Página 1 de 1

Concorde no Brasil

Enviado: Dom Nov 04, 2007 08:48
por CHARLES SBBR
Alguém tem as datas e rotas que o Concorde operou no Brasil? Se fez rotas entre aeroportos nacionais?

Enviado: Seg Nov 05, 2007 13:03
por Armando Italo
Primeiro vôo comercial do Concorde para o Brasil foi há 24 anos
Publicidade
da Folha Online

O supersônico Concorde inaugurou uma de suas primeiras rotas em um vôo Paris-Rio, há 24 anos, pousando no aeroporto internacional do Rio, o Galeão, em 21 de janeiro de 1976.

Seis anos depois, no entanto, a rota, operada pela Air France, foi desativada por causa de seu alto custo e da concorrência os preços das passagens costumavam ser 20% mais caros do que o de outros tipos de aviões, em razão do Concorde consumir muito combustível.

O Concorde, no entanto, já havia aterrissado em terras brasileiras antes, em um vôo experimental realizado em setembro de 1971 e em vôos para convidados em 1974.

O primeiro acidente com o supersônico foi registrado na tarde desta terça-feira, em cidade próxima à Paris, onde um Concorde da Air France que ia para Nova York caiu em cima de um hotel-restaurante. Pelo menos 113 pessoas morreram.

Congestionamento

No vôo experimental de 1971 para o Brasil o Concorde causou um dos maiores congestionamentos já vistos à época na região do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), onde pousou depois de passar pelo Rio. Os curiosos paravam seus carros em locais proibidos para ver a aeronave pousar.

Ao chegar a São Paulo, o avião quebrou recorde de velocidade. Conseguiu pela primeira vez atingir velocidade duas vezes maior que a do som em 22 minutos após a decolagem ( o recorde anterior era de 25 minutos).

Cinco anos depois, quando foram inauguradas as primeiras rotas comerciais do supersônico, o Rio foi uma das cidades escolhidas para fazer parte do trajeto da aeronave. Além do trajeto Paris-Rio, o avião começou no mesmo dia, 21 de janeiro, a fazer a rota Londres-Bahrein. A Air France tentou fazer a inauguração com a rota Paris-Nova York, mas não obteve licença das autoridades americanas.

A alegação dos norte-americanos era de que ainda estava sob análise o impacto que o supersônico poderia trazer nas grandes cidades, causando poluição sonora.

No Brasil, o sucesso do avião, no início da operação da rota Paris-Rio, foi enorme. Concorde virou nome para salões de beleza e restaurantes.

Depois do fim da rota comercial, houve algumas viagens excepcionais do supersônico para o Brasil. Em 1992 o avião trouxe o então presidente da França, François Miterrand, para a Rio-92. Em janeiro de 96, uma operadora de turismo francesa fretou um vôo para o Brasil no mês em que o Concorde comemoraria o aniversário de 20 anos da inauguração da rota Paris-Rio se esta ainda existisse.

PS: Eu tive a oportunidade de ver e entrar no Concorde em 1981 quando estava estacionado no Galeão, mas nao foi possivel tirar uma foto pq estava trabalhando sem maquina fotografica no momento.
CAracas!
Essa avião era impressionante, inigualável por causa da elegância e sua pomposidade.
:cheers:

Concorde

Enviado: Seg Nov 05, 2007 16:35
por FCM
Na época da aposentadoria do Concorde, publicaram aqui fotos de um Air France em Recife e comentaram sobre um vôo charter para Foz do Iguaçu.

Enviado: Seg Nov 05, 2007 17:08
por emferrari
Eu tenho uma foto dentro do Concorde. Eu bati na réplica que estava aqui em New York. O mesmo era da British Airways. Depois eu posto aqui se voces quiserem.

Enviado: Ter Nov 06, 2007 19:05
por emferrari

Enviado: Qui Nov 08, 2007 19:37
por CHARLES SBBR
Então houve GIG-CPQ. Será que a foto em REC foi um vôo GIG-REC?

Enviado: Sex Nov 16, 2007 20:45
por Sirex
Lá pelos anos 90 veio um Concorde para IGU. Lembro que vi na TV.
Detalhe, por 1 Kg você entrava no pátio e andava por baixo dele...
Nunca mais voltou, coisa de alguns que estavam a bordo dando uma volta ao mundo, vôo fretado.

Enviado: Sáb Nov 17, 2007 06:49
por arthuramaral_CGR
Se não me engano, alguem já postou essa foto dele em IGU aqui no AF.