CESAR NOVAES escreveu:Gostei da matéria! muitos especialistas dando o máximo de si para tentar se aproximar ao máximo dos motivos da queda. Porém estou com a maioria,
sem caixas-pretas, nada feito! 
o duro é pensar que talvez jamais saberemos com certeza as causas da tragédia.
Ando pensando em disponibilizar
(em primeira mão aqui no AEROFÓRUM), uma simples homenagem feita por mim ao AF447 F-GZCP.
Não será nada incrível não! bem simples mas fiz com todo o carinho logo após que fiquei sabendo do desaparecimento do
F-GZCP!
Please, hold on!
Conforme havia me comprometido,
segue em primeira mão aqui no AEROFÓRUM, minha singela homenagem ao
F-GZCP e seus ocupantes.
P.S. O texto poderá soar meio exagerado em relação ao sensacionalismo (talvez não seja esta a palavra certa!) mas há de se levar em consideração,o fato de eu tê-lo feito logo após tomar conhecimento do acidente.Nada foi alterado, o texto está conforme o escrevi a um ano.
Por muito pouco (questão de aproximadamente duas horas) não ouvi através de meus equipamentos de VHF, os últimos contatos entre os pilotos do AF447 e o ACC Recife.Tivesse eu, mais cedo deixado a casa de minha genitora, muito provavelmente estaria com a voz de um deles gravada em minha mente para sempre. Estes vôos (não só os da AIR FRANCE mas também de várias outras empresas européias e em especial a TAM por se tratar da única nacional), são muitíssimos comuns de serem ouvidos e “monitorados” de minha casa. A aerovia em que geralmente trafegam é a
UN873 “upper november 8-7-3” no jargão aeronáutico, que “cruza” a cidade de NATAL-RN.
Ao chegar em casa, ainda liguei os equipamentos e monitorei alguns vôos mas o AF447 F-GZCP, já se tinha ido para as profundezas do Atlântico. Pelos meus cálculos, ele acidentou-se no período de tempo em que eu dirigia entre a casa de minha mãe em Boa Viagem e Olinda (my home base). Dentre os poucos aviões que consegui captar naquela ocasião cito;
*JJ8089 (CDG-REC) PT-MVO, THY016 TC-JII “Aydin/Mersin”, AR1134 LV-BBU e JJ3179 PT-MXD. É claro que jamais poderia imaginar o que acabara de ocorrer e só fiquei sabendo do desaparecimento do vôo no dia seguinte.
Com meu profundo respeito às vítimas e familiares, meu primeiro pensamento foi de saber qual dos A330 da AF teria sido o protagonista da tragédia. Naturalmente depois de me certificar do prefixo, efetuei uma cuidadosa busca em meus arquivos e tive uma triste surpresa! O
F-GZCP foi de longe, o A330 da AF que mais vezes ouvi via rádio e que por pelo menos duas vezes, o avistei sobrevoando Recife e deixando para trás uma bonita esteira de condensação. É muito provável que eu já tenha ouvido pelo menos um dos tripulantes envolvidos no sinistro em outras ocasiões.
*Comenta-se que alguns tripulantes e passageiros deste vôo teriam observado algo como um clarão nos céus próximo ao local da queda do AF447.
Vamos aos dados;
F-GZCP
AF447 06-nov-2007
AF447 18-nov-2007
AF444 17-jan-2008 (via ACARS)
AF447 20-jan-2008
AF447 27-jan-2008
AF459 07-mar-2008
AF459 18-abr-2008
AF459 16-set-2008
AF444 26-out-2008 (*avistado sobrevoando RECIFE aos 19:25Z destinado ao GIG)
*contato via rádio gravado!
AF447 26-out-2008 (estimou o fixo INTOL aos 03:00Z)
AF456 12-fev-2009
AF456 05-abr-2009 (*avistado sobrevoando RECIFE aos 19:58Z destinado a GRU)
*contato via rádio gravado!
AF459 01-mai-2009 (meu último “contato” com o F-GZCP!)
Ainda contabilizei mais 05 registros com o “CP” mas devido a um problema no arquivo em Excel, não fui capaz de definir as datas mas sem dúvidas foi na época em que eu morava em São José dos Campos-SP.
Foram;
04 vezes como AF447 e 01 como AF459!
Termino este arquivo desejando muita paz para todos àqueles que se foram e tomara Deus sem ter sofrido antes de morrer. Não me conformo em saber que as caixas-pretas ainda não foram e talvez jamais sejam resgatadas. Ficarão para sempre as dúvidas das causas?
Contatos via rádio (VHF) do F-GZCP;
Blessing Contrail of F-GZCP=A 26 de outubro de 2008, o “CP” “bloqueou” Recife aos 19:25Z efetuando o vôo 444 (CDG-GIG). Atentar para a transmissão do piloto confirmando o prefixo da aeronave!
http://www.4shared.com/audio/ApJl3Lrz/B ... -GZCP.html" onclick="window.open(this.href);return false;
AF456 F-GZCP on april 05 2009;Mais uma vez atentar para a confirmação do prefixo da aeronave reportado pelo piloto!
http://www.4shared.com/audio/YL8wqyK_/F ... ril_0.html" onclick="window.open(this.href);return false;
