Página 1 de 1

76 anos do primeiro vôo do Correio Aéreo Nacional

Enviado: Ter Jun 12, 2007 20:25
por gugacwb
Caros colegas,

Aproveito esse espaço para lembrar que há 76 anos foi realizado o primeiro vôo do Correio Aéreo Nacional, tão importante e fundamental para a evolução da aviação brasileira e do próprio país. Segue abaixo um trecho do livro "Nas Asas do Correio Aéreo", de Isio Bacaleinick, Tania Carvalho e Lalo de Almeida.

"No dia 12 de junho de 1931, pilotando um Curtiss Fledgling K-263, os tenentes Casimiro Montenegro Filho e Nelson Freire Lavanère-Wanderley realizaram o vôo inaugural do então chamado Correio Aéreo Militar, que só passou a se chamar Correio Aéreo Nacional, ou CAN, em 1941. Voaram do Rio para São Paulo transportando uma mala postal. Dentro dela, duas cartas. Segundo contam, e os livros registram, ao ver tão diminuta carga, um oficial comentou com Eduardo Gomes: "Nem precisava um avião, bastava um pombo-correio". O sacrifício, porém, foi enorme. A viagem, hoje realizada em 45 minutos pelos jatos da aviação comercial, demorou cinco horas e vinte minutos, embora estivesse prevista para durar duas horas menos.

Era noite quando o avião chegou a São Paulo, o que não era esperado. As luzes acesas da cidade impediram o reconhecimento e pouso no Campo de Marte. A solução foi um pouso de emergência na pista do Jockey Club, no bairro da Mooca. Os percalços não acabaram aí: como o clube estava fechado, os pilotos pularam o muro e, num táxi, rumaram para a avenida São João, no centro da cidade, conseguindo, enfim, entregar as duas cartas na agência central dos Correios."

Creio que esse trecho resume bem a importância e a dedicação de todos que estiveram envolvidos com o CAN.

Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.

Re: 76 anos do primeiro vôo do Correio Aéreo Nacional

Enviado: Qua Jun 13, 2007 09:23
por FCM
gugacwb escreveu:Creio que esse trecho resume bem a importância e a dedicação de todos que estiveram envolvidos com o CAN.
Com certeza!

Muito interessante este episódio do pouso realizado na marra e com garra.