Estrangeiro poderá ter 100% de empresa aérea brasileira

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Estrangeiro poderá ter 100% de empresa aérea brasileira

Mensagem por SBLO »

Folha de São Paulo
São Paulo, domingo, 29 de agosto de 2010
Estrangeiro poderá ter 100% de empresa aérea brasileira
Projeto de lei que amplia a participação de companhia do exterior para 49% também abre brecha para controle total
Associação entre a companhia aérea LAN, do Chile, e a TAM, do Brasil, poderá ser beneficiada pela norma
MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

A engenharia financeira que as companhias aéreas LAN e TAM estão fazendo para demonstrar que a segunda continuará sob controle de brasileiros será dispensável caso seja aprovado o projeto de lei que amplia a participação de estrangeiros no setor.
O projeto, que já passou por comissões e aguarda votação na Câmara dos Deputados, permite que estrangeiros detenham 100% de uma empresa aérea nacional, desde que exista reciprocidade.
Hoje estrangeiros só podem deter 20% de uma empresa aérea brasileira. De autoria do deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), o projeto aumenta essa participação para 49%.
Porém, um parágrafo menos conhecido do mesmo projeto prevê que o Brasil faça acordos bilaterais que permitam, mediante reciprocidade, que a participação estrangeira chegue a 100%.
A Folha apurou que o parágrafo foi incluído por pressão do Ministério da Defesa.
O Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) defende os 49%, mas é contra permitir que estrangeiros detenham o controle.
"Se você permite isso, amanhã a Solange [Vieira, presidente da Anac] faz acordos bilaterais com todos os países", diz José Márcio Mol- lo, presidente do sindicato.
Um dos argumentos usados para justificar a proteção é a soberania nacional. Sobretudo entre militares, acredita-se que o Brasil não deve depender de estrangeiros para se conectar com o mundo.
No caso do Chile, há sinais, no entanto, de que um eventual acordo bilateral poderá contar com a simpatia militar. Sinais surgiram com a visita do ministro Nelson Jobim (Defesa) a Santiago na terça da semana passada.
Na ocasião, Brasil e Chile celebraram um acordo para viabilizar a construção do cargueiro KC-390, um projeto da Embraer em parceria com a Força Aérea. Jobim foi recebido pelo presidente chileno, Sebastián Piñera, que, até vencer as eleições, neste ano, era acionista da LAN.

SEM JUSTIFICATIVA
Para Respício do Espírito Santo, professor de transporte aéreo da UFRJ, o argumento da soberania nacional não mais se justifica. "Quer algo mais estratégico do que telefonia e energia, setores em que não há restrição ao capital estrangeiro?"
A economista Lúcia Helena Salgado, do Ipea, também defende a liberação. "Precisamos de investimento, oferta e concorrência, e não há razão técnica para discriminar o capital estrangeiro, salvo a situação em que o capital brasileiro seja discriminado", ressalta.
Para Jorge Medeiros, professor da Escola Politécnica da USP, o Brasil já permite, na prática, que estrangeiros controlem o setor. "A lei, do jeito que está, não garante a soberania nacional", diz. "A cargueira ABSA tem 80% de capital nacional, mas todos sabem que é da LAN. A Varig foi comprada por um fundo americano. E agora temos a LAN comprando a TAM."
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
paulo roberto

Re: Estrangeiro poderá ter 100% de empresa aérea brasileira

Mensagem por paulo roberto »

PORQUE DEIXARAM A VARIG FALIR, poderia voltar nessa onda ai!!! :Muro:
sergiotucano
PC
PC
Mensagens: 297
Registrado em: Seg Ago 23, 2010 21:05

Re: Estrangeiro poderá ter 100% de empresa aérea brasileira

Mensagem por sergiotucano »

paulo roberto escreveu:PORQUE DEIXARAM A VARIG FALIR, poderia voltar nessa onda ai!!! :Muro:
eu sou um maluco que ainda torço para a TRANSBRASIL voltar
Frg_DF
PC
PC
Mensagens: 220
Registrado em: Sex Ago 12, 2005 12:49

Re: Estrangeiro poderá ter 100% de empresa aérea brasileira

Mensagem por Frg_DF »

É...Fiquem de olho na WEBJET!!!
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Re: Estrangeiro poderá ter 100% de empresa aérea brasileira

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Com a situação da VARIG , daqui a uns 50 anos alguem
vaí abrir o bico e escrever um livro, poís tudo que se refere a VARIG é do ALEM !
A vida da Webjet depende desta abertura de capital, caso contrario se entrega
para á concorrencia, acho que pra AZUL .
sds,
Moises Propp
Responder