InterBrasil em POA
Enviado: Sex Mar 22, 2019 18:30
No inverno de 1995 uma boa novidade para os spotters gaúchos da época, a então recém-criada InterBrasil STAR também estava chegando em Porto Alegre! Nas tardes de segundas, quartas e sextas pousava no Aeroporto Internacional Salgado Filho um EMB-120 Brasilia da nova empresa regional vinculada à TransBrasil realizando o voo ITB197 procedente de Chapecó. A aeronave estacionava na Ala Norte do Pátio Principal do antigo Terminal de Passageiros e após 30 minutos de solo ocorria a partida do voo ITB196 de volta para Chapecó.
A longa rota completa era Brasília – Goiânia – Londrina – Maringá – Foz do Iguaçu – Chapecó – Porto Alegre, voo ITB197 na vinda ao Sul e voo ITB196 na volta para a Capital Federal. A chegada em POA ocorria as 14h20 e a decolagem as 14h50 nas segundas, quartas e sextas. Lembro que havia bom aproveitamento nas partidas da capital gaúcha já que não havia voos diretos daqui para Chapecó com as outras companhias regionais. Também era uma opção mais rápida para Foz do Iguaçu já que nas grandes empresas havia necessidade de conexão em outras capitais.
Em 04/09/1995 a InterBrasil recebeu o EMB-120 Brasilia PP-ISC novo da fábrica da Embraer, número de construção 120300, com o sticker 300th na fuselagem – caça dos spotters da época! Nos anos seguintes vieram mais aeronaves, a frota aumentou até o PP-ISG e houve interesse da empresa na operação dos jatos regionais ERJ-145, porém estes acabaram não sendo recebidos.
No final de 1998 a TransBrasil apresentou sua nova pintura e a InterBrasil também ganhou o novo e bonito padrão colorido das aeronaves. Já no ano seguinte a empresa começou a realizar voos com os conhecidos Boeing 737-300 da própria TBA, inclusive para Porto Alegre: voos ITB342/343 POA-VCP-CGH (naquela época o antigo DAC não permitia voos diretos do Salgado Filho para Congonhas, só com escalas, neste caso em Campinas).
A frota da InterBrasil STAR foi composta das seguintes aeronaves EMB-120 Brasilia:
PP-ISA (c/n 120219)
PP-ISB (c/n 120232)
PP-ISC (c/n 120300)
PP-ISD (c/n 120041)
PP-ISE (c/n 120246)
PP-ISF (c/n 120220)
PP-ISG (c/n 120183)
Posteriormente ao encerramento das operações da empresa algumas destas aeronaves ainda voaram em outras companhias aéreas (PP-ISD na Passaredo e após na Rico rematriculado PT-WZM, PP-ISE na Penta, PP-ISG na Rico e o PP-ISF serviu de peças para a Força Aérea Brasileira), porém atualmente todas estão abandonadas ou foram desmontadas.
A longa rota completa era Brasília – Goiânia – Londrina – Maringá – Foz do Iguaçu – Chapecó – Porto Alegre, voo ITB197 na vinda ao Sul e voo ITB196 na volta para a Capital Federal. A chegada em POA ocorria as 14h20 e a decolagem as 14h50 nas segundas, quartas e sextas. Lembro que havia bom aproveitamento nas partidas da capital gaúcha já que não havia voos diretos daqui para Chapecó com as outras companhias regionais. Também era uma opção mais rápida para Foz do Iguaçu já que nas grandes empresas havia necessidade de conexão em outras capitais.
Em 04/09/1995 a InterBrasil recebeu o EMB-120 Brasilia PP-ISC novo da fábrica da Embraer, número de construção 120300, com o sticker 300th na fuselagem – caça dos spotters da época! Nos anos seguintes vieram mais aeronaves, a frota aumentou até o PP-ISG e houve interesse da empresa na operação dos jatos regionais ERJ-145, porém estes acabaram não sendo recebidos.
No final de 1998 a TransBrasil apresentou sua nova pintura e a InterBrasil também ganhou o novo e bonito padrão colorido das aeronaves. Já no ano seguinte a empresa começou a realizar voos com os conhecidos Boeing 737-300 da própria TBA, inclusive para Porto Alegre: voos ITB342/343 POA-VCP-CGH (naquela época o antigo DAC não permitia voos diretos do Salgado Filho para Congonhas, só com escalas, neste caso em Campinas).
A frota da InterBrasil STAR foi composta das seguintes aeronaves EMB-120 Brasilia:
PP-ISA (c/n 120219)
PP-ISB (c/n 120232)
PP-ISC (c/n 120300)
PP-ISD (c/n 120041)
PP-ISE (c/n 120246)
PP-ISF (c/n 120220)
PP-ISG (c/n 120183)
Posteriormente ao encerramento das operações da empresa algumas destas aeronaves ainda voaram em outras companhias aéreas (PP-ISD na Passaredo e após na Rico rematriculado PT-WZM, PP-ISE na Penta, PP-ISG na Rico e o PP-ISF serviu de peças para a Força Aérea Brasileira), porém atualmente todas estão abandonadas ou foram desmontadas.