião. Entrei pois estou realizando um levantamento de dados, buscando informações, acerca de um acidente ocorrido em Bias Fortes - MG, em 22/10/19974, com um Douglas C-47 (DC-3) do Projeto Rondon. Dessa forma, gostaria de pedir ajuda de vocês, para que me desse o maior número de informações sobre essa aeronave. Qualquer informação é relevante. Desde já, obrigado.
Algumas coisas que já sei (maioria delas colhidas aqui no Fórum em mensagens do Starliner e Sergio de Faria Bica):
Modelo Douglas C-47A-70-DL (DC-3);
PP-FOR;
Número de série 19230;
Ano de fabricação 1943;
Capacidade para 3 tripulantes e 28 passageiros;
"42-100767 USDAAF entregue em 08.12.1943
NC64104 Mor-Fresh Air Express
NC64104 E.F.Drew (firma comercial brasileira)
Chegou ao Rio em 04.10.1948
PP-DSC 1ª vistoria em 14.12.1948 proprietário Ademar de Barros
PP-DSC Hélio Leitão de Almeida em 23.11.1961
PP-DSC Francisco João Bocayuva Catão 05.12.1961
PP-FOR doado em 21.12.1969 ao Projeto Rondon "Uirapurú"
última vistoria em 01.12.1972 com 5.876 horas de vôo
PP-FOR acidentado em Bias Fortes, Minas Gerais 18.10.1974 com o falecimento de 9 pessoas.
Tinha 6.500:24 hrs.de vôo ( bem pouco voado, para um DC-3)"
"Conheci o PP-DSC quando eu ainda era criança e Getúlio Vargas o usou mais de uma vez . Não sabia que era o mesmo do Chico Catão . Veja como são as revistas : ná época , numa reportagem sôbre o Catão , seus negócios e seus aviões dizia-se que o seu DC-3 tinha sido comprado direto da fábrica e que era o DC-3 menos voado do mundo ! Pelo que eu sei , o PP-DSC era C-47 puro ,onde só foram colocadas poltronas , mas continuava com piso reforçado e porta dupla.
Quanto a doação ao projeto RONDON eu sabia , bem como o acidente , ao penetrar em formações pesadas , ocasionando a ruptura da asa e o consequente final trágico .
Assim sendo , pelas minhas contas seriam 11 os DC-3 Executivos e mais o PP-VBN , que é um "fora de série""
"O PP-DSC era do Adhemar de Barros , que além dele tinha uma frota variada de aeronaves.
Quando Jânio Quadros assumiu a Presidência , o Adhemar usou o PP-DSC para fugir e se exilar no Paraguai."
Além disso, tenho essas imagens como sendo do PP-FOR, estaria certo ?
https://aviation-safety.net/database/re ... -0&lang=fr
https://aviation-safety.net/photo/2222/ ... 47A-PP-FOR
https://folhapress.folha.com.br/foto/4818829