Correios investirão até R$1 bi para criar cia aérea
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Correios investirão até R$1 bi para criar cia aérea
O Globo
20/05/2011
Correios investirão até R$1 bi para criar aérea com aviões da Embraer
CorreiosLog poderão comprar fatia de companhias já existentes ou formar PPP
Geralda Doca
BRASÍLIA. Os Correios investirão entre RS800 milhões e RS1 bilhão, inicialmente, na criação de sua empresa aérea de transporte de carga, já batizada de CorreiosLog. Já está certo que a estatal vai comprar aviões da Embraer (com prazo de dois anos para entrega) para fazer a subsidiária decolar. A fabricante fará a manutenção da frota — que poderá ser de 15 aeronaves. O objetivo da parceria dos Correios com a Embraer é reduzir custos, incentivar a indústria nacional e gerar empregos.
A logística de transporte é um dos problemas mais graves da estatal postal. Estudos dos Correios indicam que a capacidade da empresa de entregar as correspondências (faturas, contas e boletos) dentro do prazo se esgotará em um ano e meio.
Para colocar a CorreiosLog no ar, existem sobre a mesa dois caminhos. O mais rápido é comprar 20%, ou mais, de empresas que já operam no ramo. O outro é abrir uma licitação para formar uma Parceria Público-Privada (PPP), o que exigiria o cumprimento de ritos como audiência pública e leilão.
A equipe técnica dos Correios defende a compra de parte de empresas, porque elas já dispõem de terminais de carga, autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), aviões e tripulação. O plano não prevê que a estatal detenha o controle dessas companhias, mas participe da gestão, com assento nos conselhos de administração.
Já o Ministério das Comunicações avalia que o melhor caminho seria criar uma PPP. Ainda que mais demorado, esse processo asseguraria investimentos por parte do parceiro privado. Caso os Correios optem por comprar parte de empresas com as quais já têm contrato, por exemplo, precisariam gastar para renovar a frota.
Devido a limites ao capital estrangeiro (20%), não se cogitam parcerias com concorrentes internacionais, como a Fedex e a DHL, por exemplo.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, deu prazo de seis meses para que a direção dos Correios defina o modelo e aprove o plano de negócios, de forma que a subsidiária cargueira comece a operar até o primeiro semestre de 2012.
Trechos importantes estão sem cobertura para entregas
Atualmente, há linhas importantes, em termos de demanda, que estão sem cobertura: os Correios não têm contrato regular com cargueiras para levar encomendas de São Paulo para o Nordeste, bem como Brasília e o restante do Centro-Oeste.
No trecho São Paulo-Brasília-Manaus, um dos mais importantes do país devido à Zona Franca. só há um avião operando, segundo fontes da empresa. Sem parceiros fixos, os Correios são obrigados a contratar diariamente espaços nos aviões de transporte de passageiros, o que gera um gasto mensal de R$4,6 milhões.
Um estudo concluído recentemente pela empresa aponta que a criação de uma subsidiária aérea, com hub (centro de distribuição de rotas) em São Paulo, onde se concentram 50% das cargas, é o melhor caminho para reduzir despesas e aumentara participação no mercado de encomendas. O Rio responde por 8%, e os demais destinos, 42%.
O novo plano de negócios prevê a conquista de 50% do mercado de encomendas até 2014, com operações noturnas domésticas e internacionais. O objetivo é transformar os Correios em uma companhia de classe internacional até 2020.
Segundo um relatório dos Correios, a maior empresa do mundo em termos de volume de carga, a Fedex, faz 165 voos por dia e entrega 1,5 milhão de encomendas em vários países. Os correios americanos operam em parceria com a empresa, que é sua concorrente. Já os correios da Alemanha e da Holanda se transformaram em corporações internacionais, a DHL e a TNT Air Way, respectivamente.
20/05/2011
Correios investirão até R$1 bi para criar aérea com aviões da Embraer
CorreiosLog poderão comprar fatia de companhias já existentes ou formar PPP
Geralda Doca
BRASÍLIA. Os Correios investirão entre RS800 milhões e RS1 bilhão, inicialmente, na criação de sua empresa aérea de transporte de carga, já batizada de CorreiosLog. Já está certo que a estatal vai comprar aviões da Embraer (com prazo de dois anos para entrega) para fazer a subsidiária decolar. A fabricante fará a manutenção da frota — que poderá ser de 15 aeronaves. O objetivo da parceria dos Correios com a Embraer é reduzir custos, incentivar a indústria nacional e gerar empregos.
A logística de transporte é um dos problemas mais graves da estatal postal. Estudos dos Correios indicam que a capacidade da empresa de entregar as correspondências (faturas, contas e boletos) dentro do prazo se esgotará em um ano e meio.
Para colocar a CorreiosLog no ar, existem sobre a mesa dois caminhos. O mais rápido é comprar 20%, ou mais, de empresas que já operam no ramo. O outro é abrir uma licitação para formar uma Parceria Público-Privada (PPP), o que exigiria o cumprimento de ritos como audiência pública e leilão.
A equipe técnica dos Correios defende a compra de parte de empresas, porque elas já dispõem de terminais de carga, autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), aviões e tripulação. O plano não prevê que a estatal detenha o controle dessas companhias, mas participe da gestão, com assento nos conselhos de administração.
Já o Ministério das Comunicações avalia que o melhor caminho seria criar uma PPP. Ainda que mais demorado, esse processo asseguraria investimentos por parte do parceiro privado. Caso os Correios optem por comprar parte de empresas com as quais já têm contrato, por exemplo, precisariam gastar para renovar a frota.
Devido a limites ao capital estrangeiro (20%), não se cogitam parcerias com concorrentes internacionais, como a Fedex e a DHL, por exemplo.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, deu prazo de seis meses para que a direção dos Correios defina o modelo e aprove o plano de negócios, de forma que a subsidiária cargueira comece a operar até o primeiro semestre de 2012.
Trechos importantes estão sem cobertura para entregas
Atualmente, há linhas importantes, em termos de demanda, que estão sem cobertura: os Correios não têm contrato regular com cargueiras para levar encomendas de São Paulo para o Nordeste, bem como Brasília e o restante do Centro-Oeste.
No trecho São Paulo-Brasília-Manaus, um dos mais importantes do país devido à Zona Franca. só há um avião operando, segundo fontes da empresa. Sem parceiros fixos, os Correios são obrigados a contratar diariamente espaços nos aviões de transporte de passageiros, o que gera um gasto mensal de R$4,6 milhões.
Um estudo concluído recentemente pela empresa aponta que a criação de uma subsidiária aérea, com hub (centro de distribuição de rotas) em São Paulo, onde se concentram 50% das cargas, é o melhor caminho para reduzir despesas e aumentara participação no mercado de encomendas. O Rio responde por 8%, e os demais destinos, 42%.
O novo plano de negócios prevê a conquista de 50% do mercado de encomendas até 2014, com operações noturnas domésticas e internacionais. O objetivo é transformar os Correios em uma companhia de classe internacional até 2020.
Segundo um relatório dos Correios, a maior empresa do mundo em termos de volume de carga, a Fedex, faz 165 voos por dia e entrega 1,5 milhão de encomendas em vários países. Os correios americanos operam em parceria com a empresa, que é sua concorrente. Já os correios da Alemanha e da Holanda se transformaram em corporações internacionais, a DHL e a TNT Air Way, respectivamente.
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
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- Jet Airways
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Re: Correios investirão até R$1 bi para criar cia aérea
Embraer 190/195F?
Abraços,
Jet Airways
"Somente os que voam podem entender com clareza porque os pássaros cantam."
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Re: Correios investirão até R$1 bi para criar cia aérea
Olá amigos,
As vezes vejo pessoas compararem a Petrobras com os correios, só que
hoje o combustivel e monopolio da Petrobras, e os serviços de correios
existe diversas empresas que trabalham com entrega de documentos,
até os motoboys estão tomando o mercado do correios, mas mesmo
assim o serviço postal dá lucro, se for administrado sem corrupção.
sds,
Moises Propp
As vezes vejo pessoas compararem a Petrobras com os correios, só que
hoje o combustivel e monopolio da Petrobras, e os serviços de correios
existe diversas empresas que trabalham com entrega de documentos,
até os motoboys estão tomando o mercado do correios, mas mesmo
assim o serviço postal dá lucro, se for administrado sem corrupção.
sds,
Moises Propp
Re: Correios investirão até R$1 bi para criar cia aérea
Seriam KC390F? 5 aeronaves? 20 opções de compra?Jet Airways escreveu:Embraer 190/195F?


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Re: Correios investirão até R$1 bi para criar cia aérea
http://www.correios.com.br/servicos/mos ... t_codigo=1" onclick="window.open(this.href);return false;
Criação de companhia aérea é descartada
Os Correios abriram mais seis rotas da Rede Postal Noturna e firmaram o primeiro contrato de 30 meses para o transporte aéreo de encomendas e correspondências, mas descartam a criação de uma subsidiária com aviões próprios para operar diretamente esse tipo de serviço. A ideia era frequentemente cogitada pela estatal, que tem amarras legais para fechar contratos longos com companhias aéreas de carga, e foi abandonada pela atual diretoria. "Nós descartamos completamente essa hipótese", afirma, com ênfase, o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro.
Oito empresas prestam serviços no transporte de cargas: Rio e Total, que respondem por quase metade do total, e Amazonaves, Air Brasil, América do Sul, Fretax, Trip e TWO. O primeiro contrato com duração de 30 meses - antes eram 12 meses - foi assinado em novembro. O segundo já foi licitado. A intenção é buscar mais estabilidade no planejamento das cargas, sem o risco de interrupção súbita dos serviços.
No ano passado, a Rede Postal Noturna teve substituição de linhas que precisavam de ajustes quanto aos trechos atendidos e novas rotas necessárias para atender a demanda. Foram abertas as linhas Campo Grande-Brasília, Porto Alegre-São Paulo, Florianópolis-Curitiba-São Paulo, Rio Branco-Porto Velho, Belém-Brasília-Rio-São Paulo e Campo Grande-Goiânia-São Paulo.
No passado recente, houve uma sucessão de escândalos envolvendo empresas que faziam o transporte aéreo de cargas, como a Skymaster e a MTA, acusada de tráfico de influência na Casa Civil.
Fonte: Jornal Valor Econômico, edição de 19/3/2012.
Criação de companhia aérea é descartada
Os Correios abriram mais seis rotas da Rede Postal Noturna e firmaram o primeiro contrato de 30 meses para o transporte aéreo de encomendas e correspondências, mas descartam a criação de uma subsidiária com aviões próprios para operar diretamente esse tipo de serviço. A ideia era frequentemente cogitada pela estatal, que tem amarras legais para fechar contratos longos com companhias aéreas de carga, e foi abandonada pela atual diretoria. "Nós descartamos completamente essa hipótese", afirma, com ênfase, o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro.
Oito empresas prestam serviços no transporte de cargas: Rio e Total, que respondem por quase metade do total, e Amazonaves, Air Brasil, América do Sul, Fretax, Trip e TWO. O primeiro contrato com duração de 30 meses - antes eram 12 meses - foi assinado em novembro. O segundo já foi licitado. A intenção é buscar mais estabilidade no planejamento das cargas, sem o risco de interrupção súbita dos serviços.
No ano passado, a Rede Postal Noturna teve substituição de linhas que precisavam de ajustes quanto aos trechos atendidos e novas rotas necessárias para atender a demanda. Foram abertas as linhas Campo Grande-Brasília, Porto Alegre-São Paulo, Florianópolis-Curitiba-São Paulo, Rio Branco-Porto Velho, Belém-Brasília-Rio-São Paulo e Campo Grande-Goiânia-São Paulo.
No passado recente, houve uma sucessão de escândalos envolvendo empresas que faziam o transporte aéreo de cargas, como a Skymaster e a MTA, acusada de tráfico de influência na Casa Civil.
Fonte: Jornal Valor Econômico, edição de 19/3/2012.
Sem mais.
Equipe AeroEntusiasta
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https://www.instagram.com/aeroentusiasta/

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Re: Correios investirão até R$1 bi para criar cia aérea
Olha, eu ouço essa história a mais de 10 anos!
De qqer forma, eu acho pouco provável que os correios se aventurem numa dessas, simplesmente pq a operação aérea não é o foco do negócio, a complexidade de um serviço assim seria enorme e a empresa não tem absolutamente nenhum know how para a atividade. Sempre tem alguém querendo lucrar com a possibilidade de um negócio desses,por isso tanto bla bla bla, mas pessoalmente não acredito. Sei lá....
Mas sempre tem alguém que age na contramão. As Casas Bahia por exemplo, vende o móvel e tem toda uma logistica própria de entrega, mas o objetivo dela é vender móvel e não fazer o transporte. Mas isso se dá muito mais pela cultura do dona da empresa - ele mesmo não acreditava em propaganda de tv, até se tornar o maior anunciante privado do Brasil e a própria estréia na internet que se deu a pouco tempo, enquanto os concorrente já estavam a décadas.
O que eu quero dizer com essa analogia é: Já já ele percebe que tá perdendo dinheiro, vende todos os caminhões e terceiriza o serviço pra alguém que é especializado em transportar. E a analogia aos correios é o mesmo, ele não vai tirar a carga de que é especializado em transportar pra fazer isso por conta própria. É como voltar pra trás, e assumir uma bucha sem necessidade.
De qqer forma, eu acho pouco provável que os correios se aventurem numa dessas, simplesmente pq a operação aérea não é o foco do negócio, a complexidade de um serviço assim seria enorme e a empresa não tem absolutamente nenhum know how para a atividade. Sempre tem alguém querendo lucrar com a possibilidade de um negócio desses,por isso tanto bla bla bla, mas pessoalmente não acredito. Sei lá....
Mas sempre tem alguém que age na contramão. As Casas Bahia por exemplo, vende o móvel e tem toda uma logistica própria de entrega, mas o objetivo dela é vender móvel e não fazer o transporte. Mas isso se dá muito mais pela cultura do dona da empresa - ele mesmo não acreditava em propaganda de tv, até se tornar o maior anunciante privado do Brasil e a própria estréia na internet que se deu a pouco tempo, enquanto os concorrente já estavam a décadas.
O que eu quero dizer com essa analogia é: Já já ele percebe que tá perdendo dinheiro, vende todos os caminhões e terceiriza o serviço pra alguém que é especializado em transportar. E a analogia aos correios é o mesmo, ele não vai tirar a carga de que é especializado em transportar pra fazer isso por conta própria. É como voltar pra trás, e assumir uma bucha sem necessidade.
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- CMTE.
- Mensagens: 645
- Registrado em: Sáb Set 26, 2009 16:50
Re: Correios investirão até R$1 bi para criar cia aérea
Essa ideia absurda só deve partir de mentes estatizantes do séc. XIX, ou alguém que deseja um empreguinho com adicional de chefia e passagens de graça.
A infraestrutura de transporte de encomendas está mais do que assentada no Brasil. Quantas empresas terceirizadas (inclusive agências de correios), quanta logística na distribuição, quanto porão de aeronaves já existem, e essa lorota de Air-Correio volta e meia vem à tona.
A infraestrutura de transporte de encomendas está mais do que assentada no Brasil. Quantas empresas terceirizadas (inclusive agências de correios), quanta logística na distribuição, quanto porão de aeronaves já existem, e essa lorota de Air-Correio volta e meia vem à tona.
Re: Correios investirão até R$1 bi para criar cia aérea
O Correios não tem como foco a operação de uma linha aérea de carga. Esta é uma atividade que a iniciativa privada pode fazer muito melhor. Abrir uma empresa aérea estatal e depois colocar algum indicado politico para administrar só vai aumentar o problema. 

Re: Correios investirão até R$1 bi para criar cia aérea
Como diz um amigo meu: Tá tudo certo, mas nada resolvido heheheheSBLO escreveu:BRASÍLIA.(...) Já está certo que a estatal vai comprar aviões da Embraer (com prazo de dois anos para entrega) para fazer a subsidiária decolar. A fabricante fará a manutenção da frota — que poderá ser de 15 aeronaves. O objetivo da parceria dos Correios com a Embraer é reduzir custos, incentivar a indústria nacional e gerar empregos.
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- PC
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- Registrado em: Sáb Mar 06, 2010 01:14
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Re: Correios investirão até R$1 bi para criar cia aérea
bonito aviao da embraer, tem algum pedido ja?
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