Página 1 de 1

Avião da TAM arremete para evitar choque no RS

Enviado: Seg Ago 20, 2007 18:03
por PR-WJI
O Airbus A-320 da TAM que fazia o vôo JJ-3151 Guarulhos-Porto Alegre escapou por pouco de envolver-se em mais uma tragédia da aviação civil nacional.
Já passava da 1h da madrugada desta segunda-feira quando o avião recebeu autorização para pouso no Aeroporto Salgado Filho. Só o que a torre não avisou é que na mesma pista o Boeing 737 da Gol que fazia o vôo G3-1646 ainda manobrava em direção ao terminal.

O A-320, em aproximação final na pista, a cerca de 10 metros do solo, precisou arremeter para evitar a colisão frontal, percebida visualmente pelo comandante.

Depois de um princípio de pânico em alguns passageiros e uma nova volta pelo céu de Porto Alegre, o JJ-3151 pousou sem dificuldades no Salgado Filho. Só então o comandante explicou o ocorrido para passageiros revoltados com a falta de informações da cabine.

- O procedimento de abortamento do pouso foi feito para evitar um choque com outra aeronave que estava na pista sem que o controle de vôos do aeroporto nos informasse - disse o comandante, depois de pousar. Antes disso, entre a súbita interrupção do pouso e o speech do piloto, foram sete minutos de angústia dos passageiros.

O vôo 3054, que acabou em tragédia no Aeroporto de Congonhas, partiu do mesmo Salgado Filho. Ou seja, a lembrança do acidente ainda está bem viva nos gaúchos. Ainda mais quando viajam em um A-320, a mesma aeronave que chocou-se em São Paulo há um mês.

A revolta dos passageiros do JJ-3151 desta madrugada - já cansados pelo atraso de uma hora e meia do vôo - distribuía-se entre dois alvos: contra o comandante da TAM, que adotou o silêncio até depois do pouso, permitindo o pânico, e contra a torre do Salgado Filho, que esqueceu-se de avisar que outra aeronave ainda estava na pista.

Por habilidade do comandante, este incidente acabou bem. Mas poderia não ter sido assim.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que um eventual erro de controladores de vôo é responsabilidade do Comando da Aeronáutica. Durante toda a manhã, o Comando foi procurado para comentar o assunto. Até as 16h50, não havia uma posição. O Comando alega que ainda aguarda informações do Rio Grande do Sul.

Fonte: TERRA

Quase colisão entre aviões no Salgado Filho é investigada

Enviado: Seg Ago 20, 2007 18:37
por tatsch
Fonte: click notícias / RBS

NotíciasGeral | 20/08/2007 17h55min

Quase colisão entre aviões no Salgado Filho é investigada
TAM e aeronáutica investigam incidente ocorrido na madrugada desta segunda


A TAM e o comando da aeronáutica investigam um incidente ocorrido na madrugada desta segunda no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Dois aviões quase teriam colidido na pista. A TAM deve se pronunciar ainda nesta noite sobre o caso, e a Aeronáutica afirmou que os fatos estão sendo apurados, preferindo não manifestar-se.
Conforme o relato de um dos passageiros, o Airbus A320 da TAM, que fazia a rota Guarulhos-Porto Alegre, recebeu a autorização para pouso na pista do Salgado Filho por volta da 1h.

A 10 metros do solo, no entanto, o piloto arremeteu (levantou vôo novamente), conforme um dos passageiros, porque uma aeronave ainda estava na pista.
O piloto não teria sido informado da presença do avião na pista por uma falha de comunicação.
Após a arremetida, o avião sobrevoou Porto Alegre por sete minutos antes de pousar no Salgado Filho.

Confira o depoimento de um dos passageiros no RBS Notícias, às 19h.

COM INFORMAÇÕES DA RÁDIO GAÚCHA E RBS TV

Enviado: Seg Ago 20, 2007 20:00
por Afonso
Piloto sai da cabine para ir ao banheiro.

Pronto.Esta feito a M***. ja vira noticia.


Essa imprensa adora um sensacionalismo viuu.
:O.o:

Enviado: Seg Ago 20, 2007 20:01
por Feldmann
Cara, já ouvi até que o maluco vinha pela 11???Com esse vento que tava aqui ontem!! Acho brabo...

Se ele vinha pela 29 o outro cidadão tava fazendo back track, ta meio mal contada essa historia!! E/ou até se ele vinha pela 29 fazendo o GPS ou o VOR/DME quando ele avistou não teve pista livre e arremete. É normal ouvir "Pt-ABC prossiga na aproximação, aguarade pista livre" Se não ficar livre a Torre manda "procedimento de aproximação perdida, suba para 3000 pes, chame controle palegre em 120.10"

E 10 metros?? negativo, ate o motor reagir já foi os 10 metros pro beleleu!!!

O que falaram agora , nota da aeronautica, é que o Tam não tinha autorização de pouso, arremeteu a 500 pés e depois pousou.

Já entrevistaram uns pax e os caras falando "ahh arremeteu, ahh ele já tinha tocado, ahh isso,, ahh aquilo..." o pessoal anda bemmmmmm apavorado e ainda pegam os pax-especialistas para falar...

[]´s

Enviado: Seg Ago 20, 2007 23:27
por Fernando Basto
Incrível como andam as coisas na nossa aviação comercial !

Após ler os relatos aqui postados, fica uma dúvida: como pode um experiente Piloto, CONTINUAR para pouso, se a tower não o liberou ? E se foi verdade mesmo, que essa arremetida tenha se dado a 500 pés, não caberia uma punição a tripulação técnica da aeronave em questão ???

Enviado: Ter Ago 21, 2007 02:00
por tatsch
Olha pelo que andam dizendo lá não foi uma simples arremetida, foi bem sério.

Por questão de segundos!!!

Enviado: Ter Ago 21, 2007 03:15
por Tupolev
Ola Fernando,

As autorizacoes para pouso, muitas vezes sao dadas ja bem proximos a pista (claro que nao a 10 metros), mas ja fiz aproximacoes que me deram pouso livre a 200 pes, depende do aeroporto, do trafego. Nos EUA eles te dao livre pouso mesmo com gente na pista ou na final antes de voce. Se der alguma M.. eles mandam arremeter.
Quanto a punicao, nao acho que se deva punir ninguem por arremeter, a punicao deve ocorrer quando nao se arremete. Agora, se a torre manda arremeter, ou tudo indica que teremos que arremeter e ai o cara forca uma barra ate embaixo, concordo contigo.
Abraco,
Tupolev.

Enviado: Ter Ago 21, 2007 08:57
por Feldmann
Boas...

Estava olhando a antiga DELTA 5 agora é o VOR/DME Zulu, e olhando a MDA para VOR/DME operantes, é 450 pés! Não vejo nada de "anormal" o cara ter que arremeter por não ter a pista livre.

Vide Carta:

Imagem



Perigoso é avião aproximando em cima da SERTORIO!! Isso é perigoso! O Zé Arthur pode dizer sobre um TAF...

Enviado: Ter Ago 21, 2007 13:14
por Manlio
Gente, chama o Plantão, entra o Bonner agora, manda helicóptero, manda repórter entrevistar os passageiros, a aeronave arremeteu! É incrível, arremetida é um procedimento que sempre existiu, não é nenhuma invenção da ANAC após o acidente da TAM em CGH. A imprensa brasileira, do alto de sua competência jornalística, a mesma que fez aparecer em Seattle a linha de montagem do A320, a mesma que colocou a culpa no pobre piloto do JJ3054 que não pode mais se defender, pelo uso errôneo da mais falada palavra da mídia na atualidade (manete), transforma qualquer evento ligado a aviação agora em notícia bombástica de quase tragédia. E a população, não possuindo o conhecimento que possuímos acerca do tema, acredita em tudo que ouve e que é muito perigoso voar no Brasil. Caem não sei quantos A320 por ano em estradas federais no Brasil. Analisem o pesado tráfego aéreo americano e vejam como a arremetida não é incomum assim. Passados alguns dias da tragédia em CGH, estavam em todos os jornais e sites que um F-100 arremeteu em CGH, e foi flagrado pelas câmeras. Quase uma nova tragédia, MEU DEUS! O nosso sistema aéreo tem problemas, sim, é certo. Mas vamos ter cuidado com o sensacionalismo, meus caros Bonner e Datena, especialmente.

Enviado: Ter Ago 21, 2007 16:28
por PR-WJI
Pior foi o pax dizer à TV, que a aeronave arremeteu a 10m do chão... que olho (ruim) hein!!!

O Airbus A-320 da TAM que fazia o vôo JJ-3151 Guarulhos-Porto Alegre escapou por pouco de envolver-se em mais uma tragédia da aviação civil nacional.
Precisa por uma frase destas? Sensacionalismo escorre das letras desta notícia...

Enviado: Ter Ago 21, 2007 21:30
por Observador
Eu odeio esse sensacionalismo.

É muito comum nas aproximações, a torre autoriza a aproximação para pista, mas dizer "aguarde pista livre". Ou seja, no ha o Livre Pouso, mas nem por isso a aeronave não pode prosseguir na aproximação.

E depois, arremetida é uma coisa absolutamente normal.
Outro cara falou na TV.... "ooh.. para evitar uma COLISÃO FRONTAL o piloto arremeteu"..... como se o voo estivesse completamente descontrolado e só na última hora o piloto "conseguiu" evitar uma tragédia. É a mesma redundancia absurda que eu dizer que ando com o carro na faixa direita da estrada, para "evitar" uma colisão frontal com carros que vem na outra pista.

Aff....
Agora qualquer curvinha fora do esperado, ja é uma "quase tragedia".

Enviado: Qua Ago 22, 2007 01:33
por Marcelo Castilhos
Fico triste quando leio uma noticia dessas, ao pensar que nós nos damos conta das besteiras ditas sobre a aviação porque conhecemos sobre o assunto, agora imaginem a quantidade de besteiras que falam das coisas que não entendemos. >/

Enviado: Qua Ago 22, 2007 10:00
por SBLO
É como diz aquele ditado: de médico e louco todo mundo tem um pouco!!!
Ou então: o Brasil tem 180 milhões de técnicos de futebol!!!
É da própria índole do ser humano dar "pitaco" nas coisas, "achar" que sabe de tudo, por isso que vemos e ouvimos tantas besteiras por aí.