Londrina nos tempos da Aviação Velha

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Constellation
Moderador
Moderador

Londrina nos tempos da Aviação Velha

Mensagem por Constellation »

Caros,

Antes de existir o atual Aeroporto Governador José Richa, em Londrina (LDB/SBLO), a cidade teve outro aeroporto, situado na Gleba Palhano, que hoje está virando o sonho de consumo dos novos ricos da cidade.

Fiz um artigo sobre o aeroporto, hoje chamado de "Aviação Velha", no meu blog Cultura Aeronáutica. Quem tiver vontade de conhecer essa interessante história, façam uma visita:

http://culturaaeronautica.blogspot.com/ ... velha.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Abaixo tem uma foto que ilustra o artigo: É uma foto do primeiro avião da REAL a pousar em Londrina, em 18 de maio de 1947. As duas outras aeronaves presentes na foto eram do Aeroclube de Londrina, o Fairchild F24 PP-DAC e o Piper J-3 PP-RYK. Esse último foi perdido em um acidente (colisão no ar) no centro da cidade, em 25 de agosto de 1947. Os dois aviões envolvidos caíram e os dois pilotos morreram.

Imagem

Grande abraço.
Imagem
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Re: Londrina nos tempos da Aviação Velha

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Oi , Jonas

O PP-YPJ , em dezembro de 1951 ou 1952 , num vôo POA-SP , teve pane em um dos motores e teve que pousar num aterro , ao lado da casa de veraneio dos meu pais , em Canela , RS , saindo todos os ocupantes sem qualquer ferimento . Foi recuperado pelo pessoal da REAL , durante janeiro e fevereiro , tendo decolado do tal aterro , com combustível sòmente para chegar a POA , onde após ser reabastecido , seguiu para SP. Passei as minhas férias acompanhando o serviço do pessoal da REAL e lembro até hoje da decolagem e retorno a baixa altura para uma passagem sôbre a pista improvisada...

Um forte abraço

Sérgio Bica
Cedrini
PC
PC

Mensagem por Cedrini »

Sergio de Faria Bica escreveu:Oi , Jonas

O PP-YPJ , em dezembro de 1951 ou 1952 , num vôo POA-SP , teve pane em um dos motores e teve que pousar num aterro , ao lado da casa de veraneio dos meu pais , em Canela , RS , saindo todos os ocupantes sem qualquer ferimento . Foi recuperado pelo pessoal da REAL , durante janeiro e fevereiro , tendo decolado do tal aterro , com combustível sòmente para chegar a POA , onde após ser reabastecido , seguiu para SP. Passei as minhas férias acompanhando o serviço do pessoal da REAL e lembro até hoje da decolagem e retorno a baixa altura para uma passagem sôbre a pista improvisada...

Um forte abraço

Sérgio Bica

Fotos?

Cedrini

P.S O PP-YPJ era um C-47A-90-DL c/n 20179, foi dos primeiros da Real , registrado em 15.09.1947. Transferido para a Varig em Maio de 1961.
Vendido para a Fuerza Aereea Ecuatoriana em 1988 e matriculado como FAE 20179. Retirado de serviço em 1971.
Passou longos anos em serviço no Brasil.
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Cedrini escreveu:

Um forte abraço

Sérgio Bica

Fotos?

Cedrini

P.S O PP-YPJ era um C-47A-90-DL c/n 20179, foi dos primeiros da Real , registrado em 15.09.1947. Transferido para a Varig em Maio de 1961.
Vendido para a Fuerza Aereea Ecuatoriana em 1988 e matriculado como FAE 20179. Retirado de serviço em 1971.
Passou longos anos em serviço no Brasil.

Oi , Cedrini

Devo ter algum material ( Jornais ) da época , mas acho que era só notícia , pelo menos não me lembro de ter visto fotos . Como eu tinha 10 ou 11 anos , pode ser que algo tenha passado sem que eu recorde .

Abs
Cedrini
PC
PC

Mensagem por Cedrini »

Esse é um trabalho para o Super Marcelo Magalhães, emérito pesquisador gaúcho, só ele "poderá nos salvar".
Quem sabe dá para achar nos jornais da época, deve ter sido um feito e tanto.
Cedrini
pauloroberto
CMTE.
CMTE.

Mensagem por pauloroberto »

Pelo que vejo a Real no incio nao usava pintura.... :fp:
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

pauloroberto escreveu:Pelo que vejo a Real no incio nao usava pintura.... :fp:

Nos 2 primeiros , PP-YPA e PP-YPB , era o alumínio puro ... não havia verba para pintura . Depois foi colocada a figura do coringa e uma faixa desde a cauda até a cabine , em verde , além de uma estreita , também em verde , correndo por baixo das janelas . Um depoimento excelente sôbre o início da REAL , foi feito pelo Vicente Mamanna Neto , sócio do Linneu Gomes , num documentário que a Globo passou quando o DC-3 fez 50 anos .
A história da transformação desses 2 C-47 em PAX , é antológica ...

Sérgio Bica
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Cedrini escreveu:Esse é um trabalho para o Super Marcelo Magalhães, emérito pesquisador gaúcho, só ele "poderá nos salvar".
Quem sabe dá para achar nos jornais da época, deve ter sido um feito e tanto.
Cedrini
Amigo Cedrini:

Gentileza sua este "epíteto" - mas é totalmente imerecido.

Posso dar uma pesquisada, claro, vou ver se acho alguma coisa em jornais da época.

Mas o que mais me impressionou nesta informação do Sérgio foi que o pouso do C-47 se deu em Canela!

Tenho uma ligação muito próxima e afetuosa com esta linda cidade da serra gaúcha uma vez que me considero "meio canelense".

De fato, meu querido pai construiu uma casa nesta cidade no ano q nasci - em 1974 - no Bairro de Vila Suzana em meio a uma área de mata virgem conservada na qual passei muitos fins de semana desde minha infância (voltei ontem mesmo de lá).

Antes disso, meus avós paternos tinham já casa de "veraneio" em Canela desde final dos anos 40.

Sérgio, onde se deu exatamente o pouso do C-47 da REAL? Próximo a onde hj é o aeroporto de Canela?

Bom, vou ver se acho algo a respeito e peço desculpas pela digressão um tanto pessoal sobre minha ligação com este município...

Abraços,

Marcelo Magalhães
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Oi , Marcelo

O pouso foi num aterro , nos fundos da Igreja Matriz . Era um loteamento chamado Xangri-lá . Tinha umas ruinas de um "senhor" Hotel-Cassino , que com a proibição do jôgo no Brasil , pelo Presidente Dutra , acabou levando o Grupo à falência . Ao lado da pista , tinha um laguinho artificial , que costumávamos usar como piscina . A casa do meu pai ficava em cima do morro , na segunda quadra do lado esquerdo . Foi um milagre não ter batido na Igreja , que ficava no "alinhamento" do aterro . Lembro até hoje , o comandante do avião , sem o casaco , e com os tradicionais Ray-Ban , explicando para o meu pai , como tinha feito o pouso ...

Na época , POA tinha dois Jornais , o Correio do Pôvo ( Cia. Jornalística Caldas Júnior ) e o Diário de Notícias , pertencente aos Diários e Emissoras Associados . No Diário de Notícias , foi manchete de primeira página . No Correio , acho que foi apenas uma notinha , como era hábito da Caldas Júnior .

A Vila Suzana é no outro extremo de Canela , perto do aeroporto atual . Certo ?
Fui veranista de Canela desde os 2 anos de idade , até os 18 anos ( 1958 )

Quando vieres a POA , me procura . Temos muito que conversar . Me avisa por Email sergiobica@uol.com.br

Abs ,

Sérgio Bica
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Sergio de Faria Bica escreveu:Oi , Marcelo

O pouso foi num aterro , nos fundos da Igreja Matriz . Era um loteamento chamado Xangri-lá . Tinha umas ruinas de um "senhor" Hotel-Cassino , que com a proibição do jôgo no Brasil , pelo Presidente Dutra , acabou levando o Grupo à falência . Ao lado da pista , tinha um laguinho artificial , que costumávamos usar como piscina . A casa do meu pai ficava em cima do morro , na segunda quadra do lado esquerdo . Foi um milagre não ter batido na Igreja , que ficava no "alinhamento" do aterro . Lembro até hoje , o comandante do avião , sem o casaco , e com os tradicionais Ray-Ban , explicando para o meu pai , como tinha feito o pouso ...

Na época , POA tinha dois Jornais , o Correio do Pôvo ( Cia. Jornalística Caldas Júnior ) e o Diário de Notícias , pertencente aos Diários e Emissoras Associados . No Diário de Notícias , foi manchete de primeira página . No Correio , acho que foi apenas uma notinha , como era hábito da Caldas Júnior .

A Vila Suzana é no outro extremo de Canela , perto do aeroporto atual . Certo ?
Fui veranista de Canela desde os 2 anos de idade , até os 18 anos ( 1958 )

Quando vieres a POA , me procura . Temos muito que conversar . Me avisa por Email sergiobica@uol.com.br

Abs ,

Sérgio Bica
Sérgio:

Sensacional este relato!

Ah, então o pouso foi atrás da igreja matriz (já era a grande "catedral de pedra" atual?)

Eu cheguei a ir a uma festa no início dos anos 2000 nas ruínas do Hotel Cassino.

Sim, a Vila Suzana é no outro extremo de Canela. Do terreno do meu pai, que fica numa elevação sobre a estrada do caracol dá inclusive para divisar Caxias do Sul, lá no horizonte!

Obrigado pelas preciosas dicas, vou ver o CP e o DN da época.

Vamos nos encontrar sim, vc deve ter muitas outras histórias interessantes para contar!

Abração,

Marcelo Magalhães
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

A Catedral de Pedra é , simplesmente , a Matriz da época , revestida de pedra . Pessoalmente , posso contar coisas interessantes que ocorreram antes e depois do pouso , durante a recuperação do YPJ e a sua decolagem ...

Abraço ,

Sérgio Bica
Starliner
MASTER
MASTER

Mensagem por Starliner »

Sergio de Faria Bica escreveu:A Catedral de Pedra é , simplesmente , a Matriz da época , revestida de pedra . Pessoalmente , posso contar coisas interessantes que ocorreram antes e depois do pouso , durante a recuperação do YPJ e a sua decolagem ...

Abraço ,

Sérgio Bica
Esto com inveja ( no bom sentido) desse "papo" de vocês dois, como gostaria de participar também.
Quanta coisa interessante deverá sair daí, um homem vivido e experiente e um homem estudioso e propenso a preservar a nosaa história da Aviação Comercial.
Parabéns a ambos,

Starliner
Starliner - GIG
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Oi , Jonas

Obrigado pelo elogio , que nem mereço . Gostaria de contar com você durante o nosso encontro , pois o considero uma verdadeira Enciclopédia Aeronáutica . Aqui em POA , estou sempre disponível para receber os amigos .
Tenho muita vontade de conhecer Londrina , rever o PT-DIS , que conheci na chegada ao Brasil e hoje vejo , pelas fotos , a beleza em que se encontra . Temos que nos encontrar e "trocar figurinhas" , como se diz por aqui . Assunto é que não vai faltar !

Abs,

Sérgio Bica
Constellation
Moderador
Moderador

Mensagem por Constellation »

Obrigado pelo elogio , que nem mereço . Gostaria de contar com você durante o nosso encontro , pois o considero uma verdadeira Enciclopédia Aeronáutica . Aqui em POA , estou sempre disponível para receber os amigos .
Tenho muita vontade de conhecer Londrina , rever o PT-DIS , que conheci na chegada ao Brasil e hoje vejo , pelas fotos , a beleza em que se encontra . Temos que nos encontrar e "trocar figurinhas" , como se diz por aqui . Assunto é que não vai faltar !

Abs,

Sérgio Bica
Podexá, Sérgio... Vou procurar uma promoção das cias por aqui para POA, ou aproveitar algum voo de navegação do Aeroclube. O DIS está aqui, no nosso hangar, em perfeito estado... Mas veja se vc não pode vir pra LDB também, aqui é muito bom, e três Aeroentusiastas são diretores do Aeroclube, eu, o JuniorLDB e o SBLO. Vc vai se sentir em casa, hahahah

Grande abraço.
Imagem
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Está na minha lista de prioridades , só que atualmente não tenho tempo nem de olhar para os lados ... Estou terminando o meu apartamento , preparando a mudança da casa em que moro desde o meu nascimento ( agosto de 1940 ) para um apartamento que é a metade da minha casa . A Logística é muito complicada , mas depois vou até aí . Já tinha as melhores referências possíveis do Aeroclube e ainda com todos vocês , não posso protelar . Aguarde que eu aviso com antecedência !

Obrigado e um forte abraço no pessoal.

Sérgio Bica
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Com certeza será uma visita muito ilustre para nós, Mestre!!!

Vamos levá-lo para experimentar um bom churrasco londrinense pé-vermelho!!!! :lol:

Abraço
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

SBLO escreveu:Com certeza será uma visita muito ilustre para nós, Mestre!!!

Vamos levá-lo para experimentar um bom churrasco londrinense pé-vermelho!!!! :lol:

Abraço
Obrigado , Emerson
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Amigos:

Retomando o assunto sobre o pouso de emergência do PP-YPJ em Canela.

Esse feriado de Páscoa passei em Canela e visitando o chamado Parque do Pinheiro Grosso (que tem por motivo a exibição e perservação de uma araucária de mais de 700 anos de idade) encontrei uma foto do Dc-3 acidentado em Canela, em meio a várias fotos antigas daquele minicípio, numa mostra que existe na entrada do Parque.

A data do acidente foi 24 de dezembro de 1950.

Hj achei a nota do ocorrido no Jornal Correio do Povo, sem fotos, que mais à noite postarei aqui.

Sergio vc ainda está por aqui? Gostaria de "entrevistar" vc sobre esse caso, se possível.

Abs,

Marcelo Magalhães
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Marcelo,

Estou em POA . Meu celular é 51 9253-7951 É só combinar o dia e a hora .

Abs ,
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Marcelo Magalhães escreveu:Amigos:

Retomando o assunto sobre o pouso de emergência do PP-YPJ em Canela.

Esse feriado de Páscoa passei em Canela e visitando o chamado Parque do Pinheiro Grosso (que tem por motivo a exibição e perservação de uma araucária de mais de 700 anos de idade) encontrei uma foto do Dc-3 acidentado em Canela, em meio a várias fotos antigas daquele minicípio, numa mostra que existe na entrada do Parque.

A data do acidente foi 24 de dezembro de 1950.

Hj achei a nota do ocorrido no Jornal Correio do Povo, sem fotos, que mais à noite postarei aqui.

Sergio vc ainda está por aqui? Gostaria de "entrevistar" vc sobre esse caso, se possível.

Abs,

Marcelo Magalhães
PP-YPJ 23/DEZ/1953 realizou pouso emergência em Canela/RS. (Fonte: Cronologia da Aviação Comercial Brasileira 1897 - 2017 Lineu C. Saraiva et al.)

Jornal O Dia - 24/DEZ/1953
Imagem

Foto via Redes Sociais
Imagem
Responder