Aeroporto João Suassuna: Infraero nega parecer para novo vôoBRA quer implantar horário regular com embarque às 4h em Campina, mas não tem o aval da Anac
Antonio Ribeiro
antonio@db.com.br
A BRA Transportes Aéreos quer implantar um vôo diário com chegada e saída de Campina Grande, escala em Recife (PE) e desembarque em Guarulhos (SP), mas está enfrentando resistência por parte da Infraero. O problema é que os embarques e desembarques estão previstos para a madrugada, sendo a chegada do vôo prevista para às 2h e saída às 4h, a partir do próximo dia 1º, mas a Infraero alega questões trabalhistas, de horário e de negociação com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para negar o parecer e permitir o novo vôo.
O superintendente do Aeroporto João Suassuna, Sérgio Baltoré, questiona que a BRA realizou a proposta do vôo no último dia 30, envolvendo os aeroportos de Guarulhos, Recife e Campina Grande. Ele ressaltou que no dia 2 deste mês, a Infraero foi consultada e forneceu parecer desfavorável a implantação deste novo vôo, na data proposta, devido o aeroporto campinense operar diariamente das 6h às 24h, conforme o estabelecido nas publicações aeronáuticas em vigor, e conseqüentemente, todas as suas escalas operacionais e seus contratos de prestação de serviços estarem dimensionados para atendimento dentro deste horário.
Todavia, Sérgio Baltoré disse ter feito checagem no site da empresa BRA e ter detectado que a empresa está disponibilizando passagens aéreas em trechos saindo e chegando de Campina Grande às 4h, a partir de 1º de outubro, para ele um produto de mercado que não existe. Como administrador do João Suassuna, Baltoré disse ter tomado a atitude de comunicar ao público usuário que o vôo disponibilizado no site da empresa não irá ocorrer, ficando a responsabilidade pela comercialização dos bilhetes com a BRA.
Parecer - O superintendente da Infraero em Campina Grande afirmou ainda que a administração do João Suassuna apóia o atendimento de futuras demandas de transporte aéreo regular, desde que cumpridos os requisitos exigidos pela legislação da Anac, Infraero e da legislação trabalhista, sendo o parecer final fornecido pela Anac, que delibera sobre a aprovação ou não de uma proposta de vôo, o que até o momento não ocorreu.
"Uma negociação desta envergadura, necessita ser iniciada com três a quatro meses de antecedência ao início da sua vigência para aprovação ou não. Em 2005, a GOL e a Infraero planejaram a implantação do vôo regular no João Suassuna com quatro meses de antecedência, e desde então Campina Grande passou a ser servida com um vôo regular diário. No caso atual, fomos consultados pelo sistema da Anac/Infraero em 2 de setembro para implantação 1º de outubro, o que não será possível devido o exíguo prazo para tratamento e atendimento das diversas legislações do setor, tanto por parte da Infraero, como da Anac e da companhia aérea", argumentou Baltoré.
Empresa vai manter venda de passagens para horário"A BRA Transportes Aéreos, em Campina Grande, vai continuar vendendo passagens com destino a São Paulo, com embarque às 4h, partindo do Aeroporto Presidente João Suassuna, a partir do dia 1º próximo, apesar do parecer desfavorável da Infraero pela implantação do vôo." É o que está afirmando a direção da Base da empresa aérea em Campina Grande.
A base campinense disse ter conversado com a direção operacional da empresa em São Paulo e ter sido orientada a continuar vendendo os bilhetes, independentemente da interpretação da Infraero. O entendimento é o de que a empresa deverá entrar em acordo com a Infraero e a Anac, órgão regulador da aviação no país, visando resolver o problema, até a data de início dos vôos. Para os campinenses, o aeroporto deve se adequar ao horário da empresa, passando a funcionar 18 horas por dia, precisamente das 2h às 20h, como já requereu a direção da BRA.
"O aeroporto abre com a chegada do vôo que partirá duas horas depois. Não sabemos porque o João Suassuna não quer funcionar nesse horário, porque a determinação da Infraero em todo o Brasil é de que os aeroportos devem funcionar 24 horas”, afirmou um funcionário.
Vejam esse absurdo e comentem
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- PP
- Mensagens: 88
- Registrado em: Dom Set 02, 2007 10:54
- Localização: SAO
-
- MASTER
- Mensagens: 2163
- Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
- Localização: Porto Alegre-RS
- Contato: