Página 1 de 1
Enviado: Seg Mar 31, 2008 00:46
por arthuramaral_CGR
Acho que não.
O que acontece é que estivemos acostumados por muitos anos a um domínio absoluto da Boeing no Brasil e na América do Sul.
TransBrasil, VASP, VARIG voaram quase que exclusivamente com equipamento Boeing por muito tempo.
A TAM quebrou o paradigma e a Embraer tem um produto excelente e com a falência das três primeiras que citei nossos céus ficaram diversificados.
Aerolineas Argentinas, LAN, TACA, COPA, PLUNA são exemploes de empresas que trocaram suas frotas e os Europeus ganharam muito terreno.
Não acho que subestimar o 787 seja recomendado. Vamos ver ele operar primeiro para depois tirarmos conclusões. Ele já é um sucesso antes de voar. O A350 vai chegar atrasado nessa briga...
Enviado: Seg Mar 31, 2008 01:13
por jpaulo
No caso da COPA estão com muitos 737 e 738 além dos E190!
A Pluna não opera nenhum airbus pelo que sei.
A LAN, TACA e TAM operam Airbuses NB pq encomendaram juntas umas 150 unidades para conseguir um bom desconto!

Enviado: Seg Mar 31, 2008 01:37
por Gui Simoni
A Pluna vem agora com os regionais canadenses.
Enviado: Seg Mar 31, 2008 08:41
por arthuramaral_CGR
Gui Simoni escreveu:A Pluna vem agora com os regionais canadenses.
Quando me referi à PLUNA lembrei desse fato. Os CRJ quebram a hegemonia do produto Boeing na frota pois vão substituir os B737-200 pelo que se noticia. Apesar que, para rotas de longo curso, continuam apostando nos 767.
A própria TAM está para recebem B777-300ER e B767.
A LAN tbm tem 767 na frota e assim vai...
Mas o mercado vai ser disputado quando das renovações...
Enviado: Seg Mar 31, 2008 20:13
por Cmte Monteiro
Lembrem-se que a TAM comprou 4 777 zerados e parece que ja tem mais uns 4 a 8 fechados tb ..
a GOL tem muitos 738 pra receber tb ....
A VRG tb vai receber alguns fora os usados 767 e 737
Fidae
Enviado: Ter Abr 01, 2008 08:43
por Aerohobby
Aqui na Fidae a Boeing (comercial) está um fracasso. Ontem colocaram um 767 da Lan num canto do páteo mas não durou muito por que ele impedia o táxi do A380. Do resto nenhuma aeronave que estivesse vindo para ser exposta. Apenas um pretenso mock-up do 787, bem ser vergonha por sinal. A nossa Embraer também não compareceu como deveria. Temos apenas dois Tucanos no páteo e um 145 (2522) no páteo ao lado. Nada de 170/175/190/195. Uma pena.
Re: Fidae
Enviado: Ter Abr 01, 2008 09:48
por Sandro
Aerohobby escreveu:Aqui na Fidae a Boeing (comercial) está um fracasso. Ontem colocaram um 767 da Lan num canto do páteo mas não durou muito por que ele impedia o táxi do A380. Do resto nenhuma aeronave que estivesse vindo para ser exposta. Apenas um pretenso mock-up do 787, bem ser vergonha por sinal. A nossa Embraer também não compareceu como deveria. Temos apenas dois Tucanos no páteo e um 145 (2522) no páteo ao lado. Nada de 170/175/190/195. Uma pena.
entao podemos dizer que esta mais fraco que nos anos anteriores a unica novidade entao fica pelo A380,.
Enviado: Ter Abr 01, 2008 10:17
por BenitoRBP
Dizem que o Brasil era conhecido como "Boeing Country" oi "Boeinglândia", pois as nossas companhias só operavam aeronaves da fabricante america, salvo os A300 da VASP.
Esta tendência só foi quebrada com a TAM (e pela TABA, mas sem o mesmo sucesso), quando trouxe os F-100 e depois os busões voadores..
Mas temos que considerar que esta hegemonia da fabricante americana foi construida em grande parte pela falta de opções.
Salvo engano, a Airbus é de 70, o A300 seu primeiro avião de 75, o A310 de 78 e o A320 e o A330 da segunda metade da decada de 80.
Quando a Airbus foi fundada a Boeing ja tinha mais de 50 anos, e avioes de sucesso renomado como o 737 que é de 67, por isso deitou e rolou, principalmente pq os principais concorrentes aos aviões tiveram a produção descontinuada como os DC, MD e 1-11.
Assim neste hiato entre a fundação e a consolidação da Airbus como sua principal concorrente, a Boeing reinou absoluta.
Por outro lado, alem da Airbus, surgiram outras empresas como a Embraer e Bombardier, que contam com projetos mais novos e produtos mais avançados tecnologicamente que os Boeings, que consequentemente são mais econômicos, incorporam maior tecnologia e etc.
Desta forma foi natural a perda de mercado e da hegemônia pela Boeing, que no entanto, é sempre a boeing, e bastou lançar um produto novo e competitivo no mercado o 787, para recuperar sua colocação no topo das industrias.
Resumindo a briga é de cachorro grande, e salvo um cenário parecido com os da decada de 70 e 80...com um só grande, teremos um mercado equilibrado...
Abçs..