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PR-MHW em FLN. Perda total?

Enviado: Sáb Dez 02, 2017 17:25
por Electra
Como tds devem saber, o 320 da TAM PR-MHW sofreu um tail strike durante o pouso em FLN no dia 26/11. As páginas especializadas falam em substantial damage.
Recebi uma msg de um amigo da aviação residente em FLN de que, conforme análise, há possibilidade do avião ser sucateado lá, msm. Alguém sabe mais detalhes?

Re: PR-MHW em FLN. Perda total?

Enviado: Dom Dez 03, 2017 19:23
por AeroEntusiasta
Sobre o tail strike do MHW.
Parece que estão aguardando a resposta de um engenheiro de estruturas da Airbus para saber se o reparo será feito em FLN e posterior translado para QSC (São Carlos), onde seria feito o reparo definitivo.
Há possibilidade de fazer o reparo definitivo em FLN.
Por enquanto nada fechado.

Re: PR-MHW em FLN. Perda total?

Enviado: Dom Dez 03, 2017 20:49
por Electra
Obrigado, Fabio! Confesso que fiquei assustado com a possibilidade de perda total por causa de um tail strike. Este caso está me lembrando mt o do M11 da VRG PP-VTF na Cidade do México.

Re: PR-MHW em FLN. Perda total?

Enviado: Dom Dez 03, 2017 23:05
por osmair
Perda total por tail strike é muito raro. A menos que tenha acontecido uma torção na estrutura. O que deve ser feito é uma inspeção completa na estrutura da aeronave, principalmente na área afetada. As chapas devem ser trocadas, mas antes deve-se inspecionar os strings, que são as nervuras da estrutura. Caso haja a necessidade estas também devem ser substituídas. É um trabalho bem complexo, que deve ser executado rigorosamente dentro do manual de estruturas do avião. No passado reparos fora do manual derrubaram dois 747. Um da China Airlines e outro da Japan Airlines.

Re: PR-MHW em FLN. Perda total?

Enviado: Seg Dez 04, 2017 19:39
por Electra
Mt obrigado pelo esclarecimento, Osmair! :yeah:
osmair escreveu:É um trabalho bem complexo, que deve ser executado rigorosamente dentro do manual de estruturas do avião.
Se não for pedir demais, vc teria uma noção de quanto tmp leva esse trabalho? Este trabalho tem que ser feito necessariamente num hangar ou pd ser feito em FLN, msm?

Re: PR-MHW em FLN. Perda total?

Enviado: Qua Dez 06, 2017 19:16
por osmair
Electra escreveu:Mt obrigado pelo esclarecimento, Osmair! :yeah:
osmair escreveu:É um trabalho bem complexo, que deve ser executado rigorosamente dentro do manual de estruturas do avião.
Se não for pedir demais, vc teria uma noção de quanto tmp leva esse trabalho? Este trabalho tem que ser feito necessariamente num hangar ou pd ser feito em FLN, msm?
O tempo para executar o trabalho vai depender muito da extensão dos danos. Se for só as chapas, não demora muito. Preferencialmente os reparos devem ser feitos dentro de um hangar, caso não haja a disponibilidade de um hangar, ou a possibilidade de um translado com segurança, pode-se armar uma "barraca" em torno da área a ser reparada para proteção do local. Na pior das hipóteses, o reparo, caso tenha mais coisa afetada, pode levar pelo menos duas semanas.

Re: PR-MHW em FLN. Perda total?

Enviado: Seg Dez 11, 2017 20:53
por Electra
Acompanhando a situação, só para constar: fui informado hj que o PR-MHW não está mais em FLN e confirmei no FR24 que o msm foi levado para São Carlos no dia 08/12 chegando lá as 16:45LT.

Re: PR-MHW em FLN. Perda total?

Enviado: Ter Dez 12, 2017 23:53
por osmair
Provavelmente deve ter sido feito um reparo provisório e o avião foi despressurizado em nível de vôo baixo.

Re: PR-MHW em FLN. Perda total?

Enviado: Qui Dez 14, 2017 15:50
por gustavo87
osmair escreveu:Provavelmente deve ter sido feito um reparo provisório e o avião foi despressurizado em nível de vôo baixo.
Realmente.. ele se manteve no 100 o voo todo, provável que tenha voado sem pressurização mesmo.

E é bem provável que retorne a malha com a roupa da Latam.

Re: PR-MHW em FLN. Perda total?

Enviado: Qua Jan 03, 2018 19:32
por Electra
Segundo FR24, ontem, o PR-MHW fez os voos 3767/4 CGH-LDB-CGH.

Re: PR-MHW em FLN. Perda total?

Enviado: Sex Jan 05, 2018 22:04
por Marcelo Areias
Negativo, CGH-LDB aparece como cancelado.

Re: PR-MHW em FLN. Perda total?

Enviado: Sáb Jan 06, 2018 15:07
por Vinidc8
Quanto ao voo JJ3767 CGH-LDB alternou CGH (02/01/2018) e foi com o A320 PR-MHU.
Já o voo JJ3764 LDB-CGH foi cancelado por a aeronave ter retornado a CGH.
PR-MHW permanece em QSC desde 08/12/2017

Re: PR-MHW em FLN. Perda total?

Enviado: Sáb Jan 06, 2018 21:02
por Electra
Obrigado pelas correções, pessoal. As infos no FR24 não estavam mt claras. Não entendi pq colocaram estes voos no histórico do PR-MHW...

Re: PR-MHW em FLN. Perda total?

Enviado: Dom Fev 04, 2018 16:27
por AeroEntusiasta
QSC via Redes Sociais

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Re: PR-MHW em FLN. Perda total?

Enviado: Seg Fev 26, 2018 16:55
por Vinidc8
PR-MHW voando novamente desde sábado 24/02.