Propaganda do Sul 1968

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9637
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Propaganda do Sul 1968

Mensagem por AeroEntusiasta »

Antigo anúncio da CRUZEIRO publicado em Janeiro de 1968, prometia que ao viajar no novíssimo Boeing 727-100, o passageiro teria uma sensação de viajar no ano 2003!

Imagem
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Propaganda do Sul 1968

Mensagem por Maurício »

Se não me engano, 2003 foi o último ano de um B737-200 (PP-CJT) nas cores da SC.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Avatar do usuário
Schneider
PC
PC
Mensagens: 231
Registrado em: Ter Mar 01, 2005 11:05
Localização: Itapema - SC

Re: Propaganda do Sul 1968

Mensagem por Schneider »

Tive o prazer de voar os 727 da Cruzeiro e, ainda, o Caravelle. Não têm explicação. Eram fantásticos. O 727 eram maravilhosos, mas o Caravelle é insuperável. Nostalgia? Não. Estética, música dos Rolls-Royce Avon, asas com flexibilidade (sim), janelas triangulares e um charme indescritível. Foi um privilégio.
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: Propaganda do Sul 1968

Mensagem por AB3 »

Maurício escreveu:Se não me engano, 2003 foi o último ano de um B737-200 (PP-CJT) nas cores da SC.
Foi o último ano operacional da acft, o avião já voava em cores da VARIG. O último SC full colors foi em 1997
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Propaganda do Sul 1968

Mensagem por Maurício »

Schneider escreveu:Tive o prazer de voar os 727 da Cruzeiro e, ainda, o Caravelle. Não têm explicação. Eram fantásticos. O 727 eram maravilhosos, mas o Caravelle é insuperável. Nostalgia? Não. Estética, música dos Rolls-Royce Avon, asas com flexibilidade (sim), janelas triangulares e um charme indescritível. Foi um privilégio.
Importante notar que, desde o fim das operações da Panair, os 7 Caravelles da Cruzeiro (4 SC + 3 PA) se tornaram o único "jato puro" a voar linhas domésticas durante 3 anos (1965 a 1967), até a vinda dos One-Eleven 400 da Vasp em JAN 1968. Seus concorrentes (média capacidade) eram os Viscount 827/DC-4/DC-6C (Vasp), Electra II/Constellation/DC-6B (Varig) e DC-4 (Paraense). Dessa forma seus voos para o Norte/Nordeste eram bastante disputados, apesar da tarifa mais elevada, bem como aqueles voos internacionais para o cone sul (BUE/MVD). Não o comparei com os jatos de alta capacidade, como B707/DC-8, que faziam por ex. GIG/BEL/CCS/MIA, etc.
Enfim, uma aeronave que realmente deixou saudades!
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
PB26
PC
PC
Mensagens: 281
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 01:00
Localização: SAO/PAR

Re: Propaganda do Sul 1968

Mensagem por PB26 »

Essa propaganda não é de 1970 ou 73? Porque foi quando a empresa recebeu a aeronave e se fosse de 1968, não seria com a breve pintura do constelação?
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Propaganda do Sul 1968

Mensagem por Maurício »

PB26 escreveu:Essa propaganda não é de 1970 ou 73? Porque foi quando a empresa recebeu a aeronave e se fosse de 1968, não seria com a breve pintura do constelação?
Os americanos pousaram na Lua em 20 JUL 1969 e os 727 SC vieram a partir de JAN 1971 (os da Varig em OUT 1970). Como existe na propaganda correlação de SC/Lua/727 é mais provável, que tenha sido de 1969 ou 1970.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7440
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: Propaganda Cruzeiro do Sul 1968

Mensagem por FCM »

Comercial Companhia Aérea Cruzeiro - 1970

https://www.youtube.com/watch?v=3J1fRrJChSg
AB3_SNL
PC
PC
Mensagens: 342
Registrado em: Ter Fev 12, 2019 17:15

Re: Propaganda do Sul 1968

Mensagem por AB3_SNL »

Maurício escreveu:
PB26 escreveu:Essa propaganda não é de 1970 ou 73? Porque foi quando a empresa recebeu a aeronave e se fosse de 1968, não seria com a breve pintura do constelação?
Os americanos pousaram na Lua em 20 JUL 1969 e os 727 SC vieram a partir de JAN 1971 (os da Varig em OUT 1970). Como existe na propaganda correlação de SC/Lua/727 é mais provável, que tenha sido de 1969 ou 1970.
A SC não recebeu os 727 primeiro que a RG devido uma greve que atrasou a entrega na época. Inclusive os aviões tinham pintura diferente na cauda com a constelação - que já havia sido usada nos YS11 - daí chegaram já com as estrelas estilizadas.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9637
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Propaganda do Sul 1968

Mensagem por AeroEntusiasta »

AB3_SNL escreveu:
Maurício escreveu:
PB26 escreveu:Essa propaganda não é de 1970 ou 73? Porque foi quando a empresa recebeu a aeronave e se fosse de 1968, não seria com a breve pintura do constelação?
Os americanos pousaram na Lua em 20 JUL 1969 e os 727 SC vieram a partir de JAN 1971 (os da Varig em OUT 1970). Como existe na propaganda correlação de SC/Lua/727 é mais provável, que tenha sido de 1969 ou 1970.
A SC não recebeu os 727 primeiro que a RG devido uma greve que atrasou a entrega na época. Inclusive os aviões tinham pintura diferente na cauda com a constelação - que já havia sido usada nos YS11 - daí chegaram já com as estrelas estilizadas.
Os dois primeiro 727 com a pintura da SC antiga (Constelação YS11), foram NTU entregues para a Continental. Na fábrica eles receberam as matrículas teste N5472 (cn 19525) e N5473 (cn 19526).
Responder